Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

10 coisas sobre o Marrocos que só descobri sendo voluntária

Durante quase três meses no Marrocos eu experimentei a rotina de uma família tradicional em Biougra e em Marrakech pude viver no ritmo de uma cidade turística cheia de monumentos e cultura.

Lisiane

Nov 15, 2022

6min

Antes de escolher fazer voluntariado no Marrocos eu já sabia que essa seria uma experiência única, pelas diversas cidades turísticas e atrações naturais diferentes como praias, montanhas, rios, cachoeiras e o deserto, o que eu não sabia é que iria me apaixonar pela gastronomia e que iria conhecer tanta gente acolhedora.

Por ser um país muçulmano é claro que o medo do assédio existe, mas é algo que deixa de ser um problema se você se propõe a respeitar a cultura e religião do local que vai visitar.

O mais importante é se dedicar e dar importância para o que realmente vale a pena, que é a oportunidade de estar em país como o Marrocos, trocando experiências diárias enquanto faz voluntariado.

E sim, uma experiência de voluntariado na África pode te ajudar a ter uma vivência muito mais rica em um determinado país.

Confira uma lista do que descobri morando quase três meses no Marrocos:

1. Valorizando a experiência

Não o importa o seu nível de graduação, ao fazer um trabalho voluntário, seja em uma associação ou hostel, você vai ser tratado de maneira afetuosa e acolhedora. Os voluntários são valorizados não só pelo trabalho que executam, mas principalmente, pelo fato de doar tempo e conhecimento.

Eles adoram conversar sobre as tradições marroquinas e descobrir novas culturas, por isso o que não vai faltar é assunto e roteiros de lugares incríveis para visitarem juntos.

2. Anfitriões natos

Ao fazer trabalho voluntário no Marrocos você tem 100% de chances de ser convidado para visitar a família de alguém que conheceu durante a experiência e, claro, comer junto com eles. Essa é uma maneira de agradecer pelo serviço que está prestando a comunidade local, no caso de trabalho social, ou por pura empatia mesmo.

Eles gostam de entrar em contato com outras culturas. Os jovens que naturalmente falam árabe e francês gostam de estudar e praticar principalmente inglês e espanhol com visitantes.

Geralmente a primeira visita acontece na sexta-feira, dia do cuscuz marroquino. Se você cair no gosto da família, as possibilidades de o convite se repetir outras vezes são enormes, assim como prazer deles em receber e oferecer o melhor. Nesse pacote está incluído uma aula de como fazer o chá marroquino, uma breve aula de árabe sobre o nome dos pratos e eles ainda oferecem uma cama para você tirar uma sesta depois da refeição.

3. Cuscuz Marroquino

O prato a base de farinha de sêmola é uma das atrações gastronômicas desse país árabe. A receita leva o cuscuz cozido no vapor do caldo com frango, vegetais e as vezes grão de bico. A panela usada para essa preparação é parecida com a usada para fazer o cuscuz brasileiro, porém é maior para que as duas misturas sejam feitas ao mesmo tempo. Na finalização o cuscuz vai para o tajine grande e por cima o frango cozido com os vegetais, para acompanhar um tipo de leite cremoso.

A sexta-feira é o dia escolhido pelos marroquinos para servir a receita, pois é o dia da grande oração, é como se fosse um dia santo. Em outros países árabes como o Egito, por exemplo, esse dia da semana é um “day off”, por ser importante para os muçulmanos. O Marrocos segue a tradição da oração, mas mantém apenas o domingo como “day off”, por influência da colonização francesa.

4. Sem talher, sem pratos

Pode até ser que nos restaurantes ofereçam pratos e talheres para você comer um tajine, cuscuz, refissa ou outro prato marroquino, mas essa não é a forma local de comer os alimentos. Em casas e em alguns restaurantes, os marroquinos usam refratários grandes para servir a refeição principal, que são colocados no centro da mesa para que todos que estão em volta possam ter acesso. É normal comer com a mão, de preferência a direita. O pão é usado para apanhar a comida e evitar queimar os dedos se o prato estiver muito quente.

Ao contrário do que muitos pensam, não é nojento e com um tempo você se acostuma e percebe que o sabor do alimento muda se comer com a ajuda de uma colher ou garfo.


Amigos feitos durantes voluntariado

5. Coffee shop

Não se assuste ao chegar em uma cafeteria no Marrocos e encontrar somente homens como clientes e no atendimento. Em países árabes é comum ter centenas de cafés, espaços que normalmente as mulheres não frequentam.

Diferente de outros países, as cafeterias têm como especialidade o chá, esse é o pedido número um dos marroquinos e é consumido enquanto a clientela observa pessoas caminhando na rua ou durante uma conversa entre amigos. A qualquer hora do dia os cafés estão lotados.

6. Sem terrorismo

O Marrocos é um dos países mais tranquilos do continente africano. Aqueles que seguem verdadeiramente o alcorão, evitam qualquer tipo de falta de respeito a si e ao outro.

Eles valorizam e respeitam a família. Os filhos são criados para seguir a religião e ter uma vida próspera e alguns pais permitem que as filhas escolha se querem ou não casar e com quem, ou se querem ou não ter uma carreira em outro país.

Não presenciei idolatria e nenhum extremismo nos lugares por onde passei.

7. Chamada para oração

Os países árabes respiram o Islã e vivem os mandamentos do profeta Maomé em sua essência. Para lembrar e chamar as pessoas para orar, existem alto falantes distribuídos em vários pontos das cidades marroquinas e cinco chamadas são feitas por dia. As pessoas não são obrigadas a orar sempre que os alto falantes ecoam e podem orar em qualquer lugar e não somente dentro das mesquitas.

8. Sem obrigação

As mulheres não são obrigadas a usar a scarf para cobrir os cabelos. Os pais e nem os maridos determinam o uso do adereço, essa é uma escolha pessoal e que está atrelada a religião, porém não é obrigatório. Muitas muçulmanas usam o hijab – vestuário que preserva o corpo - comum entre as seguidoras da doutrina islâmica, mas deixam os cabelos a mostra, cobrindo apenas quando entram nas mesquitas.

9. Pijama

Essa peça é uma das mais usadas pelas mulheres. Confortável, o pijama aqui vai muito além de uma noite tranquila de sono, ele é peça importante no dia a dia e com muita saída no comércio.

Das mais novas as mais velhas, a mulherada não abre mão da combinação camisa e calça larga, ficam o dia inteiro dentro de casa com roupa. Para elas é comum ir na casa de vizinhos e mercados de pijama, inclusive eu fui na casa de uma vizinha de pijama uma vez. Ao sair para compromissos mais sérios ou mais distantes de suas residências, elas só colocam o hijab por cima do conjunto de algodão, simples assim!

10. Assédio

Como ocorre em todos os países árabes, os homens não tem o hábito de ver mulheres com roupas coladas, curtas e com braços e pernas aparecendo – exceção para os lugares muito turísticos como Casablanca e Marrakech -, por isso ao ver uma mulher vestida com trajes que valorizam curvas ou mostram além do rosto, principalmente os mais jovens, ficam olhando até a pessoa sumir do alcance e fazem comentários como: “ você é linda”, “Óh meu Deus”.

Isso não quer dizer que todos os homens são assim, muitos vão fingir que não viram e virar o rosto.

Ps: lembrando que essa foi a minha experiência e com outras pessoas pode ser totalmente diferente, como sofrer um assédio mais agressivo ou não ter nenhum problema relacionado ao tema.

Agora que você sabe o básico sobre Marrocos, comece a planejar sua viagem em segurança com um bom seguro internacional. Garanta 10% de desconto na Pax Assistance clicando aqui - Membros dos planos Pack na Worldpackers contam com 20% off no seu seguro de viagem internacional!




Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author






More about this topic