Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

2. Como aumentar a sua audiência

Neste capítulo você vai aprender a gerar valor de verdade para sua audiência, conquistar mais engajamento e se aproximar de seus seguidores.

4min

como aumentar sua audiencia

Neste capítulo vamos te dar algumas dicas sobre como conquistar mais engajamento e como se aproximar das pessoas com as quais você quer se comunicar.

Engajamento significa que você está realmente gerando valor para as pessoas. Então, antes de querer monetizar seu instagram, blog, ou qualquer outro meio, construa valor para construir uma audiência. 

5 Táticas comprovadas para engajar e crescer

Entenda de forma profunda qual é a sua mensagem e tente esquematizar (mentalmente ou no papel mesmo) de que modo você pode contar suas experiências e ajudar sua audiência. A partir do momento que você ajuda sua audiência de verdade, ela ajudará você. 

Lembre-se também de não mudar muito a sua mensagem. Decida qual é sua identidade e stick to it. Mudar de mensagem constantemente diminui muito o engajamento, pois o público fica confuso e desiste. 

Se você está ensinando algo, o fato de já ter feito te dá mais credibilidade. Por exemplo, se você quer falar sobre nomadismo digital, precisa ter pelo menos uma experiência com isso, nem que seja mínima.

1. Escolha um nicho



Existe um mercado que cresce cada vez mais: o dos micro-influenciadores

Micro-influenciador ou microinfluencer é aquela pessoa que tem conteúdo e público mais segmentados, porém com maior engajamento proporcional. Perfis menores e de alto engajamento tem chamado a atenção de agências e anunciantes. 

Um levantamento da agência de marketing de influência BR Media mostra como é impactante a eficiência dos micro-influenciadores. 

  • Os posts de criadores que têm entre 10 mil e 30 mil seguidores costumam ter engajamento entre 3,5 a 4,5%
  • Enquanto que perfis com mais de um milhão de seguidores tem engajamento entre 1,4% e 2%. 

Com isso, podemos ver que nem sempre grandes números são o segredo! 

Querer atender o maior público possível nem sempre vai te garantir retorno. No caso do mundo das viagens, gerar conteúdo “neutro” ou repetitivo (destinos muito comuns, lugares que centenas de blogs já abordaram, passeios muito tradicionais) não necessariamente gera credibilidade para você. 

Em resumo, postar “o que todo mundo está postando” na esperança de agradar o maior número de pessoas possível pode surtir o efeito contrário do que se pensa. 

Escolher um nicho, assim influenciando um número menor de pessoas, pode ser melhor para que você possa abordar assuntos de forma mais profunda e possa atender seu público de forma genuína.

2. Estude Marketing Digital



Logo no começo da sua jornada, descubra qual é sua principal estratégia de marketing e qual persona você quer alcançar. 

Esse e outros conceitos vão te ajudar a se profissionalizar e formular o seu conteúdo de forma que seja condizente com o público que você quer alcançar. 

Estudar Marketing Digital vai te fazer economizar tempo na produção de conteúdo. Economizando tempo no trabalho “braçal” de escrita e publicações, você consegue ter mais tempo para criar conteúdo relevante. Vamos falar mais sobre economizar tempo nos próximos tópicos.

3. Work hard and work smart


como aumentar sua audiencia work hard

Otimize seu trabalho criando conteúdo que possa ser adaptado em várias plataformas. Por exemplo, para usar o mesmo conteúdo no Youtube, no Facebook e no Instagram, faça um vídeo grande e separe em vários vídeos menores. 

  • O Youtube é uma plataforma onde as pessoas param para ver vídeos mais longos, inclusive o algoritmo favorece vídeos que tenham em média 10 minutos. 
  • Porém, no Facebook e no Instagram, as pessoas tendem a ver conteúdos mais curtos, por volta de 30 segundos a 1 minuto. 

Então, por que não cortar o mesmo vídeo e aproveitar seu trabalho? 

Pequenos truques como esse permitem que você tenha uma produção de conteúdo consistente, apareça todos os dias para sua audiência e seja lembrado, sem ter que se sacrificar para produzir conteúdo exclusivo para cada plataforma.

4. Oriente seus seguidores



A grande maioria dos conteúdos pode ser encontrado na internet de forma gratuita, mas muita gente não sabe buscar ou não quer buscar. Por isso, dê tudo sempre “mastigado”. Pegue um assunto complexo e quebre em etapas simples de entender.

Por exemplo, se você tem um blog de viagem, forneça posts gratuitos como valor. Em troca, normalmente se espera que as pessoas comprem algo, como um seguro viagem. Então deixe bem claro ao longo de todo seu trabalho por que um seguro viagem é necessário. Em vários posts, em todas as suas redes. 

Oriente sobre os detalhes, como escolher um seguro, quais são as empresas confiáveis, quais são os países que exigem e por aí vai. Finalmente, depois de fornecer algo que ensinou seu leitor sobre a necessidade do seguro, mostre que você pode fornecê-lo com algo a mais: um desconto exclusivo para leitores do seu site

Lembre-se de ter uma call to action muito clara do que você espera que sua audiência faça e, principalmente, o que irão receber em troca deste engajamento.

5. Seja dinâmico


como aumentar sua audiencia dinamico

Para deixe sempre claro por que a jornada de te acompanhar é divertida e proveitosa: 

  • Make it fun

Como a pessoa vai ser recompensada por te seguir? É mais conteúdo exclusivo e gratuito? É um desconto? É uma consultoria grátis? 

Lembre-se que as pessoas buscam satisfação agora, principalmente na geração do smartphone, que é mais imediatista. Entregue valor o tempo todo, mesmo que sejam pequenos presentinhos.

  • Make it easy

Sua call to action tem que ser fácil de fazer, ter etapas e objetivos claros. 

Depois de deixar clara a recompensa, deixe claro por onde começar, qual o objetivo e quanto tempo vai levar

  • Make it popular

Dê motivos para que as pessoas se juntem a você agora, seja verdadeiro, mostre quantas pessoas já se juntaram à sua causa ou já compraram seu produto, para que fique claro que é uma oportunidade válida. 

Utilize do fear of missing out - o medo de ficar de fora - que é quando as pessoas tem a sensação de que só elas estão perdendo essa chance que é engajar com você!