Dicas para economizar durante o seu intercâmbio

Viajar e fazer intercâmbio não precisa necessariamente ser uma viagem cara. Juntei algumas dicas para te ajudar a ter uma ótima experiência e com custos mais baixos.


0aa21fd0f8702728dcf6bf0cdd864e49

Jéssica

Travel blogger, Brazilian, 27. Helping Travel Lovers and Sharing Experiencies w/ Love!

Aug 21, 2018

Homem viajando sozinho pela Worldpackers de maneira mais econômica

Sair do país e viajar o mundo é uma vontade comum entre um número grande de pessoas, mas o primeiro empecilho para realizar essa façanha é o pilar econômico e a resposta acaba ficando automática: “não tenho dinheiro para isso”.

Eu já cheguei a pensar desta forma e até acho que no passado esse tipo de experiência fosse menos acessível. Hoje em dia temos acesso a tantas ferramentas e informações que nos ajudam para a realização desse sonho!

Listei aqui os gastos básicos de uma viagem de intercâmbio e para cada um deles vou dar dicas de como você pode tentar economizar o seu dinheiro.

1. Passagem aérea

Hoje em dia temos programa de milhas, dias de promoções loucas, horários específicos para encontrar aqueles últimos assentos com preços bem bacanas e assim vai.

Temos também sites que fazem a comparação de todas as companhias aéreas em um só lugar para vocês, são eles: Decolar e Skyscanner.

Além disso, temos a facilidade no parcelamento do valor total da passagem. Se você se planejar direitinho, não fica pesado.

O parcelamento faz com que um valor muito alto, que talvez seja meio difícil de pagar de uma só vez, seja dissolvido a uma parcela que você nem sentirá. Basta se privar de alguns luxos desnecessários que eu tenho certeza de que você assumirá essas parcelas sem se enrolar no seu orçamento mensal.

Aqui tem um artigo que escrevi explicando como eu fiz para comprar passagem aérea para Malta mais barata. Esse artigo aqui também pode te ajudar a comprar passagens aéreas baratas o ano todo.

2. Hospedagem

Encontrar um hostel com opções bem em conta para você, viajante econômico, é uma das missões mais simples hoje em dia.

O conceito de albergues e quartos compartilhados se espalhou pelo mundo todo.

Se você não faz tanta questão de luxo e nem de uma infraestrutura de lazer como parte da acomodação, essa é uma opção bem em conta comparada a hotéis.

Um hostel oferece a infraestrutura básica para quem está viajando. Além disso, ainda disponibilizam áreas sociais, cozinha compartilhada, atividades entre os hóspedes e passeios pela região.

Outra dica de intercâmbio para viajar ainda mais em conta para quem quer realmente economizar é o work exchange.

Você pode encontrar diversas oportunidades no site da Worldpackers, onde você, basicamente, trabalha algumas horas por dia em troca da sua acomodação e/ou até mesmo em troca de algumas refeições que estão inclusas no programa.

Se você nunca se hospedou em um hostel, se permita viver isso. A experiência é incrível, trabalhando ou não, e a economia é considerável para quem não tem tanta grana assim para gastar.

Além disso, hostels são ambientes colaborativos, alegres e de muito aprendizado interpessoal e cultural.

Verifique as avaliações dos viajantes anteriores, veja se você se encaixa no perfil do local e vá sem medo.

Leia também: O que é um hostel? Por que se hospedar ou trabalhar em um?

camas beliche em hostel

3. Alimentação

Opte por não comer fora todos os dias durante a sua viagem.

Claro que em uma viagem a culinária local faz parte das experiências a serem vividas, mas experimente os pratos diferentes, que você talvez não tenha a oportunidade de provar em nenhum outro lugar. Esses estão liberados.

Agora, se for algo que você sabe que pode cozinhar no hostel, prefira comprar os ingredientes todos em um mercado e fazer sua própria comida e lanchinhos.

Além de economizar, as cozinhas compartilhadas também são ambientes de interação com pessoas de outras nacionalidades e descobertas culturais. Você aprende sobre diferentes costumes de diferentes países. Maneiras diferentes de cozinhar um mesmo prato, combinações que você nunca imaginaria que fossem feitas, novos sabores e novas receitas que depois você poderá cozinhar para seus amigos e familiares.

4. Transporte

Prepare aquele tênis de trilha e aquele outro de corrida para suas viagens. Explorar as cidades caminhando é a maneira mais econômica e local de descobrir as belezas que os lugares escondem.

Enquanto você anda de uma atração para a outra, você se surpreenderá com as paisagens que encontrará no caminho. Além disso, você não estará apenas explorando os pontos turísticos e badalados, estará caminhando pelas ruas, junto com os locais, vivenciando o dia a dia das pessoas que vivem alí.

Deixe que os novos caminhos te surpreendam.

Caso precise ir para algum lugar mais distante, faça uma pesquisa antes sobre o funcionamento dos transportes públicos locais. Às vezes você pode fazer um cartão que te permita usar o transporte por um dia inteiro, ou com desconto. Pergunte para os locais ou procure centros de informações turísticas.

Caso prefira usar um táxi, verifique os aplicativos similares que possam ser mais em conta. Nem todos os países operam o Uber, mas geralmente você encontra uma opção similar.

mulher conhecendo a cidade a pé com guarda chuva

Bônus: Trabalho

Caso queira fazer uma graninha extra, procure por um emprego part time ou casual.

Dependendo da estação do ano ou datas comemorativas, você pode encontrar oportunidades temporárias que te ajudarão a juntar uma graninha extra para explorar o local posteriormente.

Espero que minhas dicas tenham ajudado você a se planejar para a sua experiência de intercâmbio.

Não pense que é impossível, porque alguém te disse que seria. Ser caro ou precisar de muito dinheiro é algo relativo. Tudo vai depender do estilo do seu intercâmbio e das prioridades que você dará a partir do momento que decidir realizá-lo.

Boa viagem. :)


0aa21fd0f8702728dcf6bf0cdd864e49

Jéssica

Travel blogger, Brazilian, 27. Helping Travel Lovers and Sharing Experiencies w/ Love!

Aug 21, 2018


Did you like it? Don't forget to let Jéssica know :-)


Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author