Vantagens, desafios e 5 dicas essenciais para viajar só com bagagem de mão
Independente do destino, tempo de viagem, época do ano ou companhia aérea, é possível viajar levando apenas uma mala de 10 quilos e em 5 dicas eu te provo como.
Eu aderi ao conceito de viajar de maneira mais leve e prática há alguns anos, ou seja, comecei a embarcar só com uma mala de mão.
Enfrentei o inverno chileno usando criatividade nas combinações, o verão português com roupas básicas e seis semanas na Escócia sem despachar bagagem. Mas afinal, porque e como fazer isso?
Principais vantagens de viajar só com bagagem de mão
1. Rapidez
Fazer o check-in online, ir direto para o embarque e não enfrentar filas são as principais vantagens. Ao chegar ao seu destino, deixar o aeroporto rapidamente é outra: nada de esteira ou risco de extravio. Seus pertences estarão o tempo todo com você no avião e isso equivale a uma preocupação a menos.
2. Economia
Atualmente, muitas companhias aéreas vendem passagens promocionais por um preço bem mais baixo do que o normalmente praticado, desde que o passageiro viaje apenas com mala de mão. Se desejar despachar alguma bagagem, precisará comprar a franquia, e isso normalmente eleva o preço para um valor não tão promocional assim.
3. Praticidade
Viajar somente com uma mala de mão significa menos peso para carregar, mais eficiência ao se locomover no aeroporto, no transporte público e na cidade e menos chances de você se atrapalhar com as malas.
Principais desafios de viajar só com bagagem de mão
1. Desapego
Parece bobo, mas antes de tudo é preciso desapegar da ideia de que para uma viagem de 30 dias você precisará de 30 peças. Desapegar do secador de cabelo, do barbeador elétrico, dos frascos de perfume e da necessaire completa de maquiagem. Deixar os vários tipos de sapato e o kit de acessórios para trás.
Isso pode ser um desafio, mas a economia, a praticidade e a rapidez de viajar apenas com bagagem de mão valem o esforço.
Menos é mais: peças versáteis de tecido leve e que não amasse, toalhas menores, dois ou três pares de sapato e, no caso da necessaire, tudo precisará estar em frascos pequenos (no máximo de 100ml, que é o permitido pelas companhias aéreas). Ao transportar líquidos, procure etiquetá-los se não estiverem na embalagem original e coloque-os em sacos herméticos no estilo ziploc. Por fim, dê preferência para levar remédios em comprimido.
2. Organização
Pense com antecedência em combinações possíveis de peças de roupa. O ideal é que todas as peças selecionadas combinem umas com as outras, assim você poderá levar poucas delas, mas irá variar o look. Escolha as mais básicas e de cores neutras.
Ao arrumá-las na mala, aproveite os cantos. Essa parte será um pouco como brincar de Lego: fazer rolos com as peças de roupa, ir encaixando e aproveitar cada pequeno espaço. Também existe uma técnica chamada "bundle wrapping" que é bem útil. Tenha paciência nessa fase: organizar a mala de mão exige treino e prática, por isso não dispense o seu checklist viagem.
Confira essas 5 dicas essenciais para viajar só com a bagagem de mão:
1. A escolha da mala
As medidas da mala precisam ser de 115 cm no total: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de comprimento incluindo as rodas e a alça. O peso máximo permitido saindo ou vindo para o Brasil é de 10 kg.
Alguns viajantes preferem mochilas às já conhecidas malas de rodinhas, pois isso traz mais versatilidade para a viagem. No entanto, é uma opção pessoal, já que levar todo o peso nas costas pode não ser muito fácil também.
Caso opte pelas malas de rodinha, fique atendo ao material e verifique se ela é leve e resistente. Além disso, dê preferência àquelas que possuem alça dupla e divisões internas.
2. Como levar a necessaire
Procure levar a sua necessaire na bolsa pessoal. Lembre-se da dica dos frascos pequenos, verifique o limite de líquidos que a companhia estabelece e coloque-os nos sacos herméticos, pois ao passar pela segurança antes de embarcar, talvez você precise mostrar os itens a algum funcionário.
Está na dúvida sobre levar um produto que não sabe se irá usar? Não leve. Se algum dos seus itens de higiene acabar e for necessário, compre no local. Caso você esteja em um hostel, é comum que haja alguns itens sobrando como xampu, protetor solar e cremes que viajantes deixaram para trás e ficam disponíveis para quem quiser usar: pergunte se isso é praticado no hostel quando precisar de algo antes de ir comprar. Lembre-se de não levar objetos cortantes.
3. Documentos necessários
Não leve todos os seus documentos. Carregue só o necessário: passaporte, carteira de motorista e talvez o RG. Deixe o resto em casa. Leve um ou dois cartões, mas não todos. Procure deixar pelo menos um no Brasil. Salve em uma nuvem ou deixe com algum parente fotos dos seus documentos e do visto, para facilitar caso você acabe por perder algum.
4. Como levar eletrônicos e livros
Tente levá-los também na bolsa pessoal e selecione apenas aquilo que você realmente precisa. Se puder escolher, carregue um laptop pequeno e mais leve. Caso deseje ter consigo livros e guias, opte pelos digitais ou pelos de bolso. Isso faz diferença principalmente no quesito peso da bagagem.
5. A escolha das roupas
E se for inverno? Embarque com o casaco mais grosso na mão ou no corpo e coloque mais de um casaco se for o caso. Vá vestindo o cachecol e o cinto também, isso libera espaço na sua mala de mão. Procure embarcar com a bota, que ocupa mais espaço e é mais pesada, deixando o tênis para a bagagem.
Além disso, saiba que você terá que lavar algumas peças no chuveiro e talvez encontrar uma lavanderia barata, dependendo do tempo que ficará no local. Por isso, pensar em tecidos que não amassem também é importante. Mesmo se tiver que pagar pela lavanderia, sai mais barato do que carregar todas as peças que você usará e viajar com muitas malas, pagando mais por isso e correndo risco de extravio.
Nesse vídeo abaixo, a expert Nath Generoso também dá dicas de como fazer uma mala de 8 kg para um mochilão:
É isso galera, aproveitem as dicas de como viajar só com a bagagem de mão e boa viagem! Uma vez adeptos à mala de mão, será difícil pensar em despachar sua bagagem de novo.
Linguistics major. I love arts and crafts, photography, and books. I'm hard-working, optimist, deeply interested in hearing and sharing stories. I believe in kindness and empathy.
Muito obrigada :). Eu pretendo ir agora para outono e inverno, bom que da para economizar nas roupas rs. Porque mal usa muito. Nós mulheres tem essa mania de colocar tudo na mala ai depois não vai usar nem a metade. Eu achava nao era possivel com mala de mão, mais vejo que muitas mulheres conseguem :)
Pois é Aline, nós mulheres realmente acabamos achando que precisamos levar mais roupas para "variar looks" e coisas assim. E a verdade é que é super possível viajar nesse estilo, com pouco e ainda assim, usando a criatividade, dar uma variada :) Não importa a estação, é super possível!
Thami, acabei nem viajei ainda, vou viajar agora em abril
para Europa, como eu faço essa mala ficar só sendo de mão? porque fui inventar de comprar que pode despachar mala de 23kg, agora mudou tudo as CIA. Só pode 1 mala de 23kg, mais do que isso se for business class
Eu fico de abril ate agosto, depois eu volto porque preciso estar no Brasil em agosto,mais ai na minha volta posso diminuir, vi de mão está escrito ate 12kg, eu até consigo, pq nos Eua fui agora dez ate jan minha mala voltou com menos de 12 kg, como era 2 malas, as 2 deram menos de 12kg
Tinha levar uma mala com todos os presentes que mandaram eu trazer
Thami, pela primeira vez na vida estou viajando apenas com a bagagem de mão, confesso que na primeira semana me senti perdida, agora com quase 02 meses viajando estou tranquila e conseguindo utilizar apenas o que tem na mala, também aprendi que produtos de higiene vale a pena comprar durante a viagem porque assim será menos um peso na mala! Amei seu texto! ;)
Oii Marêssa! Pois é, no começo parece um super desafio, depois vamos adquirindo prática e fica bem mais fácil. E quando você vê, já não precisa nem pensar em despachar malas nas próximas viagens! Que bom que gostou do texto, obrigada pelo feedback ;)
Oi Vera, tudo bem? As companhias low cost realmente têm regras diferentes das grandes companhias, no que tange ao peso e às medidas permitidas para a cabine. Principalmente a questão do peso é muito importante estar atenta. Uma vez que você tenha definido qual low cost irá usar, verifique o peso e as medidas permitidas antes do embarque, para não ter surpresas, uma vez que cada companhia low cost possui regras diferentes para bagagem de cabine.
Obrigada, Thami... Como eu pretendo rodar a Europa toda no ano que vem, ainda não tenho as cias definidas. Difícil né? Pq não tem onde deixar um pouco de bagagem, quando a gente não tem pra onde voltar! Rsrsrs
Acho que o jeito e me basear pelas mais exigentes! :/
Rita
Apr 06, 2019
Vou passar um mês na Espanha estudando, já estou preocupada, tenho que levar o notebook , você está de parabéns.
aline
Apr 12, 2019
Gostei do seu artigo, me ajudou bastante.
Marêssa
May 01, 2019
Thami, pela primeira vez na vida estou viajando apenas com a bagagem de mão, confesso que na primeira semana me senti perdida, agora com quase 02 meses viajando estou tranquila e conseguindo utilizar apenas o que tem na mala, também aprendi que produtos de higiene vale a pena comprar durante a viagem porque assim será menos um peso na mala! Amei seu texto! ;)
Vera
Aug 20, 2020
Eu estou pensando em viajar com uma mochila de 40 litros, mas estou com receio de não conseguir levar na cabine nas cias. low cost.