3 etapas para aumentar Bookings!

3min

Com o avanço da Economia Compartilhada, qualquer pessoa pode disponibilizar quartos privados ou dormitórios para aluguel hoje em dia. Donos e gerentes de albergues, hostels, pousadas, ecovilas, hotéis, entre outros, estão buscando formas variadas para aumentar bookings em suas propriedades, melhorando a taxa de ocupação de seus estabelecimentos da melhor forma que podem.

Todavia, aumentar as reservas nem sempre é uma tarefa fácil. Exige um planejamento estratégico e investimento em divulgação, além de outros detalhes de administração e estrutura da sua própria equipe. Pensando nisso, separamos esse nosso artigo em três etapas para que você possa identificar o seu problema, desenvolver soluções de sucesso e depois mensurar seus resultados. Vem com a gente:

IDENTIFICAR O CENÁRIO

A melhor forma de identificar o cenário atual é fazendo um benchmarking do mercado, analisando seus concorrentes e traçando um parâmetro com relação ao seu negócio. Como a sua concorrência traz bookings hoje em dia e como faziam antigamente: o que eles mudaram? Como eles divulgam a propriedade deles: eles fazem divulgação online ou offline? Anunciam no Facebook ou usam panfletos nas ruas? No que eles estão investindo no momento?

A estratégia de seus concorrentes não necessariamente precisa ser a mesma que você irá adotar, mas com certeza é importante saber identificá-la para em seguida avaliar os pontos fortes e fracos da Indústria de Hospitalidade e, por que não, do seu segmento específico. Somente assim você poderá planejar ações certeiras para aumentar bookings e reservas no seu negócio. Seja com investimento em Marketing Digital, em Mídia Offline ou Parcerias com serviços locais, a ideia é pensar em maneiras de atingir o público desejado através de experiências inesquecíveis.

DESENVOLVER SOLUÇÕES DE SUCESSO

A partir do momento que você já desenhou o seu cenário e dividiu o que sua concorrência tem feito, você precisa começar a desenvolver soluções de sucesso. Para isso, pense fora da caixa. Qual a temática do seu estabelecimento? É um ambiente mais familiar? É voltado mais para festas e baladas? Ou será que você busca um ambiente mais tranquilo e romântico para casais? Pense nesse público que você quer atingir e em como, quando e onde você irá atingi-lo. Essa etapa é fundamental para mover seus esforços no caminho certo.

Como dissemos anteriormente, a experiência que seus hóspedes terão enquanto estiverem no ambiente do seu estabelecimento é o principal fator para gerar mais bookings. Sim, isso é verdade. Proporcionar experiências impactantes irá aumentar o número de reservas, pois as pessoas estarão tirando fotos, fazendo check-ins em aplicativos e contando para os amigos sobre o lugar incrível que elas ficaram hospedadas. Seja um jantar especial ou uma festa para comemorar alguma data específica, fazer com que as pessoas se sintam bem recebidas e bem atendidas faz toda a diferença.

COMO MENSURAR SE ESTÁ FAZENDO EFEITO?

Depois desses passos de planejamento e testes para medir a receptividade do seu público-alvo, você precisa colher os frutos. Mas como fazer para mensurar se todas essas novas táticas para aumentar bookings estão fazendo efeito? Simples: reviews e recomendações nas ferramentas de reservas online, assim como em suas redes sociais. Comece a analisar o número de interações nas suas redes sociais e pesquise todos os reviews em sites como TripAdvisor e Yelp.

Além de verificar com frequência o crescimento de seus reviews positivos, saiba comparar com os seus concorrentes e sempre corrigir pequenos detalhes para que as experiências de seus hóspedes sejam cada vez mais enriquecedoras e memoráveis. Mas nunca se esqueça de ter em mente um público determinado para que você possa alcançá-lo de maneira certeira.

Se você tiver um lugar tranquilo e receber hóspedes que buscam festas badaladas, você precisa alinhar as expectativas dos mesmos. Tenha um público e uma temática muito bem definida para que não atraia pessoas que não se sentirão à vontade e, portanto, irão deixar reviews negativos.

---

Em conclusão, para se destacar no seu segmento você terá que ter uma estratégia muito bem clara de alcance de público e, para aumentar bookings e reservas, você precisa assegurar que seus hóspedes tenham noites épicas em seu estabelecimento - mas sempre no bom sentido. :)

Become a Worldpackers host to have access to this content

Already a host? Sign in