Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

1. Aprenda a contar sua história

Quando você acreditar que suas opiniões valem e que você tem uma mensagem para passar para o mundo, muito mais fácil será para seus seguidores acreditarem também.

3min

travel influencers autentico

Em um mar infinito de influenciadores digitais, o maior desafio é ser diferente, sem dúvidas. Pode ser o jeito que você fala, suas fotos impecáveis, seu assunto principal ou uma habilidade sua. Você não precisa inventar a roda, mas não espere chegar longe com uma roda comum.

Antes de contar uma história, você precisa entender com quem está falando e qual a relevância do tema

Acredite, você pode fazer um perfil sobre cervejas artesanais em sua cidade e ser mais relevante que um projeto de volta ao mundo. O que importa é comunicar-se muito bem com os cervejeiros viajantes e, neste exemplo, o único caminho é ser completamente apaixonado por cerveja.

Como descobrir sua paixão e tornar-se insubstituível

A boa notícia é que você não precisa inventar uma paixão, apenas encontrá-la. Por vezes, ela é aquilo que chamamos de hobby e quase sempre é aquilo que fazemos por prazer, sem esperar retorno financeiro ou prestígio social. 

Para encontrar sua paixão dentro do universo das viagens, proponho um exercício inspirado pelo escritor Don George, que sabe tudo sobre histórias e paixões. 

“Pense agora em suas últimas viagens. Quais foram as atividades mais marcantes em cada uma e o que elas têm em comum? Escreva 3 coisas que você ama fazer e pense: Este pode ser o foco do meu projeto?” 

Além da sua paixão e da sua especialidade, como influenciadores de viagem precisamos estar ligados nas tendências do mercado. Por isso, é preciso estar atualizado a respeito do seu público e seguindo nosso primeiro exemplo, se torna essencial saber: 

  • Para onde os viajantes estão indo 
  • Quais são as marcas que eles utilizam 
  • Principais eventos que eles estão presentes 
  • O que fazem pelo lugar 

Assim você poderá formar uma Persona, personagem fictício com diversas características que pode facilitar a comunicação com seu público. Vamos supor que o viajante que representa seu público se chama Fernando. Em cada texto, cada foto ou vídeo, imagine que está falando com o Fernando, assim todo o processo fica mais claro. 



Sua história verdadeira é fundamental para o sucesso 

Antes mesmo de criar um nome para seu projeto, é importante ter em mente que é impossível agradar todo mundo. Por isso, vale muito mais ser você mesmo e conectar-se com seguidores que se sentem contemplados com a sua personalidade.

 Ao tentar agradar todos você acaba deixando de se conectar com quem realmente importa. Para tornar-se um Travel influencer você vai precisar de disciplina, persistência e fé em você. 

  • Disciplina

Disciplina para postar regularmente, responder mensagens, buscar novos parceiros e participar de eventos e palestras.

  • Persistência

Persistência para mostrar seu rosto todos os dias e escrever todas as semanas mesmo quando a sensação for de que ninguém está lendo.

  • Fé em você

Fé em você, amor próprio e confiança. Quando você acreditar que suas opiniões valem a pena e você tem uma mensagem para passar para o mundo, muito mais fácil será para quem assiste acreditar em você também. 



Técnicas para aproveitar ao máximo suas habilidades

Antes do próximo exercício, vamos a importância de pesquisar sobre o seu destino antes da viagem para que você possa aproveitar ao máximo suas habilidades. 

Ao chegar no seu destino sabendo um pouco sobre a história e cultura local, você vai, desde o minuto que desembarcar de um avião, ônibus ou carona, prestar atenção em detalhes entendendo o significado deles. 

Para contar uma boa história você precisará desenvolver a sua forma de transportar seus seguidores para lá e a melhor forma de fazer isso é juntar a experiência com o contexto. 

Durante sua viagem você vai escrever, fotografar e gravar a experiência, mas é antes da sua viagem que você se prepara para colocar um contexto em tudo isso. 

Exercício para aperfeiçoar sua mensagem: 

Escolha um bairro da sua cidade que te chama atenção. Pode ser um bairro de imigrantes, um bairro central ou com grande concentração de museus e exposições. 

Leia sobre a história do bairro e sobre seus moradores. Depois, permita-se passear pelas ruas sem um roteiro programado e anote algumas palavras ou frases que vierem a sua cabeça.

Converse com algumas pessoas em estabelecimentos e grave suas impressões sobre o movimento, o cheiro e o barulho do bairro. 

Agora tente produzir um conteúdo - para sua rede social preferida - sobre a experiência em 3 parágrafos e me conte o resultado!