Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

6. O approach multi-channel: canais que trazem resultado

Invista em conteúdo de qualidade combinado com as tendências dos principais canais onde os seu público está no approach multi-channel.

Jéssica

May 10, 2020

5min

approach multi-channel redes sociais

A presença em diversas mídias sociais já é uma realidade

Além de você conseguir atingir uma visibilidade maior, o seu público-alvo conseguirá consumir dos seus conteúdos em diferentes formatos. O que faz com que as pessoas continuem te acompanhando, sem enjoar, experimentando maneiras diferentes de consumir os materiais que você produz.

Além disso, você conseguirá atingir diferentes preferências de consumo de materiais digitais para um mesmo público.

O seu público-alvo deve ser a inspiração e foco do conteúdo que você está gerando, independente do canal que esteja utilizando. Invista em conteúdo de qualidade combinado com as tendências dos principais canais onde os seu público está.

Devo estar em todas as redes sociais?

Sim e não. Sabemos muito bem que administrar todas elas simultaneamente é uma tarefa muito difícil, por isso foque nas mais importantes para seu nicho, sem deixar de estar nas outras mídias que são tendência.

Uma migração do seu público-alvo pode acontecer a qualquer momento e você precisa estar à frente, preparado com conteúdo disponível, para que este seja consumido neste novo canal. 



Monte cada canal no tom de comunicação certo

É muito importante saber qual tom de comunicação utilizar em cada um dos seus canais, assim como verificar sempre as melhores práticas na disponibilização do seu conteúdo. Por exemplo, formato de conteúdo que funciona melhor, formas de interação e linguagem, além dos melhores horários para postagens e publicações. 

A sua reputação será criada através do seu comportamento nas redes sociais e nos canais de comunicação. Encontrar o tom de voz perfeito para você não é tarefa fácil. Em um contexto geral, vale ter muito claro os seus valores e a sua missão. Identifique a linguagem que o seu público alvo se identifica mais e como você os ajudará com suas necessidades.

Comunicação no Instagram

O foco aqui é a imagem visual da sua proposta. Como transformar a linguagem definida por você em imagem e uma pequena descrição? 

Defina os temas que você quer abordar na sua conta do instagram. O ideal é que você escolha no máximo 5 segmentos para trabalhar nesta rede social. 

Defina-os e então produza conteúdo baseado nestes temas, utilizando a sua linguagem de comunicação. Use a imagem a seu favor! Ela que chamará a atenção do seu público para que ele decida ler a legenda de uma publicação.

Comunicação no Linkedin

Utilize um perfil mais informativo e com um conteúdo mais detalhado para esta rede. Se baseado em pesquisas e com números, melhor ainda. 

Se você utiliza uma linguagem muito descontraída em outras redes sociais, não pense que por aqui você precisa mudar completamente a sua maneira de se comunicar. Não é isso! 

Apenas ofereça um conteúdo mais educativo e com uma abordagem para trazer conhecimento e informações.

Comunicação no Whatsapp

A ideia aqui é fazer com que o seu público se sinta mais próximo a você

Utilize uma linguagem mais informal e personalizada. Trate as pessoas pelo nome, utilize emoticons e não demore muito tempo para responder às dúvidas.



Como acertar em cheio na Interação com o usuário

Crie conteúdos que façam perguntas, que lancem desafios, ou algo que instigue o usuário a curtir, comentar, compartilhar e participar da sua ação. 

Uma grande tendência para os próximos anos são conteúdos conhecidos como UCG (user-generated content), que nada mais são do que conteúdos criados pelo usuário. E aqui não estamos falando de influenciadores ou pessoas famosas, e sim do usuário comum, que espontaneamente gera conteúdo sobre o seu serviço ou produto.

Existem várias maneiras de fazer com que os usuários gerem este tipo de conteúdo. Por exemplo, através de ações com o uso de hashtags, interações de perguntas e respostas, avaliações, pesquisas, comentários e outros. Presentear o seu usuário e/ou surpreendê-lo com algum serviço adicional também é uma estratégia de feedback positivo que muitas vezes gera agradecimento público por parte do usuário que pensa em retribuir a gentileza.

1. Menos é mais

Gere conteúdo de qualidade e esqueça o fator quantidade. É claro que a constância é importante. Para isso, se planeje. Mas não poste por postar! Os mecanismos de entrega de conteúdo atuais priorizam a interação e qualidade do seu material. 

Vale muito mais a pena dispor de um tempo maior para gerar um vídeo de Storytelling que chame a atenção do seu público e gere interação do que realizar 3 posts rápidos, mas sem conteúdo relevante para quem consome.

2. Participe de ações em grupo

Existem grupos de pessoas que atuam no mesmo seguimento que você e que também estão em busca de melhorar seus resultados utilizando as redes sociais. Se ajudem! 

A união aqui não entra como competição e sim como uma disponibilidade de ainda mais informação e conteúdo para seu público. Além disso, geralmente estes grupos trabalham com diversas ações de interação que podem movimentar ainda mais a sua conta.


approach multi-channel redes sociais influenciadores

3. Ofereça conteúdos informativos

Nem só de conteúdo próprio vivem as redes sociais. Faça pesquisas sobre as necessidades do seu público-alvo e compartilhe informações relevantes de outras fontes também. 

Só falar sobre você e sobre os seus serviços não é legal. Ofereça mais do que isso! Deixe o seu público perceber que você quer ajudá-lo a resolver seus problemas e questões, independente da compra de serviços ou produtos. 

Essa confiança é importante e fará com que você se torne referência para um determinado assunto. Além de te procurar quando precisar, o usuário te indicará para outras pessoas, aumentando assim a sua rede e alcance.

4. Palavras-chave

Até este momento o SEO (Search Engine Optimization) não havia sido citado, mas aqui está ele, um dos fatores mais importantes no momento de maximizar os seus resultados. Para todo conteúdo, a descrição deve trabalhar as palavras-chaves de pesquisa em alta, ou seja, mais buscadas pelos usuários da internet. 

E para que? Para que quando o usuário faça uma pesquisa aleatória buscando por um conteúdo específico, o seu material seja o primeiro resultado. Aparecer de forma orgânica para o seu público te trará bastante credibilidade e fará com que a sua rede cresça. 

Dica de ferramenta: Planejador de palavras-chave do Google.

5. Faça parcerias

Quando unimos forças, os resultados se multiplicam! Complete o seu conteúdo com o de outras pessoas e promova ações que sejam compartilhadas além da sua rede e público. 

Não existe fórmula mágica que funcione para todos e em todas as redes sociais. As estratégias listadas acima te ajudarão de acordo com tendências que foram observadas e vem funcionando para grupos de contas com resultados positivos.

Porém, os algoritmos das redes sociais são um verdadeiro mistério e ninguém sabe ao certo como funcionam. Além disso, estão sempre passando por manutenção a atualização! Nenhuma regra aqui é 100% assertiva e eterna. 

Fique de olho no que vem mudando e observe as estratégias que mais funcionam para você!