Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Os 40 viajantes mais colaborativos da Worldpackers em 2022

Conheça e inspire-se com as histórias dos vencedores do prêmio It’s All About the Experience 2022, que selecionou os viajantes que mais colaboraram com a comunidade Worldpackers.

11min

A Worldpackers só existe porque milhares de viajantes incríveis de todas as partes do mundo acreditam no poder das trocas colaborativas pelo voluntariado. É por isso que lançamos mais uma edição do prêmio It’s All About the Experience, que reconhece e agradece aos viajantes que mais colaboraram com a comunidade em 2022.

Como critério de seleção, a equipe da Worldpackers destacou os viajantes com mais viagens confirmadas no último ano e que têm certificado de Outstanding WP no seu perfil, além de mais de 65% das suas experiências avaliadas pelos anfitriões e uma média de avaliações por anfitriões acima de 4.5 estrelas.

Veja também nossa seleção dos 60 melhores anfitriões da Worldpackers em 2022

Confira abaixo a lista dos Most Collaborative Travelers e, em seguida, conheça as histórias de alguns deles. Quem sabe você não se anima para cair na estrada também? Quem já viveu a experiência garante: é transformador!

Melhores viajantes Worldpackers em 2022

Os 40 viajantes que mais viveram trocas colaborativas e desenvolveram novas habilidades através da Worldpackers em 2022 foram:

  • Milena Amaral (Brasil)
  • Bruno Nogueira Soraggi Borges (Brasil)
  • Pedro Henrique Moreira (Brasil)
  • Fagner Andrade (Brasil)
  • Luci Rodrigues (Brasil)
  • Ramon Boeni (Brasil)
  • Renata Dutra (Brasil)
  • Júlia Serafim de Faria (Brasil)
  • Patrícia Quinot (Brasil)
  • Magdalena Astigarraga (Espanha)
  • David Gonzalez Alonso (Espanha)
  • Sara Repetto (Itália)
  • Enrique Martínez López (Espanha)
  • Dana Wilke (Alemanha)
  • Jens de Looff (Holanda)
  • Yolanda Fernandez Gonzalez (Espanha)
  • Emma Barry (Reino Unido)
  • Robin Hooybergs (Bélgica)
  • Fredrik Stenudd (Suécia)
  • Nikolai Nikulichev (Rússia)
  • Andrea Aymara Aquize (Bolívia)
  • Agustin Alabart (Chile)
  • Victoria Reartes (Argentina)
  • Melani Anaya (El Salvador)
  • Mariel Soledad Culasso Orué (Argentina)
  • Ana Maria Carrillo Sierra (Colômbia)
  • Germán Zoia (Argentina)
  • Marcela Hernández Espinel (Colômbia)
  • Diana Carolina Torres (Colômbia)
  • Nan Nandati (México)
  • Víctor Hugo Luna Mendoza (México)
  • Emilia Hurley (Estados Unidos)
  • Andrea Zamora (México)
  • Joel Aviña (México)
  • María Fernanda Velasco Alcalá (México)
  • Abraham Ernesto Pérez Domínguez (México)
  • Allison Courtney (Estados Unidos)
  • Tadaomi Eto (Japão)
  • Daniela Marucci (África do Sul)
  • Nicholas King (Nova Zelândia)

Obrigada a todos por serem inspirações para nossa comunidade!

Histórias de viajantes Worldpackers



Quer saber mais sobre as experiências desses viajantes? Pedimos a eles que contassem como começaram a viajar com a Worldpackers, quais foram seus voluntariados mais marcantes e o que aprenderam na jornada. 

São histórias de vida diferentes, mas alguns propósitos em comum, como ser uma pessoa melhor e provocar impactos positivos no mundo.

Como diz nosso slogan, Travel changes people. People change the world (Viajar transforma as pessoas. Pessoas transformam o mundo).

1. Lucilene Rodrigues

“Iniciei minha viagem porque estava cansada de viver uma vida sem propósito, com uma carreira estável, mas me sentindo infeliz”, conta Lucilene. Após o falecimento do seu gatinho de 16 anos, ela vendeu tudo que tinha, pediu demissão, se despediu da família e pegou a estrada em maio de 2022.

Ela conta que a Worldpackers ajudou muito nessa jornada: “Não somente em questões financeiras, trocando hospedagem e alimentação por contribuição, mas também por adquirir conhecimentos e descobrir o que eu queria. Sem falar na segurança que a plataforma proporciona e a facilidade em encontrar um local para viver por um tempo, com tarefas pré-definidas e todas as informações claras”, explica.

Acompanhe Lucilene no Instagram: @ludlown_luci

2. Bruno Nogueira Soraggi Borges

Bruno começou sua jornada na Worldpackers a convite de um amigo que conheceu na Irlanda. Ele participou de várias edições do projeto de limpeza de praias Beach Clean Up, que considerou a melhor experiência na plataforma, aprendendo sobre cuidar do meio ambiente e conscientizar outras pessoas em relação à importância da vida marinha.

“Engraçado que melhorei mais meu inglês estando em contato com estrangeiros nos voluntariados que na Irlanda, onde convivia com muitos brasileiros. Em 2022 morei em Portugal e os voluntariados me ajudaram a conseguir um trabalho de recepcionista em um hostel onde amei trabalhar. Foram grandes aprendizados”, conclui.

Acompanhe as viagens de Bruno: @bruninho_soraggi

3. Renata Dutra Garcia

Foi através do Instagram que Renata ficou sabendo da Worldpackers. Ela já tinha viajado muito, mas queria mochilar com um propósito específico: expandir sua consciência socioambiental. Por isso, escolheu anfitriões com esse foco. 

“Estou viajando há pouco mais de oito meses e com certeza uma nova Renata, como meu próprio nome diz, renasceu”, afirma.

Ela também participou de vários Beach Clean Ups e foi assim que conheceu nosso anfitrião Desengarrafando Mentes, ONG em Maresias (SP) dedicada à preservação do meio ambiente e promoção do acesso a cultura e educação para a comunidade local.

Voluntariando, Renata aprendeu muito sobre reciclagem, consumo consciente, upcycling, permacultura e outros temas ligados à sustentabilidade.

Curtiu a ideia? Veja todas as vagas de voluntariado em projetos ecológicos.

Renata está no Instagram com o perfil @dgrenata



4. Pedro Henrique Moreira

Pedro Henrique caiu na estrada começando por Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, em junho de 2021, e não parou mais desde então.

“Aprendi muita coisa: a fazer vídeos, fazer cortina, cozinhar comida vegana, comunicação mais fluida e sem medo, dobrar lençol de elástico, trocar gás, tirar mofo, descartar materiais recicláveis, organizar mídias sociais...”, conta.

Confira o perfil de Pedro no Instagram: @transitinerante

5. Ramon Boeni

Muita gente começa sua trajetória de voluntariado pertinho de casa. Foi o caso de Ramon, que fez sua primeira viagem pela Worldpackers numa vaga próxima da sua cidade, no POA Eco Hostel. “Eu sabia que trocaria um serviço de hostel por acomodação, mas é muito maior que isso: a troca entre diferentes pessoas, idiomas e realidades me fez abrir muito o olhar sobre o mundo”, diz o viajante.

Ramon voluntariou por 9 meses, passando por 4 hostels como voluntário fixo e fazendo 7 Beach Clean Ups, totalizando 11 experiências. Ele diz que, durante os voluntariados, aprendeu a valorizar mais o presente: “Hoje não estou viajando, mas nem por isso deixo de viver o agora e fazer coisas que realmente quero fazer”.

Siga Ramon: @ramonboeni

6. Milena Amaral Monteiro

Milena já viveu 21 experiências de voluntariado e até hoje lembra com carinho da primeira delas, no Tubiba Hostel, em Tamandaré (Pernambuco). “Os anfitriões Lucas e Jéssica tornam a experiência leve e te fazem se sentir em casa. Lá me ensinaram tudo o que eu precisava saber para colaborar com o hostel, e esses ensinamentos me auxiliaram (e muito) em voluntariados posteriores”, conta.

Ela também fez diversos Beach Clean Ups e gostou tanto que passou a ajustar seus planos de viagem para acompanhar as rotas do projeto. “Isso impactou minha forma de pensar, agir e consumir. Mudou a forma como eu vejo e me relaciono com a natureza ao meu redor. E teve, e segue tendo, um papel fundamental na construção da viajante que estou me tornando”.

Siga Melina no Instagram: @milena.cello



7. Fagner Andrade Ferreira

"Me encontrei nesta vida pela estrada! Comecei a viver mais, aprender mais e me conhecer melhor em cada novo destino que me aparecia. No início eu larguei tudo o que me prendia, como o emprego fixo, apartamento, família, entre outras coisas para buscar mais LIBERDADE em meus dias!”, relata o viajante Fagner, que viveu sua primeira experiência de voluntariado em Ilha de Maré, perto de Salvador.

Ele conta que, depois disso, “uma chave virou na sua cabeça”, e por isso segue na estrada há dois anos. Além dos muitos aprendizados dos voluntariados, Fagner ressalta o poder das conexões: “Encontrei o amor da minha vida voluntariando em Floripa, ela também é Worldpacker e estávamos no mesmo hostel. Hoje viajamos juntos explorando o Brasil! Obrigado, WP!”.

Acompanhe as viagens de Fagner: @andrade.fotoarte

8. Nancy Martínez González

A mexicana Nancy começou sua experiência com a Worldpackers em Ibagué, na Colômbia. “Meu inglês melhorou, me senti mais confiante para socializar e aprendi sobre construção ecológica, gerenciamento de albergues e sobre outros países, culturas e idiomas”, diz.

Reforçando como a experiência de voluntariado em viagens pode ser transformadora, ela afirma que existe um “antes e depois” na sua vida depois de concluir seu ano de viagem pela Worldpackers: “Estou feliz que existam plataformas tão honestas e bem-sucedidas. Voltei para o México com minha família e o que vivi me parece um sonho”.

Acompanhe Nancy no Instagram: @nan_martinezg

9. Victor Hugo Luna Mendoza

Também mexicano, Victor Hugo encontrou a Worldpackers por recomendação de amigos e viveu sua primeira experiência na Turquia, no que foi também sua primeira viagem para o exterior. Ele voluntariou num hostel no coração de Taksin e depois em uma casa de nômades digitais em Montenegro.

Em suas experiências, desenvolveu várias habilidades, mas diz que a mais importante foi romper uma barreira que tinha em relação a idiomas estrangeiros: “Melhorei meu inglês, morei em Portugal e aprendi português e agora estou estudando alemão”, diz o viajante.

Siga o Instagram de Victor: @vickyngo.luna

10. Yolanda Azucena Fernández González

A espanhola Yolanda começou sua viagem de voluntariado sozinha e depois seguiu acompanhada de um amigo. “Percebi como não precisamos de tantas coisas materiais para viver e aproveitar a vida. E que não importa em que parte do mundo você está; sempre há alguém para estender-te uma mão se necessitas, e vice-versa”, afirma.

Saiba mais sobre Yolanda no perfil do Instagram @yoliazu

11. Melani Adriana Anaya Garcia

Melani começou a viajar logo depois de terminar a faculdade. Ela é de El Salvador e passou o ano de 2022 percorrendo o México através de voluntariados Worldpackers.

A experiência que mais lhe marcou foi um voluntariado no Hostal Central em Oaxaca. “Os anfitriões são as pessoas mais amorosas que podem existir, além do staff e da linda família que formamos como voluntários. O hostel tinha atividades à noite que nos permitiam conhecer a cultura local”, relata, dizendo que saiu de lá praticamente uma “oaxaqueña”.

Ela defende a importância de sair da zona de conforto para descobrir as coisas incríveis que ficam fora dela: “Aprendi inglês e a cozinhar, ser guia turística, recepcionista, gerenciar redes sociais, fazer limpeza, promover festas... E hoje sou muito menos tímida!”.

Acompanhe Melani no Instagram: @melanianaya



12. Enrique Martínez López

Para Enrique, que começou a viajar pela Worldpackers buscando sair da rotina e viver novas experiências, o voluntariado mais marcante até hoje foi na Casona Alemana em Puerto Montt (Chile), onde passou três semanas dividindo o dia a dia com uma família. Ele adorou se conectar com pessoas do local e viajantes de vários lugares.

“Também pude aprender muito sobre bioconstrução, graças à possibilidade de fazer vários voluntariados nesse estilo”, completa.

Siga Enrique no Instagram: @enriqueemartineez93

13. Magdalena Astigarraga (Alias Asunta)

Depois de se aposentar, a espanhola Magdalena decidiu tornar realidade o sonho de viajar. Escolheu a Worldpackers por ser uma forma de aprender coisas novas e interagir com pessoas diferentes, além de gastar menos.

Entre todas as experiências de voluntariado, ela ressalta as vivências na Costa Rica e na Guatemala. “Acho muito importante se colocar no lugar do outro e trabalhar o desapego. Aprender a viver o momento”, defende. Ela mostra que não existe limite de idade não só para voluntariar, mas para realizar sonhos.

14. Andrea Zamora Núñez

“Me inscrever na Worldpackers foi a melhor decisão da minha vida”, afirma Andrea. Ela diz que, em suas viagens, pôde praticar o inglês e aprender várias coisas diferentes, como fazer massagens, organização de tempo e dinheiro, sustentabilidade, novas receitas e cuidar de animais. 

Adoro a comunidade que se cria em cada voluntariado. Viajar de férias é legal, mas não é o mesmo que voluntariando”, opina.

Siga Andrea no Instagram: @andyzamora.nz

15. Andrea Aymara Aquize Apaza

A primeira experiência de voluntariado de Andrea Aymara, em Máncora (Peru), tinha o objetivo de curtir as férias economizando dinheiro, mas foi muito mais que isso.

Terminou sendo uma experiência de outro nível, me fez ‘mudar o chip’. Fiz amizades com pessoas do lugar, aproveitei meu tempo livre sozinha, reaprendi a andar de bicicleta, saí descalça a correr na praia, comi comidas deliciosas, me tornei mais consciente em relação à natureza e aprendi mais sobre turismo comunitário”, relata.

Depois de outras experiências, ela veio ao Brasil para um voluntariado de um mês e acabou ficando por quase três anos. “Aprendi que posso viver em qualquer lugar. Uma das nossas habilidades como seres humanos é a capacidade de adaptação. A garota da montanha, a 3.600 metros de altitude, foi viver no litoral, em frente à floresta”, reflete Andrea.

Acompanhe suas aventuras no Instagram: @ayma_bolivian

16. Ana María Carrillo Sierra

Uma das melhores experiências de voluntariado Worldpackers da colombiana Ana Maria foi no Social Hostel (Curitiba). “Conheci pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, fiz grandes amigos, provei novas comidas e me diverti demais!”, conta. Ela diz que, ao voluntariar, aprendeu que é capaz de muito mais do que imagina.

Ela está no Instagram com o perfil @analanitanana



17. Agustín Alabart Ceresuela

“Sou curioso, então praticamente todos os meus voluntariados são em coisas diferentes, com o objetivo de aprender algo novo”, diz o viajante chileno Augustín.

Entre outras ótimas experiências, ele destaca o voluntariado em uma granja em Ubeda (Espanha), onde encontrou um grupo muito unido e viveu dias repletos de risos, conselhos e compartilhamento de habilidades. “Ter um pensamento positivo é o mais importante”, aconselha.

Siga Augustín no Instagram: @agustin.alabart

18. Sara Repetto

A italiana Sara já era viciada em viajar, mas a vontade de experimentar algo novo fez com que ela e o marido buscassem formas alternativas de viagem, mais devagar e com mais contato com a cultura local. Encontraram no voluntariado Worldpackers a solução ideal.

“Começamos a viajar em março de 2022 e seguimos na estrada. Tem sido ótimo! Já voluntariamos no Brasil e na Argentina e planejamos explorar toda a América do Sul com a Worldpackers”, afirma.

A experiência que mais marcou Sara foi na ONG Alma Vira Lata, em Ubatuba (SP): “Amei passar o tempo com os cachorros e sentir que estava fazendo algo importante, sendo parte de um projeto social de muito impacto”, explica.

Seu perfil pessoal no Instagram é @repettosa e, junto com o marido, ela mantém o perfil de viagens @mochilaremosporai

19. Emma Barry

Emma começou a viajar com o namorado no fim do lockdown, passando 11 meses na estrada. “Sem a Worldpackers, não teríamos conseguido conhecer tanta coisa na América Latina. Nosso orçamento era apertado, mas voluntariando pudemos viver as melhores experiências, economizar e muito mais”, conta.

Ela amou voluntariar num centro de resgate de animais na Costa Rica e diz que aprendeu como a vida é muito menos sobre coisas e mais sobre experiências, especialmente as que contribuem com as vidas de outras pessoas.

No Instagram, siga @365.Carpe.idem

20. Daniela (Dana) Wilke

As experiências de voluntariado podem alterar rumos de vida. Foi o caso da alemã Daniela, que passou um mês na Turquia cuidando de animais de uma fazenda e voluntariando com crianças da comunidade, um mês na República Tcheca treinando cavalos, um mês em um hostel Lisboa e dois meses em outro hostel em Jerusalém.

O tempo que passei voluntariando em Jerusalém mudou minha vida. Decidi escrever minha dissertação de mestrado em história antiga sobre essa cidade”, conta.

Siga Daniela no Instagram: @_dana.wilke_

21. Daniela de Paula Marucci

“Adoro viajar. Em umas das viagens um amigo me apresentou a Worldpackers e me identifiquei com a plataforma. Decidi voluntariar para conhecer novas pessoas, explorar novos lugares e pela troca de experiências e aprendizados”, diz a sul-africana Daniela, que adorou o Beach Clean Up. Ela diz que fez amigos que vai levar para a vida!

Instagram: @marucci.daniela

22. Ying Hui Wong

“Meu estilo de viagem preferido é viver como os locais vivem, imergir profundamente nas culturas e fazer das viagens uma forma de experimentar diferentes vidas. Acredito que a melhor forma de fazer isso é voluntariando, exatamente o que a Worldpackers oferece”, diz Ying Hui. Ela viajou sozinha por 9 meses pela América do Sul, fazendo 5 voluntariados no percurso.

“Na viagem, percebi que algo que eu costumava odiar pode ser bastante gratificante, e algo que pensei que gostava pode não ser tão agradável quanto eu imaginava. Você nunca sabe se realmente gosta de algo até experimentar”, observa.

Acompanhe Ying no Instagram: @wongyinghui

E aí, curtiu conhecer as histórias dos nossos Most Collaborative Travelers de 2022?

Faça seu cadastro agora na plataforma, salve suas vagas preferidas e prepare-se para viver suas próprias experiências transformadoras! Quem sabe você não entra na lista de 2023?



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author