¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

2. Como começar um novo estilo de vida nômade

Descubra os passos iniciais para pensar e planejar um estilo de vida nômade que vai te permitir trabalhar e viajar.

3min

como-comecar-um-novo-estilo-de-vida

Como iniciar uma jornada como nômade?

A jornada já começa quando você está insatisfeito com sua vida atual. 

Não apenas o que você precisa fazer para mudar de vida, mas primeiramente: como você chegou até aqui. 

Com certeza um dia estar em sua posição atual foi um sonho em algum momento de sua vida, então o melhor jeito de começar essa nova jornada é sendo grato por tudo o que você já viveu e conquistou até agora, afinal, nada será descartado. Encare como uma evolução tudo o que viveu e faz parte de você.

A pesquisa será sua eterna amiga: próximo destino, como controlar melhor o orçamento, apps e ferramentas que te ajudarão a ter uma vida nômade mais organizada são algumas das coisas que você estará sempre buscando, mas para te ajudar a começar, preparei uma lista de dicas e ferramentas que aprendi nesses quase dois anos de estrada.

O que é preciso planejar? E como?

A primeira coisa a se pensar é: 

  • Quanto tempo quero manter esta vida? 
  • Será para sempre, um ano sabático ou alguns anos?
  • Ou vou viver assim até encontrar um novo país para chamar de lar? 

Para isso você precisa fazer uma reflexão interna muito forte, quase uma meditação mesmo, e ser completamente honesto com quem você é, com seu estilo de vida atual e com o estilo de vida que você vem almejando, já que isso vai interferir diretamente em questões como quanto de dinheiro inicial eu devo ter para sair do meu atual emprego? E quanto tempo para organizar o planejamento antes de ir?

Essas são questões muito pessoais. Eu por exemplo, estava tão cansada da minha vida que simplesmente juntei minhas coisas em um mês e parti. Porém meu caso pode não ser o seu caso, já que eu já trabalhava como nômade digital (por home office) antes mesmo de pensar em viajar o mundo fazendo o que eu já fazia. 

A quantidade de dinheiro vai depender de várias questões, entre elas dois pontos básicos: qual o seu estilo de viagem e qual o seu país de destino.

Estilo de viagem

Se você gosta de sair e comer fora o tempo todo, se curte fazer tours caros quando viaja, saiba que vai precisar juntar um bom dinheiro sim. 

Mas se você pretende levar uma vida mais leve, cozinhar (vários hostels têm cozinhas equipadas com tudo o que você precisa), ficar tranquilo e ter um dia a dia de uma pessoa local, com certeza você conseguirá economizar muito mais. 

País de destino

O país de destino também é importante porque a moeda varia de lugar para lugar, e em algumas regiões como América do Norte e Europa, nossa moeda não rende quase nada e você precisará trabalhar muito mais para conseguir viver em lugares como Estados Unidos, por exemplo. 

Por isso, minha recomendação (e também foi a forma como fiz) é que você escolha países em que o real é mais valorizado do que a moeda local, assim seu dinheiro vai render e o custo de vida vai ser baixo, você não sentirá tanta diferença e não ficará assustado logo no começo da sua jornada.

Melhores países para nômades digitais

Algumas dicas de países baratos para nômades são: Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, México e países do sudeste asiático como Myanmar, Tailândia e Vietnam.