10 destinos para passar o Natal e o Ano Novo na Europa

Em dúvida de onde passar o Natal e Ano Novo na Europa? Selecionei os meus 10 destinos prediletos para dividir com vocês.

Torisa

Abr 16, 2020

9min

Dicas de onde passar o natal e ano novo na Europa

Ah, Dezembro! Quer dizer... Já?! Pois é! O ano já acabou e 2019 vem aí junto com a promessa de um novo começo. 

Quer saber onde passar o Natal e o Ano Novo pela Europa? A seguir, vou te contar os meus 10 destinos europeus favoritos nesse mês cheio de festas, esperança e muita, mas muita comida.

Confira as dicas de onde passar o Natal e Ano Novo na Europa:

1. Cracóvia, Polônia

Cracóvia por si só, em qualquer época do ano, é digna de ser visitada. É uma pequena cidade repleta de histórias de castelos, dragões e princesas. 

Se você tiver apenas 24 horas pra se perder por ela, te garanto que você vai querer muito mais que isso. Cracóvia é um daqueles lugares que faz você andar pelas mesmas ruas sem se enjoar dela, se maravilhar com cada descoberta e querer memorizar cada pedaço dela, porque foto nenhuma consegue transmitir o quanto ela consegue te cativar.

O Natal nesse pequeno conto de fadas é considerado entre os 10 melhores da Europa. Imagina todos os aromas deliciosos de um Natal no inverno, repleto de vinho quente, canela, especiarias e, de quebra, adicione a famosa culinária polonesa na mistura. Se você já experimentou as maravilhas gastronômicas polonesas, deve estar salivando no momento pensando nos tradicionais pierogi, salsichas, vinho, cerveja quente e queijo de ovelha. 

Cracóvia no Natal é, definitivamente, o lugar em que você vai querer estar, se deliciando com os pratos locais, admirando o trabalho artesanal produzido lindamente, se apaixonando pela cidade e em volta de um dos povos mais receptivos e calorosos multiplicado pelo espírito natalino.

2. Vienna, Áustria

Se você ainda não conhece Vienna, então está na hora de ir explorar a sua autêntica arquitetura e mergulhar no mundo da música clássica. 

Consegue imaginar essa lindíssima cidade coberta de neve, luzes natalinas e o cheiro de especiarias do Weihnachtspunsch, deixando a sua experiência ainda mais surreal? 

Weihnaschtspunsch, o famoso vinho quente, pode ser experimentado alcoólico ou não e no valor da bebida está incluso o valor da caneca e caso a devolva, eles devolvem o valor. As canecas são um charme decoradas com motivos natalinos e vai fazer você se perguntar muitas vezes se vai querer devolver as mesmas.

A cidade fica repleta de mercados natalinos, mas as mais famosas são a em frente ao Rathaus e em frente ao Palácio de Schröbrunn. Em frente ao Rathaus é montado uma feira natalina enorme, que remete a um pequeno conto de fadas repleto de luzes, comidas, bebidas, árvore de natal, espetáculos e atividades para entreter a criançada. Agora, se você prefere um mercado mais pacato, vá ao Palácio de Schröbrunn, que oferece uma atmosfera mais romântica, com o palácio ao fundo e  que se transforma em um belíssimo mercado de ano novo após o natal.

Os mercados e as decorações natalinas se iniciam a partir de meados de novembro e se estendem até o Natal. Você com certeza não vai querer perder a experiência de andar pelas suas ruas decoradas inundada pelo aroma natalino.

Ah! Não deixe de se arriscar na patinação no gelo em frente ao Rathaus, uma das pistas mais bonitas e bem trabalhadas que já vi pela Europa. Enquanto a maioria das pistas de patinação consiste em uma área aberta circular ou quadricular em volta da árvore de natal, em Vienna a pista de patinação é construída ao redor da lindíssima Rathaus, com percursos que permitem que você admire o magnífico prédio iluminado em todos os seus ângulos.


Onde passar o Natal e Ano Novo: Vienna

3. Dresden, Alemanha

Dresden é uma cidade pequena com extrema importância história e possui um dos mais tradicionais mercados natalinos que já vivenciei, repleta de festivais comemorando as suas tradições. 

Cheia de luzes, o cheiro de gingerbread no ar e canções natalinas, o início das festividades se dá oficialmente pelo culto ecumênico na Kreuzkirche.

Um dos maiores eventos envolve as suas tradições na panificação. O famoso Dresdner Stollen, pão com frutas cristalizadas e um mix de castanhas, avelãs e nozes é feito pesando toneladas para um festival dedicado somente a ele e toda a sua venda é revertida para doação. Esse é somente um dos eventos entre tantos outros na cidade, como o Festival do Gingerbread e o dia em que a árvore de natal da cidade é decorada.

4. Colônia, Alemanha

Colônia é uma daquelas cidades que está na lista de destinos de muitos viajantes e é definitivamente uma das minhas prediletas na Alemanha. O seu charme natural se torna ainda mais encantador com as decorações, luzes e o típico aroma natalino repleto de especiarias e os seus deliciosos pães, doces, gingerbread e o inconfundível cheiro de maçãs assadas.

O maior de todos os mercados é sem duvida em frente à terceira catedral mais alta do mundo e recebe anualmente milhões de visitantes, mas não deixe de explorar os menores mercados e se deixe encantar e se perder pelas suas ruas.


Onde passar o Natal e Ano Novo: Colónia

5. Colmar, França

Colmar é uma pequena cidade na região de Alsace, fronteira com a Alemanha, e uma das mais importantes na famosa Rota do Vinho. Com forte influência alemã, evidente na arquitetura local, a cidade é repleta de cores e canais que lembram uma mistura entre a França, Alemanha, Veneza. A cidade em si, em qualquer época do ano, é linda, durante o Natal ela via fazer você se sentir em um conto de fadas.

As festividades natalinas duram cerca de seis semanas, com pequenos mercados natalinos em cada região, parecendo pequenas vilas com produtos artesanais dos mais talentosos artistas locais. 

Se perca pelas pequenas ruas medievais e se delicie com os mais autênticos produtos locais, experimente o vinho local e aprecie os pequenos espetáculos. Escute crianças cantando músicas natalinas pelos barcos nos canais da cidade e não se esqueça da pista de patinação!

6. Budapeste, Hungria

Ok, vou ser bem sincera, não existe nada de extraordinário na cidade por conta do Natal. Nada comparado os tradicionais mercados alemães e franceses, mas pra quem já leu um dos meus primeiros artigos, Budapeste tem um significado pessoal importantíssimo na minha vida e eu não poderia deixar essa cidade de fora.

Por si só, em qualquer época do ano, Budapeste é simplesmente deslumbrante. Em cada canto a cidade promete te encantar com a a arquitetura, monumentos e paisagens de tirar o fôlego! 

Se ela já é assim naturalmente, consegue imaginar como fica com as decorações e luzes natalinas? Consegue se imaginar se perdendo pelas suas ruas embriagada pelo espírito natalino em meio à tanta beleza?

Além da pista de patinação, o grande foco do Natal em Budapeste consiste em conhecer e prestigiar os produtos artesanais locais e se aventurar pela sua fantástica gastronomia.


Onde passar o Natal e Ano Novo: Budapeste 

7. Bruxelas, Bélgica

Vinho quente, canela, maçãs assadas, gingerbread e pista de patinação... de novo? Sim! Tudo de novo, repetido e ainda assim a programação de Bruxelas nesse fim de ano, como todo ano, vai tirar o seu fôlego.

Sabe aquela famosíssima praça central onde fica inteira iluminada à noite e por só pela arquitetura deslumbrante já te deixa encantado? Pessoalmente, eu poderia ficar lá por horas a fio. A praça é um daqueles lugares que faz você querer congelar o tempo e ficar por lá por toda a eternidade.

E no Natal? Você consegue imaginar aquele espetáculo diário sendo ainda mais lindo com um show de luzes e contos natalinos, repleto de calor humano? Só de relembrar já deixa os meus olhos lacrimejando e os dedinhos coçando pra comprar a próxima passagem pra viver tudo de novo. 

Diz a lenda que esse ano até o Papai Noel vai fazer parte da festa com a ajuda de alguns Smurfs. E aí, vai perder? Se ainda está na dúvida, Bruxelas promete trazer o mais novo que existe na tecnologia áudio visual a 360º com espetáculos, filmes e atividades para toda a família e te proporcionar uma experiência única.

E aí? Cansou do natal? Eu não e nunca me canso dos mercados natalinos europeus, mas vamos aproveitar o espaço e dar algumas dicas de onde passar a virada do ano. 

Vou logo dizendo que, pela minha experiência, os europeus não conhecem uma boa farra cheia de fogos, música e muita confusão assim como os brasileiros, mas isso não te impede de ter uma experiência maravilhosa virando o ano fora de casa, com o pé direito e torcendo por novas 365 chances de recomeço. 

Essas são as minhas 3 cidades para ver o espetáculo dos fogos iluminando e desejando um ano novo:

8. Londres, Inglaterra

Definitivamente um dos principais destinos para passar o ano, mas prepare o bolso e vá com muita paciência. Quem não quer ver os fogos à beira do Rio Tâmisa iluminando o famoso Big Ben e o London Eye? O centro da cidade fica fechada no dia e as pessoas vão cedíssimo para garantir uma vista privilegiada para o espetáculo. 

Os pubs e clubes estarão lotados e, obviamente, muitos aproveitam a ocasião para garantir um lucro extra cobrando entrada, mas a medida é aplicada também visando a superlotação.

Se você acha que vai ter sorte e é só chegar algumas horas antes e se misturar na multidão, muito se engana e vai sim perder o espetáculo de perto. 

A dica é escolher parques e qualquer outro ponto à beira do rio e torcer para conseguir ver os fogos, mas mesmo assim chegue cedo para garantir um espaço. Vá a um pub próximo, aproveite algumas cervejas com os amigos e quando a multidão estiver se movimentando, vá junto. 

Outra opção é escolher um desses parques abertos, torcer para que o clima não castigue demais e faça um piquenique durante o dia inteiro, estenda uma toalha no chão, convide os amigos, leve comes e bebes e alguns cobertores e garanta uma vista privilegiada dos fogos sem precisar que ninguém te carregue no ombro.

Assim como todo ano, no dia seguinte a cidade começa o novo ano com o famoso desfile de ano novo e em 2019, celebrando a sua trigésima edição, a cidade promete um desfile único com cerca de 9 mil participantes representando 20 países com direito a bandas, acrobatas, palhaços e muito mais.


Onde passar o Natal e Ano Novo: Londres

9. Berlim, Alemanha

Um dos mais famosos destinos para celebrar a vinda do ano novo é Berlin. Todo ano o espetáculo ocorre no Portão de Brandemburgo pontualmente à meia-noite e a ocasião é recheada de shows, festas, comes e bebes, mas a verdadeira festa começa após o espetáculo. 

A cidade é conhecida pelas suas festas e elas se estenderão até o amanhecer e muito além se você assim desejar. É só escolher a sua festa, a companhia e , se entrar em 2019 com uma boa farra faz parte dos seus planos, Berlim é definidamente o teu destino.

10. Edimburgo, Escócia

Lembra quando disse que os europeu não conhecem uma boa festa como nós? Essa é uma das exceções: Edimburgo possui uma dos maiores viradas do ano no mundo! 

O famoso Hogmanay, nada mais é do que o termo escocês para o último dia do ano e se refere ao ano novo que se iniciará, mas muito enganado você está se pensa que é só uma simples festa. Hogmanay é muito, muito mais. É uma procissão de eventos e festas que duram por mais de três dias e pode se estender em menores eventos até meados de janeiro.

A comemoração se inicia com a Torchlight Procission, uma procissão de tochas de fogo com início em Royal Mile e término em Calton Hill, abrange festas ao longo da Princess Street, famosos DJ’s, espetáculos variados, música ao vivo, bares ao ar livre e os fogos acontecem ao pé do Castelo de Edimburgo. 

Pra quem conhece um pouco dos escoceses, vocês conseguem imaginar essa festa com um dos povos mais alegres e que bebem tanto quanto ou ainda mais que os irlandeses e alemães? 

O melhor de tudo é que o evento possui festas para todo o público, desde famílias com crianças a pessoas com sede de farra. Uma coisa te garanto, você vai viver uma das mais fantásticas experiências da tua vida e nada jamais vai se comparar à Hogmanay.


Onde passar o Natal e Ano Novo: Edimburgo

Espero que você tenha a oportunidade de conhecer esses maravilhosos destinos e dividir comigo um pouco da sua experiência e me dar novas dicas. 

Desejo a vocês um maravilhoso natal e uma virada de ano mágica. Que 2019 venha com muita alegria com energia renovada para enfrentarmos e crescermos com o ano que se inicia! 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema