¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

8 dicas testadas e aprovadas para viajar sozinha tranquila

Viajar é uma sensação única de liberdade e empoderamento. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados e esse artigo junta algumas dicas para viajar sozinha que vão te ajudar.

Luiza

Abr 28, 2023

5min

algumas dicas para viajar sozinha

Com a independência feminina cada vez mais evidente, as histórias de mulheres que descobriram uma paixão por viajar sozinha e se aventuraram pelo mundão são cada vez mais comuns, o que é incrível! Quantos mais mulheres quebrarem o tabu de viajar sozinha, mais outras a se sentirem encorajadas a viajar.

Porém, é preciso levar em conta algumas situações que podem trazer dor de cabeça para a viajante ou, até mesmo, transformar a viagem num fiasco.

Para evitar problema, confira 8 dicas para viajar sozinha que vão revolucionar sua viagem:

1. Pesquise MUITO

O primeiro passo para uma viagem mais segura e com menos perrengues é a pesquisa. Pesquisar sobre os destinos que te interessam, a cultura e os costumes de lá vai te ajudar muito a entender para onde está indo.

Depois que pesquisou e decidiu o destino, pesquise tudo sobre lá! Informações importantes do país, os pontos turísticos, as cidades ao redor que dá para visitar, como funciona o transporte público, quais são as taxas de criminalidade e como outras viajantes se sentiram por lá. 

2. Localização

Ainda sobre o processo de pesquisa, acertar na localização do hostel é fundamental para uma viagem mais tranquila.

Muitos pontos podem e devem ser considerados ao escolher a localização do hostel:

  • Roteiro

Para um hostel ser bem localizado ele precisa, primeiro, ser bem localizado dentro do seu roteiro. Pesquise a localização do hostel e dos principais pontos turísticos que quer conhecer e veja se vale a pena. Não adianta economizar na hospedagem e gastar fortunas com transporte.

  • Segurança

Não importa para qual canto do mundo vai viajar, é sempre muito importante tomar cuidado com a segurança. Mesmo os lugares mais desenvolvidos e seguros têm regiões mais perigosas. Pesquise sobre a localização do hostel e as avaliações de outros viajantes que estiveram lá.

  • Áreas agitadas

Em toda cidade existem as zonas mais agitadas com restaurantes, bares e baladas. É importante pesquisar se o hostel está localizado perto dessas áreas de vida noturna mais movimentada. Se você gosta de tranquilidade, talvez seja melhor procurar outra opção. Se você gosta de festa e quer estar perto do agito, ponto positivo para o hostel.

  • Alimentação

Para evitar ter que se locomover muito caso queira comer, pesquise as opções de mercados e restaurantes próximos ao hostel e o horário de funcionamento deles.

  • Transporte

Um bom hostel não precisa necessariamente estar ao lado de pontos turísticos ou na avenida principal, mas é fundamental que tenha bom acesso à ônibus e metro. Pesquise as alternativas próximas ao hostel e quais trajetos vão ser feitos até os pontos que queira visitar. 

mulher conhecendo a cidade e seguindo dicas para viajar sozinha

3. Localização 

Muito cuidado com os gastos! Faça um bom planejamento e lembre-se que estará sozinha caso aconteça algum imprevisto. Não ande com todo seu dinheiro guardado em um lugar só e, caso prefira usar cartão, tenha sempre um valor em dinheiro vivo. Alguns lugares não aceitam cartões e conseguir um caixa eletrônico pode ser complicado em algumas regiões.

Ah! Doleiras (aquelas pochetes de colocar por dentro da roupa) são ótimas para guardar dinheiro e documentos durante as viagens. 

4. Itinerários e documentos

Sempre saiba seus itinerários. Estude o caminho no hostel e ande segura pelas ruas, muitos assaltos acontecem com pessoas que deixam muito na cara que são turistas e não sabem por onde estão andando.

Baixar um mapa offline vai te ajudar muito e, caso se perca, não fique andando sem rumo ou tente ver o caminho na rua, entre em um estabelecimento e entenda o caminho com calma e segurança.

Leve seus documentos com você, principalmente o passaporte em destinos internacionais, para evitar algum mal entendido com autoridades. Também tenha uma cópia autenticada em caso de perda ou furto. 

Ainda sobre itinerário, deixe a cópia do seu com alguém aqui no Brasil, com as datas e os lugares que vai conhecer. Se você for ficar em um lugar sem comunicação, avise que dia irá voltar a poder se comunicar. Caso seja um destino internacional, é bom deixar a cópia do roteiro com alguém que fale o idioma local ou, pelo menos, inglês. Pode ser muito útil caso precise de ajuda.

mulher usando dicas para viajar sozinha e com conhecimento do caminho

5. Horários

Fique atenta aos horários e use o bom senso. Eu, particularmente, acho uma delícia caminhar pela cidade durante a madrugada, com tudo silencioso, porém sei que isso não é seguro e não o faço na minha cidade. Ou seja, use sempre o bom senso da segurança que todas nós aprendemos a ter!

6. Idioma

Você não precisa ser fluente no idioma do país que vai visitar, e nem deve colocar isso como um obstáculo. Porém, é muito importante que saiba algumas frases básicas e fundamentais para pedir ajuda, receber instruções e agradecer. 

mulher curtindo praia ao viajar sozinha

7. Bagagem

Eu sei que é uma missão difícil escolher quais roupas levar numa viagem, mas é fundamental ser objetiva e prática nas escolhas. Viajar com uma bagagem leve vai te ajudar muito!

Dependendo do lugar onde você for, como praia ou campo, uma mala de rodinha não é muito útil e só vai te atrapalhar. Uma mala pequena e leve ajuda muito na hora de transportá-la, além de ser mais fácil guardá-la em lockers de hostels.

Muitos sites e vídeos ensinam métodos para dobrar suas roupas de forma bem compacta e organizar a mala da melhor forma possível. Usei essas técnicas durante meu mochilão e garanto que valeu a pena. 

uma dica para viajar sozinha é carregar uma mala leve

8. Seguro viagem

Se a viagem for internacional, é imprescindível estar bem assegurada. Por isso, garanta já 10% de desconto no seu seguro de viagem internacional Pax Assistance clicando aqui - Membros dos planos Pack na Worldpackers contam com 20% off no seu seguro de viagem internacional Pax Assistance!

Para concluir, a última dica é confiar nos seus instintos, se sentir que não deve estar naquele lugar, seja na rua, hostel, festa ou bar, saia! Isso mesmo, confie em você.

Aproveite essas dicas para viajar sozinha e não duvide da sua força ou capacidade, você já enfrentou muitos desafios e conseguirá enfrentar os que aparecerem durante a viagem.



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor






Más sobre el tema