3 meses na Europa com menos de 7 euros por dia? Sim, é possível!

Eu achava que para viajar a Europa eu teria que juntar muito dinheiro, e pagando aluguel, contas do supermercado, celular, parecia uma utopia das grandes. Mas, alguém me disse um nome que na hora eu entendi errado — Worldpack, wordpackers, como?


393b4f5cf2efa016593c31f5fce13b1e

Gustavo

"O mundo é muito grande pra se viver em apenas uma cidade" E é pensando nisso que eu escolhi te...

+ Ver mas

Oct 31, 2018

trabalho-voluntario-na-europa

Minha experiência pelo Worldpackers

Ah! Worldpackers, viajar e trabalhar como voluntário em hostel.

Voila ! Ali brilhou meus olhos, aprender, ou melhorar o idioma, conhecer gente do mundo todo, andar por uma cidade diferente, num país diferente, assim, fácil?

— " Uhum! sim, sim, sim " - como diz um amigo.

Ali eu já planejei minha viagem, ia pra Espanha, Itália, Bulgária, sei lá, mas ia pra lá.

Ok, primeiro eu preciso da grana para o avião, e uma grana para sair lá, comer e tal.

Peguei uma promoção de passagem, vendi uma bicicleta, arrumei outro emprego, e no fim juntei 600 euros.

Foi o máximo que deu e tinha que durar 3 meses, logo 200 euros por mês, seis euros e 60 centavos por dia, mais ou menos.

E o resultado: Conheci Itália, Espanha, Alemanha, República Checa.

Comi bem todos os dias, sai pra festas várias vezes, até paguei um mês de academia.

Claro que eu cozinhava minha própria comida quase todo dia, e ter uma refeição no Hostel ajuda bastante, mas não deixei de comer uma paella em Barcelona, uma pizza em Roma, nem deixei de experimentar um rolinho doce muito comum das ruas de Praga, o Trdelník.

Se você sabe que aquilo vai ser 12 euros, por exemplo, nos outros dias precisa saber que não vai poder gastar com mais uma cerveja naquele bar famoso.

E assim você vai administrando seu dinheiro, escolhe e dá prioridades, sem precisar deixar de fazer.

E como eu consegui? Bem, eu ia nos mercados maiores porque geralmente é onde tem as promoções e os preços mais justos. Umas duas vezes na semana eu passava no mercado do lado do hostel e via o jornal das promoções.

Em Barcelona por exemplo eu pagava 1 euro no saquinho de arroz de 1kg, comprava 3kg de batata por 2 euros, vegetais e legumes no mercado eram baratos também.

Pesquisava qual carne estava em promoção na semana, comprava já uns quilos que me manteriam a semana toda.

Eu acredito realmente que dá pra gastar até menos que 7 euros por dia. Eu não deixei de comprar chocolate, cerveja, salgadinho, porque entrava no orçamento.

Em Barcelona existem mercadinhos de esquina que são 24 horas, eles são mais caros que os mercados de rede maiores, então só comprava quando precisava mesmo.

Ah sim! O "Free Food", acredito que todo hostel possui um espaço onde as pessoas colocam os alimentos que não vão comer mais, sempre tem um macarrão, uma bolacha, ou algo bem estranho e inédito pra felicidade dos voluntários.

backpacking-in-europe

Eu paguei um mês de academia em Barcelona, me custou 50 euros, eu pesquisei qual rede era "low cost" e me matriculei.  Tem que ficar atento porque sempre existem promoções de matrícula grátis nas academias.

As festas que eu ia, sempre colocava meu nome na lista do evento, para ter um desconto, mas mesmo assim normalmente não são caras, o caro são as bebidas, tem que tomar cuidado pra não gastar muito.

Em Praga, por exemplo, a maioria das baladas tem entrada gratuita. Geralmente a galera que viaja em hostel tá sempre economizando, assim é mais fácil programar um passeio com pessoas que estão na mesma sintonia que você.

Mas eu afirmo que a coisa mais legal de tudo é conhecer as pessoas, aquelas que vão cruzar seu caminho em um museu, em uma festa ou no mercado e vocês só se verão uma vez na vida. Ou ainda aquelas que você vai conviver por um mês, trabalhando juntos e na hora do adeus prometer que vão se encontrar em outro país, numa outra ocasião, bem — não quero ser dramático — mas talvez nunca mais vão se encontrar novamente.

Ah! a vida é assim, é por isso que quando você encontrar uma pessoa, viva com ela o momento mágico que vocês estão compartilhando.

Quanta nostalgia me deu agora escrevendo isto...

Se você tem dúvidas ainda sobre viajar, dê uma volta na sua cidade e pense.

O mundo é muito grande pra viver somente em uma cidade! 


393b4f5cf2efa016593c31f5fce13b1e

Gustavo

"O mundo é muito grande pra se viver em apenas uma cidade" E é pensando nisso que eu escolhi te...

+ Ver mas

Oct 31, 2018


¿Te gusta? No te olvides de dejar Gustavo saber :-)


Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor