¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Hospedagem e refeição de graça como voluntária em Arraial do Cabo

Ser voluntário no Orlanova Hotel é um privilégio. Você poderá desfrutar de paisagens de tirar o fôlego e se banhar em praias de águas super transparentes de Arraial do Cabo.

4min

Praia Arraial do Cabo

Vou contar para vocês um pouco como foi minha experiência no Orlanova e como o hotel funciona. Voluntariei em Arraial do Cabo durante um mês e me inscrevi para a função de bartender, ajudante de cozinha e garçom, ou seja, o famoso pau pra toda obra.

Acabei trabalhando mais com a parte de mídias sociais, que era uma carência do hotel na época, porém acaba que ser voluntário é fazer de tudo um pouco. No tempo livre, pude conhecer bastante desse destino delicioso na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

1. Entenda melhor o hotel



Primeiramente, a estrutura de um hotel é outra, não tem uma cozinha de uso comum ou uma sala de convivência, até por isso que os voluntários possuem uma casa somente para eles. 

No Orlanova, a área que podemos chamar de área de convivência é o Bar/Restaurante, onde também fica a recepção, no primeiro andar do hotel. Lá possuem mesas que vez ou outra estão vagas e que você pode se sentar com seu notebook ou comer algo. 

Veja mais: Um guia recheado de dicas sobre o que fazer em Ilha Grande, Angra dos Reis



A cozinha do hotel não se pode usar. No máximo esquentar algo no micro-ondas, pedir um talher ou um prato, nada mais que isso. Já o bar é mais tranquilo, pode entrar para beber algo, tomar um café, ajudar nas louças, coisas do tipo. 

Outra coisa que é legal lembrar é que a limpeza dos quartos é feita por profissionais, então não existe voluntariado para essa área. Dar um help com a vassoura no restaurante está liberado, porém nos quartos dificilmente você irá entrar.

O hotel fica a beira mar, ou seja, para entrar no Orlanova é necessário literalmente pisar na areia. Não tem uma rua na frente do hotel e sim uma praia. Pense seriamente em trocar suas malas de rodinhas por um mochilão cargueiro se for para lá, rs. 

Continue lendo: Tudo o que você precisa saber para visitar o Parque Nacional Serra da Bocaina

2. A troca



Quando cheguei no hotel, notei a carência enorme que sofriam no âmbito das mídias sociais, como sou formada na área me ofereci para dar uma força nisso. 

Eles aceitaram e foi ótimo para mim, pois os frutos dessa experiência eu pude acrescentar em meu portfólio. 

De qualquer forma, já estando lá, sempre ajudei um pouco no bar, no restaurante e como garçonete também, principalmente no café da manhã.

Na vaga que exerci como social media tive horários muito flexíveis, literalmente trabalhei na hora que quis e nos dias que quis. O importante era entregar o que foi proposto. 

Os donos, Bruno e Fernando, e todos os outros voluntários e funcionários são muito tranquilos quanto aos trabalhos. Dificilmente você levará um puxão de orelha ou se sentirá sobrecarregado por estar recebendo trabalhos demais, tudo lá funciona muito bem, mesmo não sendo tão organizado.

O Orlanova é um hotel relativamente novo e os donos também são pessoas jovens e que estão aprendendo com o passar dos dias, então está tudo em fase de aprimoramento e organização. São pontos que não atrapalharão seu voluntariado, minha dica é: deixe fluir e curta a vista.

3. A equipe

Posso afirmar que o ambiente é ótimo para fazer bons amigos. Todos são super gentis, rapidamente você faz parte da família e isso tem seus pontos bons e ruins. Como em todas as famílias, há muito companheirismo, alegrias e boas risadas, mas também tem as discordâncias, as fofocas e os conflitos. Tente não tomar partido de nada e ser amigável com todos, afinal, você está de passagem, os problemas já estavam e continuarão lá após a sua partida.

Gratidão demais por cada ser que cruzou meu caminho nesse um mês!

Leia mais: O que fazer em Búzios: dicas de economia e melhores praias da região

4. A cidade



Arraial do Cabo tem praias de tirar o fôlego. As praias têm águas totalmente transparentes e areias bem claras, realmente faz jus ao apelido de Caribe Brasileiro. É também um local rico em trilhas, passeios de barcos, praias em ilhas, mergulhos, entre outras coisas mais.

Para vida noturna é melhor ir para Cabo Frio, que fica ao lado de Arraial. Rachando um Uber entre os amigos fica bem baratinho.

Em Arraial do Cabo a grande maioria da população, os chamados Cabistas, mora em casas no morro. Isso mostra bem a realidade do povo brasileiro, ponto que acho importante o turista também conhecer. 

Confesso que em poucos lugares que viajei me senti tão segura como em Arraial do Cabo. Lá dificilmente você vai ouvir falar sobre assalto ou algo do tipo. Dentro dos bairros (lugares que passará no caminho ao Orlanova) o clima é de família, criançada brincando nas ruas, papo nas calçadas e bares cheios com karaokê, tudo sempre em um leve clima de festa. 

Aos poucos as pessoas vão reparando que você sempre passa por ali e vão lhe dando oi. Em resumo, fique tranquilo que Arraial é sussa, rs.

Conheça a cidade maravilhosa, leia: 21 opções de passeios gratuitos no Rio de Janeiro

5. Você também tem que viver isso!



O hotel, a casa dos voluntários, a troca feita, a comida, as praias e as companhias, tudo foi de excelente qualidade. Consegui conhecer todas as praias da cidade, ganhei um passeio de barco e realizei um trabalho de fotografia massa para o hotel. Tirei um saldo super positivo em um mês. Gastei super pouco também, pois com todas as refeições inclusas e a maioria das praias tendo acesso a pé, é fácil economizar sendo voluntária.

Gratidão demais e que seja lindo para os próximos voluntários também. Qualquer dúvida, é só me chamar! 

Continue viajando pelo Rio de janeiro, conheça Paraty: 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor


Más sobre el tema