Lugares para viajar em Goiás barato e uma super dica de economia
Conheça os principais lugares para viajar em Goiás barato, com pontos turísticos bonitos e boas opções de lazer, estadia e alimentação, e saiba como não pagar por hospedagem.
11min
O Centro-Oeste brasileiro está recheado de lugares bonitos e pontos turísticos para viajar de forma econômica. Caso você queira fazer uma viagem inesquecível, encontrará diversos lugares para viajar em Goiás barato, com ótimas acomodações e gastronomia única.
Goiás é um dos melhores lugares para viajar no Brasil, abrigando vários destinos históricos, belezas naturais e cidades modernas. Ou seja, é um estado com roteiros muito interessantes para qualquer tipo de pessoa e intenção de viagem.
Seja a trabalho, férias ou num simples passeio de final de semana, você encontrará destinos inesquecíveis por lá. Confira a seguir os melhores lugares para viajar em Goiás barato.
Leia também: Caminho de Cora Coralina: tudo sobre a rota no interior de Goiás
8 lugares para viajar em Goiás barato
O estado de Goiás possui uma grande variedade de cidades turísticas que disponibilizam trabalhos voluntários e troca de estadia, passeios e outras experiências únicas que te aproximam da vivência local. Abaixo estão os principais municípios goianos para viajar e aproveitar essas oportunidades únicas.
1. Caldas Novas
Caldas Novas é um dos destinos turísticos mais famosos de Goiás. Conhecido como “Terra das Águas Termais”, é um dos lugares para viajar em Goiás mais procurados especialmente por famílias.
Opções de estadia e lazer não vão faltar, tanto em Caldas Novas quanto nas cidades ao redor. Os parques aquáticos são uma das principais atrações da cidade, com piscinas aquecidas naturalmente e ótimas opções gastronômicas.
A aproximadamente 140 km da capital Goiânia, é lugar bonito e bem localizado, permitindo que você visite outras cidades caso faça uma estadia mais longa. Para saber mais, confira esse guia completo sobre o que fazer em Caldas Novas.
2. Pirenópolis
Na região de Caldas Novas está localizado outro famoso destino turístico em Goiás, a cidade de Pirenópolis, que fica entre Goiânia e Brasília. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Pirenópolis está muito ligada à natureza, oferecendo opções de lazer como ecoturismo, trilhas, rapel, cachoeiras, montanhismo e muito mais. Assim, também é uma ótima opção para aqueles turistas que gostam de atividade física e adrenalina em meio aos dias de descanso e relaxamento.
Além disso, você encontra no centro histórico da cidade muito sobre o passado do Brasil em meio a arquitetura, lojas e restaurantes. Por estar em uma localização central, pode ser uma ótima opção de viagem de final de semana em meio às férias ou em um feriado.
Pirenópolis é frequentemente encontrado como destino em listas de lugares para viajar curtindo a natureza e gastando pouco e é, sem dúvidas, um um dos melhores lugares para viajar em Goiás barato.
Quer saber mais? Veja nosso artigo completo sobre o que fazer em Pirenópolis.
3. Cavalcante
Outra cidade que mistura muita beleza natural e referências históricas e culturais importantes sobre o Brasil é Cavalcante. Nela está localizada a maior comunidade quilombola do Brasil, o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga.
A cidade também resguarda a maior porcentagem do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ou seja, Cavalcante possui diversas cachoeiras, rios e lagos de água límpida, apropriados para banho.
É um destino que mistura ecoturismo, história, cultura, lazer e tranquilidade.
Se estiver pensando em ir para a região, sugerimos ler nosso guia de cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.
4. Alto Paraíso de Goiás
Uma das cidades mais famosas de Goiás, Alto Paraíso é outra importante cidade-base para se explorar a Chapada dos Veadeiros, com suas diversas trilhas, cachoeiras e lindas paisagens. Além disso, Alto Paraíso é considerado um lugar espiritual para renovar as energias.
A cidade tem como principal fonte de renda o turismo e oferece uma vasta variedade de hotéis, pousadas, restaurantes, eventos e pontos turísticos para você aproveitar diversos dias de estadia.
Localizada a um pouco mais de 400 km da capital Goiânia, essa cidade é o local perfeito para quem busca uma viagem relaxante, fugindo do caos e cansaço da rotina e das cidades grandes.
Por tais motivos o Alto Paraíso de Goiás é uma das melhores escolhas entre os lugares para viajar em Goiás.
Leia também:
- 8 dias de retiro e imersão na Chapada dos Veadeiros como voluntário
- O que fazer em Brasília: as melhores atrações da capital nacional
5. Parque Nacional das Emas
Ao falar em beleza natural em Goiás, não podemos deixar de citar o Parque Nacional das Emas, um destino turístico muito visitado devido ao fenômeno natural da bioluminescência, que é o brilho em tons de verde dos abundantes cupinzeiros locais.
O ápice desse fenômeno acontece entre outubro e novembro, gerando belas fotos e momentos inesquecíveis. Esse efeito natural também gera um clima muito romântico para curtir ao lado de quem você ama. Sendo assim, o Parque Nacional das Emas é um dos principais lugares para viajar em Goiás e conhecer suas belezas naturais.
6. Cocalzinho de Goiás
Se você gosta de cidades pequenas, mas surpreendentes em suas possibilidades turísticas, então precisa conhecer Cocalzinho de Goiás. A cidade é um dos lugares mais bonitos para se viajar do Brasil.
Um dos seus principais pontos turísticos é a Caverna dos Ecos, com uma formação rochosa de diferentes cores e o maior lago subterrâneo de toda a América Latina. Outra opção interessante é ir à tirolesa Voo dos Pirineus, com 567 metros de comprimento.
O município faz divisa com Pirenópolis, sendo possível viajar entre as cidades de forma fácil e rápida.
7. Vila Propício
Esse é um dos destinos ideais para quem ama natureza e aventura, pois nesse município está localizado o segundo maior complexo de grutas do Centro-Oeste brasileiro. Ao todo, são 50 cavernas para explorar e conhecer a geografia local, sendo as principais delas a Chico Pina, Cearense, Dois Irmãos e Samambaia.
Além disso, existe o Lago Azul, um ponto perfeito para quem curte mergulhar e aproveitar águas mansas. Outro ponto para quem gosta de água, é a Cachoeira Rio dos Patos. Ou seja, além de muita beleza natural, é um local perfeito para relaxar e apreciar a tranquilidade.
8. São Domingos
Nesse município está localizado um dos pontos turísticos mais bonitos de Goiás, o Parque Estadual de Terra Ronca. Esse local é o maior parque espeleológico da América, ou seja, possui a maior área de cavidades naturais e formações rochosas do continente.
Nele é possível ver as belezas que foram geradas através de anos de ação natural, com diferentes formas e cores. Outro ponto que atrai turistas para o local são as atividades de rapel, escalada e outros esportes radicais praticados na região.
Essa é uma ótima opção de cidade para pessoas que curtem explorar aventuras em diferentes locais conectados com a natureza. Com certeza essa visita gera lindas fotografias em meio aos paredões rochosos e é uma excelente escolha entre os lugares para viajar em Goiás.
Parques para conhecer em Goiás barato
Uma das principais atrações para se realizar em Goiás barato são as visitas aos parques aquáticos de águas termais. Também existem opções com outros temas, mas a maior parte deles se aproveita dessa peculiaridade geográfica para atrair famílias e turistas.
O circuito das águas quentes é uma ótima região para quem busca uma viagem relaxante e ao mesmo tempo cheia de opções de lazer. Pois, além das águas termais, há uma variedade de opções de gastronomia, shows, aventuras e muito mais.
Outro ponto é que alguns hotéis contam com parcerias com parques aquáticos, então você pode aproveitar sua estadia e garantir um dia nas águas termais dos variados parques. Confira abaixo uma lista dos principais parques de Goiás.
Leia também:
- Guia completo para planejar sua viagem para Caldas Novas
- Quer gastar pouco e curtir a natureza? 5 destinos brasileiros
1. Hot Park
Localizado no município de Rio Quente, esse parque aquático tem como foco programas familiares, lazer e descanso. Ao todo, são 15 variadas atrações com águas termais para todas as idades aproveitarem.
Além disso, o Hot Park conta com uma bela paisagem natural cercando sua área de piscinas naturais. Atualmente, ele funciona todos os dias das 10h às 17h, inclusive com o “Clubinho da Criança”, que conta com brinquedos infantis e uma equipe de recreação especializada para tomar conta dos filhos enquanto os pais descansam.
É possível comprar entradas tanto pelo site, quanto na portaria do parque, mas esteja atento para promoções e preços exclusivos.
O Hot Park é para quem busca lugares para viajar em Goiás em família e desfrutar de ótimas opções de lazer.
2. Arca Parque
Localizado na cidade de Trindade que fica a 35 minutos de Goiânia. O Arca Parque é considerado um dos maiores complexos aquáticos do Centro-Oeste brasileiro. Além disso, a variedade de brinquedos, atividades e opções de lazer é enorme.
Elas vão de piscinas aquecidas até Stand Up Paddle, lagos de pesca, pedalinhos, caiaque, campo de futebol, fazendinha com animais, rancho para realização de eventos, quiosques com churrasqueira e muito mais.
Outro ponto forte do parque são as opções gastronômicas durante todo o dia com opções de refeições, lanches, bebidas e doces. Ele funciona nas sextas, sábados, domingos e feriados das 09h às 17h30. Você pode conferir os planos e pacotes através do site do Arca Parque.
3. Water Park
Localizado em Caldas Novas, o Water Park é um ótima opção de lazer para quem está em uma das mais movimentadas cidades turísticas de Goiás. O local conta com piscina de ondas, Lazy River, toboáguas, equipe de recreação infantil e muito mais.
Seus horários de funcionamento beneficiam os diferentes tipos de visitantes, pois está aberto de sexta a quarta-feira, das 10h às 17h. Além disso, o grupo que administra o Water Park também conta com opções de hospedagem para quem quer aproveitar da melhor forma as opções de lazer.
A cidade de Caldas Novas, já abordada em outros artigos aqui no Blog da Worldpackers, está entre os melhores lugares para viajar em Goiás.
Leia também:
- Turismo afrocentrado: roteiros que valorizam a cultura negra
- Conheça as 8 maiores festas populares brasileiras como voluntário
Eventos típicos de Goiás para conhecer
Além das opções de lazer, você pode visitar Goiás para conhecer e aproveitar as festas locais durante suas viagens. O estado tem grande importância na história brasileira, então conhecer seus costumes é como mergulhar na formação da sociedade brasileira.
1. Festa do Divino Pai Eterno
Anualmente, na cidade de Trindade, a Festa do Divino Pai Eterno acontece como um dos maiores eventos religiosos do Centro-Oeste. Ao todo, cerca de 4 milhões de pessoas visitam a “Capital da Fé de Goiás” para participar dessa celebração.
Na cidade também foi construído o Santuário Basílica de Trindade, permitindo uma imersão na história religiosa da região. Na época da Festa, os viajantes enchem a basílica para orar e também ver todo o evento.
Inclusive, a romaria de Carros de Boi do Divino Pai Eterno que acontece junto do evento foi considerada patrimônio cultural brasileiro em 2016. Por fim, ela ocorre entre a última semana de junho e o primeiro domingo de julho, ou seja, próximo do período de férias escolares, o que ajuda os visitantes a levarem sua família.
2. Exposição Nacional de Orquídeas
Goiás está muito ligado à natureza, então, não pode faltar eventos com a temática na região. A Exposição Nacional das Orquídeas acontece normalmente no terceiro final de semana de maio, no município de Piracanjuba.
Em 2023, acontecerá sua 40ª edição, então pode ser uma boa oportunidade de conhecer os pontos turísticos de Goiás e ainda aproveitar um festival nacional. Além das belas planas, você pode aproveitar shows, comidas e atividades específicas que acontecem em cada edição.
3. Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)
Outro evento que promove cultura e conexão com o meio ambiente, o FICA é promovido pelo Governo do Estado de Goiás. A intenção é incentivar o pensamento e produção de conteúdos audiovisuais com foco na preservação da natureza.
Além disso, outras ações são realizadas em paralelo com o evento, como palestras, oficinas, atividades educativas e shows. O FICA acontece anualmente na cidade de Goiás, no mês de junho e é uma ótima opção cultural para quem gosta de viajar e conhecer mais sobre o cenário local.
Independente do motivo da sua viagem ser religioso, cultural, lazer ou qualquer outro, um ponto é certeiro: existem lugares para viajar em Goiás para todos e para todas.
É possível ir para a Chapada dos Veadeiros gastando pouco?
Você deve ter reparado que um destino turístico em Goiás se repetiu aqui neste artigo, ao falarmos de duas cidades diferentes: a Chapada dos Veadeiros. Esse é um dos locais mais visitados do estado, e não por acaso.
No ano de 2001 o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural. Nele você encontra trilhas e cachoeiras únicas, além de uma linda vegetação.
Oficialmente, existem quatro trilhas que você pode realizar dentro do parque, cada uma levando a diferentes pontos. Antes de iniciar qualquer uma delas, os visitantes veem um vídeo explicativo de autocuidados e de preservação do ambiente.
Antigamente não havia taxas para acessar o parque, mas como forma de incentivar o cuidado e reverter dinheiro para a manutenção do local, passou a ser cobrada taxa para todos os visitantes, que atualmente é de R$ 20 para brasileiros.
Além do parque em si, existem centenas de atrativos na região, entre cachoeiras, poços, rios, trilhas e mirantes. Quase todos os atrativos mais famosos ficam em propriedades privadas, então também é preciso pagar uma taxa para entrar, que geralmente vai de R$ 30 a R$ 50.
Outros custos para viajar até a Chapada dos Veadeiros
Além dos gastos com as entradas para os atrativos, para viajar na Chapada dos Veadeiros você deve considerar os custos com hospedagem, alimentação e deslocamentos.
A maioria dos atrativos mais populares entre turistas não requer a contratação de guia, mas para os que ficam no território Kalunga você deve contratar um guia local e pagar uma diária, e para trilhas pouco demarcadas e mais desafiadoras em outras partes da Chapada também é recomendável ir com guia.
Como quase todas as trilhas e cachoeiras ficam distantes das áreas urbanas, com exceção do Parque Nacional (que fica a cerca de 1km da Vila de São Jorge, que faz parte de Alto Paraíso) e alguns outros lugares, você deve considerar também os gastos com deslocamento.
Se não for com veículo próprio, você pode alugar um carro ou contratar uma agência ou guia com carro. Outra opção para reduzir os custos é pegar carona, uma prática muito comum por lá.
Para mais dicas de economia, leia também nosso guia de atrações gratuitas na Chapada dos Veadeiros.
Como economizar na Chapada dos Veadeiros e outros destinos em Goiás
Em relação à hospedagem e alimentação, temos uma dica preciosa: na plataforma Worldpackers você encontra vagas de trabalho voluntário nas mais diversas áreas como recepção, serviços gerais, plantio e muito mais. Nesse tipo de voluntariado você troca algumas horas de trabalho por acomodação, economizando assim o valor que seria gasto com hotel.
Além disso, muitas das vagas incluem outros benefícios, como refeições, passeios gratuitos e acesso a uma cozinha coletiva, o que permite reduzir muito os custos com alimentação.
É possível fazer voluntariado em Cavalcante, Pirenópolis e Alto Paraíso, além de outras partes do estado. Olha só alguns exemplos de vagas de voluntariado em Goiás através da Worldpackers:
- Explore a Chapada dos Veadeiros em um casa especial
- Ajude no turno da noite e conheça a Chapada dos Veadeiros durante o dia
- Seja parte de um projeto multicultural na Chapada dos Veadeiros
Ficou curioso? Veja o vídeo abaixo para entender melhor como funciona o voluntariado pela Worldpackers:
E aí, o que está faltando para fazer seu voluntariado no estado de Goiás e conhecer os melhores lugares para viajar por lá? Deixe suas dúvidas nos comentários! E para mais dicas de viagem, continue aqui no blog e confira também nossas redes sociais: Instagram, Tiktok e Youtube.