¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

10 lugares de Norte a Sul para viajar sozinha no Brasil

Se você está interessada em saber tudo que o país pode oferecer e ainda gastar pouco, confira a nossa lista de lugares para viajar sozinha no Brasil.

Nathalia

Abr 16, 2020

6min

Confira a lista que lugares para viajar sozinha no Brasil

Nenhum livro ou artigo na internet terá a capacidade de explicar completamente o que é o Brasil. Nosso país é grandioso demais. Não cabe em palavras. Cada cantinho dele apresenta seus dialetos, suas histórias, costumes, culturas e paisagens.

É preciso sentir isso, ou melhor, vivenciar, para realmente compreender tudo o que ele é e o que também somos.

Penso que conhecer nosso país é conhecer um pouco sobre nós mesmos. Por isso, listei lugares para viajar sozinha no Brasil e conhecer um pouco dessa riqueza cultural.

Se você está pensando em viajar sozinha para se conhecer, se encontrar ou simplesmente para aproveitar as férias, recomendo que faça isso no Brasil. Motivos não faltam.

Afinal, precisamos conhecer nossa história, entender nosso povo e recuperar a estima de sermos brasileiros (que não está muito alta, não é verdade?). Além disso, viagens nacionais podem ser muito mais econômicas.

Os 10 lugares que eu recomendo para viajar sozinha no Brasil são:

  1. Foz do Iguaçu, Paraná;
  2. Ouro Preto, Minas Gerais;
  3. Recife, Pernambuco;
  4. Olinda, Pernambuco;
  5. João Pessoa, Paraíba;
  6. Pipa, Rio Grande do Norte;
  7. Alter do Chão, Pará;
  8. Chapada Diamantina, Bahia;
  9. Porto Seguro, Bahia;
  10. São Paulo, São Paulo.

Já está convencido a percorrer as estradas brasileiras? Então, vamos ao que interessa.

Coloca aí no seu roteiro 10 lugares para você viajar sozinha no Brasil:

1. Foz do Iguaçu, Paraná

Lugares para viajar sozinha no Brasil: Foz do Iguaçu, Paraná

A cidade está entre os melhores destinos para viajar, segundo eu mesma, que já estive lá duas vezes e me apaixonei.

Foz do Iguaçu é uma cidade multicultural, pois faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. Arrisco dizer que é a cidade do Brasil onde mais você conseguirá sentir a união latina.

Por que? Além de fazer fronteira com os países que citei anteriormente, lá está a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que recebe alunos de toda a América Latina.

É comum caminhar pelas ruas e ver, por exemplo, um brasileiro falando em português com um argentino, que responde em espanhol. É lindo de ser ver.

Além disso, em Foz do Iguaçu você encontrará muitas atrações interessantes como: as Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Templo Budista, Marco das Três Fronteiras e Usina de Itaipu.

O bônus é que você poderá conhecer com facilidade a cidade de Puerto Iguazu, na Argentina, e a Ciudad del Este, no Paraguai.

2. Ouro Preto, Minas Gerais

Lugares para viajar sozinha no Brasil: Ouro Preto, Minas Gerais

Acredito que é preciso entender o passado para compreender o futuro. Quando falamos de Brasil, entender o passado é uma necessidade urgentíssima.

Um destino interessante para fazer isso é Ouro Preto. Situada em um vale profundo de montanhas, a cidade mineira possui marcas da escravidão e é uma aula de história a céu aberto sobre a colonização portuguesa.

Todavia, Ouro Preto não é só história. Ali, você também se encantará com belezas naturais como a Cachoeira das Andorinhas e na Mina Du Veloso.

3. Recife, Pernambuco

Lugares para viajar sozinha no Brasil: Recife, Pernambuco

Recife pode ser considerada uma cidade grande, mas não é qualquer cidade grande. É aquela que mistura a tranquilidade das praias com diversidade cultural, calor humano e gente feliz. Recife e única.

Por lá, você pode conhecer mais sobre a dança recifense no Paço do Frevo. Também pode saber mais sobre o dia a dia do homem sertanejo do Museu Cais do Sertão.

Na cidade ainda é possível fazer um passeio histórico pelo Recife Antigo e admirar prédios seculares. Além de tudo isso, você pode curtir, é claro, as belas praias.  

4. Olinda, Pernambuco 

Pernambuco é um ótimo estado brasileiro para viajar sozinha

Dizem que a cidade possui o melhor carnaval de Pernambuco. Se é verdade mesmo, não sei. O que sei é que Olinda, assim como Recife, tem que ficar no roteiro de quem visita Pernambuco.

A cidade tem um centro histórico incrível. Caminhando por ruas estreitas de paralelepípedo, você vai se deparar com casinhas antigas e coloridas, com igrejas antiquíssimas.

Especificamente no Alto da Sé há um mirante onde é possível ver toda a cidade e contemplar um lindo pôr do sol. Olinda ainda é ótima para quem procura tranquilidade e curte pegar uma praia.

5. João Pessoa, Paraíba

Lugares para viajar sozinha no Brasil: João Pessoa, Paraíba

O destino onde o sol nasce primeiro nas Américas é considerada, pela ONU, como a segunda mais verde do mundo.

João Pessoa tem um charme especial.

Além de suas lindas praias de águas claras, ela possui um patrimônio histórico e cultural impressionante. Não por acaso, já que ela é a terceira cidade mais antiga do país.

Quem visita Jampa não pode deixar de conhecer sua parte histórica e desfrutar de praias como: Tambaú, Cabo Branco e Bessa.

6. Pipa, Rio Grande do Norte

Pipa é um destino paradisíaco e ótimo para quem busca viajar sozinho no Brasil

Qualquer lista de destinos brasileiros escritos pela minha pessoa terá Pipa. Sou loucamente apaixonada pelo destino por vários motivos.

Primeiro: suas praias são muito preservadas e são realmente lindas.

Segundo: o destino tem uma energia toda especial. Não por acaso, diversos viajantes largam a estrada para viver lá.

Terceiro: é segura.

Quarto e último motivo: mesmo sendo uma região preservada e pequena, Pipa conta com ampla estrutura. Quer comer barato? Lá você consegue. Quer curte a noite? O destino é o lugar certo.

7. Alter do Chão, Pará

Pará é uma sugestão para viajar sozinho no Brasil

Se você nunca escutou ou dançou Carimbó, precisa conhecer o Pará. Faça isso especificamente em Alter do Chão, uma vila, de Santarém, que possui apenas dois mil habitantes.

Você deve estar se perguntando “por que eu vou tão longe só para ouvir Carimbó?”. Tem razão. Não precisa ir tão longe para escutar Carimbó, mas você precisa realmente conhecer Alter do Chão.

A vila está localizada no meio coração da Floresta Amazônica e vem atraindo cada vez mais turistas e mochileiros por conta das suas belezas. A galera já está até dizendo que Alter é o caribe brasileiro.

Por lá, você poderá conhecer praias paradisíacas, entrar em grupo na floresta, curtir a noite (aproveita e dança carimbó. recomendo), comer comidas típicas e, se quiser, só ficar realmente de boas curtindo a tranquilidade.

8. Chapada Diamantina, Bahia

Lugares para viajar sozinha no Brasil: Chapada Diamantina

Na Chapada você poderá ter um total imersão com a natureza. Se por acaso curte ecoturismo e aventura, esse é o seu próximo destino.

A região conta com cachoeiras, vegetação preservada, grutas, trilhas e cidades charmosas.

A dica para quem quer conhecer o Parque Nacional da Chapada Diamantina é se hospedar em Lençóis, que conta com aeroporto e tem boa infraestrutura.

Já em relação aos passeios, é recomendado fazer com agências, pois muitos são em meio à natureza.

9. Porto Seguro, Bahia

Lugares para viajar sozinha no Brasil: Porto Seguro

“Porto Seguro não é aquela cidade que a galera do terceiro ano vai?”, “Que é conhecida pela agitação, pegação e lindas praias?”. Se pensou isso, de certa forma, você está certo. Só que Porto Seguro é muito mais. É o lugar onde foi fundada a primeira vila do Brasil, no século 16.

Por lá, você pode conhecer mais sobre a chegada dos portugueses e sobre o processo de colonização, já que Porto Seguro ainda mantém de pé pontos de referências a essa época como: as ruínas da primeira igreja, da primeira escola jesuíta e o Marco da Posse.

Além disso, Porto Seguro é cidade com aeroporto mais próxima de conhecidos paraísos brasileiros, como Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva. 

10. São Paulo, São Paulo

São Paulo é a cidade mais populosa no país e destino de muitos viajantes sozinhos

Relutei para colocar a cidade na lista. Isso porque sou paulistana e talvez meus olhos já viciados não consigam identificar o potencial da capital.

Só que aí me coloquei no lugar de quem não é da cidade e percebi que esse, com toda certeza, seria um destino interessante para conhecer.

São Paulo é gigante, você já deve saber. Lá você encontra todas as tribos, manifestações cultural de todo o tipo, diversos restaurantes, museus, parques. Enfim, é possível encontrar de tudo um pouco.

O que eu, como paulistana, recomendo é que você conheça pontos como: Memorial da América Latina, Japan House, Parque Ibirapuera, Avenida Paulista (no domingo, pois é fechada e tem um clima diferente), Terraço Itália (tem um mirante legal), Pico do Jaraguá, Memorial da Resistência (local que era uma prisão da época da ditadura) e o Bairro da Liberdade.

Para ajudar, o expert Cadu Cassau deu algumas dicas para viajar sozinho pelo Brasil:

Esses são os lugares para viajar sozinha no Brasil que podem proporcionar muito conhecimento sobre o nosso país e que não vão te decepcionar.

Curtiu o artigo? Deixe seu “obrigado” aqui no site.



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema