¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

24 dicas do que fazer no Porto, em Portugal, gastando pouco

A cidade tem uma a mistura de clima de praia, atrações turísticas ricas em história e uma vida noturna agitada. Por isso, confira essas dicas do que fazer em Porto.

Jéssica

Feb 11, 2021

9min

No geral, Porto é uma cidade econômica e perfeita para mochileiros. Os valores de acomodação, restaurantes e atrações turísticas são mais baixos quando comparados com outras cidades turísticas da Europa.

A cidade é rica em história e cultura, além de ter o seu centro histórico reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Por isso, qualquer viajante que passar por lá vai se encantar com o clima de cidade. 

Confira minhas dicas do que fazer no Porto, em Portugal:

Dicas de locomoção:

1. Como chegar?

A cidade do Porto possui um aeroporto chamado Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com uma arquitetura moderna e com uma grande variedade de rotas e companhias aéreas operando por ali, inclusive as companhias Low Cost - de baixo custo.

Para se locomover do aeroporto ao centro da cidade as opções mais indicadas são:

  • Metrô 

Caso você esteja com pouca bagagem, existe uma estação dentro do aeroporto, o que facilita muito o acesso. Antes de se dirigir à estação, você precisa comprar o seu bilhete em um Posto de Turismo.

Custo do metrô: Cartão Andante (0,60) + bilhete Z4 (2,00), ou você já pode comprar direto um cartão Andante Tour que te dá direito à viagens ilimitadas. Falo mais sobre ele na dica número 2.

  • Táxi 

Para te ajudar com as suas malas e se você prefere conforto.

Custo da corrida de táxi ou Uber: de 15 a 20 euros até o centro da cidade.

2. Como se locomover dentro de Porto

O transporte público funciona muito bem em Porto, sendo assim, não existe a necessidade de alugar um carro por lá.

Para utilizar o transporte público dentro da cidade de Porto, basta comprar o seu cartão Andante Tour. Ele te dá direito a utilizar o metrô, o trem e os ônibus da cidade de forma ilimitada de acordo com a quantidade de horas que você comprar. Por exemplo:

  • Andante Tour 1 

Com este passe Andante Tour você pode utilizar seu bilhete por 24 horas corridas à partir da sua primeira utilização e validação do passe. 

Custo: 7 euros.

  • Andante Tour 3

Com este passe Andante Tour, você pode utilizar seu bilhete por 72 horas corridas à partir da sua primeira utilização e validação do passe. 

Custo: 15 euros.

Cada pessoa deve possuir um cartão Andante Tour e você precisa validar todas as suas viagens, caso não faça, correrá o risco de ter que pagar uma multa. Existe sempre uma máquina de validação nas estações ou dentro dos ônibus.

Você encontrará o cartão Andante Tour nos Postos de Turismo espalhados pela cidade e no aeroporto. 

Dicas de onde ficar em Porto:

Porto conta com diversas opções de hostels para se hospedar durante a sua viagem.

Você sabia que, para economizar mais ainda durante as suas viagens e ainda viver experiências incríveis convivendo com locais, aprendendo mais sobre o dia a dia da cidade, você pode utilizar a plataforma da Worldpackers?

Você doa algumas horas de trabalho por dia e em troca recebe a acomodação e outros benefícios. Não deixe de verificar as oportunidades de trabalho voluntário em hostel, ONGs ou projetos ecológicos no Porto na plataforma. 

Selecionamos alguns hostels com oportunidades abertas para vocês:

3. Oporto Music Hostel 

Que tal ajudar 25 horas por semana na recepção de um hostel, recebendo aos hóspedes, ajudando na limpeza e na preparação dos quartos e instalações?

Em troca, você recebe hospedagem, café da manhã e pode usar a lavanderia do local. 

4. Eden House Porto



É professor(a) de yoga? Que tal trocar os seus conhecimentos dedicando algumas horas do seu dia com aulas para os hóspedes de um hostel em troca de hospedagem?

5. Nice Way Porto Hostel

Se a sua habilidade é fazer drinks, esta é a oportunidade ideal para você. Ajude no bar e na promoção de festas do hostel em troca de hospedagem e café da manhã. 

Dicas de onde comer em Porto:

Na cidade do Porto encontramos uma gastronomia mediterrânea e atlântica, com pratos ricos em legumes e verduras, peixes e azeite de oliva. Fica inclusive difícil escolher entre as diversas opções de restaurantes e tabernas da cidade.

Listamos os principais pratos típicos da cidade e os restaurantes mais em conta para que você possa provar às especialidades sem gastar muito.

6. Francesinha

Este é um delicioso sanduíche no prato, tradicional do Porto. Basicamente são duas fatias de pão recheadas com várias camadas de carne e cobertas por uma camada caprichada de queijo, ovo frito e batata fritas.


Francesinha, prato típico do Porto

Onde comer?

  • Café Santiago

Este prato é a especialidade de casa. Apesar de ser conhecido como referência no assunto e ser bastante procurado pelos turistas, o almoço por aqui sai por menos de 10 euros. Além disso, se você estiver em duas pessoas e não for de comer muito, com toda certeza pode dividir um prato de Francesinha, já que este é muito bem servido.

Endereço: Rua de Passos Manuel, 226.

Horário de atendimento: fechado às quartas-feiras e domingos. Para todos os outros dias, aberto das 12h às 22h45.

7. Pastel de Nata

Os tão famosos Pastéis de Belém, como são conhecidos por muitos,  não podem ficar de fora do seu cardápio enquanto passeando pela cidade de Porto.

Onde Comer?

  • Fábrica da Nata

O ambiente e a decoração local é um charme só. Você consegue acompanhar todo o processo de elaboração da sobremesa e ainda provar a um pastel de nata fresquinho que acabou de sair do forno. Peça um café para acompanhar e pague apenas 1,60 euros pela combinação.

Endereço: Rua de Santa Catarina, 331/335.

Horário de atendimento: aberta todos os dias das 08h às 23h.

8. Tripas à moda do Porto

Este é um daqueles pratos perfeitos para os dias de inverno ou quando precisamos de algo de “sustância”, como diria a minha avó. Por ser um prato robusto e considerado pesado por muitos, existe a teoria de que ou você ama ou você odeia as famosas Tripas à moda do Porto.

Onde comer?

  • A Cozinha do Manel

Todos os pratos deste restaurante são verdadeiramente da cozinha típica portuguesa. Sendo assim, opções não faltarão. O ambiente é todo temático, tornando o lugar ainda mais aconchegante. 

Você pode provar o famoso prato de Tripas à moda do Porto por apenas 11 euros. A porção é muito bem servida, sendo assim, dividir para duas pessoas é uma opção super recomendada.

Endereço: Rua do Heroismo, 215.

Horário de atendimento: fechado aos domingos. Nos outros dias, aberto do 12h30 às 15h para almoço e das 19h30 às 22h00 para jantar. 

Outras opções de restaurantes em conta pela cidade do Porto:

9. A Casa Guedes 

Sanduíches e aperitivos - média de 5 euros por pessoa.

Endereço: Praça dos Poveiros, 130.

10. A Sanderia do Porto 

Menu para almoço por 6 euros e lanches por 4 euros.

Endereço: Rua dos Caldeireiros, 85.

Principais pontos turísticos do Porto:

São muitas as opções de passeios turísticos em Porto. Listamos as mais variadas atividades e pontos de interesse, gratuitos e pagos, para que você escolha os seus favoritos e monte o seu roteiro de forma personalizada.

11. O Rio Douro e suas pontes

Vale a pena explorar o Douro através de um pequeno cruzeiro pela extensão do rio que passa pelas seis famosas pontes do Porto. O passeio dura cerca de uma hora e pode ser feito em um final de tarde. 

Preço: 15 euros e não é necessário realizar reservas antecipadas. 

12. Igreja de São Francisco


Rio Douro, Porto, Portugal

Se você gosta de observar construções históricas no estilo gótico, vale a pena conhecer esta construção histórica que foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Suas estruturas externas e internas impressionam com a riqueza dos detalhes esculpidos. A visitação custa 4 euros. 

13. Palácio da Bolsa

Um dos edifícios mais bonitos do Porto. Porém, a entrada às instalações do prédio é paga. É necessário comprar as entradas com antecedência pelo site: Palácio da Bolsa

14. Praça da Ribeira e região - o distrito mais antigo da cidade de Porto

Dê uma volta por essa praça de origem medieval e a mais antiga do país, que conta com diversos restaurantes e lojas de artesanato, além de uma incrível e histórica arquitetura portuguesa.

A praça é conhecida por ter sempre alguma atividade ou música rolando e possuir uma atmosfera bem alegre. Um ótimo lugar para se divertir, e de graça.

Vale a pena andar pelas ruazinhas da região de Ribeira e curtir as diversas opções de bares e restaurantes com mesas do lado de fora, com vista para o rio Douro.

15. Museu do Vinho do Porto

Localizado pela região de Ribeira, você pode realizar visitas guiadas com direito à degustação no final do passeio. Eles oferecem diferentes tipos de ingressos dependendo dos serviços oferecidos. O mais simples deles custa: 7,50 euros. 

16. Jardins do Palácio de Cristal

Lugar perfeito para uma caminhada tranquila em um fim de tarde. Além dos belos jardins, que estão sempre muito bem cuidados, o local oferece uma vista privilegiada da cidade do Porto. É também um jardim botânico com diferentes espécies e tipos de flores e plantas. Entrada gratuita.

17. A Vila Nova de Gaia

Esta é a região considerada casa do vinho do Porto. Por aqui você pode conhecer os diversos produtores do produto e fazer degustações de vinhos na maioria delas. Os passeios e degustações possuem preços bem acessíveis e são feitos em vários idiomas.

É uma daquelas regiões portuárias perfeitas para passar uma tarde inteira passeando e aproveitando a atmosfera agradável local. 

18. Mosteiro da Serra do Pilar

Não deixe de visitar este lugar! De lá de cima do mosteiro você terá uma das vistas mais lindas do Rio Douro, além de curtir o trajeto até lá que é feito por um teleférico que sai das Margens do Rio Douro.

19. Praia de Matosinho e Praia de Miramar


Praia de Miramar, Capela Senhor da Pedra ao fundo

Além de destino cultural, Porto é muito buscada pelos turistas por contar com praias para os dias mais quentes do verão.

A praia de Matosinho é uma das mais procuradas pelos turistas, já que conta com uma orla com diversos restaurantes com pratos típicos portugueses e possui uma faixa de areia bem larga, que acaba ficando bem cheia durante o verão.

Já a praia de Miramar conta com uma atração à parte que é a Capela Senhor da Pedra, que foi construída em um rocha beira mar e chama a atenção de quem passa pelo local.

Você também pode ver algumas cidades perto do Porto para curtir o dia.

20. Distrito de Baixa

Por esta região, que fica em torno da Avenida de los Aliados, estão algumas atrações turísticas, atividades e lugares que merecem sua visita. Explore um pouquinho da região ao caminhar por suas ruazinhas.

21. Câmara Municipal

Existem visitas guiadas abertas ao público que acontecem nos primeiros domingos de cada mês. Fique atento porque as vagas costumam esgotar rápido e normalmente são preenchidas com três ou quatro meses de antecedência. 

Os agendamentos são feitos por telefone, mas você pode consultar mais informações no site oficial: Câmara Municipal.  

Valor: em torno de 2,50 euros.

22. Torre dos Clérigos e Igreja do Carmo

Para os fãs de história e construções arquitetônicas antigas, essas duas atrações merecem a visita.

Uma delas é uma torre de mais de 75 metros de altura do século XVIII, onde do alto da construção é possível ter uma vista 360º da cidade.

A outra é a Igreja do Carmo, uma construção que te encantará com a riqueza de detalhes, tanto por fora como por dentro. A visita custa 2,50 euros.

23. Livraria Lello


Livraria Lello

O fãs de Harry Potter com certeza já ouviram falar deste lugar. Diz a lenda que a escritora dos livros estava morando no Porto enquanto escrevia o primeiro livro da saga e que ela sempre frequentava a livraria. Acredita-se que as escadarias do local a inspirou na descrição da escadaria da escola de bruxaria de Hogwarts.

Além disso, o local é considerado por muitos como a livraria mais bonita do mundo e está sempre cheia de turistas. Por esse motivo, uma maneira de controlar a entrada é a venda de ingressos antecipados através do site Livraria Lello
Preço: o ingresso custa 5 euros, mas este valor é descontado da sua conta caso você venha a comprar algum livro no local.

Vale muito a pena a visita!

24. Vida Noturna - Rua Galeria de Paris

Esta é a rua principal quando falamos de vida noturna na cidade do Porto.
Os portugueses possuem o costume de comprar um copo da sua bebida favorita e ficar do lado de fora dos bares, conversando com os amigos e curtindo a noite. 

Isso faz com que a rua esteja sempre cheia de pessoas, principalmente nos finais de semana. Existe sempre diversos eventos acontecendo ao mesmo tempo. 

Além de ser um país incrível para passear e conhecer mais sobre a cultura local, já que faz parte da nossa história, Portugal aparece na lista dos melhores destinos de intercâmbio, com universidades renomadas e reconhecidas em diversas áreas. 

Depois destas dicas do que fazer no Porto, em Portugal, você já pode planejar sua viagem para essa cidade tão incrível que é Porto. 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor




Más sobre el tema