Passeios e praias perto de Paraty que você pode conhecer em 1 dia

Confira sugestões de cachoeiras, alambiques e praias perto de Paraty para fazer uma road trip ou vários bate-voltas.

6min

Confira atrações e praias perto de Paraty

Paraty, charmosa cidade colonial localizada a 260 km da capital do Rio de Janeiro, é um destino que merece ser visitado o ano inteiro. Isso porque além de ter um Centro Histórico muito bem preservado e charmoso, a cidade é rodeada por várias atrações interessantes.

Durante meu primeiro work exchange, pude conhecer cachoeiras, alambiques e praias perto de Paraty e foi amor à primeira vista. Tá planejando uma viagem pra as bandas de lá? Se liga nessas dicas.


Centro histórico de Paraty

Praias perto de Paraty 

Vale a pena reservar no mínimo dois dias pra curtir a cidade de Paraty em si: o centrinho, os ótimos restaurantes, o famoso teatro de bonecos e os eventos que rolam em várias épocas, com temáticas que incluem literatura, fotografia e blues.

Em termos de praia, o núcleo urbano não é assim tão forte. A Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara, que podem ser acessadas a pé a partir do Centro Histórico, são ótimas pra quem quer curtir o visual do mar enquanto come ou bebe algo com os pés na areia.

Também é possível fazer stand up e andar de caiaque nessas praias, que têm águas super tranquilas. Infelizmente, no entanto, elas não são muito boas pra banho.


Antes de conhecer as praias perto de Paraty, conheça as da cidade

 Se você quer entrar no mar e procura uns visuais mais paradisíacos, a dica é se deslocar até as praias perto de Paraty. Vamos a elas?

1. Passeios de barco

Muitas praias perto de Paraty só podem ser acessadas através dos passeios de barco, que são oferecidos por várias empresas por lá. Outras até têm acesso por terra, mas quem não ama um bom rolê de barco, né? Pra mim, o percurso é tão legal quanto os destinos.

A opção mais comum é fazer passeios de escuna, embarcações grandes que levam cerca de 60 pessoas. Elas fazem tours diários com algumas opções de roteiros fixos, com duração de cerca de cinco horas.

Entre as paradas mais comuns estão a Lagoa Azul, com águas realmente bem azuis, e a Praia da Lula, que tem uma faixa de areia pequena e nenhuma estrutura pra venda de bebida e comida. É ótima pra quem prefere praias mais tranquilas, especialmente se sua escuna chegar por lá cedo, antes do pessoal dos outros barcos. 

A pequena vila de Paraty-mirim também é uma opção incrível de passeio em pela cidade. 

Continue lendo: 


Passeio de barco para conhecer praias perto de Paraty

Outra parada legal é a Praia Vermelha, onde achei o mar muito gostoso: nem muito parado, nem muito agitado. Lá você já encontra algumas barracas que vendem bebidas e petiscos, mas os preços são salgados.

Outros roteiros de escunas podem incluir a Praia da Conceição, Saco da Velha, Ilha do Algodão, Saco do Mamanguá, Ilha Comprida, Ilha da Cotia, Ilha Rasa, Ilha Duas Irmãs, Praia do Engenho e Praia de Jurumirim, entre outras.

Pra quem tá em grupo e quer mais flexibilidade, recomendo contratar umas das traineiras (barcos pequenos de madeira) que ficam paradas no porto e cobram por hora de passeio. E pra quem tem o orçamento mais folgado e quer visitar mais lugares, também é possível fretar uma lancha e dar um pulo em lugares como a belíssima Ilha grande em Angra dos reis. 

Ambas são ótimas alternativas pra chegar até praias mais tranquilas, que podem estar até desertas. Entre os destinos que costumam ser visitados de lancha, vale mencionar o Saco da Velha, a Praia do Engenho, a Ilha dos Cocos, a Ilha da Pescaria e a Praia do Jurumirim.

2. Vila de Trindade

Outra região que abriga várias praias perto de Paraty é Trindade, uma vila caiçara que faz parte do mesmo município, mas fica a 25 km do Centro Histórico.

Você pode chegar lá facilmente de carro, com uma agência de turismo ou de ônibus, que partem da rodoviária de Paraty várias vezes por dia. Vale a pena ir até lá só passar o dia, ou mesmo se hospedar pra curtir com mais calma.

O centro da Vila de Trindade é simples e pequeno, mas conta com lojinhas, restaurantes, pousadas, hostels e campings. A melhor parte é que as praias de lá podem ser acessadas facilmente a pé.

As principais são a Praia do Cachadaço, Praia do Meio, Praia de Fora, Praia do Cepilho e Praia Brava, cada uma com características bem diferentes.

Veja também: Quando ir, onde ficar e o que fazer em Trindade


Praias perto de Paraty com águas claras

Outro destaque de Trindade é a Piscina Natural do Cachadaço, que se forma no meio de rochas lisas e grandes e é uma delícia – e cheia de peixinhos. Dá pra chegar lá pegando uma trilha curta e relativamente fácil ou contratando um dos barquinhos a motor que ficam parados na Praia do Meio.


Piscina natural do Cachadaço

3. Praia do Sono

Tem bastante disposição? Então separe um dia pra ir até a Praia do Sono. Entre as praias perto de Paraty, ela é uma das mais difíceis de acessar, mas nada que uma sedentária bem motivada como eu não consiga enfrentar numa boa.

Pra chegar lá, você pode fazer uma trilha ou pegar uma van e um barco a partir da entrada de um condomínio de luxo chamado Laranjeiras. Pra chegar ao condomínio dá pra ir de carro ou, mais uma vez, pegar um ônibus na rodoviária de Paraty.

Voltei de barco, mas fui pela trilha mesmo, e achei tranquila. Ela tem pouco mais de 3 km de extensão, que costumam ser superados em cerca de uma hora. Alguns trechos são íngremes, mas boa parte do caminho é plana ou conta com degraus de madeira e corrimãos.

E ver a recompensa lá no fim é bom demais! A praia é muito bonita, com águas transparentes e uma atmosfera meio selvagem, mas isso não significa que não tenha estrutura: existem vários barzinhos à beira-mar que, apesar de simples, oferecem muitas comidinhas gostosas. A área, apesar de pequena, também abriga alguns campings e casas pra aluguel por temporada.

Para conhecer mais trilhas em Paraty, leia: Guia completo das melhores trilhas em Paraty: dicas de quem já foi


Praia do Sono é mais uma praia perto de Paraty que vale a pena ser conhecida

Acho a Praia do Sono um ótimo passeio de bate-volta a partir de Paraty, mas também deve ser uma delícia se hospedar lá. Se você resolver passar pelo menos uma noite por lá, vale ir explorar outras praias nos arredores. Não cheguei a ir, mas me disseram que as praias de Antigos e Antiguinho e a de Ponta Negra são lindas e podem ser acessadas por trilha ou barco.

4. Alambiques

Já conheceu todas as principais praias perto de Paraty e quer passear mais? Então aproveite pra conferir outras atrações nos arredores.

Você sabia, por exemplo, que Paraty é um importante polo produtor de cachaça desde o século XVI? É possível conhecer sobre o processo de produção da bebida (e degustar alguns rótulos, é claro) em vários alambiques pertinho da cidade.

Entre os mais famosos, você encontra o da Cachaça Paratiana, o da Pedra Branca, o da Engenho d’Ouro e o da Cachaça Maria Izabel. Dá pra agendar o tour por conta própria ou ir num passeio oferecido por uma agência de turismo. O difícil é sair de mãos vazias (e sóbrio, dependendo da generosidade do seu guia).


Alambiques na região de Paraty

5. Cachoeiras

Pensa que acabou? Ali nos arredores de Paraty (pertinho de alguns alambiques, inclusive) você também encontra cachoeiras bem legais. A maioria é relativamente pequena, mas com poços bem gostosos e rodeadas de verde.

Entre as mais conhecidas, recomendo conferir a Cachoeira do Tobogã, onde o pessoal pratica “surf na pedra” (procure no Youtube e se surpreenda, mas evite tentar reproduzir) e o Poço do Tarzan, que fica ali junto.

O Poço tem pedras onde dá pra sentar tranquilamente, então é legal até pra quem não sabe nadar. E tem um bar do lado, que obviamente deixa o negócio ainda melhor, né? Foi minha parte preferida desse rolê!


Perto de Paraty também há cachoeiras

Também gostei da Cachoeira da Pedra Branca, cujo poço chega a 5 metros de profundidade. A nordestina aqui encarou com gosto as águas geladas, viu?

E você, tem dicas de praias perto de Paraty ou outras atrações por essas bandas? Conta aí nos comentários! 

Continue viajando pelo Rio de janeiro, leia também: 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema