Top Anfitriãs superam crise em seus Projetos Ecológicos com muita criatividade
Luciane, do Retiro Tao Tien, e Ameeta, do Chakra do Coração, dividem os desafios que têm encontrado em seus projetos holísticos. Veja como a criatividade ajudou as Top Anfitriãs da Worldpackers nesse momento.
3min
Além de prejudicar a indústria do turismo tradicional, o impacto econômico e social da pandemia - ainda imensuráveis - afetam também projetos ecológicos e holísticos. Com suas principais fontes de renda afetadas, é preciso usar a criatividade e a colaboração para enfrentar esse momento.
As Top Anfitriãs Luciane, do Retiro Tao Tien, e Ameeta, do Chakra do Coração, dividiram os desafios que têm encontrado em seus projetos holísticos e como utilizaram a criatividade para iluminar o caminho.
O Retiro Tao Tien tradicionalmente recebe hóspedes para promover retiros espirituais na cidade de Extrema, localizada a cerca de 500 km da capital de Minas Gerais. Por conta da situação atual, Luciane conta que o projeto não tem recebido novos visitantes:
“Estamos fechados no momento: não estamos recebendo hóspedes, mas estamos com dois viajantes worldpackers que já estavam aqui antes desse cenário e que ficarão conosco nesse período de distanciamento social.”
O centro holístico Chakra do Coração, localizado na cidade de Mairinque - e a apenas 70 km da cidade de São Paulo -, celebra diversos tipos de retiros todos os finais de semana, atendendo grupos de pessoas que chegam com o intuito de vivenciar o despertar de consciência através de atividades como meditação e yoga. Ao assistir a uma entrevista com o biólogo Átila Iamarino, Ameeta entende que os cancelamentos são causados, em grande parte, pelas incertezas:
“As previsões são de não voltarmos a ter contato físico próximo da forma como conhecemos até o final do ano de 2020. O que está acontecendo agora faz com que ninguém queira ficar próximo a ninguém, gerando cancelamentos e nos colocando em uma situação em que não teremos condições financeiras de nos manter.”
A criatividade como revolução em projetos ecológicos
O Retiro Tao Tien já estabeleceu novas atividades. Como existe uma grande área disponível para produção de alimentos no sítio, Luciane diz que viu a necessidade de terem uma produção maior para consumo próprio e para vender esses produtos para a comunidade ao redor.
Para isso, vão aumentar a horta e diversificar suas plantações. Os voluntários têm ajudado a anfitriã em outras atividades, em tarefas da cozinha e construindo mais quartos para futuros voluntários. Luciane não para e já tem novas ideias de atividades:
“Temos uma mina em nosso terreno e queremos captar água sem precisar de energia para fazer irrigação desta horta e plantações, usando material local para fazer isso. Também planejamos construir pequenas cabanas para pessoas que queiram ficar mais tempo por aqui no meio da mata. Esses são trabalhos que vamos fazer futuramente, como um projeto de permacultura, mas ainda não temos muito conhecimento sobre isso porque nosso foco sempre foi o espiritual.”
Para que as pessoas consigam se manter calmas e positivas, Ameeta recomenda a prática de yoga e meditação. Ao entender essa necessidade, o Chakra do Coração passou a oferecer retiros e cursos online para reduzir os prejuízos financeiros, fazendo divulgações em sua página no Instagram e parcerias para divulgar os conteúdos - como a masterclass de uma prática de Aromanidra que ela ministrou na Worldpackers para nossos viajantes e anfitriões.
Diante de tantas mudanças, trocar informações em nossa comunidade é fundamental para que os projetos ecológicos prosperem e, em um futuro muito próximo, consigam expandir seus propósitos de cuidado com a natureza e com o “eu” para mais pessoas - que estarão ainda mais conscientes sobre esses temas.
Compartilhe suas ideias com a gente! O que você tem feito e quais tópicos você gostaria de ver por aqui? :)