Entrevista com Marcelo Jeneci: a música como mensagem

Aprenda sobre arte, música, micropolítica e Natureza com Marcelo Jeneci, no episódio 40


Você reflete sobre como vive? Como você se conecta com a terra? Quais são as causas que você defende?

No episódio 40 do Abrindo Caminhos, a conversa foi com Marcelo Jeneci, um dos maiores artistas da música brasileira. O bate papo fluiu e fomos abordando diversos assuntos diferentes, do processo criativo dele até as nossas ações micropolíticas no dia a dia. Não tínhamos como não falar sobre música, sobre a famosa história da sanfona que ele ganhou de Dominguinhos e não a abandona até hoje. Com uma inspiração dessa, as letras que ele compõe falam sobre a vida, a realidade não só dele, mas de muitos brasileiros.

“O fio que me manteve convicto foi trazer com a maior sinceridade possível o que eu consigo registrar agora”, comenta Jeneci.

Outra forte marca de Jeneci é a conexão com a Natureza, com a terra, com os povos originários. Como ele diz na música Emergencial, “é emergencial a gente se conectar com a terra”. A consciência ambiental já não é mais uma opção, temos que nos responsabilizar pelos nossos atos e consumos.

“Nós somos aqueles por quem estávamos esperando”, diz Jeneci, nos convidando a fazer a diferença desde hoje.

O disco “De Graça” (2014) foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira , e no mesmo ano, Jeneci recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria Melhor Compositor. O seu mais novo disco é o GUAIA (2019), onde ele mistura elementos da sua vida no agreste pernambucano e periferia de São Paulo.

Crédito da foto: Bispo.



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema