Permacultura, Agroecologia e Bioconstrução

7 reviews7

The Exchange

Precisamos de voluntários que ajudem nas atividade de manejo e plantio de horta orgânica, manejo de agroflorestal, acabamento de 2 obras de bioconstrução, reforma do viveiro de mudas, manejo do apiário, apoio nas atividades diárias e na cozinha durante os eventos (as atividades são distribuídas de acordo com as habilidades do voluntário).


Title

26 hours of help per week

Handyman: Help with a wide range of repairs.

Farming: Plant crops and care for animals.

Gardening: Help to grow and cultivate plants.


What you get

2 days off per week

Shared Dorm: Be ready to meet people while staying in a shared dorm.

Tent: A billion stars over your head and a comfy tent to sleep in.

Breakfast: Get your free breakfast, the most important meal of the day.

Lunch: Free lunch is served y'all, get yours!

Dinner: Have your free dinner before going to bed.

Cook your own meal: Feel free to prepare your own meal here

Free Laundry: There's a special place where all the clothes get cleaned for free.


Requirements

Beginner Portuguese or Intermediate English


What's not included

Flights, Travel Insurance, Internal Transportation and Visa


Program Details

Objetivo do programa:
Compartilhar conhecimentos especialmente nas áreas da agricultura biodinâmica e natural, agroecologia, bioconstrução, agrofloresta, permacultura, alimentação saudável, ritmos astronômicos, práticas harmônicas de convivência, cura, arte e desenvolvimento humano;
Construir conhecimentos com base na experimentação, na técnica e na troca de saberes durante as atividades diárias;
Auxiliar de maneira responsável nas atividades, cultivos, construções e tarefas diárias da Fazenda Atalanta;
Compreender e experienciar na prática a realidade de uma vida no campo, podendo se integrar ainda mais com a natureza e observar seus ciclos;
Aprender com as experiências e talentos uns dos outros;
Ter uma equipe constantemente trabalhando na continuidade e finalização dos cultivos e melhorias necessárias para o andamento das atividades da fazenda.
ACEITAMOS CASAIS.


Activities & Shift

Ritmo Diário
O programa de voluntariado possui um ritmo diário de 5 horas de trabalho, iniciando por volta de 7h30 (podendo sofrer alteração dependendo da atividade), as atividades incluem desde trabalhos com a horta, agrofloresta, bioconstrução, manejo do apiário, manutenção, atividades relacionadas a rotina da fazenda, limpeza e harmonização dos espaços, cozinha, louça etc. O voluntário deve se integrar nesse ritmo e buscar nos momentos livres o espaço que necessita para si mesmo ou para participar/propor atividades integrativas, culturais, de estudo e lazer ou práticas espirituais. Sempre trabalhamos com uma planilha de atividades, onde o voluntário vai se encaixando de acordo com seus dons, talentos e também com as necessidades momentâneas da Fazenda.


Rules

É importante que o voluntário tenha uma postura pró-ativa e cuidadosa com tudo, em muitos momentos estará se dedicando sozinho as atividades. Nós moradores da fazenda costumamos acompanhar no início até que o voluntário possa conhecer nossa forma de trabalho, se interar com a rotina da fazenda e se sentir a vontade para realizar as tarefas. Muitas vezes, precisamos nos ausentar ou nos dedicar a outras atividades, não sendo possível acompanhar o voluntário a todo o momento. Logo esta postura de responsabilidade, independência e auto-confiança é importantíssima. Ainda não temos uma produção de alimentos suficiente para as nossas necessidades, por essa razão temos que comprar fora parte dos alimentos, desta forma, pedimos uma contribuição mínima de R$ 150,00/semana e pedimos também que o voluntário traga alguns alimentos para somar (frutas, legumes, arroz, feijão etc...) ACEITAMOS CASAIS.