ComUna FlorEsta

Olá voluntári@s!

Somos um laboratório de vivências de comunidade intencional com base na Permacultura.

Estamos iniciando um novo projeto na comunidade tradicional caiçara do Pouso da Cajaíba, na Reserva Ecológica da Joatinga, cidade de Paraty, RJ. Entre a praia e a floresta, a comunidade do Pouso é um lugar para se conectar com as plantas e os animais.

Nosso projeto de permacultura consiste na criação de uma agrofloresta para tornar a comunidade sustentável, na bioconstrução para as tendas do alojamento, na colheita e compartilhamento dos alimentos, na harmonização em conjunto dos espaços de convivência, tratamento de resíduos orgânicos e recicláveis, cuidado com as crianças, criação de conteúdo e comunicação nas mídias sociais.

A proposta de voluntariado da ComUna FlorEsta é de experienciar os desafios da vida em coletivo, buscando sempre a harmonia nas relações através de círculos de partilha e rodas de diálogos.

Acreditamos que o serviço de voluntariado só faz sentido se for um processo de “ganha-ganha” - se as pessoas envolvidas e o meio ambiente ganham com a interação. Para isso encontramos um ponto de equilíbrio onde a ComUna nutre e é nutrida, acreditamos que o principal trabalho da nossa comunidade são as nossas reuniões de círculo, onde temos a oportunidade de crescermos a partir da aceitação de nossas diferenças, com gentileza e respeito. Aqui os conflitos são bem-vindos e também uma grande oportunidade de investigação interna, o convívio coletivo é uma construção diária.

Esse povoado é um lugar isolado com acesso restrito à barco ou à pé. Faz parte da travessia da Juatinga, onde amantes de trilha se encontram com frequência.

A travessia de barco não acontece a qualquer hora e dia, mas sim combinada com antecedência, respeitando as condições de clima e segurança no mar. O local de embarque para fazer a travessia é em Paraty Mirim, com duração de aproximadamente 40min (custo do barco $50/pessoa).

Para quem gosta de esportes como trekking, natação e canoagem irá curtir bastante a estadia.
Pouso recebe turistas do mundo todo, sendo um ótimo lugar para intercâmbio cultural.

Temos parceria com um restaurante e um hostel da região, onde implantamos a separação de lixo orgânico e reciclável para uso na horta orgânica.

No restaurante da praia temos a vivência da cozinha caiçara, aprendendo pratos regionais, atendendo os clientes e servindo drinks locais.

Os voluntários podem participar de oficina de arte com madeira, conchas e pintura.

Recebemos todos com as suas particularidades, com muito respeito, para aprendermos juntos no convívio e amizade. Esperamos você nesse projeto lindo de equilíbrio entre a natureza e o ser humano.

Se você deseja estar conosco nessa jornada, experienciar a construção de uma nova comunidade através da permacultura, com uma rotina totalmente imersa na natureza, nos mande uma mensagem e será muito bem vind@.

Esperamos você para juntos construirmos o futuro ancestral através das Novas Tribos!

Para acompanhar nossa trajetória, nos procure nas redes.

Ahooo

"Aprenda a se sentar em silêncio - torne-se um espelho. O silêncio faz da sua consciência um espelho e você viverá o momento. Refletirá a vida." (Osho)

A ComUna é um espaço de colaboração, atualmente em processo de reconfiguração. Aplicamos os valores da permacultura com anos de experiência voltados para o desenvolvimiento humano, ambiental e cultural. https://www.instagram.com/comunafloresta https://www.facebook.com/comunafloresta

Anfitrión Top
Este anfitrión recibe muchos worldpackers y tiene una evaluación media alta.

Reseñas

5.0
(62 reseñas)62

Anfitrión y equipo

5.0

Horas y tareas

4.5

Hostal

5.0

Aprendizaje y diversión

5.0

Brasil

3

conhecer o Pouso foi maravilhoso, um lugar paradisíaco, imersão na natureza, e contato com a comunidade tradicional caiçara que vive na região, que além de acolhedores, tem muitos conhecimentos e vivencias para compartilhar. Na minha percepção, o projeto deixa a desejar pela falta de organização e comprometimento com as tarefas e ate mesmo do proposito da comuna. Faltou transparencia sobre alimentação, cotidiano do projeto, pois esta sobre reestruturação. Os voluntarios descobriam das defasagens do projeto apenas quando chegam no Pouso, oq é desrespeitoso e gera desconfiança do comprometiment

hace 26 días

Uruguay

5

A minha experiência na Comuna e no Pouso foi maravilhosa. Mesmo no processo de reconfiguração, mantêm os valores en quanto a vida em comunidade, sustentabilidade, relação com as pessoas locais. Meu trabalho foi principalmente ajudar no restaurante, cuidar crianças, compost, comunicação digital, cozinha e arte; com flexibilidade e referentes dispostos. Partilhei com voluntarios e também passei tempo sozinha. Conheci as praias, trilhas e cachoeiras, curti muito a canoa e kayak, e aprender os frutos nativos da agrofloresta! Recomendo muito e desejo o melhor nos projetos novos, gratidão Ananda

hace 3 meses

Brasil

5

Um lugar para relaxar, fazer amigos, curtir a natureza, aprender sobre permacultura e fazer passeios de canoa havaiana :)

hace 5 meses

Argentina

5

Hermosa y diferente experiencia para mi, aprender de permacultura con la gente de ahí fue muy gratificante, me llevo lindo recuerdos! Recomiendo !! 🙌

hace 5 meses

Argentina

5

Un lugar hermoso, con gente súper amable y dispuesta a ayudar en todo. Fuimos bien recibidos y nos sentimos muy cómodos en todo. Gracias a los anfitriones y a los demás voluntarios que nos hicieron pasar 10 días increíbles. Esperamos algún día volver!

hace 5 meses


Perfecto para ti si estás buscando

Contacto con la naturaleza

Playa

Zona salvaje

Familia

Cascada

Deportes extremos