Instituto Biorregional do Cerrado

Programa de Voluntariado Somos uma organização não-governamental com um eixo sócio-educativo- ambiental (ecocentro) e outro focado na cocriação de um assentamento humano sustentável (ecoaldeia). Estamos instalados em 120 hectares na cidade de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Nossa organização foi oficialmente constituída em 2012. Durante a cocriação dos nossos sonhos, com muito esforço e amor estamos construindo um processo comunitário desafiador, mas que nos leva sempre adiante. Nem tudo está pronto! Nosso Ecocentro está em construção, portanto, não espere luxo nem eco-zonas de conforto. O local é lindo e existe uma dose considerável de “rooteza”. Nossos sanitários são secos, nossas duchas são de agua fria. (A ducha quente é exclusivamente destinada às mães, crianças e anciões). O IBC está localizado na Chapada dos Veadeiros, na cidade de Alto Paraíso de Goiás e fica a 230 km de Brasília. Estamos a 1300 metros de altitude e fazemos divisa com o Parque Nacional. Os voluntários pagam R$ 275 por semana, o que inclui hospedagem no eco-camping e alimentação (café, almoço e janta) de segunda a sexta (final de semana é livre). Os voluntários trabalham 4 horas por dia (das 8h às 12h) e têm as tardes e finais de semana livres pra passear pela Chapada.

- Informações Gerais Animais/Pets: Não é permitido! Não insista. - Alimentação Vegana e/ou ovolactovegetariana (uso de ovos, mel e derivados de leite). Prezamos pela alimentação orgânica e local, podendo variar entre 50 à 90% de orgânicos produzidos no IBC e/ou de agricultores locais. Restrições por parte dos participantes devem ser avisadas com antecedência. - Hospedagem Hospedagem será em camping. É preciso trazer equipamento, pois não dispomos de barracas. É recomendável a permanência no IBC durante todo o curso (mesmo para moradores de Alto Paraíso). - Veja abaixo, a lista do que levar para acampar. Barraca à prova de chuva; lona para cobrir barraca; saco de dormir e isolante térmico; lanterna; pilhas recarregáveis; garrafa dágua e kit de higiene pessoal (temos produtos biodegradáveis disponíveis para comercialização); talheres, copo e prato. Bota e/ou calçado fechado, chinelo, calça, chapéu, boné (fundamental), roupa de frio (nada muito exagerado, pois a temperatura nessa época não costuma ultrapassar o mínimo de 18 graus). Instrumentos musicais e ferramentas de domínio próprio são recomendados. - Regras de convivência a) Cordialidade, respeito às diferenças, tolerância e auto-gestão; b) Celular desligado durantes as aulas; c) Áreas lives de fumaça (espaço exclusivo para fumantes); d) Triangulações devem ser evitadas. Haverá espaço para feedbacks e lovebacks durante o curso; e) Acesso restrito às dependências do Ecocentro do IBC, ficando as zonas residenciais (Aldeia Aratikum) reservadas às visitas e práticas guiadas; f) Regras de segurança para fogueiras, manejo da fauna e flora local, trilhas para o rio, ferramentas e atividades práticas.


Todas las experiencias

90dbbd3cf3c19e5029237011b0dbc434

Personal de Mantenimiento Jardinería

Ver experiencia

reseñas

4 reseñas4

Anfitrión y equipo

Horas y tareas

Hostal

Aprendizaje y diversión

Brasil

A experiência no ibc me surpreendeu! Qdo cheguei me receberam como se tivesse em casa, obg Rebeca! A alimentação era ótima pelo preço de 275 q é o pacote do programa de aprendizado + camping + café, almoço e janta. Vale a pena. Aprendi sobre permacultura, bioconstrução, conceitos de ecologia e espécies do cerrado. Também explicaram bastante sobre o modelo de sociedade q é uma ecovila e o q eles seguem (obrigada Lorena principalmte!). Recomendo se gostam de meio ambiente e querem conhecer uma alternativa ecológica ao modelo de desenvolvimento atual! O mundo tem jeito!

8 días atrás

Brasil

Ser voluntario no IBC foi ótimo, pessoas com uma energia muito boa. Ótimas anfitriãs, muito aprendizado. Gratidão.

28 días atrás

Brasil

Wonderful experience! Beautiful place with great people! I want to go again and recommend it to everyone!

casi 2 años atrás

Brasil

A lot more than I expected, I'm definetly going back in March 2017 to help them in the new challenge of bulding an Ecopedagogic Center!! All the best in IBC and the team is awessome!!

casi 2 años atrás

Perfecto para ti si estás buscando

Contacto con la naturaleza

Vegetariano / Vegano

Rural

Familia