¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Como é trabalhar com organização e limpeza em um hostel

Em qualquer hospedagem do mundo sempre vai existir duas funções: recepcionista e limpeza. Neste texto, vou detalhar o que faz e a rotina de um voluntário nessa função.

Glauber Vinícius

Mar 21, 2022

3min

limpeza e organização de um hostel

Housekeeping é um termo em inglês que é usado em muitas partes do mundo e caracteriza serviços de limpeza. O trabalho nessa função basicamente é arrumar e manter limpo o ambiente, seja um hostel, pousada ou qualquer outro tipo de hospedagem.

Um dos aspectos positivos de trabalhar nessa função é que não precisa der fluente no idioma. Para esse tipo de trabalho é exigido mais um esforço físico, a pessoa que trabalha com limpeza não precisa se comunicar com hóspedes o tempo inteiro como faz um recepcionista. Ou seja, essa pode ser uma boa opção para aprender ou se adaptar com a língua do país em que está viajando. 

Agora que já falei um pouco do que é o housekeeping, é hora de passar para outro ponto bem importante. 

1. O que faz exatamente um(a) housekeeper

As tarefas e o número de horas trabalhadas por dia para essa função podem variar bastante, principalmente pelo tamanho da hospedagem. Existem hostels que são menores e têm capacidade entre 20 a 35 camas, já outros são bem maiores e podem chegar até a 130 ou 150 camas. 

Quanto maior o tamanho da hospedagem maior o número de pessoas trabalhando ali. 

A função do voluntário da limpeza não é muito diferente de arrumar sua própria casa. Claro, aqui a carga é maior e não vai ter somente sua cama para arrumar.

Para ser específico, fiz um lista das principais tarefas:

  • Varrer as áreas do local; 
  • Limpar áreas comuns como sala de TV ou sala de convivência;
  • Limpeza de banheiros;
  • Esvaziar as lixeiras;
  • Limpeza de quartos;
  • Trocar as roupas de cama;
  • Limpar vidros e janelas;
  • Limpar cozinha;
  • Organizar o almoxarifado;

housekeeping nada mais é que manter a casa limpa

2. Rotina de quem trabalha na limpeza

Voluntários que ficam como housekeeper têm que acordar cedo, pois o hostel deve estar limpo até a hora do check-in dos novos hóspedes. 

A primeira tarefa é varrer a hospedagem enquanto os hóspedes ainda estão dormindo. Dependendo do lugar e de quantos voluntários tem, é preciso depois dar uma mãozinha na cozinha, dar uma geral e deixar a pia limpa. 

Depois do horário do check-out, quando os quartos já começarem a serem desocupados, é hora de arrumar o lugar. Basicamente é varrer, limpar e tirar as roupas de cama usadas e trocar por novas. Depois disso é hora de limpar os banheiros e tirar o lixo. 

No final, dar alguma atenção em outras áreas comuns, como as salas e de novo a cozinha.

Essa rotina pode variar bastante dependendo de como é a própria rotina do lugar e as funções das outras pessoas que trabalham no mesmo local que você.  Aqui na Worldpackers exitem vários relatos de outros viajantes falando sobre suas experiências.

Terminadas as tarefas, é hora de aproveitar seu dia e conhecer mais do lugar, porque isso também faz parte (e muito) da experiência de voluntário.

Uma coisa que acho importante dizer é que as escalas podem e quase sempre são alternadas. Algum dia você pode estar responsável pela limpeza e outro pela recepção ou pelo café-da-manhã. Isso vai depender do seu acordo inicial e da descrição da vaga.

Além disso, a maior parte do serviço é feita na parte da manhã e um pedaço da tarde e é preciso conservar a limpeza ao longo do dia. Desse jeito, quem fica na recepção também tem que dar uma forcinha para deixar o lugar limpo.

Esse é um trabalho que toda hospedagem tem, pois se trata de umas das coisas mais olhadas por hóspedes: a limpeza e higiene do lugar. Por isso essa é uma das funções mais importantes de qualquer lugar. 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor



Más sobre el tema