Como reduzir o uso de plástico na viagem

Descubra como reduzir o uso de plásticos na sua viagem e ser um viajante mais consciente com essas dicas fáceis e rápidas!

2min


003506bd24a64ee3dac0c3f75b22a599

Katharine Kath Esteves

Sep 14, 2020

Sou Katharine Esteves, culinarista sustentável, idealizadora da ECOPUCU a qual desenvolve soluções para engajamento sustentável, produzo também con...

como-reduzir-o-uso-de-plastico-na-viagem

Em viagens, temos o costume de apenas usufruir das experiências que o destino escolhido nos proporciona e esquecemos de nos atentar ao impacto ambiental que geramos e deixaremos ali.

O resíduo é um desses impactos, a quantidade gerada é despercebida, consequentemente muito alta e não sabemos se irá para um destino correto.

Hoje falarei em específico do resíduo plástico, ele é um material que nos proporciona facilidade e praticidade em nossas viagens, porém representa um preço muito alto para o meio ambiente.

A partir do exercício de nos atentar, conseguimos perceber o quanto o plástico está presente o tempo todo em nossas experiências e como podemos sair do automático para evitá-lo e reduzi-lo.

Reduzir é uma solução maior do que reciclar. Geramos tanto resíduos que não há capacidade e recursos suficientes para passar pelo processo de reciclagem. A seguir, darei algumas dicas para esta redução.

Durante a viagem: reduzir plásticos de uso único

  • Levar a própria garrafa de água por onde for e pedir a água da casa em estabelecimentos. Em vários países isso já é lei. No Brasil, em alguns estados já está se tornando, ter acesso a água sem custo e servida no copo do restaurante, evita comprarmos garrafas de plástico em vários momentos do dia.
  • Embrulhar frutas e snacks com um paninho (de cera ou algodão) ou colocar em uma tupperware. Já para a compra de frutas, é possível levar seu próprio saquinho de algodão ou de fibra para evitar usar o de plástico. Para a compra dos paninhos de cera para embrulho de snacks e frutas, digite no campo ECOPUCU10 (com letra maiúscula) para ganhar 10% desconto.
  • Levar o kit lixo zero na bolsa com canudo, copo e talheres. Para compra de itens para o kit lixo zero e garrafa eco digite no campo ECOPUCU (com letra maiúscula) para ganhar 10% desconto. 
  • O copo portátil não serve apenas para bebida, pode ser usado para pedir sorvete, sucos, doces e etc.
  • Carregar ecobag: para os que gostam de fazer compras em viagens, leve-a com você, opte pelas de pano, que é possível dobrar e não fazer volume na bolsa ou mochila.

No avião e aeroporto: recusar os descartáveis

  • Pedir suas bebidas em seu próprio copo portátil.
  • Comer com seus próprios talheres portáteis.
  • Comer mais alimentos da terra do que do pacote. Em viagens curtas no avião há a opção de levarmos nosso próprio lanchinho, fruta ou snack de casa (sem embrulho de plástico) ao invés de aceitar as opções que são servidas pelas cias, que no caso, são todas empacotadas.

Destino dos resíduos

A taxa de reciclagem no mundo ainda é muito baixa. Segundo a ONU, até o momento, somente 9% do lixo plástico gerado foi reciclado e somente 14% são coletados para reciclagem, sendo que a cada dia consumimos e descartamos milhares de toneladas deste material.

Por onde formos, é importante questionar se existe cooperativa ou um destino que irá reciclar o que estamos gerando naquele local, fica notável que a maioria dos lugares ainda não tem e isso reforça a importância de reduzirmos.

Vale a tentativa e o nosso esforço! 

Se é uma viagem com menos dias, é possível carregarmos conosco os resíduos secos e limpos, e levá-los para a nossa cidade dando o destino correto a eles. Se é uma viagem mais longa, questione às pessoas locais, talvez elas possam indicar um lugar adequado.

Para mais dicas de como ser um ser humano mais sustentável, veja meus ebooks "Pequenas atitudes grandes impactos" e "Comida de verdade descomplicada”

A mudança que queremos ver no mundo depende de cada um de nós!


003506bd24a64ee3dac0c3f75b22a599

Katharine Kath Esteves

Sep 14, 2020

Sou Katharine Esteves, culinarista sustentável, idealizadora da ECOPUCU a qual desenvolve soluções para engajamento sustentável, produzo também con...


Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor