¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

7 dicas para o seu mochilão de trem pela Europa

Está pensando em fazer um mochilão de trem pela Europa e quer dicas de como começar a planejar a sua viagem? Juntei 7 dicas que irão te ajudar nesse planejamento.

Jéssica

Sep 29, 2023

5min

Dicas para fazer um mochilão de trem pela Europa

A tão sonhada viagem pela Europa faz parte da lista de desejos de muitos viajantes. 

Se a sua ideia for fazê-la de trem, existe uma maneira de se planejar para que durante a sua viagem você tenha muito mais flexibilidade, sem ter que lidar com datas e horários pré-definidos de embarque. Quer saber mais? 

Então confira 7 dicas para te ajudar no seu mochilão de trem pela Europa:

1. Por onde começar a planejar sua viagem de trem pela Europa?

Você sabia que existe um passe de trem que te permite comprar um único ticket, com suas regras e permissões, para viajar por toda Europa?

Pois é, se a ideia é fazer um mochilão de trem, nada melhor do que criar um roteiro, comprar um único ticket para esse roteiro e partir sem ter que ficar se preocupando em comprar passagens pelo caminho.

Existem várias opções de passes. O importante é você começar respondendo uma das perguntas mais importantes para iniciar o seu planejamento: de quanto dias será o meu mochilão?

2. Como montar seu roteiro?

Depois de ter definida a quantidade de dias disponíveis para a sua viagem, é hora de criar um roteiro.

Talvez você já tenha alguns lugares em mente. Aqueles tão sonhados destinos na Europa! Vale muito a pena pesquisar as opções de rotas disponíveis no site da Eurail (página em português) e quem sabe alguns destinos menos conhecidos não podem ser incluídos na sua rota inicial?

Verifique os Itinerários Sugeridos pela Eurail. Você encontrará opções de roteiros de acordo com seus interesses, como por exemplo, duas semanas de viagem gastronômica. Vale muito a pena conferir as sugestões do site.

Depois de definir o seu roteiro pela Europa, hora de comprar o seu passe!

3. Como escolher o passe ideal para seu mochilão?


Imagem de uma estação de trens em Amsterdam, Europa

Para verificar as opções de passes de acordo com a quantidade de dias e quantidades de países a serem visitados durante o seu mochilão, confira o link Global Pass.

Você encontrará diversas opções de passes, sempre com informações do tipo:

  • 3 dias em 1 mês (você poderá fazer 3 viagens de trem com o seu passe dentro de um período de 1 mês);
  • 7 dias em 1 mês (você poderá fazer 7 viagens de trem com o seu passe dentro de um período de 1 mês);
  • 10 dias em 2 meses (você poderá fazer 10 viagens de trem com o seu passe dentro de um período de 2 meses);

Para entender melhor as regras de utilização dos passes, leia atentamente às condições do seu Eurail Pass e sobre os dias de viagem, você pode ter mais informações no link: What is a day travel?

Você pode realizar a sua compra via website, realizar o pagamento com o seu cartão de crédito e receber o seu passe de trem na sua casa.

Importante: compre o seu passe e planeje a sua viagem com pelo menos 90 dias de antecedência.

4. Qual a documentação necessária para o seu mochilão de trem?

Além planejar suas paradas, rota e passe de trem, é necessário verificar os documentos e vistos necessários para sua entrada nos países de destino.

Para nós brasileiros, não é necessária a solicitação de um visto, mas se atente ao fato de que na Europa é proibido passar mais de 90 dias (+/- 3 meses) em um período de 180 dias (um semestre) como turista. Verifique as condições caso o seu mochilão for durar mais de 90 dias.

Carregue sempre com o você o seu passaporte e o seu passe de trem. Algumas empresas podem exigir a apresentação do passaporte no momento do embarque.

É importante estar com o seu passaporte válido por pelo menos 6 meses após a data pretendida de partida da Europa.

Os países da área Schengen exigem que o viajante contrate um seguro viagem para o período em que estiver nos países do tratado.

Confira o artigo As 7 principais dúvidas sobre Seguro Viagem.

5. Como organizar sua viagem de acordo com os horários de partida dos trens?


É preciso estar atento aos horário de chegada e partida dos trens na Europa

Baixe o aplicativo gratuito Rail Planner (Iphone e Android) e organize sua viagem de acordo com os horários dos trens.

O aplicativo funciona off-line e te mostrará os horários exatos de partida e chegada dos trens inclusos no seu passe.

Você consegue planejar a sua viagem com antecedência verificando os horários para a próxima semana, assim como utilizá-lo no momento do embarque.

Além de te ajudar no planejamento, o aplicativo oferece uma opção chamada Pass Benefits. Clicando nela, você seleciona um país e consegue acessar descontos para hospedagens, passeios, lojas e restaurantes. Basta apresentar o seu Eurail Pass para garantir o seu desconto. Não deixe de utilizá-lo!

6. Como não pagar taxas extras?

Alguns trens exigem uma reserva obrigatória com antecedência. Na maioria das vezes esses trens são os de alta velocidade e possuem um padrão de qualidade um pouco melhor. Porém, eles irão te cobrar taxas, fora o valor que você já investiu no seu ticket.

Para não ter surpresas e precisar pagar taxas extras no momento do seu embarque, segue uma dica de ouro para aplicar durante a utilização do aplicativo Rail Planner.

  1. No momento de realizar o seu planejamento, selecione a opção Trip Planner.
  2. Clique no símbolo de configurações para aplicar alguns filtros.
  3. Habilite a opção Trains without compulsory reservation e clique em Done.

Pronto, agora você já pode continuar fazendo as suas pesquisas de maneira tranquila, sem se preocupar com taxas extras durante a sua viagem.

7. Como não perder seu destino de desembarque?

Uma dificuldade que pode surgir durante a sua viagem é a identificação do momento de desembarque de acordo com o destino que você está indo.

Como os trens na Europa possuem grandes rotas, muitas vezes eles não são diretos e realizam algumas paradas pelo caminho. Essas paradas costumam ser rápidas e você precisa estar pronto para realizar o seu desembarque.

Verifique sempre no aplicativo o tempo de viagem entre o seu ponto de partida e chegada, para ter uma ideia da duração da sua viagem.

Coloque um despertador com uns 15 minutos de antecedência do horário estipulado para caso você venha a dormir durante a viagem.

Fique sempre de olho no mapa do seu aplicativo Rail Planner ou Google Maps para saber quando estará se aproximando da sua estação de destino.

Caso você passe do ponto de desembarque, provavelmente o próximo destino estará distante e você terá que aguardar um trem fazendo a rota contrária para embarcar novamente. Isso atrasará bastante e a sua viagem e planejamento prévio.

Agora você já tem as principais dicas para planejar o seu mochilão de trem pela Europa!

Boa viagem!

Fiz um mochilão de trem pela Europa de 30 dias passando por 7 países (Bélgica, Holanda, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Hungria) e a experiência foi incrível.

Não tive nenhum problema com o meu passe e nem com os serviços dos trens durante todo o meu roteiro.

Escrevi as minhas principais experiências vividas pelos países por onde eu passei em Roteiros GratuitosPara mais informações e bate-papos: me mande uma mensagem por aqui!

Acompanhe minhas viagens no Instagram: @jess.alvess_



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor




Más sobre el tema