¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Quer saber como ser uma pessoa diferente? Vá viajar

Somos da geração que não tem medo do novo, queremos viver as experiências da vida com verdade e intensidade. Vamos bater um papo sobre isso?

Thiago

Abr 16, 2020

5min

Dicas de como ser uma pessoa diferente

Nós somos filhos da Geração Z, aqueles que sonhavam com a casa própria, o carro do ano e um emprego estável. A Geração Y é aquela juventude de 20 até 34 anos que nasceu junto com a internet e que preza por experiências, muitos deles sonham em meter o pé na estrada em busca de autoconhecimento e como ser diferente daquilo que a sociedade em geral impõe.

Parece que a geração Y está em busca de uma só jornada, a verdadeira liberdade para trabalhar com o que realmente gosta. Queremos viajar pelo mundo e estudar aquilo que a gente realmente tem interesse, independentemente do que isso seja.

O ano sabático é aquele momento que você tira quando você se sente totalmente sufocado pela realidade estável que está a sua volta, tudo parece mais do mesmo e nada parece verdadeiro. Tudo o que você quer é dar um tempo de tudo e meter o pé na estrada para se sentir vivo!

Viajar pelo mundo significa absorver cultura, conhecer pessoas em uma verdadeira troca de aprendizado. Um ano viajando é o tempo necessário para realizar diversos tipos de trabalhos voluntários durante o caminho, buscando entender quem você é.

O que eu percebi nesse tempo viajando é que você se despede da pessoa que a sociedade quer que você seja. Sabe a melhor parte disso tudo? É que você renasce. É através da transmutação e das novas possibilidades que você descobre quem você é.

Mudar não é fácil, é um processo doloroso, viajar sozinho é um constante desafio de autoconhecimento, às vezes você se sente perdido, sem chão, sem certezas, mas são nesses momentos de questionamento profundo que você acaba percebendo que não saber é diferente de estar buscando. Agora eu te pergunto, caro leitor, você está preparado para se entregar à essa mudança?

Se você quer viver a experiência de tirar um ano sabático, além de diferentes tipos de voluntariado, a Worldpackers também oferece cursos onlines que vão te ajudar a ganhar uma grana extra enquanto viaja. 

Preparado para descobrir como ser uma pessoa diferente?


Como ser diferente: viajar

Porque um ano sabático é bom:

  • O convívio com pessoas e culturas diferentes;
  • Você é livre para fazer todas suas escolhas, sem ninguém intrometer em suas decisões;
  • Hora de desenferrujar a segunda língua ou até mesmo aprender uma nova;
  • O aprendizado diário te faz mais consciente a cada dia;
  • O sabatismo pode acabar tornando-se sua profissão.

O que você deve saber antes de ir:

  • Primeiro passo para partir: vontade de se conhecer;
  • Tem que ter bastante coragem para ir e estar disposto a conhecer um novo mundo, a saudade de casa é grande;
  • Bastante atenção na saúde física e mental;
  • Os perrengues por dinheiro tem tendências a aumentar;
  • Manter o foco.

Histórias reais para que você perceba que não está sozinho nessa vontade de mudar:

Trouxe aqui o depoimento de uma grande amiga que se jogou no mundo depois de perceber que o que ela queria mesmo era contar histórias. Raquel Pryzant é estudante de jornalismo e vive em São Paulo, ela se considera uma nômade digital.

Desde 2017, Raquel viaja pelo mundo produzindo os melhores conteúdos para seu portal, o Sola No Mundo, onde ela busca por histórias e culturas, compartilhando entrevistas e reportagens de suas viagens.

‘’Cada vez que coloco a mochila nas costas meu coração bate mais forte. Essa sensação, que se repete até hoje, confirma que estou no caminho certo. Por isso encarei a vida de viajante e procurei alinhar meu trabalho com períodos de viagem. Tive que abrir mão de algumas comodidades e ter muita paciência’’.

Segundo Raquel, o maior perrengue que ela passou foi em sua primeira viagem sozinha para a cidade de São Jorge, localizada na Chapada dos Veadeiros (GO), onde decidiu acampar em uma das épocas mais frias do ano.

"Duas dicas principais: a primeira é pesquisar bastante, isso vai te dar muita segurança. A segunda, na verdade, são 20. Vinte segundos de coragem. É isso que você precisa para comprar uma passagem, entrar num avião, conversar com alguém num bar ou pular de paraquedas".

Outra história é da Morgana Lux, formada em audiovisual ela decidiu viajar pelo mundo em busca do documentário perfeito depois que terminou a faculdade! O que ela não esperava era descobrir que essa viagem não era sobre um documentário somente, mas sobre uma série sobre mulheres e os lugares onde elas vivem. Morgana conta como foi difícil desapegar do emprego fixo e se jogar nessa aventura.

"Eu tinha o emprego perfeito, o apartamento dos sonhos e uma vida ótima, mas existia um vazio dentro de mim, uma vontade incessante de dizer algo relevante e contar histórias. Decidi então viajar em busca de construir um documentário à la Glauber Rocha, uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. 

Descobri no meio do caminho como eu tinha medo de desapegar da minha vida estável e como só faltava a coragem mesmo de descobrir quem eu realmente era e qual meu propósito na Terra. Eu pensava 'não é possível, eu tenho que fazer alguma coisa da minha existência', então peguei minha mochila e só fui", conta Morgana.

Logo Morgana descobriu sua vontade de falar sobre mulheres. Durante sua viagem pelo sertão nordestino conheceu diversos tipos de mulheres fortes e independentes e percebeu que ninguém falava sobre elas! 

A videomaker percebeu como o convívio com essas pessoas mudava quem ela era e como ela descobriu uma força interna grande o suficiente para começar uma série documental sobre mulheres no sertão. Hoje ela continua viajando e trabalhando com isso.

Conclusões

Você não precisa viajar necessariamente para perceber que a vida é mais que ter um bom emprego, uma casa própria e o carro do ano. Teóricos, poetas, filósofos e todo tipo de gente já escreveu e discutiu sobre esses assuntos a séculos atrás. O importante é querer descobrir o porque você está aqui.

Estamos vivendo um momento histórico onde a nossa geração e as que estão vindo têm uma incessante necessidade pela liberdade, e dentro disso vem o propósito de vida.

Estamos nos questionando e, principalmente, percebendo que a vida é curta demais para viver infeliz com seu cotidiano. E tá tudo bem se algumas pessoas não entendem isso ou não conseguem fazer o mesmo, cada um tem o seu tempo. Viajar para se encontrar é uma escolha que requer muita coragem e força de vontade.

Assim como tudo na vida, o autoconhecimento é uma grande estrada sem fim, que no começo pode parecer árdua e dolorosa, e de fato ela é, mas só quem vive e aceita esse caminho sabe como vale a pena acordar um dia e ter orgulho de ser quem é, de estar vivendo algo que você escolheu para si e ter noção de que tudo o que você está colhendo é algo que você plantou cuidadosamente com as próprias vontades e escolhas.

Viemos para viver em liberdade, nada melhor que começar metendo o pé na estrada! E não se preocupe, você não está sozinha, a Worldpackers pode te dar todo o apoio necessário para você se jogar nessa aventura.

Se você tiver vontade de cair nesse mundão para um ano sabático, a Worldpackers, além de diversas oportunidade de voluntariado pelo mundo, também oferece alguns ebooks e cursos que vão te ajudar. 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor



Más sobre el tema