¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

O que fazer em Recife: melhores pontos turísticos e cultura local

Guia completo de o que fazer em Recife: como chegar, onde ir, atrações culturais e lembrancinhas para levar para casa.

8min

O que fazer em Recife

Escrevo este artigo cheia de saudade. Sou mineira de alma pernambucana, tendo morado no Estado por longos anos. Durante esse período, descobri que há muito o que fazer em Recife: além dos pontos turísticos propriamente ditos, a cidade é cheia de vida e atrações culturais.

Pernambuco, aliás, mais parece um país independente do restante do Brasil, com uma cultura e um astral que não vejo em outras regiões. Eu, que nasci belo-horizontina, tive até dificuldade de me adaptar nos meus primeiros anos, mas com o tempo juntei minha mineiridade à pernambucanidade e já uso "oxe" e "uai" na mesma frase.

Como chegar em Recife

Para chegar em Recife você pode vir de avião, saindo da maioria das capitais do nosso país, ou de ônibus. O Aeroporto Internacional do Recife fica no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, mas bem pertinho da praia de Boa Viagem. 

Chegando na cidade pelo aeroporto, você pode ir até a sua hospedagem de ônibus, pois várias linhas atendem a região. Também tem uma passarela de conexão com o metrô, com esteiras elétricas para ajudar na travessia. E, é claro, você pode optar por táxi ou carro por aplicativo.

Onde ficar em Recife

A maior parte da rede hoteleira de Recife se concentra em Boa Viagem, onde fica a praia urbana mais famosa da cidade, e em bairros vizinhos como Pina. 

Além dessa região, também vale buscar acomodação no Recife Antigo, que é o Centro Histórico da cidade, e em bairros da Zona Norte como Espinheiro e Graças (nesse caso, você provavelmente só vai encontrar apartamentos e quartos de aluguel por temporada).

Para quem quer passar um período mais longo em Recife e economizar muito, uma ótima opção é trocar algumas horas semanais de trabalho por acomodação. Na plataforma Worldpackers você encontra centenas de oportunidades de voluntariado desse tipo no Brasil e no mundo, e existem ótimas vagas em Recife e outras partes de Pernambuco

Olha só alguns exemplos:



O que fazer em Recife

Se você for uma pessoa curiosa, vai descobrir que não faltam opções de o que fazer em Recife. A capital tem atrações para todos os gostos e bolsos. 

Para os mais clássicos, existem city tours partindo de quase todos os hotéis da região e o roteiro costuma incluir pontos turísticos famosos e uma ida em Olinda, cidade vizinha bem conhecida pelo carnaval.

E claro que não faltam lugares para se aventurar de forma independente. Eu recomendo um passeio na praia mais famosa da cidade, a de Boa Viagem. Depois de um dia curtindo a beira-mar, você pode seguir para ir curtir a noite no bairro Recife Antigo. Não deixe de ir ao Marco Zero e tirar belíssimas fotografias de todos os ângulos possíveis! Mas esse é só o básico: continue lendo, que tem muito mais.



Roteiro turístico em Recife

Boa Viagem é um bairro nobre da cidade do Recife e nele você encontra vários atrativos: a praia tem a faixa de areia mais disputada, com vários quiosques, e a região está bem preparada para receber os turistas. 

Conta com um calçadão largo, sendo um bom local para fazer caminhadas na orla, e também uma ciclofaixa. Em alguns pontos do bairro dá para alugar bicicletas.

A praia tem muitos recifes de coral, que protegem a orla dos tão conhecidos tubarões que habitam o mar. O recomendado é banhar-se apenas na parte rasa a fim de se proteger de um eventual ataque. Nas regiões mais perigosas há placas avisando sobre o risco.

Leia também: 


Evento do projeto Tamar na praia de Boa Viagem, foto por Juliana Carvalho.

Lá acontecem ações do Projeto Tamar, que faz a vigilância dos ninhos das tartarugas marinhas, protegendo-os até a época em que as tartaruguinhas seguem até o mar. Durante o período de retorno existem campanhas de conscientização da preservação marinha, com informações para a população.

Também em Boa Viagem fica o Parque Dona Lindu. Inaugurado em 2011, o parque leva o nome da mãe do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tem um espaço gostoso para um piquenique com área de playground, o teatro Luiz Mendonça e a galeria Janete Costa. Além disso, é um ambiente para práticas esportivas já que possuem quadra poliesportiva e pista de skate.

Para quem tem filhos, existe a possibilidade de alugar bicicleta e patinetes no fim de semana. Uma boa pedida para curtir a tarde e o começo da noite.

Um bom lugar para fotografar é o bairro do Recife Antigo. O Marco Zero é um dos principais pontos turísticos de Recife e você pode atravessar para o outro lado de barquinho e ir conhecer mais de perto as obras de Francisco Brennand, escultor famoso na cidade. Uma das suas esculturas mais importantes é a Torre de Cristal, com 32m de altura, que se tornou um cartão postal de Recife.



Também no Recife Antigo ficam outros pontos turísticos como a Caixa Cultural, que recebe exposições artísticas, e museus muito bonitos e interessantes como o Cais do Sertão e o Paço do Frevo.

Se você para uma pessoa da noite, pode conhecer os bares da Rua do Apolo, Rua da Moeda, Avenida Rio Branco e arredores. O bairro é ideal para quem gosta de sentar-se em uma cadeira em uma mesa de boteco na calçada para apreciar uma boa cerveja.

A rua do Bom Jesus, que já foi considerada uma das mais bonitas do mundo, abriga a primeira sinagoga das Américas, Sinagoga Kahal Zur Israel, fundada no século17 no período da ocupação holandesa. 

Você também encontra ali a Embaixada dos Bonecos de Olinda, que são muito famosos por serem carregados pelas ruas no Carnaval. Anualmente são desenvolvidos novos bonecos, muitos deles em homenagem a celebridades locais, nacionais e internacionais.

Saindo do Recife Antigo não deixe de espiar a Rua da Aurora, que margeia o rio Capibaribe e tem um casario belíssimo.

Ali perto você encontra o bairro de São José, um lugar de pechinchar. É onde você vai conseguir comprar de um tudo na cidade: tem moda infantil, móveis, artigos para festas, bijuterias, artesanatos... Mas o mais interessante é se aventurar no Mercado de São José. 

Nesse mercado, que funciona num prédio histórico com arquitetura em ferro típica do século XIX, você encontrará muitos artigos regionais, desde adereços a alimentos. Vale ficar atento aos pertences, já que o lugar costuma ficar bem cheio.



Outros pontos turísticos de Recife que valem a visita são o Instituto Brennand, a Oficina Brennand, o Poço da Panela, o Museu do Homem do Nordeste, o Cinema São Luiz, o Mercado da Boa Vista, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e a Casa-Museu Gilberto Freyre. Ah, também existem passeios de catamarã e tours guiados de bicicleta pela cidade.

Cultura pernambucana em Recife

Pernambuco é um Estado cheio de cultura, com praticamente um dialeto próprio. Não por acaso, os pernambucanos têm a mania de chamar o estado de país,. Por isso, ao planejar o que fazer em Recife, não deixe de se atentar às manifestações culturais.

Festividades de Recife

São muitas as festividades regionais pernambucanas, mas a mais famosa certamente é o Carnaval, um dos mais ricos do Brasil: tem frevo, caboclinhos, maracatu, o famoso Galo da Madrugada, os desfiles dos bonecos gigantes em Olinda... É um período de muita tradição cultural e alegria. 

O período de São João também é muito apreciado pelos recifenses, que se preparam para a ocasião organizando festas e fogueiras. 

Culinária pernambucana

A culinária local também é uma parte muito importante da cultura pernambucana. Provar os quitutes regionais deve ser um item indispensável na sua lista de o que fazer em Recife. 

A carne de charque é presente em vários alimentos, como o escondidinho, que na minha opinião é uma das melhores receitas e pode ser experimentado em carrocinhas pela cidade ou em restaurantes dos mais variados. Macaxeira com carne de sol também é uma delícia!



Prove também as várias opções de recheios de tapiocas, com destaque para a tradicional combinação de queijo e coco ralado. O cuscuz também é um prato típico, que pode ser apreciado em vários momentos do dia. É bem comum ver a iguaria nos cafés da manhã e jantares da cidade, seja com carne, salsicha, ovo, manteiga ou em versão doce, ensopado no leite de coco.

Aproveite para provar também o mungunzá (parece a canjica do sudeste, mas não é!) e outras delícias feitas de milho, como canjica e pamonha, especialmente no período junino. Ah, o bolo de pé-de-moleque também é uma delícia, assim como o Souza Leão, receita bem recifense.

O bolo de rolo, patrimônio pernambucano, também não pode ficar de fora. Ele pode ser encontrado na tradicional opção de goiabada e em outras versões como chocolate e doce de leite. Só não cometa a gafe de falar que é rocambole, pois são diferentes e assim você pode insultar um recifense! 

Outra sobremesa clássica de Recife é a cartola, feita com banana frita, queijo manteiga e uma cobertura de açúcar e canela.

Lembrancinhas de Recife: o que comprar

Um bom lugar para comprar lembrancinhas de Recife é a feirinha de artesanato de Boa Viagem, que fica em frente à Igrejinha. No Recife Antigo existem algumas lojinhas de artesanato, um grande pavilhão no Marco Zero e uma feirinha de rua que acontece aos domingos na Rua do Bom Jesus.

Algo que representa muito o Recife são as sombrinhas coloridas de frevo, que são vendidas nas feirinhas e, em época de carnaval, também por ambulantes. Também vale a pena conferir os cordéis e xilogravuras pernambucanos, com destaque para os trabalhos de J. Borges.

O mestre Vitalino também tem uma grande importância no estado de Pernambuco e suas obras são reconhecidas internacionalmente. Seus bonecos de barro são ótimas lembranças para se ter da cidade, retratando o passado do estado de Pernambuco e a vida no interior, como cenas de cangaço, forró ou trabalho. 

E aí, curtiu essas dicas de o que fazer em Recife? Se for aproveitar para viajar pelo litoral, veja também nosso artigo sobre as melhores praias de Pernambuco

Além disso, siga as redes sociais da Worldpackers para acompanhar as novidades: estamos no Instagram, no Tiktok e no YouTube!



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema