¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Pontos turísticos de Porto Alegre: as melhores atrações da capital

Conheça os principais pontos turísticos de Porto Alegre, incluindo prédios históricos, museus, passeios e boemia.

marina

Mar 16, 2022

13min

Pontos turísticos de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre é uma das mais arborizadas do país e você vai encontrar nela muitas praças para curtir o dia em meio à natureza. Os museus e prédios históricos são referências, e para estar em contato com a cultura gaúcha basta dar uma volta pelas ruas da cidade e observar as pessoas carregando seu chimarrão e levando consigo as particularidades do sotaque. Mas quais são os principais pontos turísticos de Porto Alegre? Confira a seguir!

Quando visitar Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul tem um clima subtropical com as estações bem definidas. Sendo assim, no inverno você pode pegar 0 graus, sendo interessante para quem gosta de curtir o friozinho. No verão, a temperatura pode chegar aos 40 graus, e você pode aproveitar a passada na capital e depois conhecer o nosso litoral gaúcho

No outono as chuvas são mais frequentes e na primavera as ruas da cidade estão mais floridas e o clima mais ameno. Basta você decidir qual temperatura faz mais sentido para você, com base nos seus gostos. 

Se você deseja viver uma experiência imersiva na cultura, visite o estado no mês de Setembro, em que as comemorações da Revolução Farroupilha recheiam a cidade com muito bairrismo e cultura. Também vale a pena, se possível, esticar a viagem para incluir algumas das belas cidades da Serra Gaúcha.

Como se locomover em Porto Alegre

A cidade é grande, mas os principais pontos turísticos de Porto Alegre que vamos citar aqui são bem próximos uns aos outros, o que gera uma facilidade ao visitante no momento de se deslocar. 

No Centro Histórico, por exemplo, existem diversas atividades que podem (e devem) ser feitas a pé. Em diversos locais existem pontos de Bike Itaú, sendo uma ótima opção para um fim de tarde; muitas pessoas costumam pedalar pelo Gasômetro.

Os ônibus que percorrem a capital de ponta a ponta acabam sendo uma ótima forma de conhecer as ruas e arquitetura da cidade sem precisar andar muito. Além disso, o Uber é uma ótima forma de se locomover por distâncias mais longas e que em geral tem um valor bem acessível. 

Como chegar em Porto Alegre

Ir voando para a capital pode ser uma ótima opção. Do Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado na entrada da cidade e a apenas 8km do centro, chegam voos vindo de todas as capitais do Brasil. 

Se você optar por ir de carro, as principais ligações rodoviárias que chegam a Porto Alegre são a BR290 (chamada de Freeway), que liga a cidade ao Litoral Gaúcho e de Santa Catarina, e a BR116, que leva ao Sul do estado e ao resto do Brasil. 

Ir de ônibus também é uma opção muito boa, pois várias companhias de viação partem de outras capitais brasileiras rumo a Porto Alegre. O desembarque é realizado na Estação Rodoviária de Porto Alegre, que fica no Centro Histórico. Sendo assim, o passeio já começa assim que você desce do ônibus. 

E depois de lá, que tal aproveitar para conhecer outros lugares no Sul do Brasil? Algumas sugestões: Curitiba, Foz do Iguaçu e Ilha do Mel, no Paraná.



Pontos Turísticos de Porto Alegre: construções históricas

Essa é uma parte da viagem que eu, como viajante, gosto muito, pois consigo ver com outros olhos quando leio um pouco da história que carrega cada construção. Vejo uma beleza gigante em imaginar tudo que já aconteceu ali, todas as pessoas importantes da história que por ali passaram. Então vamos entender o contexto por trás das construções históricas de Porto Alegre, também conhecida como POA?

1. Centro histórico de Porto Alegre

O destaque do Centro Histórico de POA certamente é a arquitetura, o que faz desse um passeio interessante de fazer a pé, já que os pontos turísticos ficam todos perto um do outro. E se engana quem pensa que o Centro Histórico é apenas mais um bairro da cidade. A área é a maior referência cultural e histórica da cidade e marca da capital rio grandense. 

2. Paço Municipal (Prefeitura de Porto Alegre)

Localizada junto ao marco zero da cidade, a prefeitura fica em um incrível prédio em estilo neoclássico, construído em 1898. Em frente a ela encontra-se a Fonte Talavera de La Reina, presente da colônia espanhola em 1935. 

3. Mercado Público de Porto Alegre

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre já sobreviveu a enchentes, um incêndio e até a um projeto de demolição, mas nada abalou as estruturas do local. Ele recebe mais de 100 mil pessoas por dia e é um ponto interessante para se conectar com a cultura gaúcha. 

O Mercado conta com 107 bancas e lojas onde se encontram especiarias e produtos típicos da cultura gaúcha. Localizado em frente à prefeitura da cidade, atualmente ele funciona de segunda a sexta das 7h30 às 19h30 e aos sábados das 7h30 às 18h30. 

4. Catedral Metropolitana de Porto Alegre

A Catedral foi construída entre 1921 e 1986 e sua cúpula é uma das maiores do mundo, com 75 metros de altura e 18 metros de diâmetro. Os três painéis de mosaico na fachada foram executados nas oficinas do Vaticano. O local costuma impressionar os turistas por tamanha beleza e sofisticação nos detalhes. Vale a pena a visita! Funcionamento: todos os dias das 7h30 às 19h.

5. Igreja Nossa Senhora das Dores

Essa igreja é a mais antiga da cidade de Porto Alegre, construída em 1813. Possui estilo eclético, mas com o interior decorado com talha dourada em estilo Barroco e elementos neoclássicos. Ela chama atenção pela beleza e pelos 68 degraus da sua escadaria. Foi o primeiro patrimônio tombado da capital, em 1938. 



6. Palácio Piratini

Sede do governo gaúcho desde 1921, o Palácio Piratini é um belo edifício em estilo clássico inspirado no Palácio Petit Trainon, de Versalles. Seu interior conta com obras do pintor italiano Aldo Locatelli e outras esculturas. Um local cheio de história e que encanta os apaixonados por arquitetura, é um dos mais bonitos pontos turísticos de Porto Alegre. Visitas guiadas de segunda a sexta, das 8h às 19h. 

7. Usina do Gasômetro

Muitas pessoas acabam achando que a Usina do Gasômetro e a Orla do Guaíba são a mesma coisa. Apesar de ficarem praticamente juntas, são coisas diferentes. A usina é um prédio histórico, construído em 1928 e onde funcionava uma Usina de Geração de Energia movida a carvão mineral.

Atualmente o local virou sede para eventos, tendo no seu interior quatro galerias de arte, um teatro e uma sala de cinema. Com seus 117 metros de altura, suas torres podem ser vistas de diversos pontos da cidade. É uma ótima opção para quem procura o que fazer em Porto Alegre aos domingos. 

Uma dica especial: segundo moradores, é dali do topo da Usina que se tem a vista do pôr do sol mais bonito do Brasil. Aconselho ver com os próprios olhos. A usina funciona de terça a sexta das 9h às 21h, e aos sábados e domingos das 10h às 21h. 


Usina do Gasômetro - Porto Alegre.

Pontos turísticos de Porto Alegre: museus 

1. Praça da Alfândega

O motivo de uma praça estar no tópico dos museus é porque a Praça da Alfândega é um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Alegre. Além de abrigar diversas estátuas de poetas gaúchos e prédios importantes da cidade, você encontra lá os três principais museus da cidade. São eles:

  • Memorial do Rio Grande do Sul: além de chamar atenção pela arquitetura, a partir de uma grande coleção de projetos, conta marcos da história do estado. De terça a sexta, das 10h às 17h.
  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS): abriga a maior coleção de obras de arte do estado e é parada obrigatória para os apreciadores de artes plásticas. De segunda a sexta, das 10h às 19h.
  • Santander Cultural: é o centro cultural de maior destaque do estado. São três andares que abrigam exposições de arte, shows, sessões de cinema e café. De terça a sábado, das 10h às 19h. 

E, além disso, a praça também sedia a maior Feira do Livro da América Latina, então se você for visitar POA no mês de outubro, não deixe de conferir. 


Praça da Alfândega - Porto Alegre.

2. Teatro São Pedro 

Localizada em frente à Praça Matriz, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país, com sua construção no estilo Barroco Português com veludo e ouro na sua decoração interna. 

Conta com programação de shows, o Café do Teatro e outras atividades como visitas guiadas. Consulte a disponibilidade no período em que estiver na cidade. 

3. Museu Iberê Camargo 

O museu dedicado ao artista gaúcho  Iberê Camargo com o objetivo de preservar e divulgar suas obras conta com um acervo de mais de 4 mil obras e foi projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza. Ele chama atenção pela sua arquitetura curiosa e arrojada, uma grande construção de concreto branco com mais de 8mil m². 

A fundação fica localizada em uma área cercada de mata nativa, em frente ao Guaíba, na Zona Sul da cidade. Aberta de quinta a domingo, das 14h às 19h. 

4. Casa de Cultura Mario Quintana

O prédio inaugurado em 1933 abrigava o luxuoso Hotel Majestic, que em seus tempos áureos, hospedou presidentes e artistas. Seu principal hóspede (que hoje dá nome à casa) foi o poeta gaúcho Mario Quintana, que viveu no hotel por cerca de 25 anos.

O governo do Estado tomou posse do local nos anos 80, e desde então o prédio se tornou um monumento histórico e espaço cultural. Ele conta com biblioteca, salas de cinema e teatro, espaços para eventos culturais e também o quarto do poeta Mario Quintana preservado.

Aberto de terça a sexta das 9h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 12h às 21h. 

Pontos turísticos de Porto Alegre: praças e ruas 

Como havia comentado, POA abriga muitas árvores, então as praças são o forte da cidade, com opções para todos os gostos. Vou falar agora sobre os principais lugares ao ar livre para desfrutar na cidade, incluindo pontos turísticos de Porto Alegre bem conhecidos e opções que só os moradores conhecem. Vem comigo: 

1. Orla do Guaíba (Parque Moaycir Scliar, o Gasômetro)

Começando pelo maior ponto turístico da capital, a Orla do Guaíba, conhecida como Gasômetro. Com 1,3km de extensão, ela fica localizada entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. 

Após um longo período de obras e uma revitalização, o espaço hoje conta com diversas atividades, como prática de esportes, restaurantes e barzinhos. Também vale a pena ir lá apenas para curtir a vista. Aos sábados e domingos a avenida é bloqueada ao trânsito de veículos, aumentando o espaço de lazer. 

Vá para curtir o dia e fique para o entardecer. Um dos principais cartões postais da cidade é o Pôr do Sol da orla do Guaíba, como já mencionei.


Por do Sol no Gasômetro - Porto Alegre.

2. Parque Marinha do Brasil

Seguindo pela Orla do Guaíba você consegue ir a pé até o Parque Marinha, que ocupa uma área de 715.000m² dedicada em boa parte à prática de esportes. 

O espaço conta com uma grama extensa de opções para prática de esportes e o atrativo principal e recentemente inaugurado no local é o Skate Park, que com 1,6km de extensão é a maior pista de skate da América Latina. Ela fica entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. 

Além de reunir a galera que curte se exercitar, o parque conta com muitos bosques com gramados, árvores nativas e espécies exóticas para você estender uma canga e relaxar embaixo das árvores.  


Parque Marinha do Brasil - Porto Alegre.

3. Parque Farroupilha (Redenção)

O Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção, é uma enorme área verde localizada no coração da cidade. No total o local conta com 38 monumentos espalhados pelo parque, um mini zoo, recanto solar, quadras de futebol e de bocha, espaço para atividades de ginástica, pista de bike e parque de diversão infantil, sendo uma ótima opção para quem procura o que fazer em Porto Alegre com crianças.

Aos domingos, das 9h às 18h, ao lado do parque na avenida José Bonifácio, acontece o Brique da Redenção, uma feira de antiguidades que vale muito a pena conferir. Você encontra por lá peças raras e colecionáveis, artesanatos e quitutes de gastronomia variada.

4. Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Curiosamente, como podemos ver, a galera de POA gosta de adaptar os nomes dos parques. O Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão, conta com a réplica de um moinho de vento e um lago com tartarugas, gansos, marrecos e peixes, que faz a alegria das crianças. 

Com mais de 100 mil metros quadrados, o lugar é um respiro em meio ao caos da cidade e costuma ser um ambiente mais tranquilo que recebe muitas famílias.

5. Rua das Andradas

Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre e pertinho de muitos pontos turísticos que apresentamos aqui, a Rua das Andradas ou Rua da Praia, como é conhecida pelos moradores da cidade, é um verdadeiro shopping a céu aberto. O local perfeito para você passear e adquirir aquela lembrancinha especial da capital.

6. Viaduto Otávio Rocha (Viaduto da Borges)

O Viaduto  é um ponto muito interessante e bonito para se visitar na cidade. Em ambos os lados da Avenida Borges de Medeiros foram levantadas amplas escadarias de acesso até o nível do viaduto, sustentadas por grandes arcadas, e os parapeitos das rampas e do viaduto possuem uma balaustrada decorativa. 

Muitas pessoas, inclusive, costumam ir até o Viaduto para realizar ensaios fotográficos nessa pegada mais urbana. 

7. Rua Gonçalo de Carvalho, "a rua mais bonita do mundo"

Localizada na rua do Shopping Total, a rua Gonçalo de Carvalho abriga mais de 100 árvores da espécie Tipuana, que foram plantadas ali na década de 1930, e até hoje os moradores da rua preservam as espécies. 

Ela não é chamada de "Rua mais bonita do mundo" por acaso: as árvores enfileiradas formam um túnel verde e deixam o lugar fresco e agradável. Algumas chegam a medir a altura de um prédio de 7 andares, fazendo a vista de cima ficar ainda mais bonita. 

Desde 2006 a rua é Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre. Não deixem de visitar, é um presente da natureza.

Pontos turísticos de Porto Alegre: outros passeios

A capital gaúcha é um local pulsante, cheio de lugares para conhecer. Por isso, além dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, resolvi trazer nesse artigo algumas sugestões de passeios extras na cidade que as vezes não são tão divulgados, mas valem muito a pena:

1. 35 CTG (Centro de Tradições Gaúchas)

Para entrar mais ainda em contato com a cultura gaúcha, nada como conhecer um Centro de Tradições Gaúchas. No 35 CTG o visitante encontra um restaurante que serve o melhor do churrasco gaúcho, biblioteca e museu com as tradições e trajes da região. Se você vai passar um tempinho mais longo na cidade, vale a pena a visita.

2. Passeio de barco pelo Guaíba

Esse passeio é um clássico da capital: operando desde a década de 70, o barco Cisne Branco oferece um passeio flutuante e cultural. A programação dura em média 1 hora e leva os passageiros a conhecer mais da história e dos pontos turísticos de Porto Alegre, além de ir até algumas ilhas do lago. Além desse, existem outras opções de navegação.

O passeio fica ainda mais incrível quando a tarde vai caindo, e é possível avistar o principal cartão postal da cidade, o Pôr do Sol do Guaíba, no meio do rio a bordo do barco

Os horários são variados e há saídas do Cais do Porto (Av. Mauá, 1050 - Centro) e da Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 - Centro). 


Por do Sol no Guaíba - Porto Alegre.

3. City Tour Linha Turismo

A Linha Turismo é um serviço oferecido pela prefeitura. Você passeia em rotas turísticas a bordo de um ônibus de dois andares, cujo piso superior é aberto e proporciona uma vista panorâmica dos pontos turísticos de Porto Alegre. 

O passeio conta com duas rotas, ambas muito interessantes:

  • Tour Centro Histórico: passa por mais de 20 atrativos ao longo do percurso e conta com 5 pontos de parada, onde se pode descer e subir novamente durante o dia. 
  • Tour Zona Sul:  destaca paisagens naturais da cidade, sendo os pontos altos Praia de Ipanema, algumas propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus (com uma vista belíssima de 360 graus da cidade). Também vale a visita a esses lugares separadamente.

4. Bairros boêmios 

E para aqueles que assim como eu adoram desbravar a vida boêmia nas cidades onde passam, vão aqui duas recomendações:

  • Bairro Cidade Baixa

Para quem procura um local mais acessível, a cidade baixa reúne diversos bares, restaurantes e algumas baladas para todos os gostos e bolsos. É uma boa opção de passeio para curtir uma noite na capital gaúcha. Se for, não deixe de experimentar uma outra emblemática refeição gaúcha que só tem aqui: o Xis!


Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre.
  • Bairro Moinhos de Vento

É o nome dado ao trecho onde a Rua Fernando Gomes faz esquina com a Rua Padre Chagas (muito conhecida porque acontece ali o famoso Saint Patrick's Day em março). Chamado também de Calçada da Fama, o lugar atrai jovens mais decolados e da elite gaúcha. 

Voluntariado em Porto Alegre

Agora que você já conhece os melhores lugares e pontos turísticos (e não tão turísticos assim) de POA, uma dica final: através da Worldpackers você tem a oportunidade de se hospedar de graça na capital gaúcha e ainda ter uma imersão cultural com a galera local e vários viajantes. Para isso, você se inscreve nas vagas e, se aprovado, se hospeda de graça em troca de algumas horas de trabalho.

Existem vagas de voluntariado em Porto Alegre perto das atrações turísticas, sendo possível fazer tudo a pé. Conheça duas vagas que podem te interessar:

Agora que você descobriu tudo que precisava em relação à capital gaúcha e o quanto POA pode te surpreender positivamente, pega teu mate, tua bergamota e vem lagartear num fim de tarde no gasômetro, admirando um dos finais de tarde mais lindos do nosso país.

E se quiser acompanhar mais dicas de viagens e outras brisas de uma mulher viajando sozinha, confira meu Instagram, onde compartilho pensamentos e vivências. Será um prazer te ter comigo! Até a próxima.





Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema