Praias de Itajaí, SC: guia completo com as melhores atrações

Saiba quais são as praias de Itajaí e os melhores pontos turísticos dessa cidade em Santa Catarina que vem conquistando os viajantes do Brasil e do mundo.

Bárbara Nicoli

Abr 22, 2022

7min

Praias de Itajaí

Quer saber tudo sobre a cidade de Itajaí, SC? Nesse artigo eu te conto! Vou falar das praias de Itajaí e do que mais você pode fazer em Itajaí, cidade portuária que fica ao lado da famosa Balneário Camboriú e distante apenas 100 km da capital Florianópolis.

Itajaí é uma cidade do litoral norte de Santa Catarina. O município abriga o segundo porto mais movimentado do Brasil, e por isso, é uma cidade que está em constante crescimento. 

Talvez você não tenha ouvido falar tanto de Itajaí, mas posso lhe assegurar que é uma cidade surpreendente. É em Itajaí que o rio Itajaí-Açu, o maior rio da região do Vale do Itajaí, encontra o mar. É lindo ver a paisagem que se forma ali, e a orla do rio é inclusive um dos cartões postais da cidade.

Em Itajaí existe um píer exclusivamente para navios de turismo, e por isso viajantes do Brasil e do mundo conhecem Itajaí e se encantam pela cidade.

Mas afinal, quais são as melhores praias de Itajaí? Vou contar a seguir!



As praias de Itajaí

Praia do Farol e Molhes da Barra

A praia do Farol é a praia de Itajaí que fica mais próxima do centro da cidade. É onde estão localizados os Molhes da Barra, o ponto turístico mais famoso da cidade, por ser o melhor lugar para avistar os navios entrando e saindo do porto. 

No início dos molhes há um estacionamento gratuito, já que o trajeto até o farol não pode ser feito de carro: são 800 metros mar adentro. É um ótimo lugar para a prática de exercícios, como caminhar, pedalar, andar de skate ou apenas sentar por ali e observar os surfistas no mar.

Praia do Atalaia

Apesar de ser próxima ao centro da cidade de Itajaí, da Praia do Atalaia tem uma pegada mais selvagem. Ela é super preservada, com poucas construções e alguns bares na beira da praia.

A praia do Atalaia é uma das melhores praias de Itajaí para a prática do surf, devido às suas ondas regulares durante todo o ano. Outra peculiaridade da praia do Atalaia é que ela é bem frequentada durante a noite, pois tem uma iluminação especial que faz com que fique clara e segura.

Praia do Geremias

A praia do Geremias fica a aproximadamente 500 metros da praia do Atalaia. É uma praia com faixa de areia pequena, por isso não é a melhor opção para ir curtir o dia, mas vale uma visita. Ela tem várias pedras no meio da faixa de areia que formam um visual lindão!

Praia de Cabeçudas

Entre as praias de Itajaí, a praia de Cabeçudas é uma das mais procuradas pelos viajantes. Tem uma ótima estrutura de bares e restaurantes e de comércio no geral, além de ser um ótimo lugar para se hospedar em Itajaí. É uma praia boa para ir passar o dia com a família e amigos.

Praia da Solidão

O acesso para a praia da Solidão é apenas por trilha, saindo do canto do Morcego, na praia Brava. Logo no início da trilha há uma subida íngreme, onde existem algumas cordas para se apoiar. 

Após essa subida, a trilha continua pelo meio da mata até chegar na praia da Solidão. A praia é um paraíso: natureza exuberante e totalmente deserta.



Praia Brava

A praia Brava é a mais badalada entre as praias de Itajaí. De uns anos para cá, ela cresceu absurdamente: a praia que era quase virgem virou um centro urbano com muitos prédios, condomínios, centros comerciais, restaurantes, baladas e tudo mais.

Para quem gosta de agito, a praia Brava é perfeita, porque todos os dias da semana tem algum evento acontecendo, mesmo fora de temporada.

Além de toda a infraestrutura que ela proporciona, a praia é extensa, água do mar é clarinha e ainda conta com um calçadão e ciclovia perfeitos para a prática de exercícios.

A praia Brava de Itajaí também é o point dos surfistas, com mar muito propício para a prática do surf.



Quando ir a Itajaí?

Se puder, marque sua viagem para Itajaí no período de algum dos eventos que acontecem por lá. Isso se você gosta de agito, é claro!

Festa Marejada

A festa Marejada é um evento de gastronomia, música e tradição que acontece no mês de outubro. É um dos eventos mais importantes da cidade e a maior festa do pescado do Brasil. 

Ela dura aproximadamente duas semanas e tem atrações para toda a família, incluindo shows nacionais e internacionais, espetáculos artísticos, oficinas de artesanato, parque de diversões e, é claro, muita comida boa!

The Ocean Race

Itajaí é a única cidade da América Latina que recebe o evento The Ocean Race. É o maior evento de vela do planeta, que acontece a cada três anos. Ele não tem uma data específica, mas quando o evento está acontecendo, é um ótimo período para visitar Itajaí, pois toda a cidade se move para receber os velejadores e suas equipes.

  • Quer saber também o que fazer em Balneário Camboriú, ali do ladinho? Veja o vídeo abaixo! 

E se quiser ficar hospedado lá sem pagar nada e aproveitar para visitar Itajaí, confira as vagas de voluntariado em Balneário Camboriú. Voluntariando pela Worldpackers você troca algumas horas de trabalho por acomodação e outros benefícios.

O que fazer em Itajaí

E quem disse que Itajaí é só praia? Existem outros passeios e atividades muito legais para se fazer por lá. Olha só alguns exemplos:

Beira Rio

A beira rio, como é chamada a Avenida Ministro Victor Konder, é uma orla com calçadão, ciclovia, pista de skate, praças, além de abrigar o polo gastronômico da cidade, com inúmeros bares e restaurantes. É parada obrigatória para quem está visita Itajaí.

Mercado Público

O Mercado Público de Itajaí fica no no final da orla beira rio, próximo ao ferry boat Itajaí-Navegantes. É uma das construções mais antigas da cidade e o lugar ideal para experimentar a culinária local e tomar uma cerveja gelada. Nos finais de semana tem música ao vivo e os restaurantes do mercado ficam cheios.

Mercado do Peixe

O Mercado do Peixe fica ao lado do Mercado Público. É um espaço com várias peixarias, uma ao lado da outra, tudo fresquinho e com preço moderado. Para quem gosta de frutos do mar, o Mercado do Peixe é perfeito. Eu particularmente gosto muito e fico encantada com a variedade que eles oferecem!

Parque do Atalaia

O Parque do Atalaia fica a mais ou menos 5 km do centro de Itajaí; sua entrada fica próxima à Praia do Geremias. Infelizmente não tem muita sinalização indicando o caminho até o parque. 

O lugar não é muito explorado pelos turistas, e geralmente quem vai até lá são as pessoas que fazem voos de asa delta, pois o parque tem uma das melhores rampas de voo livre de SC.

É um lugar gostoso para caminhar e curtir a natureza. Tem um pequeno parquinho para as crianças e uma vista linda do mar e da cidade. 

O Parque é uma unidade de conservação, preservação da biodiversidade, educação ambiental e pesquisa científica. Vale a pena deixar o carro próximo à praia do Geremias e subir até o mirante caminhando e ouvindo o som dos pássaros: você se sente parte da natureza.

Pedra do Papagaio

A Pedra do Papagaio é uma formação rochosa imensa que tem um formato que lembra uma cabeça de pássaro e fica entre as praias do Atalaia e praia do Geremias. É um dos pontos turísticos mais populares de Itajaí. É um lugar gostoso para caminhar, andar de bicicleta, e de quebra ainda ver a Pedra do Papagaio e a imensidão do mar.



Mirante Morro da Cruz

O mirante do Morro da Cruz fica bem próximo da Beira Rio, a uma distância aproximada de 3 km. Vale a pena subir o morro para ver a vista lá de cima, é incrível! Dá para ver o porto, os molhes da barra, as praias e até a cidade de Navegantes. 

É possível ir caminhando, mas já aviso que o morro é bastante íngreme. O trajeto é curto, mas acaba se tornando um pouco cansativo para quem não é acostumado a fazer exercícios.

Palácio Marcos Konder

O Palácio Marcos Konder fica no centro de Itajaí, na rua Hercílio Luz. A edificação, que atualmente sedia o Museu Histórico de Itajaí, foi o primeiro prédio público da cidade e destaca-se no cenário cultural e histórico de Itajaí. 

Sua inauguração foi em 1925 e serviu como sede da Prefeitura Municipal, Fórum da Comarca e Câmara de Vereadores. Hoje, abriga apenas o museu, que é um importante local de memória, com um acervo de 2 mil peças, desde rádios antigos a uniformes militares. Para os viajantes fãs de cultura e história, a visita ao palácio Marcos Konder é uma boa pedida!

Morro do Careca

O Morro do Careca na verdade faz parte da cidade de Balneário Camboriú, mas pelo fato dele ser tão coladinho na praia Brava de Itajaí, quem visita a cidade não pode deixar de ir. 

É possível subir de carro ou caminhando, e o visual lá de cima é de tirar o fôlego. Lá de cima dá para avistar toda a praia Brava de Itajaí e também a orla de Balneário Camboriú. O lugar rende várias fotos lindas, super recomendo o passeio!



Ficou com alguma dúvida sobre as praias de Itajaí? Deixa aqui nos comentários que eu respondo com o maior prazer! E se quiser esticar a viagem por Santa Catarina, veja também nosso guia das cidades da Serra Catarinense e nosso artigo com 10 pontos turísticos de Santa Catarina. 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema