10 lugares e experiências para conhecer em uma viagem para o México

Descubra que além de cidades e ilhas com paisagens espetaculares, é possível conhecer uma cultura forte e única que vai transformar sua viagem para o México.


412ce93f0d4edde2449c03a61b5b22f8

Lisiane

Jul 12, 2019

Historiadora e jornalista, resolvi dois meses antes de completar meus 30 anos, partir para uma aventura de um ano. Deixando de contar apenas as hi...

Experiências que devem ser vividas em uma viagem para o México

Quando se pensa em México, além da famosa série do Chaves que fez parte da infância de muitos dos viajantes de hoje, vem a cabeça também a tequila, a imagem da agitada capital Cidade do México e as lindas praias de Cancún, banhadas pelo convidativo mar do caribe. 

É claro que esses dois lugares têm seus atrativos e suas belezas, disso não resta nenhuma dúvida, mas o México vai muito além desse combo comercial e é isso que quero mostrar para você neste artigo.

A intenção é ampliar as suas possibilidades para que possa fazer uma programação que inclua diferentes experiências e que elas possam agregar conhecimento cultural. 

Fazer com que conheça, mesmo que em alguns dias de viagem, às tradições mais importantes do país, como a famosa Festa dos Mortos, um Ritual Maia, fazer a rota da tequila ou ouvir o som dos mariachis, coisas únicas e genuínas que às vezes passam despercebidas.

Isso se estende aos destinos também, acrescente na sua lista de lugares que deseja conhecer no México alguns destinos preciosos que valem muito a pena, como passear pelas ruas históricas de Guanajuato ou as praias paradisíacas de Isla Mujeres.

Essas são minhas 10 dicas de experiências que você não deixar passar em uma viagem para o México:

1. Guanajuato


Viagem para o México: conhecer as ruas histórias de Guanajuato

Considerada uma das cidades culturais mais vibrantes do México, com quatro zonas arqueológicas e um ar pitoresco, clima conservador e alegre com suas diversas cores. Guanajuato é um destino encantador do México.

Os diversos festivais que acontecem na cidade são um dos atrativos, entre eles o famoso e muito buscado, Guanajuato International Film Fest, que é realizado a mais de vinte anos e acontece anualmente todo mês de Julho.

A cidade colonial ainda tem uma seleção de lugares incríveis e oferece atividades para quem gosta de turismo de aventura e ecoturismo, como ciclismo em montanhas, passeios de cavalo, parapentes, trilhas e atividades na água. É agradável também caminhar pelas ruas e explorar a rotina interessante que existe em Guanajuato.

Um dos lugares famosos é o museu de corpos naturalmente mumificados, além da arquitetura neoclássica e barroca. Vale a pena deixar se perder pelos becos, ruas coloridas e praças que durante as tardes ficam lotadas de pessoas, como a Plaza de La Paz, que tem ao redor cafés e restaurants.

2. Chiapas


Chiapas - cidade histórica com ruínas da civilização maia 

Localizada no sudeste do país, a cidade é privilegiada com um ecossistema distinto e muito diversificado, o que faz com as belezas naturais estejam entre as principais atrações de Chiapas

Tem programação para quem gosta de floresta, selva, rios, manguezais e cachoeiras, um destino que merece atenção em uma viagem para o México, pois vai além das características que muitos têm em mente sobre o país.

Por falar em natureza, não deixe de visitar as cachoeiras. Em destaque estão as cascatas El Chiflón, com cinco cachoeiras dentro de uma reserva. A cascata azul com o volume grande e intenso de água azul turquesa deixa qualquer visitante hipnotizado e é outra atração que não deve ser deixada de lado.

Cinco cidades históricas maias estão no território de Chiapas, são ruínas, templos e pinturas que seguem sendo preservadas e mostram muito da cultura dos primeiros povos que começaram a habitar o México, como o Sítio Arqueológico de Palenque.

A região dos “pueblos mágicos” também devem ser exploradas. Em San Cristobal de las Casas você vai encontrar um local colorido, pessoas com roupas tradicionais que destacam ao longe, um Centro Histórico com muita influência maia, mercado de comidas espalhados pelas ruas e feiras com produtos tradicionais.

3. Ilhas Marietas


Viagem para o México: Ilhas Marietas

Sabe um daqueles lugares escondidos que não são tão visitado como outros destinos e, por isso, além da beleza que guarda, vale muito a pena conhecer? 

Apresento o Parque Nacional das Ilhas Marietas, localizado no Porto Vallarta, um arquipélago que tem centenas de espécies de aves marinhas, golfinhos e estruturas rochosas formadas a partir de atividades vulcânicas e muitas ilhotas desabitadas. 

A grande atração do local é a Playa Escondida, com uma beleza indescritível e onde só é possível chegar nadando. O barco leva somente até o acesso entre as rochas, por onde o transporte não passa e depois  de umas braçadas é só desfrutar da praia que leva o nome sugestivo, exatamente porque não se consegue encontrar tão fácil.

As ilhas têm vida marinha abundante e com snorkel é possível ver várias espécies de peixes e recifes de corais, o mergulho é uma das práticas mais recomendadas por lá. Por toda a sua plenitude o local foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO.

4. Isla Mujeres


Isla Mujeres é um dos paraísos que o México guarda

Na região de Quintana Roo a Isla Mujeres é considerada uma das praias mais bonitas do mundo. “Um dos lugares que todos devem conhecer antes de morrer”, assim diz o site de turismo oficial do México.

Com um mar azul turquesa do Caribe, piscinas panorâmicas e praias perfeitas para passar um dia relaxando, a Isla Mujeres fica cerca de 30 minutos de Cancún de ferry boat.

O local é ideal para a prática de snorkel, com águas tranquilas e muitos recifes de corais. É possível nadar com tubarões baleia, ver golfinhos e tartarugas. Atividades de aventura também podem ser encontradas na ilha, como tirolesa, por exemplo.

Um destinos que recomendo da ilha é a Playa Norte, uma das mais bonitas da região, com águas tranquilas e transparentes. É impossível não se apaixonar pelo local e querer desfrutar cada minuto nesse paraíso paradisíaco do Caribe mexicano.

5. Los Cabos


Los Cabos é ideal para quem quer ter contato com a vida marinha

Na Península da Baja Califórnia está um dos lugares mais paradisíacos do México e com uma beleza natural de deixar qualquer pessoa de boca aberta, Los Cabos. 

O lugar tem uma ótima infraestrutura de hotéis, mas, além disso, oferece paisagens desertas, praias e montanhas com fácil acesso e um destino perfeito para relaxar. De um lado está o Mar de Cortez e do outro lado o Oceano Pacífico, no local é possível ter contato direto com a natureza.

Um dos cartões postais mais famosos é o “El Arco”, em Cabo de San Lucas, antes vila pescadores e hoje um destino badalado com vida noturna bem agitada. 

Um dos pontos altos do local é que um pouco isolado e atrai principalmente quem está em busca de privacidade, mas dependendo do período do ano, talvez encontre muitos turistas, mas mesmo assim ainda te dá a sensação de privacidade.

Em San José del Cabo, que também é uma das principais cidades de Los Cabos, você vai encontrar uma atmosfera tranquila e histórica.

Mergulhar em Los Cabos é ter contato direto com a vida marinha, na aventura você pode chegar bem perto de baleias, leões marinhos, golfinhos e até tubarões. 

6. Festa dos Mortos


Viagem para o México: Festa tradicional dos Mortos

A morte para os mexicanos é algo levado muito a sério, tanto que eles têm um dia especial para festejar a alma dos entes queridos que se foram, sem tristeza, mas sim com muita alegria. De 31 de Outubro a 2 de Novembro. 

A celebração que é tão importante para o país foi considerada pela UNESCO patrimônio da humanidade.

Para comemorar a visita dos antepassados à terra, os familiares se reúnem e “recebem” os seus mortos com música e tudo o que eles gostavam em vida. 

Neste período entra em cena a famosa e colorida caveira mexicana La Catrina, tem desfiles e pessoas com rostos pintados e roupas coloridas pelas ruas. Tem até uma iguaria tradicional para a data que é o “Pão do Morto”, com erva doce e decorado com caveiras. 

É comum também ver altares enfeitados pelas ruas, com velas, alimentos, água e decoração especial, para que a data seja celebrada da melhor maneira possível.

Para ter uma imersão cultural recomendo passar o Dia dos Mortos nas seguintes cidades: Aguascalientes, San Adrés de Mexquic e Oaxaca de Juarez, porém vale lembrar que em todos o país a celebrações.

7. Ritual Maia


Viagem para o México: participar de um ritual maia

Se você quer uma experiência única, deve experimentar o Temazcal, que é um ritual maia. 

Para quem não sabe, os maias formaram a civilização que habitou parte da América Central. Estiveram presentes em uma série de cidades-estados em regiões do México, Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador.

O ritual é um ato de purificação do corpo e espírito, com banhos a vapor usando elementos da natureza, como água e fogo. É realizado dentro de um cabana que parece uma oca, mas de pedra.

O ritual é feito pelo xamã que comanda a cerimônia de purificação evocando espíritos, que contém também propósito mágico e religioso. Entre os seus efeitos, o ritual por causa do ambiente ajuda a baixar a temperatura do corpo, eliminar toxinas e auxilia o sistema respiratório, entre outros benefícios que podem ser sentidos na hora e depois em que o ritual é feito.

Independente da sua religião, essa uma experiência que vale a pena e deve ser encarada com respeito e por um lado cultural.

8. Show de Mariachis


Não dá para ir ao México e perder o show dos mariachis

A música mexicana tem algo muito específico e singular, fácil de distinguir e que tem uma carga cultural muito presente, principalmente nas canções dos grupos de mariachisque também é o nome do estilo musical popular no México. 

O gênero que nasceu nas pequenas vilas, com o passar dos anos foi ganhando o asfalto e se tornando um orgulho para os mexicanos e atração para turistas.

Vale muito a pena ver uma apresentação dos mariachis, eles têm um estilo próprio de se vestir e tocar instrumentos como violino, viola de mão, arpa e o guitarrón. É uma imersão cultural através da música! 

Não importa se você é do tipo descolado e gosta de rock, pop ou reggae, essa é uma experiência de viagem que, se estiver no México, deve experimentar.

Em Guadalajara acontece anualmente o Festival de Mariachis e Tradições Mexicanas, geralmente entre o final de agosto e início de setembro, é necessário verificar a data correta a cada edição. No evento são realizadas competição e desfiles com diversos grupos de mariachis e danças tradicionais.

9. Rota da Tequila


Viagem para o México: participar da Rota da Tequila

É impossível pensar no México e não lembrar da tradicional bebida que é a cara do país, a tequila. 

Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, é possível conhecer a planta e como é feita a produção da bebida. Essa experiência é tão interessante quanto conhecer uma vinícola, por exemplo!

A bebida alcoólica destilada é feita da agave-azul, uma planta que parece um abacaxi gigante, mas tem as folhas parecidas com a da áloe e vera. 

A rota da tequila existe principalmente na região de Guadalajara, em Jalisco, onde se encontra diversas plantações de agave e é possível experimentar diferentes doses da bebida que tem um sabor único.

Existem vários tipos de tequila e variam de acordo com a quantidade de açúcar e tempo de envelhecimento. Vale muito a pena conhecer a produção da bebida tipicamente mexicana. 

O Tequila Express é um trem que parte de Guadalajara e com apresentações de mariachis ao vivo, para deixar a viagem ainda mais interessante, além de danças tradicionais. 

Outra sugestão é visitar o Museu Nacional da Tequila, em um prédio do século 19, e ir descobrindo ainda mais sobre a história da bebida mexicana.

10. Mergulho em Cenotes


Cenotes são lugares lindíssimos e com uma energia muito forte

Sagrados para os maias, os cenotes são cavernas de calcário com água cristalina e que anos atrás eram usadas para cerimônias. Estes são lugares encantadores e muito bem preservados no país

Destino buscado pelos turistas que estão na região do estado de Yucatán, os cenotes são locais onde se pode fazer mergulho e, em alguns, é possível até mesmo fazer a prática com o uso do cilindro nos pontos mais profundos. 

Existe uma rota com sete cenotes que guardam um ar místico e ao mesmo tempo encantador pela natureza que os cerca, tem até atividades de aventura como tirolesas. 

Na maioria deles é preciso pagar uma taxa para entrar e desfrutar o quanto quiser. Não é permitido o uso de nenhum produto químico na pele, como protetor solar, para não contaminar a água e a biodiversidade presente nesses lugares.

Tente fazer da sua viagem para o México algo que agregue valor e muito conhecimento. Faça fotos interessantes, mas não deixe de viver 100% experiências que podem te trazer uma carga cultural e tradicional como a desses povos, que valorizam e expandem a cultura de seu país.

Aproveite! 


412ce93f0d4edde2449c03a61b5b22f8

Lisiane

Jul 12, 2019

Historiadora e jornalista, resolvi dois meses antes de completar meus 30 anos, partir para uma aventura de um ano. Deixando de contar apenas as hi...


Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor