Glamping no Brasil e no mundo: campings de luxo para voluntariar

Que tal ficar em um camping super confortável sem pagar nada? Confira opções incríveis de glamping pelo Brasil e no exterior para fazer voluntariado em troca de hospedagem.

5min

voluntariado em Glamping

Viajar voluntariando é bom demais! Mas vamos confessar uma coisa: depois de muito tempo na estrada, às vezes dá uma saudades de ficar mais na sua em um dormitório confortável, não é? E se eu te contar que dá para juntar contato com a natureza, propósito, economia e conforto? Venha descobrir como se hospedar de graça em um glamping fazendo intercâmbio de trabalho.

Leia também: 

O que é glamping?

Glamping é uma palavrinha que começou a existir faz pouco tempo. Ela é uma mistura de camping com glamour, ou seja, você vive a conexão com a natureza sem deixar de lado o aconchego.

Existem vários tipos de glampings: os mais conhecidos são as geodésicas e as casas na árvore, mas existem opções de tenda, cabanas e até construções mais exóticas, como pequenas cabanas que imitam um barril.

A ideia do glamping é que você possa fazer uma fogueira, caminhar na natureza e dormir em um lugar pequeno e aconchegante com imersão no ambiente, mas que também possa ter uma boa cama, luz elétrica e algumas vezes até banheiro dentro do pequeno quarto.

No Brasil e em diversas partes do mundo os glampings vêm ganhando força. Você pode achar várias opções dessas hospedagens com diferentes valores e estilos, até mesmo para fazer voluntariado, trocando algumas horas de trabalho por hospedagem e outros benefícios. 

Para entender como funciona, assista o vídeo abaixo:

Vantagens de voluntariar em um glamping

Além da experiência de voluntariar em um estilo de hospedagem que é relativamente novo e está crescendo muito no mundo todo, grande parte dos glampings - especialmente aqueles que estão na plataforma de voluntariado Worldpackers - também têm uma pegada ecológica. E ser voluntário em projetos ambientais é sempre um grande aprendizado.

Você também pode optar por esse tipo de hospedagem naquele momento da sua viagem em que precisa de mais privacidade. Afinal, ao contrário do que acontece na maioria dos hostels, esses pequenos quartos geralmente não abrigam mais de dois voluntários por vez. 

Eu, por exemplo, preciso de momentos assim quando tenho muito trabalho a fazer no computador e tenho que me concentrar depois das horas voluntariando.

Outro ponto que é um grande ganho é que os glampings muitas vezes se parecem com tiny houses (pequenas casas) e servem de inspiração para futuros sonhos, como morar no campo com um baixo custo na construção e com total integração com a natureza, movimento que ganhou força na pandemia.

Leia também: Retiros espirituais para voluntariar no Brasil e no mundo



Leia também: Guia para acampar na praia: dicas e lugares para camping no Brasil

Se hospede em um glamping fazendo voluntariado

Na Worldpackers existem opções para voluntariar no mundo todo e algumas delas são em glampings. Aqui no Brasil, você pode encontrar opções de glamping em São Paulo, na Bahia e em outros estados. No exterior, tem desde florestas a praias.

Se liga nestas opções para quem quer fazer um voluntariado na natureza e experimentar o glamping de graça:

Glamping no Brasil

  • Amanita - Campos do Jordão/SP

O Amanita é um espaço delicioso em Campos do Jordão, em uma área de preservação ambiental. Suas cinco cabanas possuem vista panorâmica para a floresta e é em uma delas que você ficará hospedado.

Nesse glamping você poderá voluntariar com mídias sociais, carpintaria, recebendo hóspedes ou dando um suporte para outros projetos, como a produção de shiitake em toras - já vi um e é um processo muito legal de aprender.



  • Simple Life - Ubatuba/SP

O Simple Life é um projeto na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Ali é um sítio onde tudo gira em torno da sustentabilidade, com bases permaculturais, maternidade consciente e alimentação natural. 

Eles inclusive se intitulam como um Laboratório de Sustentabilidade. Isso quer dizer que você terá muito contato com cursos e práticas ecológicas.

Nesse projeto a hospedagem é um quarto coletivo montado dentro de um container ou, dependendo da lotação, nas barracas individuais mobiliadas. É uma ótima forma de curtir algumas das melhores praias de São Paulo e viver experiências diferentes.



  • Canto de Jurema - Corumbau/BA

Corumbau é uma linda praia da Bahia que fica dentro do Parque Nacional do Monte Pascoal. Ali você pode aproveitar o mar e o rio, ver o recife de corais e, com sorte, ver as baleias Jubarte que passam por lá entre julho e outubro. 

Outra opção incrível é conhecer a Aldeia Indígena de Barra Velha. Esticar até Caraíva também é uma ideia super legal.

No Canto de Jurema você ficará hospedado em uma casa na árvore. Além dos trabalhos de manutenção do lugar, pode ser que você dê sorte de estar lá quando rolar um dos cursos de permacultura e bioconstrução.



Leia também:

Glamping no exterior

  • Santa Marta, Colômbia

Que tal conhecer uma região com praia, neve, cachoeiras e impressionantes rios pertinho um do outro? Santa Marta é um dos lugares mais interessantes da Colômbia, com a Serra Nevada e povos tradicionais bem próximos, garantindo uma imersão na natureza e cultura colombiana.

Nesse glamping perto do Parque Tayrona você encontrará cabanas com telhado de palha, que é onde fará o trabalho de manutenção do espaço. A hospedagem fica em cabanas coletivas.



  • Tecolutla, México

Tecolutla é uma cidade costeira a cerca de 5 horas da capital do México. Na cidade você consegue aproveitar as praias, mangue, eventos culturais e conhecer um museu marinho com impressionantes criaturas.

O glamping em Tecolutla, que está a uma quadra da praia, tem diferentes tipos de acomodações: tendas, geodésicas e cabanas. O voluntário fica hospedado em um quarto coletivo, ganha café da manhã e tem uma cozinha para preparar suas outras refeições.



  • Kos Island, Grécia

Além das já conhecidas praias de azul infinito da Grécia, Kos é uma ilha cheia de história, com monumentos gregos e romanos e ruínas antigas. Para ficar melhor ainda, este anfitrião é um legítimo camping de luxo, com lindas tendas e até uma piscina para refrescar no calor da Grécia.

Essa hospedagem pertence a uma família. Ela é um sítio com horta e outras iniciativas ecológicas. Um excelente lugar para curtir as praias paradisíacas economizando dinheiro.



  • Hara, Estônia

Se hospedar no meio de um bosque nórdico já é, por si só, algo encantador, mas voluntariar nesse glamping na Estônia deixará tudo ainda mais mágico. A Estônia é conhecida como o país mais digital do mundo, mas também tem uma natureza que lembra as histórias de conto de fadas.

Aqui você tem cabanas de madeira rústicas, tendas para hospedagem e para práticas de yoga, banheiras quentes ao ar livre e bicicleta para pedalar no bosque, sem falar na proximidade do lago e do mar.

E sabia que Tallin, na Estônia é uma das cidades mais baratas da Europa para ser nômade digital? Depois do voluntariado, você pode até se animar para passar um período por lá.



Eu não sei você, mas eu termino esse artigo cheia de vontade de me hospedar em um glamping fazendo voluntariado. São essas experiências únicas que me fazem amar tanto a experiência de voluntariar. E tem coisa melhor que gastar pouco e curtir a natureza?

Qual desses projetos te deixou com vontade de colocar o pé na estrada? Conta aí nos comentários!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic