Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Minha experiência com a Worldpackers no Chile

Vou contar um pouco de quais eram as minhas funções, o que conheci da cidade, das pessoas que conheci e como é o transporte e a diversão em Santiago, capital chilena.

Felipe

Mar 21, 2022

3min

Voluntário em vista de Santiago, no Chile

1. Hostel, localização e ambiente

O local é incrivelmente lindo, tanto o clima com aquele ar gelado batendo no rosto, quanto o sol batendo na neve nas montanhas pelas manhãs e deixando o branco da neve avermelhado.

O Hostel é bem acolhedor, um clima bem “casa da montanha”, com tudo de madeira e bem quente. Por lá é sempre tranquilo, mesmo com muitos hóspedes.

Quando fui era época de inverno, acordávamos com a temperatura sempre abaixo de 0 graus, mas isso não era um problema porque as casas por lá são sempre bem aquecidas.

Leve roupa de frio e caso não tenha fique tranquilo. No Chile os valores das roupas de invernos são muito em conta, vale a pena fazer umas comprinhas por lá.

A localização do hostel é muito boa, próximo a bares e baladas, para pessoas que gostam de curtição. Também próximo a estações de trem e do centro, onde se encontra muita roupa boa e barato.

Ao lado do hostel tem um supermercado, o que facilita e muito quando se quer comer ou comprar algo de suas necessidades, tem bons restaurantes próximo também.

2. Relacionamento com staff e trabalho

O meus relacionamento com o Staff sempre foi muito boa, conversávamos sempre sobre a cidade e coisas novas que queria conhecer na época, eles sempre foram muito receptivos e acolhedores quando precisavam.

Porém, nunca misturei trabalho com o pessoal, então em momentos de trabalhos sempre fui profissional.

Minhas funções no hostel eram:

  • Limpeza dos quartos para novos hóspedes;
  • Limpar os ambientes da casa e banheiros;
  • Arrumar o café da manhã para os hóspedes e lavar a louça;
  • Lavar as roupas de cama e deixar pronto para serem usados;
  • Envernizar alguns bancos de madeira quando estava livre;

Obs: Não exercia a lista de serviços todos os dias, eram sempre serviços aleatórios dependendo da necessidade do dia.

Estrutura do hostel

3. Benefícios e tempo livre

Os benefícios que tinha no Hostel eram:

  • A hospedagem gratuita com café da manhã;
  • Toda semana ganhava oito mil pesos chilenos pelo serviço

No tempo livre eu sempre gostei de ir a cidade, andar para conhecer a cultura e falar um pouco com novas pessoas. 

A cidade tem uma arquitetura incrível e lugares lindos para visitar. 

Além de visitar os lugares novos, aproveitava para conhecer a culinária do lugar, experimentar coisas novas e comer e muito, pois no frio sempre dá uma fome a mais, né rs :)

Além da cultura, vale a pena conhecer lugares de turistas, como Cajón del Maipo, ir para os centros de esqui e vinícolas para quem aprecia vinhos. 

Voluntário em centro de esqui no Chile

4. Idioma e conselhos

No início, quando cheguei no aeroporto, eles costumam falar tão rápido que achei que era outra língua e não o espanhol, m depois de uma semana comecei a me acostumar e entender melhor o que diziam com tanta rapidez.

Após uma semana na cidade de Santiago, comecei a entender melhor também algumas palavras que diziam como:

  • “En que andas”, que é “o que está fazendo”;
  • “Esta listo”, que é “está pronto”;
  • “Weon ou Weona”, que é igual a “tonto”, porém eles usam em todos os momentos como chamar um amigo;

Se você gosta de beber um pouco, saiba que não é permitido sair com bebida nas ruas da cidade de Santiago, então beba bastante nos lugares e saia sem nenhum copo na rua, pois poderá receber uma multa bem salgada.

Falar o espanhol e compreender bem é algo que te ajudará e muito no local, tanto para entender algumas dicas que te darão no hostel para o serviço, quanto para se comunicar com algumas pessoas no local. Facilitará muito seus acessos a cidade e a fazer muitas amizades com pessoas de muitos lugares diferentes.

Uma boa dica para se dar bem no hostel é ser pontual, profissional, se caso sair para festejar, chegue bem no outro dia e no horário para trabalhar. Isso fará você ganhar um ponto muito grande com o staff e te dará uma autonomia muito boa referente a algum dia que queira mudar no serviço para ir a neve ou caso precise fazer algo importante e pessoal. 




Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author




More about this topic