Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

21 pratos imperdíveis da comida asiática para provar durante a viagem

Uma lista de 21 pratos típicos asiáticos em 7 países diferentes para tornar a sua aventura pelo continente ainda mais interessante e saborosa.

Torisa

Oct 03, 2022

11min

Dicas de pratos famosos na comida asiática

Eu amo comer. Antes de me jogar no mundão, enquanto eu ainda tinha um cantinho meu com uma cozinha devidamente equipada, eu amava elaborar cardápios inspirados em episódios de programas culinários, cozinhava para os meus amigos e fingia ter o meu próprio show culinário com direito aos comerciais. Amava descobrir novos restaurantes pelas ruas de São Paulo e ia pra casa já pesquisando as receitas para replicar o menu e dividir em outra festinha culinária.

No entanto, foi apenas quando comecei a viajar que percebi o quão poderoso cada ingrediente é como parte da minha jornada. Primeiramente, nós utilizamos todos os nossos cinco sentidos quando estamos comendo, através do paladar, da visão, do toque, do olfato e da audição, possibilitando uma experiência maravilhosa e vinculadas com as memórias que construímos durante a viagem. 

Já se deparou com situações em que um determinado sabor te remeteu a memórias de um lugar, de um evento ou de um grupo de amigos? O meu primeiro contato com Taiwan, após 23 anos no Brasil, me possibilitou resgatar memórias que estavam guardadas há anos e sem sombra de dúvida que a gastronomia local fez parte desse processo.

Além disso, é impossível negar que a gastronomia está fortemente interligada com a cultura local. Todos nós conhecemos pessoas que viajam e têm dificuldade em experimentar pratos novos e preferem se manter seguros se alimentando do que estão acostumados. 

Sejam quais forem as suas razões, é inegável que ao se abrir a experimentar o novo, nos permitimos instantaneamente a construir novas memórias com novas pessoas participando de almoços, piqueniques ao ar livre, jantares fabulosos, festas e, apesar da comida ter um papel fundamental, são esses momentos preciosos de interação que acabamos levando como lembrança.

Com isso em mente, que tal se permitirem ao novo e experimentar sabores diferentes? A seguir, vou te contar um pouco sobre alguns pratos típicos asiáticos em sete países do continente.

Leia também: Turismo gastronômico: principais destinos no Brasil e no mundo

Confira as minhas dicas de 21 pratos famosos da comida asiática para conhecer pelo continente: 

Vietnã

O país é riquíssimo em história e possui influência de vários países, transmitindo a sua herança na sua gastronomia através de seus pratos criativos, saborosíssimos, feitos com ingredientes frescos e infinita variedade de opções, acessibilidade e intrigando os seus visitantes de primeira viagem. Escolhi os três pratos que me remetem ao país pelos seus sabores únicos e simples.

1. Banh Mi

Original do sul do país, o Banh Mi nada mais é do que um sanduíche de frango ou porco, diversos sabores de patês, coentro, pepino, cenoura, molho agridoce e outros variados ingredientes. 

Geralmente encontrado em carrinhos pelas ruas de Vietnã ou em alguns estabelecimentos físicos, você precisa experimentar ele em cada canto do país. Apesar de ser original do sul de Vietnã, os meus prediletos foram em Hanoi e Hoi An, ao norte e parte central do país, respectivamente.


Pratos da comida asiática para provar: Banh Mi

2. Pho

Sem sombra e dúvidas, Pho é um dos principais pratos vietnamitas famoso pelo mundo afora. E não é à toa, o seu caldo parece simples, mas é riquíssimo em sabor e a sua complexidade casa perfeitamente com o macarrão e a proteína servida junto.

Se você estiver ao norte do país, o caldo possui uma característica mais leve, quando ao sul ela é mais rica em sabor, tendendo a ser levemente apimentado, adocicado e frequentemente servido com ervas frescas. As suas principais variações são o Pho Ga, frango ou o Pho Bo, carne bovina.

3. Café

Sei que não é exatamente um prato, mas visitar Vietnã sem experimentar o seu café simplesmente não faz sentido. O país possui um dos melhores cafés que já experimentei pela Ásia e possui diversos sabores diferentes e específicos, misturando leite de coco, leite condensado, ovo, entre outros. 

Pessoalmente, o café vietnamita em suas variações tradicionais é um tanto doce demais para o meu paladar, mas o meu predileto é o de ovo, remetendo ao Creme Brulee, sendo mais uma sobremesa. 

Feito de gema de ovo, açúcar e leite condensado, Cà Phê Trúng é uma das melhores bebidas que você vai “comer” em Vietnã. Experimente em Hanoi, no Café Giang, local onde a bebida foi inventada, podendo ser saboreada gelada ou quente e possui diversas variações com chocolate, rum, cerveja, entre outros.

Tailândia

A Tailândia é muito mais do que praias paradisíacas, ela é famosa também por sua culinária exótica com sabores únicos, especiarias e aromas. A seguir, escolhi três opções facilmente encontradas, frequentemente escolhidas pelos turistas e opções fáceis para te introduzir aos seus sabores únicos.

4. Som Tam 

Considerado um dos pratos mais populares tailandeses, Som Tam possui diversas variedades, mas o mais tradicional é composto de mamão verde ralado, tomate, cenoura, amendoim, camarão desidratado, feijão (diferente do brasileiro), açúcar, tamarindo, molho de peixe, limão, alho e muita, mas muita pimenta. 

Os condimentos são macerados e misturados com o restante dos ingredientes, proporcionando um prato com sabores complexo, trazendo uma mistura de acidez adocicada e apimentada tão presente em vários pratos tailandeses.

5. Khao Soi

Prato típico ao norte do país, mais especificamente em Chiang Mai, Khao Soi possui versões com frango, carne bovina, suína ou vegetariana combinado com curry, coco e ovo cozido finalizado com um delicioso macarrão frito. Ainda em sua composição, temos folhas de mostarda em conserva (bastante comum pela Ásia), cebola, limão e um toque final que faz toda a diferença, pimenta moída frita em óleo. Minha avó costumava fritar pimenta moída perfumando toda a casa e elevando os seus pratos a outro nível.

6. Pad Thai

Essa é a perfeita opção para você que ainda é novo em se aventurar nos mais diversos sabores presentes na culinária tailandesa. Pad Thai nada mais é do que macarrão frito com frango, camarão ou a versão vegetariana e é definitivamente a escolha de muitos turistas, sendo facilmente encontrado em todos os estabelecimentos e mercados de rua.

Indonésia

A culinária da Indonésia é certamente uma das mais vibrantes e coloridas do mundo, repleta de sabores intrigantes. Ao longo dos anos, diversos países passaram e deixaram a sua marca e herança refletidas na gastronomia local, sendo eles chineses, árabes, portugueses, espanhóis, holandeses e principalmente hindu. 

Os pratos basicamente giram em torno do arroz, assim como em diversos países asiáticos, acompanhados de deliciosos pratos preparados com especiarias e ervas frescas. A seguir, alguns itens para você explorar os seus complexos sabores.


Pratos da comida asiática para provar: Pad Thai

7. Nasi Padang

Provavelmente um dos pratos mais importantes indonésios. Originalmente da região de Padang, ao oeste de Sumatra, Nasi Padang é basicamente uma refeição composta de uma porção de arroz servido com variados acompanhamentos preparados a base de curry, diversos temperos, alho, limão, cebola, ervas e leite de coco. 

Se encontrado na rua, você terá uma determinada opção de pratos a escolher, se for em algum restaurante, você normalmente será oferecido cerca de 20 opções e pagando somente pelos pratos que escolher.

8. Sate Padang

Sate ou satay, nada mais é do que um espetinho de carne grelhada (sendo o frango e a carne de bode) e temperada servido com molho de amendoim. 

A diferença do Sate Padang, original de Padang, como diz o seu nome, é que os espetinhos são de carne bovina e língua de boi marinado em uma mistura de especiarias, grelhado em carvão, então servido em uma espécie de panqueca de arroz junto com um delicioso molho e cebola frita por cima. O prato em si visualmente não parece ser um dos mais apetitosos, mas o sabor é definitivamente único.

9. Bakso

Extremamente comum e facilmente de ser encontrado em restaurantes e pelas ruas da Indonésia, Bakso nada mais é do que almôndegas. 

O que faz desse prato tão especial e amado até pelo presidente Barack Obama, que viveu em Jakarta por um tempo na sua infância? As almôndegas são preparadas com carne moída e amido de tapioca, proporcionando uma consistência única e viciante. É possível encontrar o prato no estilo chinês ou indonésio, servido com macarrão de arroz ou ovo, com sopa ou seco e uma variedade de especiarias e temperos a serem adicionados a gosto.

Taiwan

Achou que fosse deixar Taiwan de fora? Sou original de Taiwan, crescida no Brasil e agora estou de volta ao meu país de berço há pouco mais de 2 anos, todos os sabores daqui remetem à minha infância e à comida asiática da minha avó. 

Achei que não fosse me surpreender, mas Taiwan tem me proporcionado inúmeros momentos de aprendizado e de redescoberta de seus sabores. A seguir, três pratos icônicos que recomendo a qualquer um que visita essa maravilhosa ilha.

10. Macarrão com carne bovina ensopado

Definitivamente um dos pratos icônicos que você precisa experimentar em cada região de Taiwan. O caldo de carne é servido com macarrão feito artesanalmente e o seu cozimento leva em torno de 4 horas, deixando a carne tão macia que ela praticamente derrete na tua boca e o caldo tem especiarias e sabores profundos e densos, diferente do tradicional Pho vietnamita, mais leve. 

Cada região o prepara de maneira diferente e é servido acompanhado de legumes e diferentes tipos de pimenta a gosto. Dê preferência a pequenos restaurantes de bairro com a certeza de que o seu preparo será mais tradicional e a receita será daquelas preciosidades que se passam entre gerações.

11. Gua Bao

O protagonista desse prato é a carne de porco, que é preparada com horas de cozimento e marinado em diferentes especiarias com o molho de soja como base. O seu cozimento lento proporciona que a cada mordida você saboreie todos os seus sabores levemente adocicado e salgado.

Servido como sanduíche com o típico pão branco taiwanês, coentro, chucrute e amendoim em pó, esse simples prato promete te deixar com água na boca.


Pratos da comida asiática para provar: Gua Bao

12. Tradicional café da manhã taiwanês

Embora Taiwan seja fortemente influenciado pela cultura ocidental, nós ainda amamos manter as nossas tradições e não seria diferente quando se trata do café da manhã. 

O cardápio é extenso e variado, composto principalmente de sanduíches com recheios e temperos asiáticos, panquecas de cebolinha super crocantes com ovo, pastel chinês frito, leite de soja e de arroz. Os meus dois itens favoritos é uma massa frita que lembra a de donuts e a mesma massa frita envolta com folhas de mostarda em conserva, carne de porco seca desfiada e envolta por arroz.

Malásia

Em termos de comida, Penang é definitivamente a cidade mais recomendada para se explorar a gastronomia da Malásia. Assim como na maior parte dos países asiáticos, os seus pratos tem o arroz como foco central e os demais itens servem como acompanhamento, sendo estes à base de frango e peixe, muitas especiarias, ervas, bastante colorido e muito curry.

Com forte influência chinesa e indiana, as refeições são constantemente acompanhadas por bebidas geladas como chás, sucos e cafés.

13. Nasi Lemak

Considerado mais como um lanche ou consumido no café da manhã, Nasi Lemak vem embrulhado em folhas de banana contendo arroz cozido em leite de coco, pepino, ovo cozido e anchovas fritas em pasta de camarão e pimenta.

14. Assam Laksa

Um dos meus prediletos na Malásia. Assam Laksa é um prato feito de macarrão de arroz em um ensopado de peixe com tamarindo. Quando experimentei o prato em Penang, ele veio acompanhado de gengibre, pimenta e pepino, frequentemente e facilmente encontrado em qualquer restaurante ou quiosque de rua. 

Caso você decida experimentar essa iguaria nos quiosques de rua, espere que ela esteja próxima à uma rua movimentada com motociclistas parando rapidamente e levando o prato para viagem.

15. Ice Kacang

Imagine um banana split, mas no lugar do sorvete temos raspadinha de gelo e no lugar da banana temos milho verde, feijão doce, diversos sabores e cores de gelatina, coberto de muito leite condensado e uma espécie de groselha rosa vivo que tem gosto de chiclete. 

Parece um tanto inconcebível, mas passado o primeiro momento de estranheza, te garanto que você vai ao menos se refrescar com essa sobremesa no calor escaldante do verão. Você não precisa optar pelo milho e feijão, existem opções mais ocidentalizadas com chocolate, manga, morango e chantilly.

Cambodja

Acredito que a gastronomia do Cambodja ainda é pouco conhecida mundialmente e, portanto, costuma ser frequentemente confundida com a gastronomia tailandesa e vietnamita. 

É bem similar ao Vietnã por ter em sua composição sempre disponível à mesa ervas frescas para serem saboreadas junto aos seus pratos. Escolhi três que me remetem ao meu tempo pelo país.


Pratos da comida asiática para provar: comida do Cambodja

16. Amok de peixe

Definitivamente um dos meus prediletos e pratos mais populares em Cambodja. O Amok de peixe é nada mais do que peixe cozido lentamente a ponto de derreter na boca junto com curry, leite de coco, gengibre, erva cidreira, açafrão e costuma ser servido embrulhado em folhas de bananeira. O prato em si é o protagonista e tem como arroz para acompanhá-lo.

17. Lap Khmer

Pensa no ceviche de peixe. Agora substituta o peixe pela carne bovina, que é marinada em suco de limão, assim como o tradicional prato de ceviche de peixe. Outros condimentos incluem chalotas (pequenas cebolas roxas), alho, folhas de manjericão e de hortelã, pimentão e muita, mas muita pimenta. 

Mesmo que você esteja acostumado a comer comida apimentada, se prepare, pois esse prato vem com pimenta extra.

18. Carne bovina com formigas vermelhas

Sim, você leu certo, esse prato tem formigas vermelhas. Já ouvi falar que em alguns países na América do Sul comem formigas vermelhas gigantes fritas em pacotinhos como se fossem amendoim ou salgadinho? Aqui não é diferente e as formigas são fritas junto com carne bovina, alho, chalotas, gengibre, manjericão e erva cidreira. 

Toda essa mistura é servida por cima de arroz e, vai por mim, é uma delicia. A formiga nada mais é do que outra fonte de proteína e quando é preparada assim, ela fica super crocante e saborosa.

Coreia do Sul

Com uma família super admiradora da Coreia e com vários amigos coreanos na minha infância, a gastronomia coreana não é nenhuma surpresa para o meu paladar. Vou dividir com vocês três dos meus favoritos que remetem à minha adolescência e pratos que tem aquele gostinho caseiro e de conforto. 

Ah, se você estiver pela Coreia e, principalmente se estiver acompanhado de coreanos, se prepare para beber muito enquanto come.

19. Churrasco coreano ou Gogigui

Se você conhece um pouco da culinária coreana, sabe que além do kimchi, o churrasco coreano é definitivamente um dos itens que você deve experimentar ao menos uma vez na vida. 

O que faz o o sabor da carne ser tão diferente são os seus temperos onde a carne fica marinando, podendo ser filés ou costelas de carne bovina ou suína grelhados ao centro da mesa. Juntamente com os seus diversos acompanhamentos e arroz, a carne tem um sabor único levemente salgado, apimentado e adocicado. É uma delicia.


Pratos da comida asiática para provar: Churrasco coreano

20. Bibimbap

Extremamente popular e item presente no cotidiano dos coreanos, vi e acompanhei vários dos meus amigos me deliciando com esse prato. Bibimbap nada mais é do que uma variedade de legumes como pepino temperado, ovo cozinho ou com a gema crua, espinafre, cogumelos, carne, broto de feijão, pasta de pimenta coreano (gochujang), tudo misturado com arroz branco. 

Meus amigos costumavam dizer que não existe regra para Bibimbap, basta adicionar as sobras encontradas na geladeira, arroz, ovo e se deliciar.

21. Kimchi

Tem como mencionar a Coreia sem pensar em kimchi? Esse item exemplifica uma grande parte da culinária coreana, sendo basicamente repolho salgado e apimentado fermentado. 

O seu preparo envolve alho, chalotas, gengibre, pasta de pimenta coreana, e essa mistura é minuciosamente distribuída por cada folha do repolho e reservada para o processo de fermentação. Existem atualmente diversas variedades e sabores de kimchi e ele é servido como acompanhamento em quase todos os pratos.

Essa foi a minha pequena lista de três pratos em sete diferentes países asiáticos. Claro que ela não contempla nem a metade da imensa variedade que encontra-se disponível para ser saboreada, mas espero que atice um pouco da tua curiosidade em querer experimentar essas e outras tantas opções. 

Mesmo que você não seja um foodie declarado como eu sou, você ainda precisa se alimentar, certo? Então aproveite a fome e se abra a novos sabores, a novos ingredientes, à uma nova cultura, novas pessoas e leve essas memórias para casa. 



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author



More about this topic