Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

6 maneiras de realizar o sonho de trabalhar com fotografias viajando

Você, fotógrafo, já pensou em trabalhar com fotografia viajando pelo mundo e ainda ganhar dinheiro com isso? Vou te ajudar com algumas ideias.

5min

Dicas para quem quer trabalhar com fotografia viajando

Parece ser um sonho muito distante, mas na verdade existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro com uma rotina mais flexível, trabalhando com o que se ama e viajando.

Aqui nesse artigo você encontrará uma lista com dicas para fazer uma grana enquanto viaja e trabalha com a arte de fotografar.

Confira 6 maneiras de como ganhar dinheiro com fotografia viajando:

1. É possível vender suas fotos para site de banco de imagens

É possível realizar a venda de suas fotos se você é um profissional com um bom equipamento ou até mesmo amador e entusiasta com câmeras de entrada e lentes do kit.

O público alvo pode variar, de simples influencers a grandes agências de comunicação e publicidade. Nos sites de banco de imagens é possível que as pessoas interessadas nas compras se cadastrem mensalmente, garantindo uma quantidade de downloads de imagens por mês ou comprando créditos para demandas pontuais.

O valor das imagens variam bastante de banco para banco. O fotógrafo normalmente fica com um valor aproximado de 15 a 60%, dependendo do banco. Você também pode realizar as vendas das suas fotos em seu site pessoal, assim o lucro é maior e você consegue uma maior visibilidade na autoria dos seus trabalhos.

Inclusive, fotos de paisagens ou da natureza são ótima formas de começar. Se você quer se desenvolver nessa área, o curso de fotografia de natureza da Worldpackers Academy (trailer aqui em baixo) é um ótimo jeito de se aperfeiçoar.

2. As redes sociais podem ser uma ótima iniciativa para ganhar dinheiro com suas fotos

Viajar ganhando dinheiro com fotografia é um objetivo não só de fotógrafos profissionais, como também de amadores da fotografia. Se você chegou lá, pode ter certeza que existem muitas pessoas que querem acompanhar o seu trabalho, seja para conseguir realizar o mesmo ou por prestígio.

O marketing digital tem conquistado o mercado em quase todas as áreas, conectando você ao seu público certo. É possível utilizar diferentes ferramentas e recursos para divulgação.

Caso você tenha dúvidas de como impulsionar publicações ou usar palavras-chaves que atraiam o público desejado, existem vários canais no youtube ou sites no google que podem te auxiliar. Criar um perfil de viajante e fotógrafo no Instagram também é uma boa por te dar abertura para relatar sua viagem e permitir que seus seguidores conheçam mais de você, além do seu trabalho.

Dica: não deixe de utilizar as hashtags nas suas fotos que vão ser a principal ponte de conexão com seu público-alvo.

Imagina só também conseguir patrocinadores que aumentem ainda mais o seu lucro? Existem diversas empresas brasileiras ou mesmo internacionais dispostas a patrocinar suas viagens como forma de divulgação de suas marcas, essas empresas podem ser de tecnologia, como Samsung, Canon, Sony, ou também de esportes, caso você seja também um aventureiro além de fotógrafo! Além do patrocínio, elas normalmente também fornecem o equipamento para que você divulgue a marca fazendo belas fotografias.

Além disso, se você quer se aventurar pelo mundo como nômade digital e viver a vida com uma rotina diferente, além de diferentes tipos de voluntariado, a Worldpackers também oferece cursos onlines que vão te ajudar a ganhar uma grana extra enquanto viaja.

3. Vender fotografias impressas na hora é uma forma criativa de conseguir dinheiro em viagens

As fotografias impressas voltaram a ser valorizadas e, com a evolução dos equipamentos fotográficos, é possível aproveitar mais desse novo mercado de fotografias impressas instantaneamente.

Depois que a fujifilm lançou o modelo da Instax mini, a câmera que possui o sistema de impressão de fotos, as marcas começaram a investir também em novos modelos.

É possível encontrar até modelos digitais, o que auxilia muito na hora da venda, para que o cliente possa escolher qual foto ele deseja imprimir, evitando que você imprima primeiro e ele não compre depois.

Outra opção mais viável seria a impressora da Canon Selphy CP. Com ela é possível adquirir o filme e a tinta em um pacote único e o custo de impressão é bem menor que as outras câmeras (se calcularmos o preço do papel de impressão de todas).

Se você ainda está na dúvida de onde poderia atuar, já existem fotógrafos trabalhando com a impressão de fotos instantâneas em vários lugares como cruzeiros, pousadas, restaurantes, barzinhos noturnos, pontos turísticos das cidades, em festas ou até mesmo nos quiosques das praias.


Imagem de pés, uma mochila e uma câmera e ao fundo a paisagem de um lago

4. Repassar seu conhecimento através de cursos e workshops

Se você tem facilidade de falar em público, uma ótima ideia seria dar cursos, palestras ou workshops. As pautas podem ser de diferentes assuntos, desde sua trajetória na fotografia e dicas de fotografia de viagem, técnicas profissionais para fotografar, dicas de pós processamento ou ensinar sobre alguma área específica em que você tem maior conhecimento (retrato, fotografia da natureza, arquitetura, produtos).

Se você quer se aventurar pelo mundo como nômade digital e viver a vida com uma rotina diferente, além de diferentes tipos de voluntariado, a Worldpackers também oferece cursos onlines que vão te ajudar a ganhar uma grana extra enquanto viaja. 

Os cursos podem ser feitos em qualquer lugar que você estiver e te ajuda a conseguir uma grana extra para sua viagem!

5. Conseguir um emprego temporário

Várias empresas aceitam modelo de contratação para um emprego temporário, dependendo da necessidade de cada local. Existem empresas que necessitam de algumas fotos para publicações específicas, fotos de produtos para cardápios ou veiculação nas redes sociais, hotéis e pousadas que precisam de fotógrafos para atualizar apresentação do espaço e dos quartos ou até mesmo acompanhar os hóspedes nos passeios oferecidos.

Os cruzeiros também contratam maior número de fotógrafos nas temporadas, o que é uma boa oportunidade para conhecer diversos lugares em uma só viagem.

6. Fazer programas de voluntariado

Ser voluntário é uma ótima opção para quem quer, além de ganhar dinheiro viajando, economizar ainda mais em hospedagem. Sendo voluntário, você trabalha com o que ama apenas algumas horas por dia e em troca recebe hospedagem.

Em alguns lugares é possível também receber a refeição diária, aulas de surf, yoga, certificados de permacultura, passeios com guias.... É só ficar de olho no que o host tem a oferecer para você e o que você pode auxiliar no local desejado.

Essa experiência além de te trazer uma boa economia na viagem, te permite conhecer pessoas de todo lugar do mundo e aprender novas habilidades que podem te ajudar no próximo lugar onde você for ficar!

Na área da fotografia é possível trabalhar para diferentes lugares em grande maioria as vagas são em pousadas e hotéis, mas algumas ONGs também abrem vagas para fotógrafos ensinarem crianças a arte da fotografia!

Com essa lista ficou bem mais fácil realizar o sonho de ganhar dinheiro com fotografia viajando né?



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author







More about this topic