Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Qual o melhor meio de transporte para viajar barato pela Europa

Como as distâncias costumam ser curtas entre os países europeus, viajar pelo continente fica bem acessível. Confira as informações de como viajar barato pela Europa.

Jéssica

Feb 08, 2023

5min

Descubra o meio de transporte mais barato para viajar pela Europa

Frequentemente podemos encontrar promoções de passagens aéreas pela Europa com passagens por até 5 euros. Mas será que viajar de avião é sempre a opção mais em conta?

Você sabia que é possível fazer alguns trajetos de trem ou de ônibus com um preço bem em conta também?

Neste artigo você vai poder comparar e escolher a melhor opção dentre os diferentes meios de transportes disponíveis para viajar na Europa. 

Leia também: Verão europeu acessível? Descubra como economizar na alta estação

Veja quais opções de transporte e qual a melhor forma de viajar barato pela Europa

Viajando de avião pela Europa


Como viajar barato pela Europa de avião

Vantagens:

  • Preço

As opções de voos mais em conta para viajar na Europa são os voos oferecidos pelas famosas empresas aéreas low cost. São elas:

  • Ryanair: a empresa atende um total de 37 países com cerca de 2.400 voos diários.
  • Easyjet: que oferece também serviços de hotéis e aluguel de carros.

Essas empresas estão frequentemente lançando promoções de passagens aéreas e os preços chegam a menos de 5 euros por trajeto. Basta ficar de olho e não perder as promoções!

  • Tempo

Nem é preciso explicar muito essa vantagem. Com certeza o meio mais rápido de se locomover. Ideal para aqueles que não gostam muito de viagens longas.

Desvantagens:

  • Bagagem

Geralmente as empresas aéreas low cost são bem restritas em relação à bagagem que você pode levar que esteja inclusa no valor da passagem.

Verifique muito bem as regras quando estiver realizando a compra do seu ticket para não ter surpresas no momento do embarque. Ninguém merece precisar desembolsar uma grana que não estava incluída nos seus gastos da viagem, não é mesmo?

Caso precise levar com você uma bagagem maior do que a permitida, vale a pena comprar a opção de mala extra no momento em que estiver realizando a compra do seu bilhete. Se deixar para pagar no momento do embarque, a bagagem extra te custará o dobro do valor do site.

  • Localização

Geralmente os aeroportos ficam mais distantes dos centros das cidades.

Se a sua ideia é fazer um mochilão ou conhecer vários países durante a sua Eurotrip, terá um custo extra para se locomover dos aeroportos até as regiões centrais.

Além disso, acabará perdendo algumas horas nesse trajeto até a região mais central.

Viajando de trem pela Europa

Vantagens:

  • Localização

As estações de trem estão sempre muito bem localizadas e próximas aos centros das cidades. Isso facilita a locomoção até o local onde ficará hospedado.

Desta forma, ganhará tempo para explorar a cidade e suas atrações turísticas, já começando a seguir o roteiro planejado minutos depois de chegar ao destino.

  • Bagagem

Os trens são em sua maioria muito espaçosos e é bem tranquilo levar com você todas as bagagens que precise.

Não existe um controle rígido com relação à quantidade de malas e o peso que você está transportando.

O bilhete de trem pode ser até mais caro do que um de avião, mas vale a pena considerar sua bagagem caso necessite pagar por mala extra com a companhia aérea.

Muitas vezes, para quem possui mais de uma mala como bagagem, a viagem de trem acaba compensando.

  • Flexibilidade

A frota de trens na Europa é bem grande e você terá diversas opções de horário para escolher em um único dia para o destino que deseja.

Caso você perca o trem da manhã, com certeza existirão outras opções para você escolher.

A vantagem aqui é você poder escolher o horário que mais se encaixa às suas necessidades e não precisa comprar os tickets com antecedência!

Imprevistos acontecem e os planos podem vir a mudar.

Desvantagens:

  • Tempo

As viagens de trem com certeza tomarão muito mais tempo do que os trajetos feitos de avião. Se você não gosta muito de viagens longas isso pode ser um ponto negativo.

Fique atento ao seu local de desembarque!

Como os trens realizam trajetos longos e com paradas em diversas cidades e países, ninguém irá te avisar quando chegar ao seu destino final.

Fique atento e tente não perder sua parada. Caso isso aconteça, precisará descer na próxima estação, comprar outra passagem e esperar pelo próximo trem que faça o caminho contrário.

Viajando de ônibus pela Europa


Viajar barato pela europa de ônibus

Vantagens:

  • Preço

Assim como as passagens de avião, os tickets de ônibus algumas vezes estão em promoção e é possível encontrar passagens por até 2 euros.

Baixe o aplicativo FlixBus e confira os preços. Você pode também habilitar a opção de receber notificações de promoções.

  • Localização

Assim como trem, as estações de onde partem os ônibus geralmente estão próximas à região central das cidades e são de fácil acesso.

  • Viagens noturnas

Existe uma frota especial de ônibus noturnos que te permite viajar durante a noite toda e aproveitar o próximo dia em um novo destino.

Aproveite para descansar e dormir durante o trajeto e chegar ao seu destino final cheio de disposição e pronto para explorar a nova localização.

Desvantagens:

  • Conforto

Os ônibus low cost na maioria das vezes não possuem poltronas tipo leito. O que pode não ser muito confortável para algumas pessoas.

Além disso, costumam estar com todas as poltronas ocupadas, o que não te permitirá se esticar ao assento do lado.

  • Tempo

Esta é a opção de viagem mais longa! Caso você não seja um grande fã, essa questão terá um peso bem grande na sua decisão. Talvez seja melhor pensar na possibilidade de viajar de avião ou em trens de alta velocidade (existem muitos deles pela Europa)!

Opções extras

BlaBlaCar:

É uma rede de caronas compartilhadas e é muito utilizado na Europa.

  • Como funciona?

Pessoas que estão viajando pela Europa de carro, oferecem espaços disponíveis em seus carros para que você se junte a eles e ajude com as despesas da viagem, como por exemplo, gasolina.

  • É seguro?

Os usuários possuem um perfil no aplicativo onde você pode visualizar as últimas avaliações e comentários das pessoas que realizaram viagens com o condutor.

Lembre-se de que qualquer um pode fazer parte do aplicativo! Priorize perfis bem avaliados.


Alugar um carro e dividir também é uma forma de viajar barato pela Europa

Alugar um carro:

Essa é uma opção que pode ser muito vantajosa caso você esteja em duas pessoas ou em um grupo de até 5 amigos.

Divida os gastos do aluguel e da gasolina e tenha a vantagem de poder ir para onde você quiser no momento que quiser!

Esta é uma das opções mais flexíveis.

Lembre-se que é importante ter sempre alguém que se responsabilize a dirigir durante o próximo trajeto. Façam revezamentos, evitem dirigir caso estejam cansados e se beber não dirija.

Segurança em primeiro lugar, sempre!

E aí, curtiram as dicas?

Veja qual opção se encaixa melhor para o seu estilo de viagem e bora viajar barato pela Europa e conhecer cada cantinho tão cheio de história que o continente tem.

Para mais informações e bate-papos: me mande uma mensagem por aqui!

Algumas dicas não são apenas para destinos específicos, mas sim para economizar em todas as viagens! Se você quer se tornar um especialista no assunto, pode fazer o curso da Worldpackers de Como Viajar Barato e aprender todas as dicas para viajar mais e gastar menos.

Caso queira acompanhar minhas viagens, meu Instagram é @jess.alvess_



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic