Como ir para Machu Picchu e conhecer a cultura Inca nas férias

Descubra como ir para Machu Picchu gastando pouco e megulhe de cabeça na cultura Inca. Você está cada vez mais próximo de testemunhar uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Vamos?!


1d54c7266136dbb2bcf030a1bb4bd037

Vanessa

Feb 11, 2020

Apaixonada por idiomas e viagens, uni esse amor a um diagnóstico médico e reorganizei toda a minha vida. Iniciei uma viagem pela América, sem data ...

como ir para machu picchu

Fazer uma viagem para Machu Picchu é uma verdadeira aventura. A cidade perdida dos Incas construída no século XV e encontrada em 1911, fica no topo de uma montanha a 2.400 metros de altitude, no vale do Rio Urubamba, Peru. 

A cidade mais próxima e também melhor localizada para viajar para Machu Picchu é Cusco. Ao hospedar-se em um hostel, pousada ou projeto social local como voluntário você terá tempo suficiente para entender a rotina e a cultura Inca, diferente da agilidade proposta pelo turismo tradicional. 

Fazer um turismo consciente e responsável é de extrema importância, principalmente quando o destino se trata de um sitio arqueológico e uma das 7 maravilhas do mundo moderno, como Machu Picchu.

Ser voluntário é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de aproveitar suas férias para mergulhar em outra cultura. Além de desenvolver suas habilidades, com a troca de trabalho por acomodação, você vai entender como ir para Machu Picchu a partir de Cusco, e outras cidades com um olhar novo sobre a cultura Inca e novos amigos. Confira agora as dicas que reuni com a minha experiência como packer no Peru.

Como ir para Machu Picchu gastando pouco


como ir para machu picchu cultura inca

1. Avião do Brasil para o Peru

Não existe nenhuma companhia aérea que faça o trajeto do Brasil para Cusco em um voo direto. 

Por isso, os viajantes optam por fazer uma conexão na Bolívia, ou em Lima, a capital peruana. Uma boa ideia é se programar e aproveitar a conexão para passar alguns dias na cidade. Te ajudo, veja como conhecer Lima gastando pouco.

2. Ônibus do Brasil para o Peru

Se você for daqueles mochileiros bem raiz, e não tenha interesse em passar alguns dias voluntariando em Lima antes de Cusco, você pode ir de ônibus do Brasil até Cusco. 

Esta opção é mais barata do que avião, mas você deve estar preparado para ficar muitas horas no ônibus.

Como ir de Lima para Machu Picchu nas férias


como ir de cusco para machu picchu

1. Avião de Lima para Cusco  

Não sabe como ir de Lima para Machu Picchu e nem quer perder tempo fazendo uma longa pesquisa? Já pode reservar um voo para esse trajeto, e de quebra desfrutar de uma vista simplesmente linda! Várias companhias aéreas peruanas fazem esse trecho.

2. Ônibus de Lima para Cusco 

Esse trajeto de ônibus também é possível, mas leva em torno de 24h de viagem, e nem sempre os valores compensam o sacrifício. 

Mas, se a intenção é economizar durante a viagem, uma dica valiosa é entender como ir de Lima para Machu Picchu fazendo voluntariados. A viagem é longa, mas tanto em Lima quanto em sua passagem por Cusco, você pode conhecer a cultura Inca escolhendo uma experiência que combine com você.

Para o retornar de Machu Picchu ao Brasil, valem as mesmas opções

Passagens de avião para o Peru são geralmente  baratas. Planeje com antecedência e garanta as melhores opções de custo-benefício comprando a ida e a volta de uma vez. 

Se quiser adicionar mais destinos na sua viagem de férias, conheça algumas das 40 atrações e sitios arqueologicos da América Latina. Que assim como ir a Machu Picchu, elas podem te surpreender. Visite parques, museus, mercados e os principais bairros da capital do Peru durante sua estadia.

Como ir de Cusco para Machu Picchu na férias


como ir para Machu Picchu gastando pouco

Você pode comprar seu passeio para Machu Picchu com uma das várias agências localizadas ao redor da Praça Central de Cusco. É claro, se tiver tempo para passar alguns dias nessa cidade encantadora, não pense duas vezes. Cusco é considerado um dos 5 destinos internacionais mais baratos na América do Sul.

Importante ressaltar que além do ingresso individual para visitar a Cidade Inca de Machu Picchu e as construções incas, também há outros tipos de ingresso. As diferenças para essas outras opções são os valores, o grau de dificuldade, e a antecedência com a qual se deve reservar os ingressos. Os principais tipos de ingresso para Machu Picchu são:

  1. Ingresso individual para Machu Picchu
  2. Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu
  3. Ingresso Machu Picchu + Montanha
  4. Ingresso para o Museu Machu Picchu

Como ir de Cusco para Machu Picchu gastando pouco 

As excursões partem de Cusco. São 6 horas de deslocamento de van até a hidroelétrica, ponto comum de chegada, muito conhecido por viajantes. 

Itinerário para Machu Picchu nas férias

As vans geralmente partem as 9h de Cusco, com chegada na hidroelétrica em torno das 15h. O almoço é servido em um restaurante aos pés do início dos trilhos do trem.

Pacote para Machu Picchu nas férias

Crianças e estudantes universitários possuem desconto para o ingresso de Machu Picchu. O valor do pacote fica em torno de 300 soles, algo como 360 reais, ou até menos. 

Você precisará de dois dias inteiros para esse passeio. Os pacotes mais econômicos para quem busca como ir de Cusco para Machu Picchu geralmente incluem:

  • Ida de van até a hidroelétrica
  • Jantar
  • Hospedagem e café da manhã em Águas Calientes
  • Ingresso individual para Machu Picchu 
  • Retorno de van até Cusco

viagem para machu picchu

O que levar para Machu Picchu durante as férias

Dependendo da época da sua viagem para Machu Picchu, você pode pegar chuva no caminho. Por isso, lembre-se de levar tudo o que for necessário para o dia seguinte, como outra roupa de troca, além de uma mochila com:

  • Protetor solar e repelente
  • Sua sagrada garrafa de água e lanches 
  • Roupas impermeáveis ou capa de chuva

Aproveite para se alimentar e se hidratar muito bem para enfrentar a longa caminhada. No caminho você encontrará alguns lugares com venda de água, frutas, e disponibilidade de uso de banheiro. Mas o caminho é longo e são poucas opções.

Como ir de Águas Calientes para Machu Picchu nas férias


cultura inca viajar para Machu Picchu

1.  Como é a caminhada até Águas Calientes 

Entre 16h e 16h30min se inicia a caminhada de 13km até Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, realizada pelo caminho dos trilhos do trem. 

Você não terá guia te acompanhando, nem mesmo o grupo da van, cada um segue no seu ritmo. Essa caminhada leva em torno de 2h30min, dependendo do seu pique.

2. Aproveite seu pernoite na cidade de Águas Calientes

Chegando na Praça Central de Águas Calientes você encontrará alguém esperando por você. Eles costumam ficar chamando pelo seu nome, já que o número de turistas que vão chegando é grande, e cada um chega com seu passeio comprado em diferentes agências. 

Então você é encaminhado para seu hotel, recebe instruções para horário de janta, e após o jantar recebe seu ingresso de Machu Picchu e todas as informações e instruções necessárias para na manhã seguinte iniciar a caminhada até o topo da montanha.

Aproveite o resto da noite para conhecer um pouco da cidade, Relaxar nas Águas Termais de Águas Calientes é uma das principais indicações para quem busca o que fazer no Peru. Uma revigorante noite de sono é importante para o roteiro do dia seguinte.

3. Como ir de Águas Calientes para Machu Picchu

No amanhecer inicia a tão esperada subida a montanha até Machu Picchu. A subida é praticamente toda em degraus, em meio a mata. Leva em torno de 1h30min para ascender, dependendo do seu ritmo.

Como ir para Machu Picchu e conhecer a cultura Inca

Você terá apenas 4 horas para desfrutar desse lugar incrível. Pode parecer muito, mas não é. Então aproveite cada minuto!

Uma informação importante é que você não poderá entrar em Machu Picchu com mochila grande, com alimentos, entre outras coisas mais. Porém, na entrada há armários para guardar seus objetos pessoais, com um determinado valor.

Após sentir toda a magia desse lugar incomparável, você pode carimbar seu passaporte na saída e ter uma linda lembrança desta incrível experiência que é uma viagem para Machu Picchu.

Chegou a hora do retorno começar. Descer toda a escadaria e iniciar a caminhada pelos trilhos do trem de volta à hidrelétrica, onde as vans estarão esperando e chamando pelo nome para enfim retornarem à Cusco.


como ir para machu picchu 

É possível conhecer a cultura Inca em Machu Picchu nas férias?

Sim, é possível conhecer a cultura Inca, fazer belíssimas trilhas e ficar emocionado ao conhecer Machu Picchu entre uma semana e um mês sem problemas. 

Lembrando que essa é uma maneira fazer uma viagem para Machu Picchu gastando pouco. No entanto, se você não abre mão do conforto e comodidade, ou talvez tenha alguma dificuldade de locomoção, existem outras maneiras de chegar até Cidade Perdida dos Incas, incluindo:

  1. Ida de trem da hidrelétrica até Águas Calientes
  2. Subida até Machu Picchu de ônibus

Vale da mesma maneira para o retorno. A única diferença nesse caso, são os valores, que chegam a ser até 3 vezes maiores.

Quer escolher uma oportunidade e embarcar nesta incrível aventura por uma das 7 maravilhas do mundo? Agora que você sabe como ir para Machu Picchu gastando pouco, acesse todas as oportunidades de voluntariado no Peru da Worldpackers. 


1d54c7266136dbb2bcf030a1bb4bd037

Vanessa

Feb 11, 2020

Apaixonada por idiomas e viagens, uni esse amor a um diagnóstico médico e reorganizei toda a minha vida. Iniciei uma viagem pela América, sem data ...


Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor