¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 31 de julio y ten la oportunidad de ser premiado.

Oktoberfest em Blumenau: tudo que você precisa saber sobre a festa

A Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina, é a maior festa do tipo fora da Alemanha. Veja todas as dicas para aproveitar esse grande evento cervejeiro.

6min

 Oktoberfest em Blumenau

Sabia que a Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina, é a segunda maior festa alemã da cerveja no mundo, atrás apenas da versão original, em Munique?  O evento conta com uma grande variedade de cervejas e comidas típicas da cultura alemã, além de música e muita diversão.

A OktoberFest Blumenau 2022 acontecerá entre os dias 05 e 23 de outubro. Confira a seguir mais sobre essa festa, sua origem e o que fazer na Oktoberfest em Blumenau. 

Origem da Oktoberfest

O nome Oktoberfest pode ser dividido em duas partes, “Oktober” e “fest”, cuja tradução literal significa "festa de outubro". Apesar disso, a festa começa no final de setembro e termina em outubro, com duração de cerca de duas semanas. 

Essa festa acontece todos os anos na cidade de Munique, na Alemanha, mas também possui suas variações em outros países, como aqui no Brasil.

A Oktoberfest traz mais de 5 milhões de visitantes anualmente para a Alemanha. Ela teve seu início em 1810, para comemorar o matrimônio do príncipe Ludwig da Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. 

Chamando todo o povo para participar do evento, a festa contou com corridas de cavalo, diversos espetáculos e muita comida e bebida, como chope e vinho.

A partir disso, todos os anos alemães e turistas se reúnem nessa festa anualmente provando os mais diversos sabores de cerveja e da culinária alemã e com diversões para todas as idades. 

Novos elementos foram acrescentados durante os anos, aumentando essa festa de forma que a mesma se tornou conhecida internacionalmente, mas a tradição permanece como um fator central na celebração.



O que fazer na Oktoberfest

A principal marca da Oktoberfest claramente é a cerveja, com canecos de 1 litro e uma grande variedade, sendo conhecida também como "festa da cerveja".

No entanto, a comemoração não se resume à bebida: afinal, essa é uma festa folclórica com mais de 200 edições. Nela ocorrem vários desfiles e apresentações, bandas e danças típicas que destacam a cultura alemã.

Outro ponto que ganha o coração dos participantes da festa é a culinária. Na Oktoberfest muitos pratos típicos da Alemanha estão presentes, além de delícias criadas especialmente para harmonizar com as bebidas da festa.

Além da gastronomia, os pavilhões também ficam cheios de brincadeiras e competições tanto para adultos como para crianças.

Leia também:

Oktoberfest em Blumenau

A Oktoberfest Blumenau, principal versão brazuca da tradição alemã, foi criada em 1984 para recuperar a economia da cidade e animar a população depois de dois anos de fortes enchentes. A festa, inspirada na de Munique, acontece na Vila Germânica.

Na sua primeira edição, a festa contou com 100 mil pessoas. Atualmente, a Oktoberfest em Blumenau reúne uma média de 500 mil pessoas. Em 2022 será realizada a 37ª edição da festa.

A Oktoberfest em Blumenau é baseada na de Munique e conta com diversas tradições alemãs, sendo que a cidade foi fundada por alemães que vieram para o Brasil. Assim, por toda a cidade é possível notar características alemãs na gastronomia, cervejas e também na arquitetura. 

A cidade também conta com uma rota da cerveja, restaurantes tradicionais e diversos museus para quem quer aprender sobre a cultura alemã enquanto estiver por lá.

Além de Blumenau, outras cidades também promovem essa festividade, como Santa Cruz do Sul, Igrejinha e Cerro Lago, Ponta Grossa, Rolândia e Marechal Cândido Rondon.



Como chegar na Oktoberfest Blumenau

Blumenau fica próxima a cidades como Curitiba - PR (por volta de 200 quilômetros de distância), Balneário Camboriú - SC ( aproximadamente 70 km de distância) e Florianópolis -  SC (150 km). Sendo assim, fica fácil chegar em Blumenau de carro ou de ônibus.

Existem ônibus para Blumenau saindo dessas cidades e de outras como Joinville, Navegantes, Foz do Iguaçu e São Paulo. Se preferir, você pode usar aplicativos de caronas compartilhadas como BlaBlaCar.

Especialmente para ir à Oktoberfest, existem excursões de empresas de turismo que levam os visitantes à entrada da festa e de volta para o hotel. Se você pretende beber, nem precisamos falar que é desaconselhável ir de carro, né?

Atrações da Oktoberfest em Blumenau

Atualmente a Oktoberfest Blumenau tem duração de 18 dias, contando com desfiles e apresentações desenvolvidas pela prefeitura em conjunto com o Ministério da Cultura. Além disso, tem bandas nacionais e outras vindas da Alemanha e várias barraquinhas com souvenires, comidas típicas, cervejas, chopes e vinhos.



O Concurso Nacional de Tomadores de Chopp em Metro é uma das atrações que mais chamam atenção na Oktoberfest em Blumenau e conta com grande participação do público. Nessa competição os participantes devem beber toda a cerveja por meio de uma tulipa o mais rápido possível.

Outra grande atração é o Concurso de Realeza, em que o público elege uma rainha e duas princesas para a celebração. As ganhadoras recebem diversos prêmios, inclusive uma viagem para representar o Brasil na Oktoberfest da Alemanha.

Culinária na Oktoberfest

Na Oktoberfest em Blumenau você encontra diversos pratos típicos alemães, com o famoso sauerkraut, conhecido como chucrute no Brasil. Outro prato que ganha destaque é o joelho de porco, ou eisbein, que é servido com chucrute e batatas. 

O marreco recheado também encanta, sendo muito popular na festa catarinense. Os salsichões alemães são outro grande destaque: eles têm uma aparência bem diferente das salsichas comuns, sendo mais brancos e servidos geralmente com chucrute e mostarda escura.

Para quem gosta de doces, a festa conta com apfelstrudelpretzels. O strudel é um dos doces alemães mais famosos, e é composto por uma torta feita de massa folhada recheada com maçã ou outras frutas.



O que vestir na Oktoberfest Blumenau

Uma das partes mais divertidas da Oktoberfest Blumenau ou em Munique é ir com a roupa típica. As vestimentas usadas na festa são baseadas nas roupas tradicionais alemãs. 

O traje masculino é conhecido como Fritz, que pode ser traduzido como menino, e o feminino como Frida, cuja tradução seria menina. Além da diversão de ir vestido com o traje, isso garante meia entrada na festa, além de outros descontos.

O traje masculino conta com suspensórios presos em uma bermuda, meias brancas que vão até a canela, sapato preto e camisa. O chapéu típico também chama atenção e é muito utilizado pelo público. 

Já o traje feminino é composto por um vestido ou saia, blusa branca com mangas, sapatilha e meia até o joelho. As mulheres geralmente utilizam um arco de flores, que faz sucesso entre as meninas. 

Onde ficar na Oktoberfest Blumenau

Durante a Oktoberfest, não é tão fácil encontrar onde ficar em Blumenau, especialmente se você deixar para reservar de última hora. Afinal, como o evento é concorrido, os hotéis, pousadas, albergues e casas com aluguel para temporada costumam ficar lotados. 

Para ir à festa, quanto mais perto do Parque Vila Germânica, melhor. E para turistar essa também é uma boa localização, já que a maioria das atrações turísticas de Blumenau fica numa região pequena entre o Parque e a Rua XV de Novembro.

Outra opção é se hospedar em cidades próximas, como Navegantes, Balneário Camboriú e Penha. 

E a dica final é aproveitar a deixa da Oktoberfest para passar um período mais longo em Santa Catarina como voluntário pela Worldpackers, plataforma de troca de trabalho por hospedagem.

Assim, você pode se hospedar de graça perto de algumas das melhores praias de Florianópolis ou viver experiências incríveis em Balneário Camboriú, Penha, Bombinhas e outros destinos por lá. 

Olha só algumas opções de vagas:

Curtiu a ideia? Confira nossos artigos explicando como funciona a Worldpackers.

Aproveite e continue navegando no nosso blog para encontrar mais artigos relacionados. Além disso, siga as redes sociais da Worldpackers para acompanhar as novidades: estamos no Instagram, no Tiktok e no YouTube!



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema