Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Como aprender a falar inglês sem sair do Brasil

Com o voluntariado em cidades turísticas, cursos de inglês online e os viajantes da Worldpackers Academy, você vai descobrir como aprender a falar inglês rápido no Brasil

Lisiane

Sep 22, 2021

6min

como aprender a falar ingles rapido

Como aprender a falar inglês sozinho

Sair pelo mundo e conhecer novos lugares é uma das melhores formas de aprender a falar inglês rápido, porém, com a atual pandemia e o isolamento social, você provavelmente terá de descobrir como aprender inglês sozinho. 

Se você já fala inglês, mas gostaria de aprimorar sua pronúncia, seu vocabulário e repertório, esse artigo também é pra você. Seu medo de se arriscar e insegurança por não dominar determinada língua acaba agora.

Como aprender inglês pela internet

Nesse artigo vamos focar no inglês como exemplo, por ser a língua comum entre os viajantes pelo mundo, mas esse método de aprendizado pode ser aplicado para outros idiomas também.

Tenha em mente que quanto mais você escuta, melhor você irá pronunciar as palavras, quanto mais ler, melhor irá escrever.

  • Tenha sempre um caderno de anotações e marque aquelas palavras que você tem mais dificuldade em entender e busque no dicionário.
  • Leia notícias, blogs, informativos ou até mesmo guias de viagem em inglês, isso vai ajudar a ter familiaridade com as palavras e saber como são escritas. 
  • Aproveite os cursos de idioma da Worldpackers academy para treinar inglês para sua próxima viagem. Assista a primeira aula gratuita e comece a treinar com o curso básico de inglês para viajantes.

como aprender a falar ingles rapido

Como aprender inglês sozinho: Passo a passo

A boa notícia é que, se você não se sente preparado para fazer uma viagem internacional por causa da língua (mesmo quando as fronteiras forem reabertas), saiba que não é preciso sair do Brasil, nem de casa, para aprender a falar inglês.

Entrar em contato com a língua inglesa todos os dias, escrever, ouvir em inglês e tentar manter uma conversa fazem parte da imersão, que pode acontecer 100% online.

1º Passo: Inglês todos os dias

Sabe o motivo de tanta gente recomendar um intercâmbio para aprender a falar inglês? Eu te respondo: porque funciona. 

E funciona justamente pelo contato diário com o idioma

Em outro país, você não tem muito como fugir do inglês. Primeiro, você será impactado por mensagens e conversas na língua o tempo todo. Depois, você vai precisar se comunicar e acabar se virando, até aprender o idioma e se familiarizar com as expressões em inglês usadas no dia a dia.

Mas eu acredito que é possível sim, simular este cenário em casa, deixando o inglês entrar na sua rotina e fazendo uma imersão voluntária.

2º Passo: Escrever em inglês

Se você é do tipo de pessoa que adora escrever, têm um blog, diário ou cultiva a fama de “estilo textão” nas redes sociais tudo fica mais fácil. Continue seu mesmo ritmo criativo, mudando o idioma.

Agora, se escrever em inglês parece uma tarefa que te deixaria bloqueado, minha dica é transcrever a letra de uma música, ou um podcast em inglês, e utilizar o Google Tradutor para acompanhar seus erros e acertos.

3º Passo: Ouvir em inglês

Seja um bom ouvinte sempre, principalmente quando se trata de aprendizado. Não importa se você não entende o contexto geral de uma conversa, ou enquanto escuta uma música e assiste a um filme. No mínimo, você vai pegando intimidade com o som das palavras e isso vai ajudar bastante quando precisar pronunciá-las.

Essa habilidade é normalmente a mais desenvolvida. E ela é, de fato, super importante. Porém, sem as outras habilidades (escrever e falar em inglês), você dificilmente vai realizar seu objetivo de aprender inglês sozinho e rápido.

4º Passo: Falar em inglês

Eu já usei muitas plataformas e cursos de inglês online, mas o único que me ajudou a desenvolver a pronúncia e a fala em inglês foi o aplicativo Rosetta Stone

Isso por que eles criaram uma ferramenta de reconhecimento de fala super sensível que consegue captar se o que você está falando está perfeito, ou precisa de alguns ajustes. Entre vários exercícios do método, aproveite para dar mais atenção aos de pronúncia em inglês, que são exclusivos. 

Como aprender a falar inglês rápido quando tudo isso passar

Depois de fazer um curso de inglês online durante a quarentena, as fronteiras vão se abrir novamente. E então, faça seu voluntariado!

Trocar suas habilidades como voluntário em um hostel pode ir bem além do que uma experiência colaborativa, pode ser sua chance de aprender a falar inglês rápido, ou até mesmo espanhol. 

Quando chegar, não tenha medo de dizer para as pessoas que terá contato, e para seu anfitrião, que você tem muita vontade de aprender a falar inglês, por isso aplicou para vaga e segue estudando para dominar a língua.

Foque na região do Brasil que gostaria de colaborar, busque uma vaga com uma habilidade que você quer desenvolver e mãos à obra! Faça sua aplicação para um ou vários hostels e, aos poucos, você vai perceber como é fácil aprender inglês em hostels sem sair do Brasil.

5 dicas para aprender a falar inglês no Brasil

Mesmo estudando em casa, você ainda sente falta de quebrar barreiras e conversar com estrangeiros? O fato de buscar essa experiência de aprendizado no Brasil para aprender um novo idioma vai te dar mais segurança.

Por estar em seu próprio país, você sabe que pode voltar ao português se estiver em apuros. Mas minha dica é: aproveite todas as suas chances para comunicar-se em inglês.

1. Continue aprendendo durante o voluntariado

Ao começar o seu voluntariado, separe um momento do seu dia para praticar com seu curso de inglês online. Segundo o método Rosetta Stone, meia hora de estudo por dia é suficiente para perceber um progresso rápido sem sair do Brasil.

Deixar claro que você tem um inglês básico, não é motivo de vergonha, mas sim, a chance de compartilhar que você está buscando melhorar. Assim, as pessoas podem falar mais pausadamente, para que você entenda do que falam. Muitos podem até se oferecer a te ajudar nos estudos!

2. Escolha cidades turísticas para aprender inglês

As suas chances podem ser otimizadas se procurar por vagas de voluntariado em lugares que recebam um número alto de turistas ao ano no Brasil. 

Por termos um país com diversas belezas naturais há sempre aquelas cidades que são queridinhas de norte a sul pelos gringos, como mostra pesquisa do Ministério do Turismo, são elas:


como aprender a falar ingles facil

3. Viaje para hostels no Brasil e escute inglês todos os dias

Oportunidades de voluntariado em fazendas, projetos sociais e outros nichos podem ser válidos, mas os hostels são sem dúvida o melhor lugar para encontrar viajantes de várias partes do mundo, como antecipamos anteriormente.

Ao aplicar para o voluntariado em hostels de cidades turísticas, opte por vagas na recepção, bar ou restaurante. Sirva o café da manhã e organize eventos, assim, você garante que estará sempre em contato com hóspedes, aprendendo a falar inglês grátis com aqueles que são de outros países.

4 . Se arrisque e aprenda inglês mais rápido

Participar de diversas atividades que permitem interação com hóspedes e até mesmo voluntários de outros países pode te motivar nos estudos e naturalmente à prática, durante conversas informais.

Observe como os hóspedes estrangeiros pronunciam as palavras e tente superar a vergonha. Pergunte tudo que não tenha entendido. Quem sabe você pode até receber dicas de como usar certas palavras em contextos diferentes durante um diálogo, não deixe de praticar.

Você também pode se interessar por estudar espanhol na prática. Confira essas 6 dicas para aprender o idioma enquanto viaja.

5. Faça a jornada de aprender a falar inglês por si

Não esqueça que ninguém além de você mesmo será responsável por seu aprendizado, então use as horas vagas para se divertir, explorar a cidade e estudar um pouco de gramática e conversação em inglês.

Siga, se possível, uma rotina diária de estudos na Rosetta Stone ou outro curso de inglês online durante meia hora. Pode ser antes de dormir ou em outro horário do dia para fixar seu aprendizado.

Viajar enquanto estuda é como ter duas chances em uma, já que o voluntariado te permite desenvolver habilidades e expandir ideias, já o curso de inglês te dá recursos e ferramentas para que você possa dizer o que pensa e se expressar com liberdade.

Bons estudos e boa viagem!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author




More about this topic