Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

1. Os primeiros passos para planejar financeiramente sua viagem

Descubra quais são os passos para planejar sua viagem e o que você precisa considerar na hora de determinar os custos e gastos de viagem.

Lisiane

Apr 01, 2023

2min

primeiros-passos-para-planejar-financeiramente-sua-viagem

Os primeiros passos para planejar financeiramente sua viagem

É só pensar em fazer uma viagem que não esteja ligada a obrigações como trabalho, por exemplo, que o seu cérebro envia uma mensagem especial para o seu corpo te deixando mais excitado com a ideia de em breve poder estar em um aeroporto em direção ao desconhecido, um novo destino e inúmeras possibilidades, principalmente se tratando de uma viagem a longo prazo. 

Nesse caso, antes de colocar a mochila nas costas, é importante passar por um processo importante para definir quanto tempo você vai ficar na estrada e quão longe pode ir.

Pensar em uma viagem a curto, médio e longo prazo requer basicamente o mesmo planejamento, o que vai mudar é o tempo e valor necessários para se chegar ao objetivo. Aqui vou focar no mais difícil, uma viagem de longa duração, como um ano de mochilão, por exemplo.

Ter um planejamento econômico é um desafio que começa bem antes de pegar a estrada. 

Por mais que você seja do tipo mochileiro alternativo, desapegado e pronto para usar opções gratuitas para se manter, é necessário ter uma programação financeira para que possa ter uma ideia prévia de quantos países poderá visitar, tempo de permanência em cada destino, acomodação, transporte, alimentação e reservar um extra para emergência. 

Afinal, o fato de estar aberto a novas experiências pode trazer também vulnerabilidades e nunca é demais ter uma carta na manga, principalmente quando se está longe de casa. 

Claro, não estou pensando em prever o futuro, mas pensar em todas as possibilidades boas e ruins que podem surgir no caminho é também evitar acúmulo de expectativas, pode deixá-lo mais atento e com raciocínio mais claro para lidar com problemas relacionados ao seu bolso.

Planning and budgeting for travel

Access this content now, as well as 260 more classes in this exclusive Academy track, with everything you need to know to travel more while spending less.