Afinal, preciso de visto para usar a Worldpackers?

Quando começamos a planejar uma viagem para o exterior, uma das principais coisas a serem resolvidas é o visto. Muitos voluntários ficam em dúvida sobre qual visto é necessário para um experiência Worldpackers, então nesse artigo juntamos relatos de viajantes que vão esclarecer algumas dúvidas.

Luiza

Jan 13, 2024

8min

Qual o melhor visto para uma experiência Worldpacker?

A resposta nunca será exata, pois cada país possui legislações e regras diferentes em relação a entradas de estrangeiros, então cabe ao viajante pesquisar as exigências para entrar no país antes de confirmar a viagem.

Ao chegar em outro país, normalmente os agentes de imigração pedem para ver o voucher de confirmação da sua estadia, por isso é importante ter nome e endereço certinho do hostel onde vai ficar e, caso seja necessário, ter impresso o voucher que recebeu pela plataforma ao confirmar uma viagem, pois nele contém todas as informações necessárias sobre o hostel.

Além disso, outros documentos, tanto em relação à viagem quanto administrativos, podem ser exigidos na imigração, como seguro de viagem, extrato bancário ou confirmação do curso (caso vá fazer algum). É responsabilidade do viajante garantir que todos os documentos necessários estejam em mãos para a viagem.

Também é importante lembrar que viajar pela Worldpacker é uma experiência colaborativa de viagem, não para trabalhar em outro país, por isso curta essa experiência única. Deixe isso claro caso alguém lhe pergunte, assim evita problemas com o departamento de imigração e não corre o risco de ter que voltar para casa. 

Uma das formas de pesquisar sobre vistos é entrar diretamente no site da embaixada do país, ou perguntar para os viajantes da nossa comunidade que tenham viajado para o exterior.

Pensando nisso, algumas viajantes responderam perguntas sobre como fizeram com a questão do visto durante suas viagens voluntárias. 

As principais perguntas sobre vistos em relação a Worldpackers são:

  1. Qual visto você usou na sua viagem?
  2. Alguma dica do que falar na hora da imigração?
  3. Quais documentos são indispensáveis?

Com experiência em países na Europa, América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Oceania, as respostas abaixo podem te ajudar.

Preciso de visto para viajar com a Worldpackers?

Lisi Martins - Europa e África

Malta:

  • Qual visto você usou na sua viagem?

Para entrar na Europa os brasileiros precisam apenas de um carimbo, por enquanto. Entrei por Zurique e a imigração perguntou sobre o que eu iria fazer, respondi que estava de férias. O carimbo é de graça e válido por três meses, como turista você pode não só ficar em Malta, mas viajar toda a Europa.

Na imigração apresentei o endereço da estadia, comprovei o dinheiro e a passagem de saída da Europa.

  • Alguma dica do que falar na hora da imigração?

Se vai como voluntário, a dica é falar que vai a turismo, para não ter problemas e ter que pagar pelo visto de voluntário. Também recomendo dizer que não vai ficar só em um lugar, mas visitar outros países.

  • Quais documentos são indispensáveis?

1. Passagem de saída da Europa.

2. Endereço de onde vai ficar ou reserva de hostel/hotel.

3. Extrato da conta ou comprovante de quanto está levando.

Tanzânia:

  • Qual visto você usou na sua viagem?

Com o visto de turista é possível ficar até três meses no país, o valor é USD 25. Ao chegar no aeroporto é preciso preencher um formulário e entregar para os agentes e fazer o pagamento. Enquanto isso, eles perguntam quanto tempo vai ficar e o que vai fazer. Eu disse que ia visitar uma amiga e fazer safaris. Pronto!

Como Arusha, que foi onde fiquei e onde passei pela imigração, é uma cidade turística, destino de pessoas que querem subir o Kilimanjaro ou fazer safári, é fácil entrar.

  • Alguma dica do que falar na hora da imigração?

Independemente se for ficar três meses ou um mês, diga que vai fazer safáris, turistar e depois visitar outras cidades do país, como Zanzibar. Não precisa nem dizer que vai ficar dois ou três meses, mas só alguns dias, a não ser que peçam para ver a passagem de saída do país.

  • Quais documentos são indispensáveis?
  1. Carteira da vacina contra a febre amarela
  2. Endereço ou reserva do hotel.
  3. Passagem de saída
  4. Extrato bancário

Como disse acima, talvez não peçam nada do que está listado acima, mas por precaução é bom ter em mãos.

Morgana Ruppenthal - Ásia

Vietnã:

  • Qual visto você usou na sua viagem?

Visto de turista, válido por três meses com entrada única, USD 25 pagos no aeroporto na retirada do visto e mais USD 15 pagos à agência online que providenciou minha approval letter.

  • Alguma dica do que falar na hora da imigração?

Eles não fazem muitas perguntas (a mim não fizeram nenhuma), mas podem pedir a passagem de saída do país. Se você não tiver, pode dizer que vai ao Laos ou Camboja por terra e não sabe quando.

O visto pode ser tirado na embaixada do Vietnã de algum outro país ou online e depois você fica na fila do visa on arrival.

  • Quais documentos são indispensáveis?

Passaporte com no mínimo seis meses de validade, duas fotos 3x4 (eles te devolvem uma), approval letter (se foi pedido on-line) e USD 25.

Camboja: 

  • Qual visto você usou na sua viagem?

Visto de turista de um mês, única entrada.

  • Alguma dica do que falar na hora da imigração?

Como fui de ônibus do Vietnã, tudo foi arranjado dentro do ônibus. Você entrega, passaporte, foto e dinheiro para um agente e ele se encarrega de tudo na fronteira, você só atravessa.

  • Quais documentos são indispensáveis?

Passaporte com validade mínima de seis meses, uma foto 3x4 (se você não tiver eles cobram USD 5 a mais) e um formulário preenchido que eles entregam no ônibus. Em teoria o visto custa USD 30, mas o agente do ônibus leva 5 ou 10 a mais... Você pode também pedir o visto online (on arrival) ou pegar na embaixada do Camboja em algum outro país.

Ana Flávia Hantt - Estados Unidos 

  • Qual visto você usou na sua viagem?

Fiz minha viagem para os Estados Unidos com visto de turista. Fiz o processo online, com entrevista no consulado americano de Rio de Janeiro e recebi um visto de dez anos.

  • Alguma dica do que falar na hora da imigração?

Fale apenas o necessário e o que for perguntado. Se perguntarem o objetivo da viagem, diga que é turismo, ou seja, o mesmo objetivo para o qual você tem um visto. Se perguntarem onde você vai ficar hospedado, forneça o endereço do hostel. Da mesma forma, responda com objetividade qualquer outra pergunta que possam te fazer, como tempo de estadia no país, quantidade de dinheiro, se conhece alguém no país (responda sim apenas se for um familiar muito próximo e você está indo visitar essa pessoa). Recomendo ser objetivo e breve nas respostas, mas nunca, em hipótese alguma, mentir. Mentir na imigração é o caminho mais curto para ser mal-visto no país e ter a entrada barrada. Seja honesto e cordial nas respostas.

  • Quais documentos são indispensáveis?

O processo de visto americano exige uma série de documentos e comprovações, tudo isso é feito ainda no Brasil, meses ou até anos antes de viagem. Com o visto no passaporte, as dicas para o momento da imigração são: ter passagem aérea de volta para o país de origem; ter um extrato bancário ou dinheiro em espécie que comprove as condições de se manter no país como turista pelo período da viagem e ter em mão o endereço da hospedagem.

Para quem está em viagens mais longas (ano sabático, nômade digital, etc), sugiro ter o seu projeto detalhado no papel, mostrando o que está fazendo, por onde vai passar, endereço de mídias sociais, fotos da viagem. Se você for nômade digital, tenha cuidado com a expressão 'trabalhar'. Mesmo que você trabalhe online e para clientes do Brasil ou de outro país, lembre-se que o seu objetivo no país é turismo e isso deve ficar claro nas suas respostas.


O visto mais indicado para viajar pela Worldpackers é o de turista

Torisa Kao - Ásia

  • Qual visto você usou na sua viagem?

Sempre o visto de turista

  • Alguma dica do que falar na hora da imigração?

Nunca, jamais, falo sobre o trabalho voluntário. Fiz isso uma vez em Dublin e passei duas horas na salinha convencendo eles e no final das contas tive que falar que não iria mais fazer o voluntariado. Falo somente o que eles perguntam, nem mais nem menos.

  • Quais documentos são indispensáveis?

Passagem de ida e volta, print do meu extrato bancário, seguro saúde, nome e endereço do local onde vou ficar, passaporte atualizado, fotos 3x4 extra, algum itinerário... Qualquer coisa que confirme que você não tem intenção de permanecer além do período permitido.

Isadora Floriano - Austrália

  • Qual visto você usou na sua viagem?

Eu usei o visto de estudante. Para Austrália, brasileiro tem direito só ao visto de turismo e de estudante, não tem work holiday visa.

  • Alguma dica do que falar na hora da imigração?

O visto da Austrália é eletrônico, feito tudo online, precisa preencher um formulário que eles disponibilizam. O que eles sempre pedem é provar ou mostrar que tem algum vínculo com o Brasil, mostrando que você vai voltar pro Brasil e não quer ficar para sempre na Austrália. Eles gostam que as pessoas vão pra lá, aprendam e voltem para o país de origem para ajudar com o que aprendeu. Então, quando escrever a carta de motivação, mesmo que para turismo, mostrar que quer voltar pro Brasil.

  • Quais documentos são indispensáveis?

Além de passaporte e documentos de identificação, é bom ter documentos que comprovem o que você estava fazendo nos últimos anos, trabalhando, estudando... E se não tava fazendo nada, eles não vão aceitar o visto.

Precisa escrever uma carta falando o porquê você quer ir pra Austrália e o que vai fazer lá.

Nathalia Generoso - América do Sul

  • Qual visto você usou na sua viagem?

Sempre usei vistos de turista mesmo, em países da América do Sul não precisa solicitar com antecedência.

  • Alguma dica do que falar na hora da imigração?

Manter a calma é essencial, responda com honestidade. Geralmente não tem problema dizer que vai ficar em hostel e fazer trabalho voluntário. No México mesmo eu apresentei a confirmação do app e me deixaram entrar tranquilamente. Seja honesto e não invente história.

  • Quais documentos são indispensáveis?

Sempre tenha os documentos de hospedagem e a passagem de saída do país em mãos, caso perguntem.

Passaporte, obviamente, e caso você conheça alguém no país, os contatos dessa pessoa.

Como comentado, cada país é um caso, mas na grande maioria dos casos o visto de turista é a opção ideal. Para te ajudar na pesquisa sobre o visto necessário para o país que vai viajar, também recomendamos esse site

Para uma viagem tranquila, seja ela curta ou mais longa, é fundamental tem um bom planejamento. A Worldpackers, além de oferecer oportunidades de voluntariado, também tem aulas exclusivas sobre como fazer um planejamento para sua viagem que com certeza vai te ajudar muito com os gastos.

Torne-se um especialista assunto, leia também:



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author












More about this topic