Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Como aprender inglês em casa na quarentena do coronavírus

Nossas viagens foram adiadas. Porém, manter a calma e aprender inglês pode ser uma ótima estratégia para a quarentena. Lembre-se: logo estaremos viajando de novo!

6min

como aprender ingles em casa

Com voos cancelados, eventos adiados, escolas e pontos turísticos fechados, os especialistas recomendam que mesmo sem sintomas de coronavírus, a gente fique em casa, se puder. 

Quando praticamos o isolamento social, ou seja, evitamos o contato físico com outras pessoas o máximo que der, a curva de contaminação diminui muito.

Para os worldpackers na estrada, este é um período confuso. Afinal, vários países estão fechando fronteiras, muitos voos foram cancelados e a ordem do dia é ficar parado no hostel ou na acomodação que estiver, em quase todos os países. 

Mas o surto vai passar, acredite.

É um ótimo momento para reflexão, autoconhecimento e aprendizado. Por isso, vou te ajudar a desenvolver um novo idioma neste período e a se preparar para a próxima aventura.

7 dicas para aprender inglês em casa na quarentena 


como aprender ingles em casa quarentena 

1. Defina uma meta simples para começar

É super legal quando a gente se empolga para aprender, né? Queremos abraçar o mundo quando nos apaixonamos por um novo idioma. Mas definir uma meta muito longa pode acabar com sua motivação. Defina metas diárias bem fáceis no começo, para que você consiga realizar e sinta orgulho do que conseguiu fazer rapidamente.

Quanto mais metas realizadas, mais animado você vai ficar para aprender coisas novas. Por exemplo, um jeito legal de adquirir vocabulário é aprendendo a cantar suas músicas preferidas em inglês. Defina, então, que vai aprender uma música por dia, todas as palavrinhas, nem que precise dar uma olhada no dicionário para entender.

A fluência em média vem com 1 ano e meio ou 2 anos de estudo, quando a gente aprende sem imersão. Imersão é quando moramos em um país que fala o idioma, ou fazemos uma viagem e somos "obrigados" a falar o idioma no dia-a-dia. 

Na quarentena, você pode aprender inglês em casa fazendo sua própria imersão colocando o inglês na sua rotina de jeitos simples. 

2. Coloque o inglês na sua rotina

Para que você não se sinta sobrecarregado, professores de inglês recomendam: escolha 50 palavras de um idioma e comece a usá-las no seu dia a dia. Só depois pense em abrir um livro de gramática. 

Quanto mais você convida uma língua estrangeira para a sua vida diária, mais o seu cérebro a considera útil e memoriza. 

Aproveite todas as oportunidades para aprender inglês em casa. Coloque etiquetas com o nome de cada objeto de sua casa em inglês, por exemplo, na porta coloque um adesivinho escrito "door", no fogão coloque um escrito "stove" e por aí vai. 

Assim você aprende palavras simples do dia a dia a cada vez que for usar a cozinha, assistir TV ou ler um livro na sala. 

Falando em livros, caso você não se sinta confiante para ler suas obras preferidas em inglês, comece com livros infantis ou infanto-juvenis, quadrinhos e textos mais simples. 

Quando não entender uma palavra, procure na internet e escreva a tradução em um papel. 

Escrever as coisas na mão ajuda a fixar, sabia? 


como aprender ingles em casa europa 

Outra maneira muito fácil de aprender inglês em casa é usando a Netflix. 

Escolha uma série - pode ser uma que você adora e já assistiu dublada - e assista os episódios com áudio em inglês com legenda em inglês, ou com áudio dublado em português e a legenda em inglês. 

Pode ser que as falas dos personagens sejam ligeiramente diferentes da legenda, mas você vai pegar o contexto e é isso que importa. 

Quando temos experiências no novo idioma que nos causam sentimentos, como rir de uma série que amamos, ou chorar junto com os personagens, a emoção que sentimos ajuda a fixar o vocabulário e as expressões idiomáticas.

3. Use a tecnologia a seu favor

Uma coisa muito útil que pouca gente faz é redefinir o idioma do seu telefone para o inglês. Imagina quantas vezes você abre o celular por dia? 

A cada vez que for ver uma mensagem no Whatsapp ou gastar horas no Instagram, vai praticar inglês. As novas palavras entrarão na sua mente sem você perceber.  Além disso, exisitem inúmero aplicativos, ferramentas, canais de Youtube e produtores de conteúdo que podem te ajudar. 

De todos os aplicativos para aprender inglês, o que considero mais completo, prático e eficiente para aprender inglês é o Rosetta Stone. 

Lembra que eu falei da importância de se ter um plano para evoluir na sua jornada? A própria plataforma do Rosetta possibilita que você monte esse plano por lá, o que te permite acompanhar seu desenvolvimento e até os resultados que quer atingir. Além disso, você tem sessões de conversação com nativos e pessoas reais, ao invés de robôs ou jogos como em outros aplicativos e plataformas.

Você pode aproveitar também os cursos de idioma da Worldpackers academy, as primeiras aulas de cada curso são gratuitas, então comece agora à inserir o inglês no seu dia a dia e aproveite o curso básico de inglês para viajantes para treinar agora mesmo!

4. Pense no inglês como ponte para novas experiências


como aprender ingles em casa e viajar 

Aprender um idioma é, acima de tudo, uma porta de entrada para novas experiências.

 Saber falar inglês vai te permitir:

Em outras palavras, pense em todas as coisas divertidas que poderá fazer quando for fluente em inglês! 

Você pode também misturar uma experiência nova com o aprendizado de idiomas. Por exemplo, se for fazer um bolo para comer um docinho na quarentena, procure a receita em inglês e aprenda o nome dos ingredientes.

5. Faça novos amigos online conversando em inglês

Interagir no novo idioma é fundamental - estando em casa fica meio difícil, mas você pode recorrer a serviços online onde duas pessoas de países diferentes ensinam seus idiomas um ao outro como:

  • iTalki 
  • Tandem 

Falar com alguém, mesmo errando, te ensinará a expressar intuitivamente seus pensamentos no lugar de traduzir mentalmente cada frase antes de falar e se familiarizar com as expressões em inglês utilizadas diariamente.

6. Não se preocupe em cometer erros

Uma das barreiras mais comuns para conversar é o medo de falar inglês errado. Na realidade, esse perfeccionismo é coisa da nossa cabeça, muitos nativos de inglês não falam perfeitamente. 

Lembre-se que: qualquer tentativa de se comunicar no idioma de outra pessoa é uma prova objetiva de que você está aberto a interagir e trocar ideias

Pense que outras pessoas apreciarão seu esforço e podem até te ensinar novas palavras e expressões. 

7. Seja paciente e persista

Quanto mais você fala, mais se aproxima do ideal de "fluência tipo nativo". 

Insista nos filmes e séries que gostar. Mesmo que não entenda tudo, um dia vai entender. 

Converse com outros amigos que também estão aprendendo, tente trocar ideias mesmo que não seja perfeito. O importante é comunicar!


como aprender ingles em casa europa 

Como ganhar uma graninha depois de aprender inglês

Se você já consegue se comunicar em inglês, congrats

Você pode usar sua habilidade para ganhar dinheiro enquanto viaja, dando aulas online ou até mesmo traduzindo textos.

Para trabalhar com tradução, algumas dicas desse post não funcionam, pois tradutores tem que amar gramática com todas as forças! 

Se você tem um perfil mais detalhista e já sabe inglês, aproveite os cursos online para quem quer começar a carreira de nômade digital sendo tradutor.  

Assista meu curso na Worldpackers Academy sobre a vida de tradutora profissional

Como continuar a aprender idiomas depois do inglês

Se você quer ampliar seus horizontes e aprender outros idiomas, no Duolingo tem curso de francês, alemão, japonês e mais uma centena de línguas, de graça. 

A Mango Languages também liberou aulas de graça durante a quarentena para mais de 70 idiomas!

E aí gostou das dicas? 

Fazendo atividades interessantes, aprendendo e até planejando a próxima viagem, a quarentena passa rapidinho. Vamos passar por isso e estaremos viajando juntos novamente. Logo, logo.

Sabemos que nem todo mundo vai conseguir ficar de quarentena, mas é o recomendado. 

Se não for possível para você, lembre-se de lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar contato ao máximo. O vírus pode infectar pessoas que não manifestam nenhum sintoma por até 14 dias. Medidas que fazem parte do posicionamento oficial da Worldpackers

Se tiver dúvidas ou mais dicas, deixa um comentário aqui em baixo!

See you soon - on the road! 



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author









More about this topic