Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by July 31th for a chance to win.

Guia completo para planejar sua viagem para Caldas Novas

O município de Caldas Novas é conhecido por suas águas termais, entre outras atrações turísticas. Confira dicas de onde ficar e o que fazer em Caldas Novas.

6min

O que fazer em Caldas Novas

Caldas Novas é reconhecida como uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo e, por isso, é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Suas piscinas de águas naturalmente quentes têm temperaturas entre 39ºC e 69ºC, o que traz benefícios para o corpo humano. Mas além disso, há muito mais o que fazer em Caldas Novas.

Confira a seguir todas as informações sobre esse destino e como aproveitar ao máximo sua estadia em Caldas Novas.

Onde fica Caldas Novas e como chegar

Caldas Novas fica na parte sudeste Goiás, região Centro-Oeste do Brasil. Ela se localiza a 170 km de Goiânia, capital do estado, e à mesma distância de Uberlândia, em Minas Gerais.

Caldas Novas está a 330 km de Brasília, capital do país. Ou seja, a cidade se localiza em uma região central do Brasil, o que facilita seu acesso de diversas regiões.

Para quem mora na região Sudeste, é possível chegar lá pela BR-050, que começa em Brasília e vai até Santos, passando por Caldas Novas. Mas para quem sai de Minas Gerais ou Espírito Santo, a melhor opção é a BR-262, que atravessa o estado mineiro até Mato Grosso do Sul.

Para quem mora mais longe, a melhor opção é ir de avião. O aeroporto de Caldas Novas fica próximo do centro da cidade, o que facilita a chegada de turistas. Outra opção é ir até o aeroporto de Goiânia ou de Brasília depois se deslocar até o seu destino.

Descobrindo o que tem na cidade de Caldas Novas

Como dito anteriormente, essa cidade é muito conhecida por suas águas termais. Por isso, você encontra uma vasta opção de parques aquáticos com piscinas de água naturais quentes.

Uma das opções mais conhecidas é o Hot Park, que fica em Rio Quente, cidade a 30 km de distância de Caldas Novas. Ele é reconhecido como o maior parque aquático de águas termais do mundo, com um complexo hoteleiro variado e diversas opções de lazer e relaxamento.

Você ainda encontra outros parques aquáticos como o Eko Aventura Park, com atividades para quem curte adrenalina, e o Parque das Fontes, com piscinas naturais de águas renováveis.

Um ponto bastante visitado em Caldas Novas é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, que consiste em um conjunto de riachos e cachoeiras em meio à natureza. Ele foi criado com o objetivo de preservar a natureza e permitir a visitação de pessoas de forma controlada para manter o trabalho de preservação.

Você também encontra pontos culturais e históricos na cidade, como a Igreja da Matriz e a Praça Central Mestre Orlando. São locais para passeios mais tranquilos com a família e para conhecer um pouco mais de Caldas Novas.

Leia também:

O que fazer em Caldas Novas?

Primeiramente, Caldas Novas é um ponto turístico procurado por muitas famílias que querem passar férias e descansar. Sua forte influência dos resorts e parques aquáticos fazem com que a cidade esteja o ano inteiro com turistas.



Mas a cidade não vive só de relaxamento e calmaria, pois há muito o que fazer em Caldas Novas para quem gosta de mais aventura e de sair à noite para beber ou comer.

Para as pessoas que curtem aventuras e esportes radicais, a cidade é recheada de trilhas e estradas tanto para caminhadas quanto para o uso de mountain bikes. Através dessas trilhas você tem acesso a locais deslumbrantes.

Além disso, anualmente acontecem diversos festivais e shows musicais na cidade, principalmente do estilo sertanejo. Caldas Novas já recebeu cantores como Chitãozinho e Xororó, Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus, Paula Fernandes e muitos outros.

Na região central da cidade você encontra um calçadão recheado de bares, lojas e restaurantes, com destaque para a gastronomia típica da região Centro-Oeste. Também poderá visitar diversas lojas que vendem roupas e artigos típicos da região.

Caso você busque conhecer mais sobre a cultura e arte local, uma dica de o que fazer em Caldas Novas é visitar o Casarão dos Gonzaga. Ele é um museu do patrimônio municipal que apoia artesãos locais com a exposição e venda de seus trabalhos artísticos.

Para quem viaja com crianças, um ponto divertido de visitar é o Kitakas Center Park, um parque de diversões com brinquedos, guloseimas e uma roda-gigante que permite ver a cidade inteira.

Por fim, você ainda pode conhecer outros pontos turísticos e naturais de Caldas Novas como o Jardim Japonês, a Cachaçaria Vale das Águas, o Lago Corumbá e muito mais. Na Secretaria de Turismo da cidade eles têm informações atualizadas sobre todas essas atividades.

Como pode perceber existem muitas opções de o que fazer em Caldas Novas. Ainda existe a possibilidade de esticar para destinos próximos, como é o caso da Chapada dos Veadeiros. Se quiser saber mais sobre, confira a experiência de imersão como voluntário na Chapada dos Veadeiros.

Qual a melhor época do ano para ir para Caldas Novas?

Por ser uma grande cidade turística do Brasil, as épocas de férias escolares e trabalhistas (alta temporada) são as mais movimentadas em Caldas Novas. Por isso, pode ser difícil achar bons preços e acomodações nessa época.

Caso você deseje economizar e ter mais tranquilidade nos passeios, hotéis e piscinas naturais, é recomendada a visita na baixa temporada, ou seja, evitando o mês de julho e o período entre final de novembro e começo de março.

Em relação ao clima, a região Centro-Oeste tem clima quente em todo o ano, com temperaturas médias entre 14ºC e 36ºC. Nos últimos meses do ano, principalmente a partir de outubro, o calor é mais intenso e o clima fica mais seco.

Se você prefere um clima mais ameno, é preferível visitar Caldas Novas durante os meses de maio, junho e julho, quando a temperatura fica entre 12ºC e 25ºC. Esse clima faz as águas termais serem mais agradáveis, sendo uma das épocas favoritas dos turistas que querem descansar e relaxar por lá.

Onde ficar em Caldas Novas? 

Os parques aquáticos de Caldas Novas possuem parcerias com as redes hoteleiras da região, então você pode aproveitar uma das diversas opções de estadia e ainda ganhar entradas gratuitas para os parques.



Atualmente, você encontra tanto grandes hotéis de luxo, como pousadas, albergues e aluguel de casas, quartos e campings para passar os dias da forma como preferir e que também caiba no seu bolso.

Outra opção para quem procura economizar com hospedagem em Caldas Novas é a plataforma Worldpackers. Ela reúne vagas de trabalho voluntário, em que você troca habilidades por estadia e outros benefícios como refeições e passeios. É uma ótima opção para quem adora se envolver mais com a cultura local.

Confira algumas opções de vagas de voluntariado em Goiás que ficam próximas a Caldas Novas:

Curtiu a ideia? Veja o vídeo a seguir para entender melhor como funciona o voluntariado pela Worldpackers:

Caso você não encontre hospedagem em Caldas Novas que lhe agrade, pode procurar por opções em cidades próximas como Rio Quente, Ipameri, Catalão e Morrinhos. E se tiver mais tempo pelo estado, veja também nossas dicas de outros lugares para viajar em Goiás barato.

E aí, curtiu essas dicas de o que fazer em Caldas Novas? Aproveite e continue no blog para mais dicas de viagens, lugares para ficar e muito mais. Estamos também no Instagram, Tiktok e Youtube.



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic