Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Onde ficar em Ubatuba: melhores regiões e mais de 50 voluntariados

Não é tão fácil escolher onde ficar em Ubatuba, afinal, essa cidade cercada pela Mata Atlântica tem 102 praias. Confira dicas de moradora e saiba como se hospedar de graça.

7min

Onde ficar em Ubatuba

Cheguei em Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, em novembro de 2020 para voluntariar em uma ONG para cachorros. O que seria uma estadia de cinco semanas se tornou moradia e aqui estou eu há mais de um ano. Mas, como uma boa nômade que sou, estou morando aqui com espírito de turista. Percorri muitos lugares e posso te ajudar a escolher onde ficar em Ubatuba.

Se você nunca veio para esta parte do Litoral Norte de São Paulo, te explico como é a cidade. Ubatuba é extensa, sendo cortada pela Rio-Santos, trecho paradisíaco da BR 101. É essa estrada que liga a cidade de Norte a Sul.

Por sua geografia, pode ser complicado percorrer a cidade de ponta a ponta e isso está ligado diretamente à decisão de onde ficar em Ubatuba. Assim, a primeira coisa a ser feita é escolher qual região você prefere conhecer durante a sua viagem e como você vai se locomover por aqui. 

E caso ainda precise de um empurrãozinho para confirmar a viagem e ir conhecer algumas das melhores praias de São Paulo, veja o vídeo em que compartilho 8 ótimos motivos para visitar Ubatuba:

Onde ficar em Ubatuba: regiões da cidade

Primeiramente, entenda que Ubatuba é dividida entre regiões. São elas:

  • Região Norte
  • Centro de Ubatuba
  • Região Sul

Para definir onde se hospedar em Ubatuba é preciso antes escolher a qual destas regiões você vai querer dedicar mais tempo.

Para te ajudar nessa missão nada fácil de escolher o que fazer em Ubatuba, recomendo o artigo que minha colega Mariana escreveu aqui no blog da Worldpackers com um guia completo para viajar por Ubatuba.

Centro de Ubatuba



Desde já, te conto que o melhor lugar para se hospedar em Ubatuba é na região central caso queira explorar toda sua extensão, ou seja, se quiser conhecer as praias do Norte e do Sul na mesma viagem. Especialmente se você planeja vir para Ubatuba sem carro, porque é do centro que saem os ônibus para as duas pontas da cidade. 

Falando nisso, recomendo um artigo do meu site UMASULAMERICANA com informações para se locomover em Ubatuba usando o transporte público.

Além disso, é no Centro de Ubatuba onde rola a vida noturna e gastronomia, com bares, restaurantes, feira de artesanato, praça de eventos e os forrós.

O que conhecer no Centro de Ubatuba

  • Aquário de Ubatuba
  • Rua Guarani
  • Praça da Baleia
  • Praça Capricórnio
  • Feira de Artesanato
  • Mercado de Peixes
  • Praia do Cedro
  • Praia Vermelha do Centro
  • Perequê-Açu

Leia também: TOP 12 cachoeiras em SP

Onde ficar no Centro de Ubatuba

Ao escolher se hospedar no centro de Ubatuba, conte com uma grande rede hoteleira. Há dezenas de pousadas em Ubatuba, em especial no centro.

Considere se hospedar na Praia do Itaguá, que não é própria para banho, mas possui uma linda orla com pista para pedalar e inúmeros restaurantes, bares e sorveterias.

Outra opção para se hospedar no Centro de Ubatuba é a Praia Vermelha do Centro, chamada carinhosamente pelos locais de Vermelhinha ou VDC. Ali há várias pousadas bem lindas e é uma opção para quem busca onde ficar em Ubatuba com pé na areia.

O Perequê-Açu, bairro onde eu moro, já é considerado Norte, mas está separado do centro por uma ponte - onde, inclusive, há um farol que recomendo visitar no fim de tarde. O Perequê é um dos melhores lugares onde se hospedar em Ubatuba, porque é o bairro com mais opções hoteleiras.

A ONG onde voluntariei fica no Perequê-Açu, assim como o hostel que recebe os voluntários para a Beach Clean Up, uma ação de limpeza da praia que acontece mensalmente em Ubatuba (e em outras praias do litoral paulista).

Região Norte de Ubatuba



A região Norte é minha parte preferida da cidade, porque é onde estão as praias mais selvagens e com maior preservação da Mata Atlântica. Grande parte dessas praias pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar, como a região de Ubatumirim, onde vivenciei uma experiência de voluntariado em uma comunidade alternativa e também em um sítio de permacultura e bioconstrução.

O que conhecer na região norte de Ubatuba

  • Praia do Puruba
  • Praia do Félix
  • Praia das Conchas
  • Ilha das Couves
  • Praia do Camburi
  • Praia de Itamambuca
  • Cachoeira do Prumirim
  • Ilha do Prumirim

Onde ficar em Ubatuba na região Norte

O melhor lugar para se hospedar na parte norte de Ubatuba é sem dúvidas a Praia de Itamambuca, onde há opções de bares e restaurantes e até um pequeno supermercado. Você encontra ali pousadas, hostels e campings.

Para quem ama campings em Ubatuba, uma boa opção no norte é a Praia do Puruba, onde os locais oferecem espaço para acampar na beira do rio. Também considere acampar na minha praia preferida, a do Camburi, já no limite com o Estado do Rio de Janeiro, considerada a praia hippie de Ubatuba.

Há também boas opções de hospedagem em Ubatuba na Praia do Pincinguaba, de onde partem os barcos para a famosa e paradisíaca Ilha das Couves.

Leia também: Praia de Maresias, São Paulo: trilhas, vida noturna e arredores

Região Sul de Ubatuba



A parte Sul de Ubatuba é um misto de selvagem com urbano. Dependendo de onde você vai ficar, encontrará opções de restaurantes e pizzarias, além de praias desertas e trilhas.

O que conhecer na parte Sul de Ubatuba

  • Praia do Maranduba
  • Praia Vermelha do Sul
  • Praia do Sununga
  • Ruínas da Lagoinha
  • Trilha das Sete Praias
  • Praia Domingas Dias
  • Praia Dura

Onde ficar em Ubatuba na região Sul

A melhor opção de onde ficar em Ubatuba na parte do extremo Sul é a Praia do Maranduba, onde se encontram dezenas de pousadas pé na areia, hostels e campings. Ali você vai encontrar restaurantes, supermercado e padarias.

Outro bom lugar onde se hospedar em Ubatuba por ali é a Praia do Lázaro, onde se pode encontrar várias opções de pousadas e suítes.

No Sul, considere também a Praia da Lagoinha, que é a praia número um da Trilha das Sete Praias, passando pelas praias do Bonete e do Cedro do Sul e indo até a Fortaleza.

A Praia Grande é a mais popular de Ubatuba. Pessoalmente não gosto dela, mas a verdade é que este é um dos melhores lugares para se hospedar em Ubatuba por conta da grande gama de hospedagem, bares, restaurantes, supermercados e outros comércios.

Hospedagem grátis em Ubatuba: voluntariados



A Worldpackers é a plataforma que uso há três anos para viajar sem pagar por hospedagem na América Latina. Além da economia, tenho a chance de viver uma imersão na vida local. Justamente por isso vim parar aqui em Ubatuba e acabei ficando para morar por um tempo.

Através dessa plataforma você dedica algumas horas de trabalho por semana, ajudando em tarefas que o anfitrião necessite, e em troca ganha acomodação e outros benefícios, como refeições, uso de bicicletas e passeios. Sem falar nas vantagens mais subjetivas, como os aprendizados e experiências de vida.

Como mencionei, fiz alguns voluntariados em Ubatuba através da Worldpackers e essa é uma das minhas principais dicas para a tua viagem, porque aqui há mais de 50 oportunidades para ser voluntário

Você pode escolher colaborar com projetos de diferentes tipos:

Onde ficar em Ubatuba como voluntário



São muitas vagas, né? Para facilitar, separei algumas das melhores oportunidades de voluntariado em Ubatuba.

Agente de limpeza de praias no Beach Clean Up

Mensalmente acontece aqui em Ubatuba uma ação de limpeza de praias promovida pela Worldpackers. As ações acontecem na Praia do Tenório e do Perequê-Açu, ambas na região central.

Esse é um voluntariado ideal para quem tem poucos dias em Ubatuba. Você participa da ação e tem no total três dias para conhecer a cidade sem pagar por hospedagem.

Bartender em um Party Hostel

Se você está a fim de se hospedar em Ubatuba em um ambiente jovem e de festa, no Perequê-Açu há uma vaga de voluntariado para preparar drinks para os hóspedes. Em troca você recebe, além da hospedagem gratuita, descontos em drinks, festas e tours.

Se hospede em um Centro Holístico em Ubatuba

Na Praia de Picinguaba, você pode ser voluntário em um Centro Holístico ajudando na rotina diária. Em troca, receba terapias holísticas, todas as refeições e lavanderia.

Este voluntariado é perfeito para quem tem muitos dias, porque é possível passar até um mês, mas a anfitriã aceita voluntários que fiquem a partir de cinco dias.

Ajude na cozinha de Eco Lodge

Esta é uma das melhores opções de onde ficar em Ubatuba como voluntário. Viva uma imersão no sertão de Ubatumirim ajudando no preparo de comidas vegetarianas, agroflorestais e PANCs.

Em troca você se hospeda de graça com acesso a piscina e todos os espaços comuns do local, que são incríveis.

Ajude na rotina de uma Ecovila em Ubatuba

Se hospede na praia de Itamambuca colaborando 4 horas por dia nas tarefas locais de uma ecovila. Nessa vaga de voluntariado você ajuda na cozinha, na limpeza e na organização do local.

Troque música por hospedagem

Se você faz música, pode conhecer Ubatuba tocando para os hospedes de um hostel lindo bem no centro de Ubatuba. Você vai economizar na hospedagem através da tua arte. Sensacional, né?

Seja voluntário em uma ONG ambientalista

Ajude um projeto lindo de recuperação do meio ambiente na região de Ubatumirim, onde você pode viver uma imersão na vida caiçara em troca da tua hospedagem.

Se hospede de graça com piscina e trabalhe no turno da noite

Um dos melhores onde ficar em Ubatuba é a praia do Tenório, onde você pode colaborar no turno da noite e ter acesso às deliciosas áreas comuns.

Troque hospedagem por ajuda com as redes sociais

Também na Praia do Tenório, se hospede num hostel bastante animado enquanto colabora algumas horas por dia com mídias sociais, fotografia e vídeos.

Seja bartender em um hostel de festa

O hostel mais festeiro de Ubatuba conta com você para preparar os melhores drinks da noite. Topa? Localizado no Perequê-Açu, um dos melhores lugares onde se hospedar em Ubatuba.

Quer mais? Veja as mais de 50 oportunidades de voluntariado pela Worldpackers em Ubatuba.

Essas são minhas dicas como viajante e agora moradora de Ubatuba sobre as melhores regiões e praias para se hospedar. Me conta aí nos comentários se tiver alguma dúvida!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic