¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Dicas para um estilo de vida saudável: transforme sua rotina

Veja os melhores conselhos práticos para levar um estilo de vida saudável e descubra como implementá-los no seu dia a dia.

7min

 estilo de vida saudável

Está buscando um dia a dia com mais saúde e qualidade de vida? Quando falamos em “estilo de vida saudável” geralmente pensamos em alimentação e exercícios. Embora esses dois pontos sejam fundamentais, existem outros fatores que têm grande influência na nossa saúde e aos quais você pode não estar prestando a devida atenção.

Buscar informações sobre como ter um estilo de vida saudável, como você está fazendo agora, já é o primeiro passo para a mudança. Mas é claro que a teoria não adianta se não for colocada em prática. Vejamos, então, quais são as bases para viver uma vida com mais saúde e como você pode integrá-las na sua rotina.

A importância de um estilo de vida saudável

Temos apenas um corpo e é ele que nos acompanhará por toda a vida. Cada decisão que tomamos, como a comida com que o alimentamos e as atividades físicas e estimulações mentais ao que o expomos, tem um resultado que o afetará positiva ou negativamente.

A falta de tempo e a grande quantidade de obrigações podem fazer com que levar um estilo de vida saudável pareça uma tarefa utópica, mas se esperarmos até estarmos totalmente disponíveis pode ser tarde demais.

Viver de forma saudável não se trata necessariamente de chegar a uma forma física que nos faça sentir melhor ao nos olharmos no espelho. Embora essa possa ser uma das consequências, as principais vantagens das escolhas saudáveis são maior lucidez, melhor humor, mais resistência e vitalidade e a prevenção de doenças, porque você desenvolve um sistema imunológico mais saudável.

Em resumo, tudo isso faz com que você tenha uma melhor qualidade de vida. E quem não quer viver mais e melhor, não é?

Conselhos para um estilo de vida saudável

Fazer exercícios

Começando pelo mais óbvio: exercitar-se. Os benefícios da prática de exercícios não se limitam ao nosso corpo físico, mas também abrangem nossa saúde mental e emocional.

Para colocar os exercícios físicos na rotina, recomendo encontrar uma atividade que você faça com entusiasmo. Se o exercício for um fardo que você exerce por compromisso moral, provavelmente você não vai conseguir manter o hábito por muito tempo.

Não se limite à obrigação de ir à academia; você pode se movimentar indo passear de bicicleta, praticando corrida, fazendo aulas de dança ou ioga, praticando um esporte coletivo ou mesmo fazendo exercícios em casa com vídeos do YouTube nas horas vagas. Existem hoje muitos programas de exercício disponíveis online, gratuitamente.

Colocar o corpo em movimento é o primeiro passo para um estilo de vida saudável. Entre os vários músculos que você vai exercitar, está o coração, que é o mais importante de todos.


exercícios são outro ponto fundamental para uma vida saudável

Descansar

Descansar adequadamente é essencial para ter um bom desempenho em qualquer atividade que você faça. E com isso não me refiro apenas a dormir o número de horas que seu corpo precisa para se sentir energizado no dia seguinte (o que pode variar, porque nem todos os organismos são iguais). Falo também sobre a importância de ter períodos de inatividade durante o dia.

Principalmente para quem trabalha usando o computador, como eu, é comum passar várias horas seguidas sentado. Fazer pequenas pausas para levantar-se da cadeira, movimentar os músculos e descansar os olhos, mesmo que por apenas alguns minutos, é muito importante para não sofrermos no longo prazo.

Isso também vale para o final do dia de trabalho: se ao sair do computador você for logo usar o celular ou se deitar no sofá para ver séries, seu dia inteiro será passado em frente às telas. Isso é cada vez mais comum, principalmente com a massificação das redes sociais, mas é prejudicial para nosso corpo e mente.


encontre tempo para descansar no dia a dia e tenha uma vida mais saudável

Conectar-se com a natureza

Para quem mora em grandes cidades, a dose diária de telas se soma também à poluição sonora, a poluição do ar, o caos no trânsito e o caos de gente.

Nas cidades é comum que todo mundo viva com pressa, e mesmo se você for uma pessoa mais relaxada, certamente em algum momento sente necessidade de sair do concreto e se conectar um pouco com a natureza.

Passar alguns dias em um ambiente natural é revitalizante, pois relaxa o espírito e melhora o humor. E você pode ter contato com a natureza sem ir muito longe de casa, indo caminhar em um parque ou fazer um piquenique.

Leia também: 9 lugares perfeitos para se conectar com a natureza


conecte-se com a natureza

Se alimentar de forma saudável

O ditado diz que somos o que comemos. Embora não sejamos apenas o resultado disso, não há dúvida de que a alimentação tem uma enorme influência em todos os aspectos das nossas vidas, desde o humor até as capacidades cognitivas.

Um estilo de vida saudável tem a alimentação como eixo central. A falta de tempo, de ideias e de motivação e a venda massiva de produtos industrializados faz com que muitas pessoas sigam uma dieta prejudicial à saúde, embora os efeitos negativos nem sempre sejam perceptíveis a curto prazo.

O primeiro passo para ter uma alimentação saudável é minimizar ao máximo o consumo de produtos industrializados, pois em maior ou menor grau todos eles têm componentes prejudiciais à saúde.

Quanto mais diretamente o alimento vier da terra para nossa mesa, melhor, por isso é bom evitar ao máximo processos que nada têm a ver com a natureza.

Os produtos que vêm em embalagens coloridas para chamar nossa atenção e até divulgar seus supostos benefícios à saúde geralmente precisam distrair o consumidor do que realmente importa, que são os ingredientes com que são feitos.

Leia sempre a lista de ingredientes; se encontrar vários nomes irreconhecíveis é porque naquela embalagem não há um alimento, mas sim um produto comestível.

Tentar consumir vegetais vindos principalmente da agricultura orgânica também traz enormes benefícios para nossa saúde, já que eles têm mais nutrientes e não são afetados por agrotóxicos.

Além disso, troque bebidas aromatizadas – principalmente refrigerantes – por água; coma mais vegetais e legumes do que carne, garantindo uma alimentação variada; e troque os itens refinados por açúcar mascavo, farinha de trigo integral e sal do Himalaia, por exemplo. Essas decisões vão te ajudar a ter uma vida mais saudável.


mantenha uma alimentação variada

Sair da rotina

Por mais que você goste do seu trabalho, todos precisamos de atividades que nos estimulem a pensar em outras coisas e desenvolver outros interesses e paixões, e que nos coloquem em contato com pessoas de outras áreas.

Uma das minhas formas preferidas de sair da rotina é através do voluntariado. Seja na cidade onde mora ou viajando pelo Brasil e pelo mundo, você pode colaborar em um projeto que lhe interesse, seja em ONGs, fazendas orgânicas, escolas, projetos de permacultura, centros holísticos, abrigos de animais, entre outras tantas possibilidades.

Se animou com a ideia de voluntariar enquanto viaja, seja por alguns dias ou até vários meses? Na plataforma Worldpackers você encontra diversas opções ao redor do mundo e pode criar um perfil gratuito para salvar as vagas que mais lhe interessem.

Em troca da sua ajuda, você receberá hospedagem e, em muitos casos, também alimentação e outros benefícios. Isso faz do voluntariado uma ótima forma de viajar barato, já que você pode visitar muitos destinos sem gastar com acomodação, que costuma ser um dos principais custos de uma viagem.

Além disso, a experiência lhe permitirá conhecer muitas pessoas e desenvolver novas habilidades. Você pode aprender sobre bioconstrução, praticar um novo idioma ou entender como funciona um hostel, por exemplo.

Dependendo da vaga que você escolher, o voluntariado também pode ser uma ótima forma de estar em contato com a natureza, conviver com pessoas com um estilo de vida saudável, aprender receitas mais naturais e/ou vegetarianas e veganas, descansar e se exercitar.

Leia também nossos artigos sobre como funciona a Worldpackers.


um voluntariado pode ensinar muito sobre rotina saudável

Evitar energias negativas

Acho que esse ponto é o que menos associamos a um estilo de vida saudável, mas a influência da energia alheia é tão importante que não podemos nos permitir absorver muito daquilo que não nos faz bem.

Muitas vezes romper esse círculo é difícil, porque as pessoas com energias negativas podem ser da nossa família imediata ou amigos com quem temos um vínculo de muitos anos. Você não precisa se afastar de todos se não quiser, mas pode expandir sua rede de contatos para incluir pessoas que estejam mais sintonizadas com sua vibração atual.

Quer dicas? Leia nosso artigo sobre como conhecer pessoas novas.

Tirar um tempo para você

O trabalho, os compromissos sociais e as obrigações do dia a dia fazem com que muitas vezes não consigamos dedicar tempo a nós mesmos. Na realidade, essa “falta de tempo” pode ser o resultado das nossas prioridades; temos a tendência de colocar todo o resto como urgente e deixar nós mesmos em último lugar.

Reserve alguns momentos da semana para estar consigo mesmo, fazendo algo que te deixe feliz, como passear, ler no parque com o celular desligado, sair com um amigo, andar de bicicleta ou o que quer que você curta.

Se puder, separe também alguns dias para viajar sozinho ou fazer um retiro espiritual. Isso lhe ajudará a se conhecer melhor, trabalhando a introspecção de uma forma que não é possível quando estamos na correria da rotina e sobrecarregados com pressões externas.

Leia também: 


mulher curtindo um tempo sozinha em frente ao mar

Curtiu essas dicas? Acompanhe as redes sociais da Worldpackers: estamos no Instagram e no Tiktok.



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema