¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Pontos turísticos de Salvador: conheça a capital baiana como um local

O litoral da Bahia reserva belezas indescritíveis em todos os cantos, saiba tudo que você precisa para conhecer os principais pontos turísticos de Salvador e aproveitar a cidade do Olodum da melhor maneira possível.

Bianca

Sep 20, 2021

6min

pontos turisticos de salvador bahi

Quando cheguei na Bahia, a primeira paisagem que pude apreciar foi a vista incrível das praias de Salvador pela pequena janela do avião.

Foi a primeira vez que viajei para o estado com a ideia de realizar um trabalho voluntário em Salvador, e pude conhecer tudo sobre a cidade e suas praias que são uns dos principais pontos turísticos da Bahia. 

Em meu período na cidade, pude conhecer as melhores praias de Salvador enquanto trabalhava como voluntária através da Worldpackers. Visitei então lugares como o Morro do Cristo, Pelourinho, Farol da Barra, entre outros dos mais conhecidos pontos turísticos de Salvador e vou agora compartilhar com vocês. 

Leia mais: O que fazer em Arraial D'ajuda: melhores praias e passeios na cidade e TOP 10 praias de Prado, na Bahia

Os 6 principais pontos turísticos de Salvador 


principais pontos turisticos de salvador

1. Praia e Farol da barra

Dificilmente você se perderá em guias de Salvador tentando descobrir como chegar na praia da Barra, pois o ônibus faz uma reta só: Amaralina, Rio Vermelho e Barra. 

Dessa forma você consegue conhecer vários dos principais pontos turísticos de Salvador de uma só vez!

Se você estiver situado em bairros próximos, não haverá erro. Costumo pensar que a orla funciona como bússola. Então não se acanhe e se tiver alguma dúvida, pergunte!

A praia da Barra fica situada próximo ao centro do Salvador e é umas das praias mais conhecidas da cidade. É lá que está localizado o Forte de Santo Antônio da Barra e o cartão postal mais conhecido da região: o Farol da Barra. 

Um ritual bastante comum por lá é a galera se reunir para aplaudir o pôr do sol na praia e curtir um fim de tarde. 

A Praia do farol da barra é um dos mais conhecidos pontos turísticos de Salvador, então é quase inevitável não ter pessoas agrupadas ali. Com total segurança, há policiais até ás 23h00 próximos aos hotéis e pousadas. Atrações como Olodum, mímicos ou palhaços são vistos por ali, é visivelmente dinâmico e festivo.

Veja também: Melhores praias do litoral sul da Bahia: Arraial d'Ajuda e Caraíva


pontos turisticos de salvador bahia

2. Praia de Amaralina

Localizada o bairro de Amaralina, por ser também um ponto turístico de Salvador muito conhecido, a praia geralmente costuma receber um grande fluxo de pessoas. 

Com ondas bravas e mar aberto, a Praia de Amaralina pode ser um tanto perigosa, recomenda-se esperar até a maré cessar, há muitos pontos bons perto das pedras. 

Uma boa caminhada pela orla fará você conhecer também o lago das baianas, então siga caminho e aproveite.

Há muitos pontos de ônibus localizados na região, então é muito simples chegar e se locomover por essas regiões de Salvador. 

Próximo à Praia de Amaralina existe também uma praça onde as pessoas costumam frequentar o local para dançar ou praticar exercícios físicos, como também andar de patins. A faixa de ciclista é muito evidente, então se por acaso você gostar de ciclismo, é uma ótima opção do que fazer em Salvador.

Eu particularmente adotei essa praia em meu coração. Além de sua beleza, existe paz em um único lugar. Meu aniversário aconteceu no dia 12 de outubro, a praia estava fechada e com guardas vigiando a movimentação de pessoas. Mesmo assim, dei uma breve passada por lá e desde já deixo minhas sinceras saudades.

Continue lendo: Como foi voluntariar em uma guest house em Itacaré, Bahia

3. Praia Anita Costa

A Praia Anita Costa, ou Praia do Buracão fica no Bairro do Rio vermelho entre condomínios e casas de moradores locais. 

É uma praia ‘’escondida’’ e mais reservada em relação aos grandes centros de Salvador, devido à isso atrai mais calmaria em sua faixa de areia. 

Poucas pessoas frequentam o lugar, por isso é um ponto turístico de Salvador  perfeito para quem procura privacidade. Ótima para banho, porém com pouca estrutura para turismo, como quiosques e restaurantes.

4. Rio vermelho

O bairro do Rio vermelho é onde se encontra concentrado um grande número de restaurantes e bares diversos. É recomendado caso você goste de algo mais social e musical, pois se trata de um bairro boêmio e colorido, agregando diversidade e diversão. Aconselho um passeio lento pela orla e uma parada na praça.

Estive no Rio Vermelho com amigos e foi uma das melhores noites que alguém poderia ter. Lá você encontra a mistura nítida de estilos e nacionalidades e pode até arriscar para praticar um novo idioma enquanto viaja. 


pontos turisticos da cidade de salvador

5. Pelourinho

Também considerado um dos mais conhecidos pontos turísticos de Salvador, o Pelourinho  foi marcado por histórias fortes durante o período colonial do Brasil, e hoje é uma das ruas mais movimentadas da cidade, onde se concentram apresentações culturais e galerias por toda a parte. 

Uma região antiga em perfeita harmonia com os visitantes. Há muito o que se aprender em cada local e absorver nas entrelinhas de Salvador. Sem dúvidas um passeio no Pelourinho é indispensável para quem está visitando a cidade. 

Continue viajando: Ajude um projeto social enquanto conhece o sul da Bahia

6. Dique Tororó

Retornando de Pelourinho, você poderá fazer uma parada bacana no Dique Tororó para conhecer as estatuas dos orixás ali presentes no lago. 

É sensacional saborear um pouco desse ar mais familiar e aconchegante. Há uma possibilidade de você pagar para passear um pouco no lago, no valor de doze reais, com direito há 40 minutos.

Minha experiência de voluntariado em Salvador


pontos turisticos de salvador ba

Conhecer a Bahia é uma experiência única para qualquer brasileiro, a cultura do estado é muito singular.  

A capital Baiana não seria diferente, e uma forma de poder entender a cidade e passar mais tempo na região visitando os famosos pontos turísticos de Salvador, tendo experiências como um verdadeiro local é através do volunturismo. 

Fui voluntária em Salvador durante um período no mês de setembro e pude conhecer salvador como Worldpacker.

Fui bem recebida pelos anfitriões desde o início, os quais me asseguraram de passar todas as informações necessárias e enfatizaram minha liberdade de entrar e sair do Hostel. 

O lugar aparentava ser antigo, o que consequentemente o deixava rústico como um filme de época. Ofereceram-me a opção de dormir em um quarto compartilhado, mas preferi me acomodar no sótão, onde havia uma linda janela com vista do mar e do farol da barra, sendo possível observar todo o movimento da orla pela noite. 

Você também pode viver uma experiência de voluntariado em Salvador!

Aprendi muito trabalhando no bar e pude treinar novas habilidades, desde as mais simples como abrir corretamente uma garrafa de cerveja até questões pessoais que pude desenvolver!

Veja também: Arquipélago de Tinharé: tudo sobre a ilha de Boipeba, Bahia.


fotos de pontos turisticos de salvador

Lições e conselhos que aprendi viajando

Pude ter inúmeros aprendizados viajando como voluntária e hoje diria que aprendi a aceitar as coisas como são e afastar julgamentos sem antes vivenciar a sua própria experiência

Assim como não temer enfrentar desafios de adaptação ou encarar da melhor forma possível à oportunidade dada a você. Se mantenha sempre integro e jamais sinta vergonha de trabalhar com poucos recursos ou trabalhos manuais. Como conselho, seja o trabalho que for, abrace isso como uma conquista pequena ou grande.

Trabalhe mais sua mente e coração para compreender a condição de cada pessoa. Lembrando que nem sempre tudo serão flores. Há verdade e realidade no que fazemos e no que decidimos fazer.

Saia da zona de conforto! Vá conhecer novos lugares, novos bairros. Mesmo que por vezes simples, não custa acolher e aprender com a cultura do próprio local. Sentir-me perdida no começo, mas deixar Salvador é de partir o coração. Pois, se torna tua casa em semanas.

Viajar me permitiu conhecer muito mais do que "apenas" os pontos turísticos de Salvador, mas também permitiu conhecer culturas e principalmente, me conhecer melhor! 

Ei, continue viajando pela Bahia. Conheça também a Chapada Diamantina:

Embarcar numa viagem, seja lá qual for, sempre vai mudar sua visão de mundo. Embarque nessa também!




Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema