Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Lugares calmos para viajar no Brasil: TOP 5 destinos para relaxar

Confira os melhores lugares calmos para fazer uma viagem bem relax no Brasil e saiba como se hospedar de graça em todos eles.

Bárbara Nicoli

Dec 07, 2022

5min

lugares calmos para viajar

Busca passar as férias longe das grandes metrópoles e de todo seu agito? Felizmente, existem diversos lugares calmos para viajar no Brasil. Nosso país é tão grande e tão maravilhoso que tem desde praias desertas e paradisíacas até serras e montanhas no meio do nada.

É claro que uma cidade movimentada e cheia de pontos turísticos pode ser divertidíssima, mas às vezes o que queremos é apenas um lugar calmo para descansar, não é mesmo? Eu particularmente adoro quando estou viajando e sem querer encontro uma praia deserta ou uma cachoeira sem ninguém.

Por isso, fiz uma lista com 5 lugares calmos para viajar no Brasil para quem quer curtir as férias numa boa e relaxar! Veja a seguir quais são e como se hospedar de graça em todos eles.

Leia também: Lugares para viajar no Carnaval: destinos de festa e de tranquilidade



TOP 5 lugares calmos para viajar no Brasil

1. Urubici - Santa Catarina

Começando pelo sul do Brasil: a charmosa cidade de Urubici, na Serra Catarinense, está localizada a aproximadamente 170 km da capital Florianópolis e é um espetáculo para quem está procurando lugares calmos para viajar. 

A cidade fica num vale a quase 1000 metros de altitude, rodeada por montanhas. Por isso, abrange inúmeras belezas naturais como cachoeiras, trilhas, cânions e serras.

Em Urubici existem hospedagens para todos os gostos e bolsos, e se você realmente quer se isolar num lugar tranquilo, eu sugiro um chalé no meio das montanhas ou até mesmo um hotel fazenda mais afastado do centro da cidade.

O interessante de Urubici é que apesar de ser uma cidade turística, são poucos pontos que são visitados pelos viajantes. A maioria dos lugares não são tão conhecidos e ficam quase desertos, como a cachoeira dos Vacarianos, a trilha das 7 quedas e o caminho do Rio dos Bugres. 



Quer fazer uma viagem mais longa, aproveitando Urubici como um morador e economizando o gasto com hospedagem? Voluntariando com a Worldpackers, plataforma de viagens colaborativas, isso é possível! 

Usando essa plataforma você dedica algumas horas de trabalho às tarefas que o anfitrião necessite e, em troca, ganha acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Olha só algumas opções de trabalho voluntário em Urubici, Santa Catarina:

2. Cumuruxatiba - BA

No Nordeste do Brasil não faltam lugares calmos para viajar, e muitos deles ficam na Bahia. A região de Prado, onde fica a vila de Cumuruxatiba, é um destino paradisíaco e perfeito para relaxar. Certamente é uma das melhores praias do litoral sul baiano.

Cumuru, como é conhecida a vila que tem pouco mais de 4 mil habitantes, fica a mais ou menos 200 km da agitada cidade de Porto Seguro. Por lá, dizem que “o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa"; definitivamente é um lugar tranquilo! 

Essa é uma região quase intocada, que possui poucas construções e uma natureza exuberante formada por falésias avermelhadas, rios que encontram o mar, mangues e coqueirais

E o melhor de tudo: em Cumuru, o mar é sempre calmo e quentinho. As praias da barra do Cahy, Japara Grande, Moreira e Imbassaúba são as mais lindas da região, e todas totalmente desertas.



Sabia que você também pode voluntariar em Cumuruxatiba e outras praias paradisíacas do litoral sul da Bahia? Veja algumas opções de voluntariado disponíveis na Worldpackers:

3. São Miguel dos Milagres - AL

Ainda no Nordeste, a cidade de São Miguel dos Milagres fica no litoral norte do estado de Alagoas, a 100 km de Maceió. A cidade tem menos de 10 mil habitantes e é um verdadeiro paraíso. São quase 30 km de litoral, praias desertas, piscinas naturais e muita calmaria.

O centro de São Miguel dos Milagres é um simples e pequeno, com poucas opções de comércios, serviços e hospedagens. Da praia central saem passeios de barco para as praias próximas, e também é possível ir caminhando pela areia.

Na praia do Patacho, que fica a 11 km do centro de São Miguel dos Milagres, existem alguns hotéis e pousadas mais sofisticados, com quiosques pés na areia, onde é possível curtir e relaxar sem ter que se locomover para lugar algum. Muita gente considera essa uma das melhores praias de Alagoas.



Que tal fazer trabalho voluntário em São Miguel dos Milagres, Alagoas? 

4. Ilha Grande - RJ

Ilha Grande é uma ilha do estado do Rio de Janeiro que pertence à cidade de Angra dos Reis. Uma ilha onde não há carros, nem ruas; apenas trilhas para se locomover. 

A maior vila da ilha é a do Abraão, mas há três outras vilas onde é possível se hospedar. Em alguns lugares da ilha não há energia elétrica, apenas geradores até certa hora da noite. É o destino ideal para quem está procurando lugares calmos para viajar e conexão com a natureza.

A ilha é realmente grande, com mais de 100 praias, e é quase impossível conhecer todas em uma viagem. Como ela fica próxima à capital do Rio de Janeiro, na alta temporada costuma ficar cheia, mas em outras épocas a quantidade de turistas diminui bastante.



Imagina morar por uma temporada nesse lugar incrível, com uma rotina tranquila, sem pagar por acomodação? Olha só essa oportunidade de trabalho voluntário em Ilha Grande:

5. Pirenópolis - GO

Pirenópolis é uma pequena cidade do interior de Goiás, localizada a pouco mais de 130 km de Goiânia e a 160 km de Brasília. Ela mistura história, cultura e muita natureza.

A cidade fica aos pés da Serra dos Pireneus, onde existe um parque estadual com paisagem típica do cerrado. É possível ir caminhando até o topo dos Pireneus e ver o visual lá de cima, a 1385 metros de altitude. Além do parque, existem inúmeras trilhas e cachoeiras para conhecer em Pirenópolis.

O centro histórico é cheio de construções antigas, museus, igrejas, além de ser a parte mais movimentada da cidade. É onde funcionam lojas, restaurantes e bares.



Que tal fazer trabalho voluntário em Pirenópolis, Goiás? Dê uma olhada nessa vaga:

Curtiu as dicas de lugares calmos para viajar ou voluntariar e dar uma desacelerada na rotina? Leia também nosso artigo com 35 lugares para viajar no Brasil com hospedagem grátis.

E continue navegando no nosso blog para encontrar mais artigos sobre viagens e sobre voluntariado! Além disso, siga as redes sociais da Worldpackers para acompanhar as novidades: estamos no Instagram, no Tiktok e no YouTube.



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic