Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

O que é ecoturismo: um guia para colocar em prática em suas próximas viagens

Descubra o que é ecoturismo, seus benefícios e melhores práticas. Confira também os principais destinos ecológicos no Brasil.

Bárbara Nicoli

Sep 20, 2023

9min

o-que-e-ecoturismo

Sabia que o turismo ecológico é o segmento de turismo que mais cresce no mundo? Com foco na conservação ambiental e apreciação da natureza, essa modalidade surgiu como uma alternativa ao turismo massivo e suas consequências. Confira a seguir o que é ecoturismo e os principais destinos ecológicos no Brasil.

O que é ecoturismo?

O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é o ramo turístico que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentivando a conservação. Ele promove a consciência ambiental e busca melhorar a qualidade de vida das populações.

Além desse conceito, o que é ecoturismo na prática? Atividades como observação da fauna e flora, tirolesa, canoagem, flutuação, snorkeling, trekking, cicloturismo, asa-delta, arvorismo e rafting são exemplos de atividades ecoturísticas.

As atividades desse ramo envolvem observação, contemplação, aventura e, principalmente, contato com a natureza e interação com as comunidades locais

O que todas elas têm em comum é a preservação do meio ambiente e a promoção do bem-estar das populações que residem em determinados locais turísticos.



Benefícios do ecoturismo

Agora que você já sabe o que é ecoturismo, que tal conhecer seus benefícios? Ao contrário do turismo tradicional, o turismo ecológico gera impactos mínimos sobre o meio ambiente e promove práticas de viagens responsáveis

Dessa forma, ele traz inúmeros benefícios para quem o pratica, para os locais e para as comunidades, tais como:

  • Conservação da natureza: O ecoturismo ajuda a proteger áreas naturais como parques, reservas nacionais e áreas de conservação. Ao atrair visitantes para essas áreas, ele aumenta a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
  • Conscientização ambiental: Quem pratica o ecoturismo tem a oportunidade de aprender mais sobre os ecossistemas locais, a biodiversidade e ficar ciente dos desafios ambientais que determinados locais enfrentam.
  • Preservação cultural: O ecoturismo contribui para a preservação de tradições e costumes culturais, visto que envolve interações frequentes com comunidades locais e povos indígenas.
  • Promoção de práticas sustentáveis: Agências especializadas e destinos de ecoturismo costumam adotar práticas sustentáveis, como reciclagem, conservação de água e energia, redução de desperdício e promoção do consumo consciente. Essas práticas acabam servindo de modelo para outros setores além do turismo.
  • Experiências enriquecedoras: Os viajantes e turistas que participam das atividades de ecoturismo desfrutam de experiências ao ar livre memoráveis, como caminhadas em lugares incríveis, observação de animais selvagens e aventuras em rios, no mar, nas montanhas e na floresta.
  • Desenvolvimento econômico sustentável: O ecoturismo pode ser uma fonte importante de renda para as comunidades locais, incentivando o desenvolvimento econômico sustentável e reduzindo a dependência de atividades prejudiciais ao meio ambiente, como a extração de recursos naturais.



Melhores práticas no ecoturismo

O sucesso do ecoturismo depende do comprometimento de todos os envolvidos, desde os praticantes das atividades até as autoridades locais e operadores de turismo. Algumas práticas são essenciais, tais como:

  1. Não deixar lixo no local: tenha sempre um saco para levar embora o seu próprio lixo.
  2. Não levar nada para casa: Em vez de coletar itens da natureza, o que pode prejudicar o ecossistema local, que tal optar por tirar uma foto como lembrança?
  3. Andar somente pelos locais autorizados e não se arriscar: preze pela sua segurança.
  4. Não contaminar a água de rios, lagos e nascentes: tente utilizar produtos naturais e ecológicos.
  5. Respeitar os animais: não os alimente, observe-os de longe e cuide do excesso de barulho.
  6. Contratar guias credenciados e agências especializadas: é importante que os funcionários sejam capacitados para tais atividades.

São práticas simples que podem parecer óbvias, mas com o aumento da procura pelo ecoturismo, é cada vez mais comum encontrarmos vestígios da presença humana em lugares bastante remotos.

Por isso, é importante que essas pequenas ações sejam respeitadas, para que o turismo ecológico continue permitindo que as pessoas apreciem a beleza da natureza, ao mesmo tempo em que contribuem para a sua preservação e para o bem-estar das comunidades locais.



Ecoturismo e voluntariado

Uma forma de realizar uma viagem sustentável é através do voluntariado em projetos ecológicos. Na plataforma da Worldpackers, existem vários anfitriões com foco em práticas sustentáveis, que também priorizam o contato com a natureza.

Você pode fazer voluntariado em um sítio de permacultura, em um ecohostel, em um projeto ambiental, em uma casa de campo, em uma comunidade sustentável ou em uma ONG.

 A troca é simples: você trabalha algumas horas por semana e recebe acomodação gratuita, além de outros benefícios, como refeições e atividades ecológicas.

E o mais interessante na comunidade da Worldpackers é que ela está presente em mais de 140 países, então você pode escolher qualquer lugar do mundo para realizar essa troca e praticar o ecoturismo. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Voluntariado no Deserto do Saara, Marrocos

No Marrocos, há um oásis na porta de entrada do Deserto do Saara que recebe voluntários de todas as nacionalidades pela plataforma. 

O voluntariado consiste em ajudar a reconstruir uma casa de taipa de 200 anos atrás e tornar o lugar verde novamente.

O anfitrião cobra uma pequena taxa para custear todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar), e o voluntário pode escolher no que deseja colaborar: no marketing do projeto, auxiliando na cozinha ou na manutenção do espaço

Cada vaga tem suas próprias características, mas a carga horária nesse anfitrião é de apenas 2 a 3 horas de trabalho por dia.

Gostou da ideia de passar um tempo no Deserto do Saara? Confira aqui mais detalhes.



  • Voluntariado no Pacífico Colombiano

Entre a selva e o mar, Bahía Solano é um lugar bastante remoto na Colômbia. Não existem rodovias que cheguem até lá, e os únicos meios de acessar a região são avião ou barco. Justamente por isso, o lugar é totalmente preservado e um destino perfeito para quem busca praticar o ecoturismo.

Um ecohostel em frente à praia de Bahía Solano recebe voluntários para ajudar nas tarefas domésticas, na cozinha ou no apoio à recepção do espaço. 

Nesse voluntariado, você tem a oportunidade de conhecer comunidades indígenas que vivem na região, caminhar pelo Parque Nacional Natural de Utría e ainda avistar baleias, dependendo da época.

Já pensou em voluntariar nesse paraíso? Saiba mais sobre a vaga aqui.



  • Voluntariado no Nepal, na Cordilheira do Himalaia

O Nepal está localizado entre a Índia e o Tibete e é conhecido por seus templos e pela Cordilheira do Himalaia, onde se encontra o Monte Everest. Ele abriga as montanhas mais altas do mundo, atraindo viajantes em busca de rotas de trekking.

Em Kathmandu, a capital do país, existem oportunidades de trabalho voluntário, incluindo o voluntariado no Himkala Adventure, uma empresa familiar de trekking. Nessa experiência, você vai morar com uma família nepalesa e viver como um local, inclusive ajudando a desenvolver a agência.

Você terá descontos nos passeios e todas as refeições inclusas, além de um quarto privado na casa da família. 

Já imaginou poder conhecer a vida real de Kathmandu, aprender sobre a indústria de trekking, explorar as aldeias rurais e ainda ganhar descontos para se aventurar nas montanhas mais altas do mundo? Veja mais detalhes sobre a vaga em Kathmandu aqui!



Onde praticar ecoturismo no Brasil?‌

Se você está buscando o que é ecoturismo e onde praticá-lo, saiba que o Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta, ou seja, é um dos melhores destinos do mundo para se conectar com a natureza.

Da Floresta Amazônica ao Pantanal, da Mata Atlântica ao Cerrado, passando pela Caatinga, Mata de Araucárias, Pampas, Zona dos Cocais e vegetação litorânea (manguezais e restingas), não faltam ecossistemas para explorar de maneira ambientalmente consciente. Confira abaixo os principais destinos de ecoturismo no Brasil:

Pantanal

O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e fica situado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É um dos melhores destinos para observação da vida selvagem, onde é possível avistar jacarés, onças, capivaras, lontras, antas, tuiuiús (ave que é símbolo do Pantanal) e diversos outros tipos de animais.

Se você quer saber o que é ecoturismo na prática, saiba que o Pantanal é o destino ideal. Há diversas trilhas onde você pode explorar a vegetação e a vida selvagem de perto, além de inúmeros passeios de barcos espalhados pelas cidades que fazem parte do Pantanal.

As melhores cidades para visitar e conhecer o Pantanal de fato são: Cuiabá, Poconé, Cáceres e Barão de Melgaço no Mato Grosso; e Corumbá, Aquidauana, Porto Murtinho e Bonito no Mato Grosso do Sul.



Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, você pode participar de um voluntariado em uma casa de cultura, aproveitando para conhecer a história da região, interagir com a comunidade local e, é claro, realizar diversas atividades de ecoturismo.

Amazônia 

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, abrangendo 9 estados brasileiros, além de estender-se por 9 países. Ela é famosa por sua biodiversidade, tornando-a um destino especial para aqueles que desejam praticar ecoturismo.

Entre as inúmeras atividades disponíveis na Amazônia, as mais procuradas incluem passeios de barco pelos imensos rios amazônicos, caminhadas na floresta para observação da fauna e da flora, passeios pelas praias que se formam na época da seca e visitas às comunidades indígenas.

As melhores cidades para explorar a Floresta Amazônica no Brasil são: Manaus, Belém, Santarém, Presidente Figueiredo, Manicoré e Alta Floresta.



Em todas essas regiões da Amazônia, é possível fazer voluntariado. Já pensou em descobrir o que é ecoturismo na maior floresta tropical do mundo? Veja aqui as oportunidades de trabalho voluntário no Pará e espreite também as vagas de voluntariado no Amazonas.

Jalapão

Localizado no estado do Tocantins, o Jalapão é um destino de ecoturismo que está sendo bastante procurado por brasileiros e por pessoas do mundo todo devido à sua riqueza de belezas naturais e à sua conservação.

Com seus fervedouros de águas cristalinas, cachoeiras, piscinas naturais, dunas de areia e cânions, o Jalapão é um paraíso para os amantes do turismo ecológico e da aventura. Há muitos lugares para fazer trilhas, mergulho, sandboard, caminhadas e canoagem.

A cidade de entrada para o Jalapão é Palmas, e uma das mais importantes é Mateiros, que é frequentemente usada como base para explorar a região. São Félix do Tocantins também serve como ponto de partida para vários passeios, e Novo Acordo é uma cidadezinha charmosa que vale a pena visitar.



Em Palmas, você pode fazer voluntariado em um sítio de permacultura, e em São Félix, você pode voluntariar em um Eco Lodge com foco na preservação ambiental da área, na manutenção e implantação de trilhas, na condução ambiental e no monitoramento de visitantes.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais procurados para praticar ecoturismo no Brasil, e não é à toa. 

A combinação de dunas de areia, lagoas de várias cores, mangais e pântanos forma uma paisagem única e encantadora.

Dentro do parque, é possível fazer passeios de 4x4 ou de quadriciclo até as lagoas mais bonitas, ou então fazer a famosa travessia de leste a oeste, atravessando todo o parque caminhando e conhecendo cada cantinho desse paraíso. 

Se você é amante do turismo de aventura, confira este artigo sobre o trekking nos Lençóis Maranhenses.



As cidades portas de entrada dos Lençóis são Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins. Há um voluntariado em Barreirinhas, onde você pode apoiar um hostel e aproveitar para praticar as atividades de ecoturismo da região.

Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra fica localizado na Serra Geral, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É um lugar de incrível beleza natural, cercado por montanhas, cânions e cachoeiras, ideal para quem gosta de fazer trilhas e caminhadas na natureza.

As atrações principais são os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza, além da Rota das Cachoeiras. Além das inúmeras trilhas na região, você também pode desfrutar de outras atividades, como voos de balão, cavalgadas e passeios de quadriciclo e 4x4 na natureza.

As cidades-base para explorar o Aparados da Serra são Cambará do Sul, localizada na parte superior do parque, e Praia Grande, na parte inferior. São José dos Ausentes também é uma opção, embora um pouco mais distante dos principais atrativos.



Em Praia Grande, existe um projeto de permacultura onde é possível realizar trabalho voluntário. Veja aqui mais detalhes sobre o voluntariado no sítio ecológico aos pés do Cânion Índios Coroados.

No Brasil e no exterior, existem mais de 1.500 projetos ecológicos onde você pode fazer voluntariado. Confira todas as oportunidades aqui!

Ficou com alguma dúvida sobre o que é ecoturismo? Viu a quantidade de destinos onde é possível praticar ecoturismo no Brasil e ainda não gastar nada com a hospedagem fazendo voluntariado? Crie um perfil gratuitamente na comunidade Worldpackers e comece a salvar suas vagas de voluntariado favoritas!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic