Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Como ficar offline por um tempo: faça um detox digital voluntariando

Precisando ficar offline por um tempo? Veja razões para fazer um detox digital e dicas para viver isso enquanto viaja como voluntário.

8min

offline por um tempo

Qual foi a última vez em que você ficou dias sem olhar o celular? Ficar offline por um tempo, longe da internet e dos eletrônicos, pode ser uma maneira de dar férias à sua mente e ao seu corpo. Durante a pandemia, houve um aumento significativo de pacientes com ansiedade e depressão em todo o mundo.

Ficar offline por um tempo pode ser bom para você

O quadro de crise global foi o principal motivo para este aumento, porém existe outro que se destaca: o uso excessivo do celular e o aumento do número de horas que as pessoas passam nas redes sociais. 

Mas como fazer um detox digital? Mais adiante neste artigo vou trazer dicas para colocar isso em prática. Antes, vamos entender algumas razões para dar um tempo do telefone e outros eletrônicos?

Problemas do excesso de conectividade

Nos acostumamos à necessidade de conectividade constante, mas ficar offline por um tempo pode trazer muitos benefícios à saúde física e mental. Se ainda não se convenceu, veja alguns problemas que podem ser causados por esse excesso:

1. Falta de foco

Ao permanecer por longas horas em sites e apps como TikTok, Instagram e Twitter, estamos educando nosso cérebro a pensar no ritmo dessas redes, ao invés do nosso ritmo interno.

Pesquisas mostram que aumentou o número de pessoas que reclamam de perda de foco devido ao alto tempo de exposição ao celular. Estamos absorvendo conteúdos cada vez mais rapidamente, com ideias sendo repassadas em vídeos de apenas 15 segundos.

2. Comparar-se demais aos outros

Quando acessamos as redes sociais, somos bombardeados com fotos de momentos das pessoas da nossa rede: viagens incríveis, conquistas, festas... É raro conhecer alguém que poste coisas negativas sobre si mesmo em redes sociais. 

Acaba sendo inevitável nos comparar com os outros e sentir como se estivéssemos sempre para atrás, ou em falta. Principalmente no Instagram, onde foi criado um "mundo perfeito" que só existe virtualmente. 

3. Problemas de postura e visão

Além dos impactos na saúde mental, ficar muitas horas na mesma posição pode prejudicar a postura e os olhos, tanto usando o celular, como estando sentado em frente ao computador. 


ficar offline por um tempo pode trazer muitas vantagens

Em tempos de home office, é possível ficar offline?

Nem todos conseguem se entregar plenamente ao momento de descanso. Quantas vezes você já recebeu e-mails de um superior durante aquele feriadão na praia? 

Autor do best-seller “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, Yuval Noah Harari menciona em uma entrevista que não possuir um smartphone é um luxo para poucos. Atualmente fazemos de tudo pelo telefone, desde transações bancárias até pedir comida.

Depois da pandemia, com o aumento do uso de recursos para trabalho remoto, ficou ainda mais difícil estabelecer limites entre o que é expediente e o que é lazer. Principalmente depois da pandemia, em que o home office passou a ser realidade para uma nova leva de pessoas. 

O escritório passou a estar dentro do nosso lar e tivemos que aprender a gerenciar nosso tempo de forma mais eficiente. Muita gente não conseguiu fazer isso e se sente sobrecarregada. Veja algumas dicas para tentar reduzir essa sobrecarga:

  • Desative as notificações: ajuda a evitar a ansiedade, ao mesmo tempo em que mostra às pessoas que trabalham com você que seu tempo de descanso deve ser respeitado.
  • Não leve o celular para a cama na hora de dormir: é muito tentador ficar rolando o feed do Instagram ou vendo Tiktoks, mas você vai estar fornecendo doses altas de dopamina ao seu cérebro. Isso o deixa agitado, e esse é o estado contrário do que você precisa para dormir bem.
  • Pare de seguir conteúdos que te fazem mal ou causam ansiedade: páginas que te fazem se sentir mal consigo mesmo, seja fisicamente ou em outros aspectos, não devem fazer parte da sua rotina.

Como ficar offline por um tempo

O equilíbrio é a chave. Se você adora redes sociais e se diverte na internet, não precisa parar de uma vez, mas que tal tentar criar um ritmo de uso mais saudável? Por exemplo, defina períodos do dia para responder às mensagens e procure ter hobbies fora das telas.


dicas para ficar offline por um tempo

Outra dica para ficar offline por um tempo, se você puder aproveitar as férias ou mesmo um feriadão para se desconectar completamente, é fazer um voluntariado pela Worldpackers

Essa plataforma permite a troca de horas de voluntariado por hospedagem e outros benefícios em mais de 100 países. Você paga a anuidade e viaja quantas vezes quiser no ano.

A maior vantagem do voluntariado vai além do benefício econômico: você pode aprender habilidades únicas que vai levar para a vida, ou resgatar um hábito que traz satisfação pessoal, como fazer artes ou jardinagem

Leia também:

Muitas vagas são em projetos ecológicos e outros espaços em contato com a natureza, sendo perfeitas para quem quer ficar offline por um tempo. Em algumas delas, não existe sinal de internet; em outras, até existe, mas a rotina do local incentiva que você deixe de lado o celular.

Conheça 10 experiências de voluntariado perfeitas para fazer seu detox digital:

1. Aprender sobre Permacultura em Ilhabela (SP)

Em Ilhabela (São Paulo) existe um sítio de permacultura que recebe voluntários que estão buscando passar um tempo offline. 

No meio da Mata Atlântica, você vai conhecer métodos para construir moradias com bioconstrução e materiais ecológicos, plantar hortaliças, fazer minhocário, composteiras e mais.


voluntariado em ilhabela

Ser voluntário no Terra Pura Ilhabela é uma oportunidade única de experimentar um novo modo de viver, conhecer pessoas diferentes e trabalhar com as mãos. A oportunidade perfeita para desligar da correria da rotina.

2. Aprender sobre agrofloresta em Barretos (SP)

Pensa que Barretos é só rodeio? O Sítio Paraíso é a única propriedade de agrofloresta em uma cidade onde predomina a monocultura de cana-de-açúcar e a pecuária. Este top anfitrião da Worldpackers é muito elogiado pelos voluntários e lidera um projeto transformador.


voluntários em Barretos, SP

Você vai aprender a plantar, colher, manejar agrofloresta, limpar e organizar o espaço e cuidar dos cachorros, gatos e galinhas. Essa experiência imersiva agroflorestal pode te ajudar a se desligar da sua rotina.

O anfitrião fornece quarto privado com banheiro e duas refeições ao dia. Você vai conhecer como funciona a produção de alimentos orgânicos e, quem sabe, ter a oportunidade de comer um vegetal ou verdura que você mesmo plantou!

3. Cozinhar num centro holístico em Nazaré Paulista (SP)

Servir no centro holístico Nazaré Uniluz é um convite para quem pretende exercitar o altruísmo e o cuidado amoroso. Lá, os voluntários doam seu tempo nas atividades de cozinha, padaria, organização dos espaços internos, jardins de hortaliças e ervas, horta orgânica, entre outras.


mulher prepara pães no voluntariado em Nazaré Paulista

Com quarto privado e as três refeições inclusas no voluntariado, este é um anfitrião que precisa de ajuda constantemente, pois atende centenas de pessoas que precisam de um tempo offline de qualidade.

4. Cuidar de crianças em contato com a natureza (MG)

A região da Serra da Mantiqueira integra os ecossistemas da Mata Atlântica e Mata de Araucárias, com belíssimas paisagens, cachoeiras e espaço de sobra para fazer caminhadas e trilhas.


cuide de crianças num voluntariado na natureza em São Thomé das Letras

Essa experiência única de voluntariado em São Thomé das Letras - MG traz um ambiente de acolhimento, bastante elogiado pelos voluntários que já tiveram a experiência. Coordenada pelo casal Pedro e Louise e seus filhos, essa vaga é perfeita para quem quer tirar umas férias da tecnologia.

Você nem vai se lembrar que tem celular quando estiver ocupado brincando com as crianças, regando as hortas, aprendendo como fazer conservas ou preparando uma janta vegetariana para dividir com os outros voluntários.

5. Ajudar a salvar as abelhas no México

Trabalhadoras silenciosas, as abelhas são um dos animais mais importantes para a biodiversidade e a economia humana. As abelhas são responsáveis pela polinização de 75% das culturas alimentícias do Brasil, segundo a Embrapa.


faça um voluntariado para salvar as abelhas 

Várias espécies de abelhas sofrem com agricultura intensiva, uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas, introdução de espécies invasoras e as mudanças climáticas. A extinção das abelhas poderia levar a um colapso planetário dos ecossistemas, da agricultura e das cadeias alimentares.

Por isso, essa oportunidade de voluntariado para aprender sobre apicultura é tão importante para quem gostaria de trabalhar para ajudar na restauração do planeta. Além disso, é uma habilidade útil. Para te dar uma noção, apenas em 2020, o Brasil exportou mais de 500 milhões de reais em mel e produtos derivados.

Leia também:

6. Vivência de agroecologia no Sul da Bahia

Recebidos por uma família animada e empenhada em construir um lindo sítio, os voluntários no sítio Véi Chico ajudam em atividades como manejo de sistemas agroflorestais, jardinagem e paisagismo, bioconstrução, gestão de mídias sociais e viveiro de suculentas.


seja voluntário num espaço aconchegante no sul da bahia

Lá você realiza as refeições compartilhadas junto com os anfitriões e outros voluntários e pode fazer trilhas nos seus horários livres e até voltar pra casa com um curso de permacultura no currículo.

7. Colaborar com um ecohotel em Jericoacoara

Um dos destinos de praia mais visitados do Brasil, a vila de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, fica a 295 km da capital Fortaleza. Em 1994, foi eleita pelo jornal The Washington Post como uma das 10 praias mais bonitas do mundo.


faça voluntariado em Jericoacoara e fique offline

Que tal se hospedar lá de graça e viver uma experiência incrível enquanto faz um detox digital? Você pode aprender mais sobre construções ecológicas, e ainda curtir uma praia, como voluntário no Raiz Kite Cabana

8. Ajudar projetos sustentáveis em um parque ecológico e templo

O Parque Pico dos Cabritos & Templo Arcanjo Miguel, em Minas Gerais, é uma propriedade perfeita para quem ama a natureza. Você pode botar a mão na massa cuidando do viveiro de mudas, ajudando nas campanhas de reflorestamento ou no plantio de árvores nativas e frutíferas. 

Como voluntário, é possível ainda curtir as trilhas, nascentes e vistas maravilhosas da região de Extrema (MG), além de aproveitar a piscina natural com roda d’água para captação sustentável de água potável.


mulher posa com as mãos sujas de lama: aprenda a construir uma ecovila

Atualmente, os projetos em andamento são a construção de uma ecovila, um camping sustentável e um observatório astronômico, contando com técnicas de bioconstrução.

9. Aprender a fazer queijo de cabra no Chile

Gosta de conviver com animais? Para muitas pessoas, essa pode ser uma atividade relaxante. A Fazenda Praderas del Sur fica na cidade de Osorno, no Chile, e produz leite e queijo de cabra orgânico, doce de leite, ricota, iogurte, ovos, legumes, compotas e compostagem.


voluntário interage com animais em fazenda no Chile

Voluntariando lá, você aprenderá sobre a importância que o cuidado e amor com os animais tem no produto final. Você verá o processo completo de como produzir seus próprios alimentos e vendê-los de maneira socialmente justa e ambientalmente amigável.

10. Ajudar um projeto ecológico no Uruguai

As anfitriãs do Aurora de Las Sierras dizem que "nossa pegada no mundo deve ser invisível". Realizam um trabalho de unir pessoas capazes de fazer o que precisa ser feito: a restauração do planeta. 

O grande diferencial das técnicas usadas nesta ecovila é que o bambu foi escolhido como ferramenta principal na bioconstrução, hortas e outras funções ecológicas.

Esse também é um excelente projeto para voluntariar, viver uma experiência diferente e passar um tempo offline. 


duas voluntárias posam com cachorro num projeto ecológico no Uruguai

Curtiu essas dicas de como ficar offline por um tempo enquanto viaja e quer aprender mais sobre viver viajando como estilo de vida? Assine o plano pack na WP e você terá acesso ilimitado a mais de 120 cursos na Worldpackers Academy, a maior escola de viajantes para viajantes.



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author


More about this topic