Parque Tayrona em 2 dias, onde ficar e o que fazer no Caribe Colombiano

Tem dúvidas sobre o Parque Nacional Tayrona? Como chegar, onde ficar, o que levar ou quanto custa? Confira as melhores dicas para curtir o Caribe Colombiano!

A3bf93d897bfdeb39333ad839d8ed715

Bruna

Oct 22, 2020

9min

parque-tayrona-colombia

O Parque Nacional Tayrona é um dos pontos turísticos mais procurados na Colômbia. Não é à toa: foi um dos lugares mais lindos que já visitei! 

Localizado no norte da Colômbia, o parque possui diversas praias que são banhadas pelo mar caribenho. Água cristalina, areia branca, coqueiros e palmeiras

Para chegar nas praias do Parque Nacional Tayrona, você precisa fazer uma trilha, o que vai te tomar bastante tempo e energia. Por isso, é importante saber de antemão o que você vai fazer, quantos dias quer ficar e o que precisa levar. Vou te ajudar!


parque-nacional-tayrona

Se você está perdido e não sabe o que fazer na Colômbia, nem como incluir o Parque Tayrona no seu roteiro, vocês chegou no lugar certo, preparei esse artigo com informações essenciais para sua viagem como: 

  • Como conseguir ingressos para o Tayrona
  • Como chegar no Parque Nacional Tayrona
  • Onde ficar no Parque Tayrona
  • O que levar para 2 dias no Tayrona
  • Quantos dias ficar no parque
  • Itinerário completo com preços

parque-tayrona-o-que-fazer

Como conseguir ingressos para o Parque Tayrona?

Não é necessário comprar ingressos antes pela internet. Fui em alta temporada, e consegui comprar a entrada na hora. Mas é preciso chegar cedo na bilheteria. 

Atenção: o parque está fechado no mês de fevereiro. Então fique atento às datas antes de comprar a sua passagem! Geralmente no site oficial eles fazem o comunicado. 

Valores para ingressar no Parque Nacional Natural Tayrona:

  • O valor do ingresso para estrangeiros é de 65.000 COP. 
  • Além disso, é obrigatória a compra de um seguro por dia passado no parque, que custa 7.000 COP/dia. 
  • Não importa se você já tem seguro viagem, é obrigatória a compra do seguro deles. 
  • Se você vai passar a noite lá, tem que pagar pois dois dias, ou seja, 14.000 COP
  • Para referência, em janeiro de 2020 1 COP = 0,00030 USD. 


o-que-fazer-no-parque-tayrona

Como chegar no Parque Nacional Natural Tayrona?

Para chegar no parque, você precisa ir até à cidade de Santa Marta, Colombia. De lá, é muito fácil pegar um ônibus que te leva até a entrada do parque. 

Ele custa 7.000 COP, e sai em frente ao mercado central. É só perguntar no caminho onde ficam os ônibus, pois todo mundo que trabalha no mercado sabe. 

Inclusive, o mercado é um bom lugar para abastecer sua mochila antes da viagem: frutas, buñuelos e também um cafezinho antes de sair. 

O ideal é pegar o ônibus das 7 am, pois leva 1h para você chegar até a entrada do parque, que abre às 8h. Chegue cedo para encarar a fila e garantir o seu ingresso. 

Chegando lá, uma pessoa te recebe ao descer do ônibus, para te oferecer hospedagem. Depois disso, você segue para a bilheteria e pega outro ônibus para chegar até a entrada principal. 

Recomendo pagar por esse ônibus que custa 3.000 COP, pois são alguns quilômetros, e você já vai ter muito chão pela frente para chegar nas praias do Parque Tayrona. Para todos os ônibus, o pagamento é feito na hora, com o motorista.


parque-tayrona-o-que-fazer

Onde ficar no Parque Nacional Tayrona?

Essa é a grande informação. Por mais que muitos hostels e hotéis anunciem seu endereço como Parque Tayrona, apenas um deles fica de fato dentro do parque, e custa cerca de 300 USD para dormir lá por uma noite! 

No entanto, a opção mais barata - e a mais legal - é pagar para dormir em uma rede dentro do parque. Isso mesmo, uma noite inesquecível! Existe a opção de alugar uma das barracas (que já está montada), mas a experiência da rede é única: você vai dormir com a brisa do mar, ouvindo as ondas. Não tem nada igual.

Aqui pode acontecer de te oferecerem outros campings para ficar, além de Cabo San Juan. Eles custam a mesma coisa, podem até ser mais tranquilos, mas não vai ser a mesma experiência. Você vai ficar longe da praia, e não vai acordar do lado do mar. 

Além disso, a estrutura da Cabo San Juan é muito melhor!

Também existe a opção de levar a sua própria barraca, e pagar 20.000 COP, por pessoa, por noite, para acampar por lá. 

Mas lembre-se que você vai ter que carregar os equipamentos o caminho inteiro, até chegar em Cabo San Juan. 


parque-tayrona-quando-ir

Não sei como é a experiência de ficar na barraca, pode ser um pouco quente, e também tem o desconforto de carregar esse peso extra na trilha. 

Minha recomendação: pegue uma das redes por 40.000 COP. Existe uma opção mais cara, das redes que ficam no topo de um morrinho, com uma bela vista. No entanto, se você acordar no meio da noite e precisar ir ao banheiro, tem que descer uma escadaria, com lanterna, e caminhar um pouco. 

Além do mais, qualquer um pode subir lá e ver o sol nascer ou se pôr, então não existe necessidade de pagar a mais por isso.

Cada uma das redes possui um locker incluso no valor, você só tem que levar o seu cadeado. Os armários não são grandes - não cabe uma mochila de 60l, por exemplo. 

Então leve uma mochila pequena de ataque e você estará seguro. As redes ficam embaixo de um tipo de quiosque, estão você tem um telhado.


parque-tayrona-onde-se-hospedar

O que levar para 2 dias no Parque Tayrona?

Prepare-se para caminhar bastante e passar calor! Aqui, uma listinha com o que você deve levar na mochila. Lembre-se, você vai carregar essa mochila o tempo inteiro, até fazer o check-in nas redes.

  1. Água: leve o quanto puder carregar, pois o calor é intenso, e as águas custam 5.000 COP lá dentro
  2. Passaporte/Documento: necessário para entrar no parque
  3. Carteira Vacinação Anvisa com a da febre amarela em dia
  4. Moletom/casaco: fica frio à noite
  5. Óculos de sol e Chinelo
  6. Lanterna: você também pode usar seu telefone
  7. Calças para dormir: lembre-se, você vai dormir a quase céu aberto
  8. Canga: ela também pode ser usada como coberta, com a toalha
  9. Toalha, Biquíni/Roupa de banho
  10. Tênis para trilha: não faça o caminho de chinelos
  11. Nécessaire de higiene pessoal com shampoo e sabonete
  12. Protetor solar e Repelente
  13. Cadeado e Dinheiro: eles vão te cobrar os olhos da cara por tudo
  14. Lanchinhos: frutas e comidas saudáveis (você não quer ter um piriri num lugar remoto)
  15. Livro: não tem Wi-Fi
  16. Powerbank: o camping oferece tomadas, mas apenas em um ponto, e não nos lockers

parque-tayrona-onde-ficar

Quantos dias ficar no Parque Nacional Natural Tayrona?

Essa também era uma grande dúvida que eu tinha: quantos dias passar no parque Tayrona? 

É possível fazer essa visita em apenas um dia, mas você vai ficar meio morto e não vai curtir as praias, pois o parque fecha as portas às 17h. Considere que você precisa de 2h para chegar em Cabo San Juan - uma das poucas praias que você pode se banhar, e mais 2h para voltar. Um dia fica apertado.

Você pode optar por ficar mais dias dentro do parque, e viver uma experiência de imersão cultural, mas acredito que dois dias seja o ideal. Assim, você economiza uma grana, e também não precisa carregar tanta coisa na mochila além de suas roupas e comidas - pois é caro se alimentar lá dentro.

Itinerário completo para 2 dias no Parque Tayrona 


onde-dormir-no-parque-tayrona

Dia 1: manhã do primeiro dia no Parque Tayrona

Chegue no mercado central por volta das 06:45, se você pretende fazer umas comprinhas antes. Os vendedores estão na rua, com os produtos expostos. 

O que você pode comprar: um copinho de um bom café colombiano por 300 COP e bananas por 1.000 COP.

Quando der 07h00, pegue o ônibus no mercado central em Santa Marta. Você vai precisar de cerca de 1h para chegar até a entrada do parque. O pagamento é feito dentro do ônibus, com o motorista. 

Vai ser fácil de encontrar, é só perguntar: "bus para Tayrona?" E também vai ter gente anunciando "Tayrona! Tayrona!"

Ao descer do ônibus, uma pessoa vai te abordar e oferecer diversas opções de campings e acomodação. Não pense muito, peça uma rede em Cabo San Juan, faça o pagamento, e você vai receber um recibo. Ela informa na central que você efetuou a compra. Dirija-se para a bilheteria, que fica no outro lado da rua.

Compre o seguro para 2 dias, depois dirija-se para a bilheteria, que é uma fila separada. Dirija-se para a entrada principal, com seu bilhete em mãos. Vão liberar a cancela para você entrar, espere pelas vans que vão te levar até o começo da trilha.

Pelas minhas contas, serão por volta de 09h15: comece a caminhar! 

Você vai chegar na entrada do parque. É tudo muito sinalizado, impossível se perder. Siga as placas e as outras pessoas, e tome cuidado com os cavalos no caminho

As placas indicam onde é a trilha de caminhada e a dos cavalos. A primeira praia que você vai chegar é Arrecife, na qual não é permitido nadar, devido à força da correnteza.


colombia-tayrona

Uma pequena parada para tomar um suco de laranja fresco às 10h45! 5.000 COP o copo. Siga viagem em direção a praia La Piscina.

Você chegou na primeira praia, La Piscina. A boa notícia é que é possível tomar banho aqui! Faça uma parada para se recompor, de uns mergulhos na água cristalina do Caribe colombiano. Dê um tempo aqui antes de seguir caminhada para Cabo San Juan, a principal praia dentro do parque e onde você vai passar a maior parte do tempo.

Dia 1: Tarde do primeiro dia no Parque Tayrona


parque-nacional-natural-tayrona

Chegando em Cabo San Juan, se dirija ao check-in das redes e veja se você já pode armazenar as suas coisas no locker. Agora é só curtir a praia, pegar um sol, relaxar. Talvez almoçar. Existe um restaurante bem no meio da praia, e também alguns vendedores com carrinhos vendendo sanduíches.

Compre um sanduíche por volta de 2.500 COP e um suco natural feito na hora por 4.000 COP. Curta a tarde como você quiser! A partir das 16h o movimento começa a diminuir, pois muitas pessoas vão para passar o dia e precisam voltar para a entrada do parque até às 17h.

A praia vai ficando mais vazia, e por volta das 17h30 encontre um cantinho para curtir o pôr do sol.

Jante um dos seus lanches ou no restaurante da praia, e fique por lá ouvindo o mar, olhando para as estrelas, fazendo alguns amigos. É um momento único ficar assim, ao ar livre, em uma praia paradisíaca. Aproveite!


parque-tayrona-dicas

Dia 2: manhã do segundo dia no Parque Tayrona

Acorde cedo para conferir o nascer do sol! Você pode subir no mirante e admirar a beleza dessa praia incrível. Tome um café, curta o dia. Você pode aproveitar para explorar o local sem muitas pessoas, tirar algumas fotos. 

Entre 10h00 e 11h00 já vale a pena começar a caminhada de volta. Você pode parar de novo em La Piscina, e curtir a praia quase deserta, pois os novos visitantes ainda não chegaram, e a galera que chegou com você provavelmente ficará curtindo Cabo San Juan por mais algum tempo.

Dia 2: tarde do segundo dia no Parque Tayrona

É hora da despedida uns, até logo para outros. Na volta para Arrecifes, você vai pegar o mesmo ônibus que você utilizou na ida para voltar para a entrada do parque

Depois, pegue o mesmo ônibus para voltar para o centro de Santa Marta. Eles vão te deixar no mesmo ponto de partida, o mercado central. 


parque-nacional-de-tayrona

Quanto custa visitar o Parque Tayrona, na Colômbia?

Aqui, uma tabelinha com meus gastos aproximados para ficar dois dias no Parque Tayrona. Em janeiro de 2020: 1 COP = 0,00030 USD.

  • Ônibus Santa Marta > Entrada do Parque - 7.000 COP x 2 (ida e volta) = 14.000 COP
  • Ônibus entrada do parque > início da trilha - 3.000 COP x 2 = 9.000 COP
  • Entrada para o parque - 65.000 COP
  • Seguro 2 dias no parque - 14.000 COP
  • 1 noite na rede - 40.000 COP
  • 1 copo suco de laranja - 5.000 COP
  • 1 garrafa de água 600ml - 5.000 COP
  • 2 sanduíches - 5.000 COP
  • 2 cafés - 4.000 COP
  • Lanchinhos comprados fora do parque - 3.000 COP

Total: 164.000 COP ou aprox. 50 USD


tayrona-caribe-colombia

Essas são linhas gerais de gasto, dá para apertar um pouquinho mais, levando todas as suas comidas. No entanto, você não conseguirá economizar em transporte e nem na entrada do parque. 

Também é importante salientar para levar dinheiro (na moeda local) ao invés de cartão de crédito. Outra forma de economizar nessa viagem, é fazendo trabalho voluntário na Colômbia

A Worldpackers oferece mais de 37 oportunidades para fazer uma troca de trabalho voluntario por hospedagem em Santa Marta, a cidade mais central para quem visita o Parque Nacional Natural Tayrona. Você vai ficar muito perto do Parque e vai poder visitá-lo nos seus dias de folga. 

Com o voluntariado, além de fazer uma viagem quase de graça para o caribe colombiano, você vai fazer amigos e juntar uma turma para conhecer o Tayrona!

--

Não deixe de incluir esse passeio no seu mochilão pela Colômbia! Você não vai se arrepender. O Parque Tayrona tem algumas das praias mais lindas da América do Sul!

Se tiver mais dúvidas, me escreve!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic