Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Checklist viagem: organize sua viagem para qualquer lugar do mundo

Vai viajar e não quer esquecer de nada? Confere nosso checklist de viagem que vai te ajudar a lembrar de tudo que é importante para o seu mochilão ou viagem de voluntariado.

9min

Checklist viagem

Passou o mês se planejando para aquela viagem dos sonhos? Está se preparando para partir em uma viagem de voluntariado pelo Brasil? Falta 1 semana pra começar aquele mochilão que você sempre quis? Tem certeza de que não se esqueceu de nada?

É essencial que antes de viajar, seja lá pra onde vamos, pensemos em nos planejar! E pra isso devemos passar por toda aquela burocracia de documentação, organização financeira, o que levar na bagagem e tudo mais. 

Mas tudo isso pode ser mais fácil do que pensamos, aproveite os cursos de planejamento da Worldpackers academy para começar a preparar sua viagem agora mesmo, com a primeira aula de cada curso gratuita, você já pode começar a sentir o gostinho de como se planejar financeiramente para viajar, aprender tudo sobre como comprar passagens aéreas, começar a estudar idiomas e montar o seu próximo roteiro!

Na hora de colocar o pé na estrada é indispensável que estejamos com tudo em ordem e no lugar certo para começar aquela trip pelo mundo à fora. Certamente uma das melhores ferramentas para planejar uma viagem e ter certeza que não está esquecendo nada importante é seguir um checklist de viagem, aquela famosa listinha que vamos riscando de acordo com o que vamos organizando.

Tem dúvida sobre o que levar na viagem? Confira o nosso checklist de viagem com tudo que você pode precisar para sua trip, seja pra dar à volta ao mundo ou visitar a cidade vizinha. 

Confira também nossas 3 dicas para não extrapolar seu budget durante a viagem e descubra 7 aplicativos para administrar seu dinheiro durante uma viagem 


o que levar numa viagem

Checklist viagem: Itens essenciais para uma viagem internacional

Se tratando de uma viagem para o exterior, é preciso ter um pouco mais de atenção no planejamento e o checklist de sua viagem aumenta um pouco. 

Logo, vamos começar falando sobre viagens internacionais. Você sabe quais são as primeiras coisas que precisa providenciar ao planejar uma viagem internacional?

Quando se pensa em viagem internacional, antes de pensar em o que levar na bagagem preocupe-se com questões legais! O que o país que você quer visitar exige? Precisa de visto? Alguma vacina específica? Há necessidade de passaporte? Pode entrar no país somente com o RG? Então vamos lá!

Primeiramente, saiba que cada país do mundo tem suas leis e suas regras para receber estrangeiros. E para saber exatamente quais são as exigências de cada país, no portal consular do site do Itamaraty é possível encontrar as informações necessárias.

De toda forma, veja abaixo quais as principais informações para pesquisar e que não pode faltar em seu checklist de viagem internacional.

Identificação: passaporte ou RG?

Saiba que para entrar em alguns países vizinhos ao Brasil basta ter o RG! Para os demais países do mundo, é necessário o passaporte. 

Mas atenção: o RG precisa ser emitido há menos de 10 anos. Tentar entrar no país vizinho com aquele seu RG de quando você era criança, não vai adiantar!

Já o passaporte costuma ser o principal documento de identificação no estrangeiro. E é possível ir a muitos países apenas com o passaporte, sem necessidade de nenhum visto. Neste ponto, um salve para o passaporte brasileiro, que é um dos mais bem aceitos do mundo! São mais de 150 países que brasileiros podem visitar sem necessidade de visto.

E novamente, mais um ponto de atenção: verifique sempre a data de validade de seu passaporte! Além disso, o passaporte precisa ter ao menos 6 meses de validade quando você for viajar. E também caso você tenha algum visto ainda válido em um passaporte antigo, sugiro que o leve. Saiba quais documentos levar para uma viagem para o exterior.

Leia este artigo do meu blog: 9 países em que é possível viajar sem passaporte e o que fazer em cada um deles.


como não esquecer nada na mochila

Vistos

Se tratando de visto, você precisa consultar a embaixada do país e se informar quais os procedimentos para conseguir o visto do país. 

Para alguns países, o visto precisa ser emitido antes da viagem, assim como é o caso do visto americano. Porém em muitos casos o visto é emitido justo na hora de chegada no destino, o que também vem a ser um risco pois o visto pode ser negado sem motivo aparente, embora isso seja mais difícil de acontecer. 

Consulte antecipadamente como emitir o visto do país que você irá viajar.

Leia também: 9 dicas para comprar passagens aéreas baratas e viajar por mais tempo

Vacinação

Assim como as demais documentações, algum tipo de vacina também pode ser exigida do viajante, então não se esqueça disso no seu checklist de viagem. Se tratando de brasileiros, é muito comum que seja exigida a vacinação contra febre amarela.

Mas atenção, não basta apenas você tomar a vacina e levar o cartão do posto de vacinação na viagem. Você precisa emitir o Certificado Internacional de Vacinação. Consulte o site da Anvisa para mais detalhes de como conseguir esse certificado. Esse serviço é rápido e gratuito. 

Outro ponto a observar: caso você ainda não tenha tomado alguma vacina que é obrigatória procure vacinar-se o quanto antes, para não correr o risco de chegar perto da viagem e os postos de vacinação estarem em falta de tal vacina. Sendo assim, antecipe-se e evite dor de cabeça.

Seguro de viagem

Para alguns países é obrigatório ter um seguro viagem, e neste caso atente-se à alguns detalhes tais como, qual o valor mínimo de cobertura para despesas hospitalares que o país exige. Isso é um exemplo do que deve ser visto.

Para entrar em algum dos países do espaço de Schengen por exemplo, é obrigatório ter um seguro de viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

A maioria dos países não exige que você tenha um seguro, porém da mesma forma não é recomendado que você viaje sem um seguro! Em muitos países as despesas médicas são bem altas, e você pode não ter dinheiro para bancar isso caso precise.

Você pode se interessar: 6 aplicativos LGBT que vão facilitar a sua viagem e também 7 dicas de como inserir atividade física na sua rotina de viagens


itens essenciais para viajar

Comprovantes de hospedagem

Já decidiu onde se hospedar? Então coloque no seu checklist de viagem, assim como o seguro de viagem e passagens, o comprovante de hospedagem. Já vi agente de imigração pedindo esses comprovantes, logo, sugiro que você os tenha impressos para não depender de celular caso o agente de imigração solicite ver suas reservas.

PID (Permissão Internacional para Dirigir)

Se você está indo para o exterior e pretende alugar carro ou moto, faça sua PID (Permissão Internacional para Dirigir) aqui no Brasil ainda e leve consigo na viagem. É super fácil de emitir a PID.

A PID pode te ajudar muito, já que em muitos países o aluguel pode sair muito mais em conta que depender de outro tipo de transporte. Na Ásia por exemplo, é muito comum e barato alugar moto para se locomover por lá!

Avisos de viagem nos cartões de crédito e débito

Por mais que você tenha um cartão de crédito internacional, nada adianta se você não avisar o banco que irá viajar para o exterior. O mesmo vale para o cartão de débito, você não consegue sacar dinheiro no exterior sem ter cadastrado o aviso de viagem junto ao banco.

Dinheiro para trocar

Em geral, leva-se sempre uma moeda de mais valor para trocar no país de destino. Euro e dólar são sempre bem aceitos em todo canto do mundo. Então tenha dólar ou euro para trocar no país de destino, pois dependendo para onde você está indo, o real não é aceito nem em casas de câmbio. Veja as melhores maneiras de levar dinheiro para o exterior.

Checklist viagem: O que levar na bagagem?

Para montar seu checklist de viagem para bagagem, você precisa saber como estará o clima e temperatura no local que irá visitar e se irá fazer alguma atividade que exija materiais específicos, como trilhas, esportes, etc.

Além de roupas e documentos, eletrônicos, produtos de higiene e alguns medicamentos também precisam ser lembrados. 

Comece agora o seu checklist de viagem e arrume sua mochila todinha com nossas dicas.

Você também pode se interessar: Como montar um roteiro de viagem perfeito e viajar sem estresse


como viajar com bagagem de mão

Adaptadores de tomada

Inicialmente pode parecer um problema cada país ter um formato diferente de tomada, mas isso um adaptador de tomada universal resolve. Sugiro que tenha um. E se você tem mais de um aparelho eletrônico, fica aqui a sugestão de levar também um T ou benjamim, como queira chamá-lo, para conseguir carregar mais de um aparelho.

Voltagem dos aparelhos

A maioria dos equipamentos como celular por exemplo, pode ser carregado em tomadas de 110v ou 220v sem problemas. Porém se você tem algum outro aparelho e que não seja bivolt, fique atento! Incluia em seu checklist verificar a voltagem do local antes de ligar seu aparelho para não ter problemas

Aparelhos eletrônicos para viagem

  • Adaptador de tomada
  • Carregadores
  • Câmeras e baterias
  • Power bank (carregador portátil)
  • Bastão de selfie
  • Fone de ouvido

Remédios

Caso você faça uso contínuo de algum medicamento ou tenha algum muito específico que faça uso, não esqueça de levá-lo!

Além disso, sugiro que inclua em seu checklist viagem remédios como:

  • Remédio para dor de cabeça ou dores em geral
  • Remédio para enjoo
  • Antialérgico
  • Band-aid
  • Colírio e manteiga de cacau (caso vá para locais secos)

Higiene

Antes de falarmos dos itens de higiene, fica aqui uma dica para quem quer viajar com bagagem leve: já pensou em usar shampoos e condicionadores sólidos? Além de serem sustentáveis e fazer muito bem ao meio ambiente por reduzir o uso de embalagens plásticas, ocupam pouco espaço na bagagem e são super leves! Quer saber mais como praticar turismo sustentável? Confira 12 práticas sustentáveis para incluir em sua viagem!

Voltando aos produtos de higiene, segue uma pequena lista para não esquecer!

  • Shampoo e condicionador
  • Sabonete
  • Desodorante
  • Lenços umedecidos
  • Escova de dente e creme dental
  • Protetor solar
  • Cotonetes
  • Repelente
  • Creme hidratante
  • Escova ou pente de cabelo
  • Perfume
  • Aparelho de barbear ou gilete

checklist para viajar

Roupas e calçados

Independentemente do tipo de calçado que você costuma levar, um chinelo e um tênis não podem faltar em sua bagagem.

Além disso, não esqueça de levar:

  • Roupas íntimas
  • Calças e shorts
  • Camisetas
  • Casaco (mesmo que vá para locais quentes, leve ao menos 1 muda de roupa fria)
  • Meias
  • Pijama
  • Toalha de banho (leve dessas de viagem que são feitas de materiais mais leves e ocupam pouco espaço)
  • Biquini, bermuda ou sunga (mesmo que para lugares frios, já pensou encontrar águas termais no meio de um deserto e não ter um biquíni na mala?) 

Quer economizar com despacho de bagagem? Veja aqui dicas de como viajar só com a bagagem de mão!

Demais objetos para levar

  • Óculos escuros
  • Óculos de grau ou lentes de contato e acessórios (caso utilize)
  • Capa de chuva
  • Tapa olho e tampões de ouvido
  • Cadeado
  • Leve sempre consigo uma doleira (também chamada de Money belt). Isso evita furtos e deixa seu dinheiro e passaporte mais seguros junto consigo. Não dê bobeira com isso! 

Esse checklist de viagem foi uma sugestão de itens para te ajudar a não esquecer nada muito importante. Mas lembre-se de levar coisas que são importantes também para você! Mas não exagere e evite levar coisas desnecessárias. Viajar leve te dá mais liberdade e causa menos incômodo. 

Se quiser mais dicas, confira nosso artigo sobre como arrumar uma mala de viagem.


viagem para o exterior

Agora que você sabe as principais coisas para leva numa viagem, seja lá para onde for, já pode começar a planejar o seu mochilão ou o seu próximo voluntariado com a Worldpackers com esse checklist viagem completo em mãos. 

Quer saber mais dicas de viagem? Continue lendo os artigos do nosso blog: 



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author


More about this topic